Autor Tópico: É bom pra que? (Medicina Popular)  (Lida 6130 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: É bom pra que? (Medicina Popular)
« Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2010, 16:55:14 »
Assisti agora à reportagem e, realmente, me parece que usa um caso isolado como generalização. Uma coisa é dizer: o químico fulano de tal está fazendo isso, isso e isso, enganando (e se enganando) as pessoas. Outra coisa é a partir desse caso isolado generalizar para todos os fitoterápicos (e ainda dizer que eles não passam por pesquisas!!!). Vou jogar no lixo minha dissertação!
Quanto ao extrato de graviola (que eu não conhecia), sem querer defender o camarada, o teste mostrado no Fantástico está mais para Mythbusters que para pesquisa real. Uma amostra de um indivíduo? Quanto à cultura de células cancerosas: graviola, como outras frutas, possui açúcar. A ação in vitro apresentada é devido à graviola ou o açúcar presente agiu como meio de cultura simplesmente? Isolando os companentes ativos o efeito seria o mesmo?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Setembro de 2010, 17:06:37 »
8) Garra do diabo (Harpagophytum procumbens) - :biglol:

mais informações sobre as pesquisas de fitoterápicos:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/fitoterapia_no_sus.pdf

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:01:39 »
Assisti agora à reportagem e, realmente, me parece que usa um caso isolado como generalização. Uma coisa é dizer: o químico fulano de tal está fazendo isso, isso e isso, enganando (e se enganando) as pessoas. Outra coisa é a partir desse caso isolado generalizar para todos os fitoterápicos (e ainda dizer que eles não passam por pesquisas!!!).
Tá, eu sei que existem fitoterápicos que funcionam, mas tem uns...

Tomar mel de abelha melhora a artrite?
Maçã cura asma?
Suco de couve ajuda a tratar o câncer?
Alfafa diminui o colesterol?
Mastigar raminho de salsa melhora a enxaqueca?
Aspargos cozidos curam doentes terminais?

A lista é longa....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #28 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:21:59 »
Achei um site aqui que é pro Derfel.
Remédios caseiros para dor de dente (*E para matar o dentista com cheiro de hálito horrível)

- Coloque um dente de alho, mergulhada em sal , sob o dente afetado. Alternativamente , mastigue um dente de alho todas as manhãs . Além de curar a dor de dente, vai torná-los fortes.
- Outro remédio eficaz para a dor de dente em casa seria a mastigar uma cebola crua todos os dias. Acredita-se que mascar uma cebola crua por três minutos por dia é suficiente para matar todos os germes na boca.
- A grama do trigo prova benéfico no tratamento da dor de dente. Sempre que você está sofrendo da doença , mastigar um pedaço de grama de trigo. Isso ajudaria na extração das toxinas da gengiva.
- O óleo de cravo prova ser úteis no tratamento de dor de dente. Aplicar este óleo sobre o dente afetado e deixar lá por algum tempo.
- Para um tsp 1 / 4 de sal , adicione uma pitada de pimenta em pó . Aplique esta mistura sobre o dente afetado. Isto é certo para aliviar a dor de uma pessoa .
Adicione uma pitada de pimenta ½ colher de chá de óleo de cravo e aplicar sobre o dente afetado para obter alívio.
- Para alívio imediato, colocar 2-3 gotas de essência de baunilha sobre o dente dolorido .
- Outro remédio caseiro eficaz seria a descascar uma batata e corte em fatias. uma das fatias Coloque o dente doendo, por 15 minutos.
Mergulho um saco de chá em uma xícara de água fervente. Uma vez que o saco de chá bem quente, coloque-o sobre o dente. Isto proporcionaria um alívio imediato .
- Aplicar óleo de orégano sobre o dente que proporcionam alívio da dor.
-Outro remédio caseiro eficaz seria a mastigar algumas folhas de goiabeira .
Coloque um cubo de gelo sobre o dente dolorido , por cerca de 15-20 minutos. Repita o processo , pelo menos, 3-4 vezes ao dia.
Molhe um algodão no conhaque e espremê-la sobre o dente afetado.
- Lavar o dente afetado , com um pouco de uísque . Para isso, tomar um gole de uísque e bochechar sobre o dente afetado por algum tempo.
- Para dor de dente que resulta de comida presa , tomar um gole de água e enxaguar a boca completamente. Isso certamente ajuda na remoção das partículas dos alimentos preso.
- Em 3-4 gotas de óleo de mostarda , adicione uma pitada de sal. Massagem das mandíbulas com esta mistura. Não só se proporcionar alívio da dor de dente , mas também fazer as gengivas e mandíbulas fortes.
Fonte: http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2010/09/remedios-caseiros-para-dor-de-dente/
*Esse comentário é meu, e não do artigo.
:biglol: Alho, cebola crua, whisky, óleo de óregano e mostarda...uma mistura mortal.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:33:19 »
:biglol:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:33:54 »
Eu até acredito no poder dos fitoterápicos em casos bobos, como por exemplo um simples mal estar estomacal... mas para doenças sérias isto é pura bobagem.  

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:54:03 »
Já botarem tanta coisa nos dentes para parar a dor... Acabam chegando com uma queimadura química também. :)
Algumas coisas até têm algum fundamento. O óleo de cravo, por exemplo, é um dos componentes do eugenol, que, por sua vez, é um dos componentes do cimento de óxido de Zn e eugenol. Por muito tempo se usava ele como tratamento para pulpites. O problema é que a dor de dente não tem uma única causa e sim várias. Por exemplo, se for uma necrose a dor vai diminuir com o frio e aumentar com calor. Isso devido devido aos gases produzidos durante a necrose: no calor eles expandem e aumenta a dor, no frio eles contraem e diminui a dor. Por outro lado, quando há um abscesso já para fistular, colocar algo quente na boca pode durante algum tempo pode levar a fistular e diminui a dor. São coisas paliativas, a dor não some realmente apenas alivia por um tempo: o que resolve é abrir o dente mesmo. Alguns óleos essenciais têm ação sobre dor devido a gengivite aguda. Aliás, óleos essenciais são a base do Listerine. O uso de certas substâncias pela medicina popular tem origem na medicina de um tempo mais antigo, tem um texto de Foulcault sobre isso. Aliás, a orientação mais estranha que já vi para colocar em um dente vem dos livros médico-odontológicos: no início do século XX e final do XIX a orientação era usar exterco de pardal inglês como medicamento intracanal.  :susto:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:55:02 »
Eu até acredito no poder dos fitoterápicos em casos bobos, como por exemplo um simples mal estar estomacal... mas para doenças sérias isto é pura bobagem. 
Que tal para aliviar os sintomas da Malária?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:57:40 »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2010, 13:13:25 »
Já botarem tanta coisa nos dentes para parar a dor... Acabam chegando com uma queimadura química também. :)
E o que colocaram na boca pra ter uma queimadura química? :duvida: Pinho sol? ...tem cada receita caseira bizarra...
Algumas coisas até têm algum fundamento.
Não tem. A única receita caseira sensata e eficaz é ir no dentista. Mesmo que existam remédios caseiros que aliviam a dor, a cárie continua lá.... firme, forte e crescendo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2010, 13:31:06 »
Fitoterápico não é homeopatia, são remédios a base de plantas. E é das plantas que vem a cocaína, maconha, aspirina etc. As plantas não são só folhas que servem pra fazer chás, elas tem várias substâncias químicas e é de algumas dessas substâncias químicas que surgem os remédios (alopáticos).

O ácido acetilsalicilico (AAS) é o melhor exemplo disso.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:34:37 »
Tem uma serie , no fantastico do Dr drauzio, anterior a esta, em que ele mesmo dah uma receita fitoterapica para tosse com:  mel, alho, limão e conhaque! Queria ver se tem estudo com esta panaceia?
" Arte da medicina é entreter a doença enquanto a naturaza faz o resto."
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!