Autor Tópico: Porque compramos a hipocrisia alheia? Arábia Saudita x Irã.  (Lida 4067 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Porque compramos a hipocrisia alheia? Arábia Saudita x Irã.
« Online: 15 de Setembro de 2010, 20:50:49 »
Nesses tempos de debates sobre as relações entre o Brasil e o Irã, tão criticada pelo fato de o Irã ser uma semi-ditaduta teocrática, desrespeitar os direitos humanos sistematicamente, entre as suspeitas de quererem se arma até os dentes, uma notícia me intrigou muito, http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704621204575488361149625050.html?KEYWORDS=saudi+arabia+apache, os EUA estão enviando ao congresso um acordo para fazer a maior venda de armas já realizadas, no valor de US$ 60 bi, justamente para a Arábia Saudita.

Então eu me pergunto, qual a diferença entre a Arábia Saudita e o Irã?

Wikipédia - Arábia Saudita

...

Política

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta, de forma que o rei não é apenas o chefe do estado mas também do governo. A lei básica adotada em 1992 declarou que Arábia Saudita é uma monarquia governada pelos filhos e pelos netos do rei Abd Al Aziz Al Saud.
O país tem mostrado um profundo desprezo pelos direitos humanos. Porém, devido à pressões internacionais vem diminuindo o rigor do seu regime absolutista. Em 2005 foram convocadas as primeiras eleições municipais daquele país, eleições transtornadas, é verdade, mas foi um grande passo para um país de tradição tão rígida.
Apesar de seu regime absolutista a Arábia Saudita é o principal aliado muçulmano dos EUA na região.
Legislativo: não há.
Partidos políticos: não há.
Constituição em vigor: não há — o rei governa de acordo com a Sharia, a lei sagrada do islamismo.
Organizações: Banco Mundial, FMI, ONU, Opep.

Sistema legal

A Lei Básica, em 1992, declarou que a Arábia Saudita é uma monarquia governada pelos descendentes de Ibn Saud. Também declarou o Alcorão como a constituição do país, governado com base na lei islâmica.[8]
Questões criminais são julgados em tribunais da Sharia no país. Esses tribunais exercem autoridade sobre toda a população. Casos envolvendo pequenas penalidades são julgados em tribunais sumários da Sharia. A maioria dos crimes graves são julgados em tribunais da Sharia de questões comuns. Tribunais de recurso julgam os recursos dos tribunais da Sharia.[8]
Causas também podem ser julgados em tribunais da Sharia, com uma exceção: os xiitas podem julgar casos desse tipo em seus próprios tribunais. Outros processos cíveis, incluindo os que envolvem queixas contra o governo e a execução de sentenças estrangeiras, são submetidos inicialmente a tribunais administrativos especializados, tais como a Comissão para a Resolução de Conflitos Laborais e o Conselho de Queixas.[8]
As principais fontes de direito saudita são a fiqh hambali, consagrada em vários tratados acadêmicos especificados por juristas competentes, outras escolas de direito, as regulamentações estatais e decretos reais (quando estes são relevantes), e o costume e a prática.[9]
O sistema legal saudita prescreve pena de morte ou castigo físico, incluindo amputação das mãos e dos pés para certos crimes, como assassinato, roubo, estupro, contrabando de drogas, atividade homossexual e adultério. O roubo é punível com a amputação da mão, embora raramente seja fixada para a primeira ofensa. Os tribunais podem impor outras penas severas, como flagelações para crimes menos graves contra a moralidade pública, como a embriaguez.[10] Homicídio, morte acidental e lesão corporal estão abertas à punição pela família da vítima. Retribuição pode ser pedida em espécie ou através de dinheiro. O dinheiro de sangue a pagar pela morte acidental de uma mulher ou de um homem cristão[11] é a metade do que para um homem muçulmano.[12] Todos os outros (hindus, budistas e sikhs) são avaliados em 1/16 daquele valor. A principal razão para isto é que, de acordo com a lei islâmica, os homens devem ser os fornecedores para as suas famílias e, portanto, espera-se que ganhem mais dinheiro em suas vidas. O dinheiro de sangue de um homem deveria sustentar sua família, pelo menos durante um curto período de tempo. Os assassinatos devido à honra também não são punidos tão severamente como assassinato. Isto geralmente decorre do fato de que os assassinatos devidos à honra ocorrem dentro de uma família e são feitos para compensar algum ato 'desonroso' cometido. A escravidão foi abolida em 1962. Muitas leis relacionadas a esta[necessário esclarecer] implicam punições severas, como flagelações por ingressar com o tipo incorreto de visto.[13][14]

...

Outro dado interessante é que a Arábia Saudita é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, o que me faz perguntar de novo, e porque não existe o mesmo tratamento dado ao Irã à Arábia Saudita? A resposta é óbvia: A Arábia Saudita é um aliado de primeira linha dos EUA.

O que me faz chegar a uma conclusão também óbvia. Toda a crítica feita ao Irã no que concerne à democracia, direitos humanos, liberdade, teocracia e religião, política, etc, embora justas e verdadeiras, são indissociavelmente hipócritas e parciais, justamente porque não existe a mesma crítica quando um país com praticamente o mesmo sistema político e social ( até mais duro ), também não as recebe na mesma proporção.

Então direitos humanos e liberdade política e religiosa, só serve para nossos inimigos, para os amigos não? O pior de tudo é compramos diariamente essa hipocrisia de dois pesos, duas medidas, que são vendidas diariamente nos jornais do Brasil e do Exterior, embasando políticos igualmente hipócritas a essa prática mesquinha de tratar os iguais de forma diferente.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 21:14:57 por _Juca_ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Porque compramos a hipocrisia alheia? Arábia Saudita x Irã.
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:11:27 »
O "link" não está abrindo. Voce pode verificar se está correto?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:15:29 »

Já arrumei Geo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:27:37 »

Já arrumei Geo.

Valeu! :ok:

Depois "nóis debate"!
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2010, 12:58:20 »
Hnn... Realmente. São bem parecidas. Mas não acho que os problemas sejam tantos com o país Irã, mas sim com seu governante levemente insano.

Por exemplo, o governante saudita já ameaçou varrer outra nação do mapa ou disse que o holocausto é só um grande complô sionista?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2010, 13:40:55 »
Bom, por definição eu acho que mandar armas para qualquer nação teocrática islâmica uma péssima ideia. Não custa lembrar que o Bin Laden é (era?) Saudita; e que lá ainda rola um baita sentimento anti-ocidental nas madrassas. Os EUA já deveriam ter aprendido a essa altura que mexer nesse vespeiro não dá certo.

Por tudo isso e mais eu acho complicado dizer que a Arábia Saudita é "melhor" que o Irã. Para mim são sabores diferentes de dor de cabeça :-P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2010, 15:34:07 »
Sob o ponto de vista de interesse nacional dos EUA não há dúvida que a Arábia Saudita (AS) é "melhor" que o Irã, porque: a) embora muçulmana, a AS é uma monarquia e não uma teocracia; b) é uma grande compradora de produtos estadunidenses, incluindo equipamento militar; c) é possuidora de uma quantidade apreciável de títulos do Tesouro ianque e; d) tem a maior reserva conhecida de petróleo do mundo.

No entanto, em favor da Arábia Saudita, se deve ressaltar que ela sempre procurou apaziguar as tensões no Oriente Médio e nunca compactuou com as posições extremas de muitos árabes e persas, como a eliminação física do estado de Israel ou a negação histórica dos massacres nazistas impostos aos judeus na Segunda Grande Guerra Mundial.

Editado: Na lista de vantagens da AS para os EUA faltou: e) grande aliada política e militar no Oriente Médio.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 16:57:09 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2010, 16:02:30 »
Sob o ponto de vista de interesse nacional dos EUA não há dúvida que a Arábia Saudita (AS) é "melhor" que o Irã, porque: a) embora muçulmana, a AS é uma monarquia e não uma teocracia; b) é uma grande compradora de produtos estadunidenses, incluindo equipamento militar; c) é possuidora de uma quantidade apreciável de títulos do Tesouro ianque e; d) tem a maior reserva conhecida de petróleo do mundo.

No entanto, em favor da Arábia Saudita, se deve ressaltar que ela sempre procurou apaziguar as tensões no Oriente Médio e nunca compactuou com as posições extremas de muitos árabes e persas, como a eliminação física do estado de Israel ou a negação histórica dos massacres nazistas impostos aos judeus na Segunda Grande Guerra Mundial.

E do ponto de vista do Brasil, quem é "melhor"?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2010, 16:08:31 »
OK, então estritamente falando não é um estado teocrático, já que é um monarca absoluto e não um clérigo que está no comando. O Irã não pode dizer a mesma coisa. Mesmo assim eu acho profundamente errôneo pautar quem é "melhor" ou "pior" baseado no tamanho das reservas de petróleo e dos títulos do tesouro que possuem.

Ainda acho que os EUA estão procurando sarna para se coçar.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2010, 16:27:06 »
OK, então estritamente falando não é um estado teocrático...

Mas o Alcorão é a constituição, então...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2010, 17:00:14 »
OK, então estritamente falando não é um estado teocrático...

Mas o Alcorão é a constituição, então...

Tecnicamente falando a Lei Básica, de 1992, é o principal conjunto jurídico do país (semelhante à Constituição), sendo que o Alcorão é um equivalente ao Código Civil e Penal.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2010, 17:03:16 »

Voce quer uma resposta sob a visão dos meus princípios éticos e humanistas ou sob a visão da "realpolitik" entre Estados?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2010, 17:07:59 »

Voce quer uma resposta sob a visão dos meus princípios éticos e humanistas ou sob a visão da "realpolitik" entre Estados?

As duas, já que relações entre Estados são em geral pautadas por muito mais que somente um interesse exclusivo ou uma pauta única.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2010, 17:11:27 »

As duas, já que relações entre Estados são em geral pautadas por muito mais que somente um interesse exclusivo ou uma pauta única.

Entendido. Estou saindo, daqui a pouco, para um compromisso.

Mais tarde eu posto as considerações solicitadas.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2010, 18:06:45 »
Posso estar enganado, mas uma Teocracia é quando os clérigos de uma determinada religião exercem o poder político de fato e de direito. É o caso do Irã, que tem o Ahmadinejad, mas quem manda são os Aiatolás. O que ocorre na AS é uma monarquia absolutista teocrática -- o poder de fato e de direito é o monarca, e o Estado é profundamente não-laico.

Sim, eu também acho uma tecnicalidade, mas não deixa de ser importante :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2010, 18:14:26 »
Posso estar enganado, mas uma Teocracia é quando os clérigos de uma determinada religião exercem o poder político de fato e de direito. É o caso do Irã, que tem o Ahmadinejad, mas quem manda são os Aiatolás. O que ocorre na AS é uma monarquia absolutista teocrática -- o poder de fato e de direito é o monarca, e o Estado é profundamente não-laico.

Sim, eu também acho uma tecnicalidade, mas não deixa de ser importante :)

Concordo, mas são dois lados da mesma moeda.

Só um detalhe, apesar das semelhanças AS e Irã são tão amigos quanto Alá e Satã.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2010, 20:16:48 »
Como todo país onde a religião dita as regras, o Irã é uma merda, e a Arábia Saudita é uma bosta. Mas no momento o Irã fede mais, por causa do seu governante, pretensão atômica e caráter mais belicoso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:16:06 »

Sob o ponto de vista ético-secularista-humanista, eu não vejo diferenças significativas entre a Arábia Saudita e o Irã no que tange ao desrespeito sistemático dos direitos humanos, principalmente das mulheres e dos estrangeiros. O Irã é uma república teocrática com eleições decorativas ao passo que a Arábia Saudita é uma monarquia absolutista, onde os seus líderes focam principalmente a acumulação financeira e na qual a sociedade é regida com base em um texto religioso antiquado.

Quanto à relação Brasil-Oriente Médio em geral. O meu desejo é que este país mantivesse relações somente com estados que fossem democráticos, que respeitassem os direitos humanos, que tivessem consciência ambiental coletiva e que não tivessem tendências belicosas.

Infelizmente a realidade é outra, muitas vezes diametralmente oposta. E neste caso, o Brasil deve, ao meu ver, manter relações cordiais com todos os estados e sempre que possível, estimula-los a cumprirem metas e acordos que promovam uma melhor convivência entre os povos e suas respectivas nações.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 22:57:27 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:43:06 »
Concordo com o Geo, mas quero adicionar uma coisa: o Irã preocupa mais que a Arábia Saudita no momento por um simples motivo: o Irã é suspeito de estar desenvolvendo armas nucleares. E além disso, seu presidente já deu declarações dando a entender que pretendia usá-las contra Israel.

Mas, para ser justo, existe um país que é muito, muito mais perigoso que o Irã e não recebe a devida atenção: o Paquistão. O país já tem uma arsenal de 60 ogivas nucleares, tem um inimigo histórico lhe fazendo fronteira e igualmente armado e está à beira de um golpe de estado. Alá tenha piedade de nós, se o país cair nas mãos de um radical, islâmico ou não! A guerra fria entre EUA e Rússia acabou, mas uma guerra nuclear entre Índia e Paquistão não é nenhuma impossibilidade... e quem acha que isso é problema deles, lá do outro lado do mundo, está enganado: modelos matemáticos mostram que uma guerra nuclear local pode trazer efeitos globais no clima (inverno nuclear), jogando poeira na alta atmosfera que bloquearia os raios solares e poderia causar um colapso na agricultura e fome no mundo inteiro.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:54:35 »
Historicamente o Irã nunca foi o agressor e durante o imperio persa eram até mesmo magnanimos com os seus inimigos

Só se tornou perigoso mesmo depois da revoluçao

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:57:39 »
Historicamente o Irã nunca foi o agressor

Tem certeza?

e durante o imperio persa eram até mesmo magnanimos com os seus inimigos

É, tem razão :P

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2010, 09:44:52 »
Foram os gregos que começaram de mimimi por causa dos colonos na Asia Menor

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2010, 09:53:58 »
Foram os gregos que começaram de mimimi por causa dos colonos na Asia Menor

"Segundo o Persas, mais informados sobre História, foram os fenícios que começaram a briga"*  :)

*Do segundo parágrafro, livro 1 das Histórias, Heródoto.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Setembro de 2010, 09:54:23 »
Como todo país onde a religião dita as regras, o Irã é uma merda, e a Arábia Saudita é uma bosta. Mas no momento o Irã fede mais, por causa do seu governante, pretensão atômica e caráter mais belicoso.

Compras de 60 bi em armas para um país com o PIB entre 400 bi, não configura um caráter belicoso tão grande quando do Irã? Bomba atômica só serve para dispersão da guerra, armas comuns, em geral, são o contrário. Só se arma além da conta de se defender, quem pretende um dia atacar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2010, 12:53:39 »
Compras de 60 bi em armas para um país com o PIB entre 400 bi, não configura um caráter belicoso tão grande quando do Irã? Bomba atômica só serve para dispersão da guerra, armas comuns, em geral, são o contrário. Só se arma além da conta de se defender, quem pretende um dia atacar.

Acho que para uma região tão instável quanto o Oriente Médio, gastos militares tão altos não são nem um pouquinho estranhos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!