Autor Tópico: Leis da Física podem variar ao longo do Universo  (Lida 5169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rios

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #25 Online: 15 de Setembro de 2010, 16:04:58 »
micrômegas, porque você ignora a parte que diz que homens surgiram espontâneamente na origem dos tempos? geração espontânea de homens te parece evolucionismo?


Citar
O germe primitivo da espécie humana também não se achavam entre essas moléculas?

Não. isso nem existe.

Citar
Então a resposta seguinte: Foi isso que deu motivo a dizer-se que o homem foi feito do limo da terra.

errado, o motivo pela qual se falava que o homem veio do barro é por causa da gênese bíblica, coisa que kardec acreditava e colocou em sua obra.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #26 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:05:52 »
Não é a primeira notícia que começa a colocar em dúvida as leis da física.

Não é mesmo. Só de Aristóteles para cá, deve ser algo como a décima milésima vez.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2010, 02:55:21 »
Outra coisa: o autor desse textículo não parece ter a menor idéia do que é o processo científico.
As teorias novas (pelo menos nas exatas) não derrubam as antigas, mas as englobam como casos particulares.
Tem um texto do Asimov que explora bem isso:
http://str.com.br/Str/relatividade.htm

Offline Iconoclasta SP

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 376
  • Sexo: Masculino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #28 Online: 20 de Setembro de 2010, 12:00:30 »
Não seria muito mais razoável supor um erro sistemático na medição do que aventar uma conclusão bombástica de que as leis da física não são homogêneas no Universo com base na trocentésima casa decimal de uma constante tomada a um heptalhão de anos luz? Será que todas as condições de contorno do experimento estão tão sob controle desta forma?

Dá para listar uma pletora de condições externas absolutamente desiguais entre o Havaí e o Chile, indo de aspectos geofísicos até meterológicos, isso para não entrar no mérito da perfeição construtiva dos instrumentos de cada um dos dois locais.

Offline Lord_Dracon

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
  • =D
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #29 Online: 21 de Setembro de 2010, 14:13:09 »
Não seria muito mais razoável supor um erro sistemático na medição do que aventar uma conclusão bombástica de que as leis da física não são homogêneas no Universo com base na trocentésima casa decimal de uma constante tomada a um heptalhão de anos luz? Será que todas as condições de contorno do experimento estão tão sob controle desta forma?

Dá para listar uma pletora de condições externas absolutamente desiguais entre o Havaí e o Chile, indo de aspectos geofísicos até meterológicos, isso para não entrar no mérito da perfeição construtiva dos instrumentos de cada um dos dois locais.


Pois é, foi a primeira coisa que eu pensei.

Não seria melhor usar vários equipamentos precisos no Havaí e no Chile para ver se a medição entre eles conferem e sustentem a variação de 1/100.000 de um lugar para o outro?

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #30 Online: 04 de Novembro de 2011, 19:54:22 »
Leis da Física variam ao longo do Universo


Os cientistas usaram quasares, gigantescos núcleos galáctivos muito brilhantes e muito distantes da Terra, para iluminar os átomos dispersos pelo espaço. Analisando a luz que nos chega, eles concluíram que esses átomos se comportam de forma diferente dos átomos na Terra.[Imagem: Michael Murphy/Swinburne University of Technology/NASA/ESA]

Constante de estrutura fina

Um dos mais queridos princípios da ciência - a constância das leis da física - pode não ser verdadeiro.

Um estudo publicado na mais conceituada revista de física, a Physical Review Letters, afirma que as leis da natureza podem variar ao longo do Universo.

O estudo concluiu que uma das quatro forças fundamentais, o eletromagnetismo, parece variar de um lugar para outro.

O eletromagnetismo é medido por meio da chamada constante de estrutura fina, simbolizada pela letra grega alfa (α).

Esta constante é uma combinação de três outras constantes: a velocidade da luz (c), a carga do elétron (e) e a constante de Planck (h), onde α = e2/hc.

O resultado é cerca de 1/137, um número sem dimensão, o que a torna ainda mais fundamental do que as outras constantes, como a gravidade, a velocidade da luz ou a carga do elétron.

Em termos gerais, a constante alfa mede a magnitude da força eletromagnética - em outras palavras, a intensidade das interações entre a luz e a matéria.

Constantes inconstantes

Agora, John Webb e seus colegas das universidades de Nova Gales do Sul e Swinburne, na Austrália, e Cambridge, no Reino Unido, mediram o valor de alfa em cerca de 300 galáxias distantes, usando dados do Very Large Telescope do ESO, no Chile.

"Os resultados nos deixaram estupefatos," disse o professor Webb. "Em uma direção, a partir de nossa localização no Universo, a constante alfa vai ficando gradualmente mais fraca, e gradualmente mais forte na direção oposta."

Isso mostra uma espécie de "eixo preferencial" para o Universo - chamado pelos cientistas de "dipolo australiano" - de certa forma coincidente com medições anteriores que deram origem à teoria do chamado Fluxo Escuro, que indica que uma parte da matéria do nosso Universo estaria vazando por uma espécie de "ralo cósmico", sugada por alguma estrutura de um outro universo.


A variação da constante alfa foi detectada como uma continuidade ao longo do espaço, o que daria uma espécie de "eixo preferencial" para o Universo - é como se houvesse um eixo magnético universal, atravessando todo o Universo observável, da mesma forma que há um eixo magnético na Terra. [Imagem: Webb et al.]

"A descoberta, se confirmada, terá profundas implicações para o nosso entendimento do espaço e do tempo, e viola um dos princípios fundamentais da teoria da Relatividade Geral de Einstein," completou Webb, referindo-se ao princípio da equivalência de Einstein.

O resultado não é uma completa surpresa: as conclusões haviam sido anunciadas pela equipe em 2010: Leis da Física podem variar ao longo do Universo

Naquele momento, porém, o estudo ainda não havia sido publicado em uma revista revisada pelos pares - tanta demora para que outros cientistas analisassem o estudo é uma indicação bem clara do impacto que os resultados podem ter sobre todo o edifício científico estabelecido.

O Dr. Webb e seus colegas vêm trabalhando no assunto há muito mais tempo. Seus primeiros resultados vieram em 1999, mas eram baseados em um número menor de galáxias, de uma região mais restrita do céu.

Universo infinito ou múltiplos universos

Uma das implicações dessas "constantes inconstantes" é que o Universo pode ser infinito.

"Essas violações são de fato esperadas por algumas 'teorias de tudo', que tentam unificar todas as forças fundamentais. Uma alteração suave e contínua de alfa pode implicar que o Universo seja muito maior do que a parte dele que conseguimos observar, possivelmente infinito," propõe o Dr. Victor Flambaum, coautor do estudo.

Outra possibilidade derivada dessa variação na constante alfa é a existência de multiversos, múltiplos universos que podem, de alguma forma, "tocar-se" uns aos outros.

Veja: Teoria dos Multiversos: dados não confirmam e nem descartam

O professor Webb afirma que esta descoberta também pode dar uma resposta muito natural para uma questão que tem intrigado os cientistas há décadas: por que as leis da física parecem tão bem ajustadas para a existência da vida?

"A resposta pode ser que outras regiões do Universo não são tão favoráveis à vida como nós a conhecemos, e que as leis da física que medimos em nossa parte do Universo são meramente 'regras locais'. Neste caso, não seria uma surpresa encontrar a vida aqui," afirma o cientista.

Isto porque basta uma pequena variação nas leis da física para que, por exemplo, as estrelas deixem de produzir carbono, o elemento básico da "vida como a conhecemos".

Como os cientistas chegaram a esta conclusão


O estudo comparou a assinatura espectral de quasares distantes com os resultados obtidos em laboratório para concluir que a constante alfa varia ao longo do Universo. [Imagem: Julian Berengut/UNSW]

Para chegar às suas conclusões, os cientistas usaram a luz de quasares muito distantes como faróis.

O espectro da luz que chega até nós, vinda de cada quasar, traz consigo sinais dos átomos nas nuvens de gás que a luz atravessou em seu caminho até a Terra.

Isto porque uma parte da luz é absorvida por estes átomos, em comprimentos de onda específicos que revelam a identidade desses átomos - de quais elementos eles são.

Essas "assinaturas espectrais", chamadas linhas de absorção, são então comparadas com as mesmas assinaturas encontradas em laboratório aqui na Terra para ver se a constante alfa é mesmo constante.

Os resultados mostraram que não, que alfa varia ao longo de um eixo que parece atravessar o Universo, assim como um eixo magnético atravessa a Terra.

Novas teorias

Quanto ao espanto causado pelos resultados, o Dr. Webb afirma que as chamadas leis da física não estão "escritas na pedra".

"O que nós entendemos por 'leis da natureza'? A frase evoca um conjunto de regras divinas e imutáveis que transcenderiam o 'aqui e agora' para aplicar-se em todos os lugares e em todos os tempos no Universo. A realidade não é tão grandiosa.

"Quando nos referimos às leis da natureza, estamos na verdade falando de um determinado conjunto de ideias que são marcantes na sua simplicidade, que parecem ser universais e que têm sido verificadas por experimentos.

"Portanto, somos nós, seres humanos, que declaramos que uma teoria científica é uma lei da natureza. E os seres humanos frequentemente estão errados," escreveu ele em um artigo na revista Physics World.

Reação muito semelhante teve um dos pesquisadores responsáveis pelo recente experimento que teria identificado neutrinos viajando a velocidades superiores à da luz, outro achado que contraria as atuais leis da física.

Ao falar sobre a controvérsia e as inúmeras tentativas de dar outras explicações para os resultados, o Dr. Sergio Bertolucci afirmou que "um experimentalista tem que provar que uma medição está certa ou está errada. Se você interpretar cada nova medição com as velhas teorias, você nunca terá uma nova teoria".

E como os cientistas poderão ter certeza de que é hora de investir em uma nova teoria?

Se há variação em uma das constantes, é de se esperar que as outras constantes fundamentais também variem.

Tudo o que eles terão que fazer será projetar experimentos que possam verificar variações na gravidade, na carga do elétron ou na velocidade da luz.

Veja: Constantes fundamentais da natureza estão prestes a mudar

Bibliografia:
Indications of a Spatial Variation of the Fine Structure Constant
J. K. Webb, J. A. King, M. T. Murphy, V. V. Flambaum, R. F. Carswell, M. B. Bainbridge
Physical Review Letters
31 October 2011
Vol.: 107, 191101
DOI: 10.1103/PhysRevLett.107.191101

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=leis-fisica-variam-longo-universo&id=010830111103

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #31 Online: 05 de Novembro de 2011, 09:50:34 »
Uma coisa que sempre me incomoda quando se fala desse assunto são afirmações do tipo "uma pequeníssima variação de alfa tornaria a vida impossível, porque invalidaria o processo estelar de formação do carbono, etc".

Ora, como se pode fazer uma afirmação dessas, se não temos a mínima ideia de como as coisas funcionam de forma global? Não temos como fazer esse tipo de afirmação, simplesmente porque não fazemos ideia de como o sistema em seu todo poderia se comportar no caso de uma eventual alteração de qualquer uma das tais "constantes" (agora não tão constantes) fundamentais.

É bem possível que possa haver uma estrita relação entre as forças naturais, de tal forma que eventuais modificações no valor de uma possam ocasionar alterações em sentido contrário no valor das demais, de modo a compensar os efeitos globais de tais modificações. Assim as propriedades globais do universo poderiam ser consideradas constantes, apesar da alterabilidade de suas propriedades individuais, o que levaria a conclusão de que o universo como se apresenta é necessário e não contigente.

Outra coisa que me incomoda, é a tendência ao catastrofismos. Os caras sempre tendem a limitar a interpretação das possíveis consequências apenas à possibilidade "negativa", como na afirmação "Isto porque basta uma pequena variação nas leis da física para que, por exemplo, as estrelas deixem de produzir carbono, o elemento básico da "vida como a conhecemos"." Assim desconsideram a possibilidade "positiva" de que variações nas tais "constantes" também pudessem favorecer ainda mais os processos biológicos - como aconteceria no caso de uma mudança que levasse à formação de mais um ou dois elementos com propriedades semelhantes as do carbono, por exemplo.

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Leis da Física Podem Variar com o Tempo ?
« Resposta #32 Online: 07 de Novembro de 2011, 08:37:02 »

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino
Re: Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #33 Online: 07 de Novembro de 2011, 11:15:51 »
Citação de: [url=http://][/url]
Página 102 do Livro dos Médiuns

XXV. Entre os fenômenos que se apontam como probantes da ação de uma potência oculta, alguns há evidentemente contrários a todas as conhecidas leis da Natureza. Nesses casos, não será legítima a dúvida?

"É que o homem está longe de conhecer todas as leis da Natureza. Cada dia que se passa desmente os que, supondo tudo saberem, pretendem impor limites à Natureza, sem que por isso, entretanto, se tornem menos orgulhosos. Desvendando-lhe, incessantemente, novos mistérios, Deus adverte o homem de que deve desconfiar de suas próprias luzes, porquanto dia virá em que a ciência do mais sábio será confundida. Não tendes todos os dias, sob os olhos, exemplos de corpos animados de um movimento que domina a força da gravitação? Uma pedra, atirada para o ar, não sobrepuja momentaneamente aquela força? Pobres homens, que vos considerais muito sábios e cuja tola vaidade a todos os momentos está sendo desbancada, ficai sabendo que ainda sois muito pequeninos."


Legenda: um cientista, segundo o espiritismo.



Estou para ver algum cientista que acha que sabe tudo. Aliás, se os cientistas pensassem assim, ninguem faria pesquisa! Para
que pesquisar, se já sabemos tudo?

O autor também comete um erro primário de física: a pedra lançada ao ar não sobrepuja em momento algum a força da gravidade.
Esta continua agindo com a mesma intensidade a todo instante durante o seu movimento. É essa força que determina que a
trajetória da pedra seja uma parábola. Qualquer aluno do ensino médio sabe disso.

Outra coisa: o autor desse textículo não parece ter a menor idéia do que é o processo científico.
As teorias novas (pelo menos nas exatas) não derrubam as antigas, mas as englobam como casos particulares.
Tenho certeza que isso já lhe foi dito antes Micrômegas, procure lembrar.

A propósito, essa idéia da variação de alfa pode servir na verdade para dar força a argumentos antrópicos: a vida surgiu por aqui,
porque é só nessa região do Universo que as constantes físicas permitem este tipo de vida.


              Mas no caso do surgimento e existência de vida ,também se pode interpretar essa possibilidade ao contrário ,a possibilidade de que em partes do universo com outras constantes físicas haja mais possibilidades de existir vida do que aqui ,e que haja mais vida nessas partes do universo.

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #34 Online: 07 de Novembro de 2011, 11:41:03 »
A qeustão é local, ou temporal tb ? Ou seja, o que está chegando até nós, é a lei no passado, não ? Ou seja, no passado, naquele determinado lugar, a constante era diferente. A "nossa", poderia ser diferente tb ? Se sim, isto poderia estar ligado com o surgimento da vida ? etc..etc..

Abs
Felipe

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #35 Online: 07 de Novembro de 2011, 11:43:49 »
Não seria muito mais razoável supor um erro sistemático na medição do que aventar uma conclusão bombástica de que as leis da física não são homogêneas no Universo com base na trocentésima casa decimal de uma constante tomada a um heptalhão de anos luz? Será que todas as condições de contorno do experimento estão tão sob controle desta forma?

Dá para listar uma pletora de condições externas absolutamente desiguais entre o Havaí e o Chile, indo de aspectos geofísicos até meterológicos, isso para não entrar no mérito da perfeição construtiva dos instrumentos de cada um dos dois locais.



Eu me pergunto até que ponto isso é sensacionalismo da imprensa e quanto é o grupo de pesquisa jogando confete em si mesmo...

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #36 Online: 07 de Novembro de 2011, 12:59:08 »
Não sei se vcs leram o texto. Mas, aparentemente, isto já vem sendo levantado já faz algum tempo. E este artigo foi publicado em um importante periódico, com a revisão dos pares (acho que comentam que foi até mais demorada, em função do conteúdo do artigo).

Pq as leis da física devem ser as mesmas em todos os locais e ao longo do tempo? Isto sempre foi um postulado nosso!!!

Abs
Felipe

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #37 Online: 07 de Novembro de 2011, 13:19:40 »
Não duvido dos resultados ou da técnica dos experimentadores, mas do alarde na conclusão.

É possível que as constantes da física sofram alterações ao longo da história do Universo. Sim, absolutamente. Este experimento demonstra sem sombra de dúvida que a constante de estrutura fina variou? Não. Ainda não. Pode ser que sim, mas ainda é uma conjectura.

Aliás, eu diria que a ciência precisa manter um delicado equilíbrio entre conservadorismo e mente aberta para novas ideias. Ainda bem que os cientistas são mortais, ou o conservadorismo tenderia a se fortalecer ;-)
« Última modificação: 07 de Novembro de 2011, 13:22:35 por Dbohr »

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #38 Online: 07 de Novembro de 2011, 13:24:42 »
Pq as leis da física devem ser as mesmas em todos os locais e ao longo do tempo? Isto sempre foi um postulado nosso!!!

Abs
Felipe

Em tempo: há boas razões teóricas para que a gente pense que as leis físicas tenham sido sempre as mesmas, o que é sutilmente diferente de dizer que as constantes universais tenham tido sempre os mesmos valores.

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #39 Online: 07 de Novembro de 2011, 14:02:44 »
Pq as leis da física devem ser as mesmas em todos os locais e ao longo do tempo? Isto sempre foi um postulado nosso!!!

Abs
Felipe

Em tempo: há boas razões teóricas para que a gente pense que as leis físicas tenham sido sempre as mesmas, o que é sutilmente diferente de dizer que as constantes universais tenham tido sempre os mesmos valores.

Bem colocado. Qdo falamos, por exemplo, que  a gravidade poderia ser repulsiva no inicio do universo, estamos falando de uma "nova" lei ou não?

Em teorias de multiversos, o que muda : leis ou os valores das constantes ?

Abs
Felipe

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #40 Online: 07 de Novembro de 2011, 14:18:37 »
Não sei física o suficiente para responder a essas perguntas com conhecimento de causa :)

Sei que há teorias como a do João Magueijo que propõem que o valor de uma ou mais constantes é que varia, enquanto que outras propõem que universos diferentes poderiam ter leis físicas inteiramente diferentes. Fora isso, só tendo um doutorado na área para falar melhor!

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re:Leis da Física podem variar ao longo do Universo
« Resposta #41 Online: 07 de Novembro de 2011, 16:49:52 »
Leis da física variando subentende-se uma lei física descrevendo o processo de variação. Esta última também varia?

A propósito, o citado postulado de Einstein não me parece bem contextualizado. O tio Albert o adotou para um objetivo muito claro de correspondência entre observadores em diferentes estados de movimento. Não me parece nem um pouco óbvio que ele estava pensando em assuntos mais "universais", até mesmo porque a cosmologia estava em seus primórdios relativísticos de estruturação (cujas características não foram obtidas por Einstein, embora o tenham sido a partir de suas teorias).
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!