Autor Tópico: Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘O Estado é laico’  (Lida 5659 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘O Estado é laico’

O presidente da ELB (Academia Evangélica de Letras do Brasil), reverendo Guilhermino Cunha (foto), criticou a sanção na quarta-feira (15) pelo presidente Lula da lei 12.328 que institui o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico.

“A iniciativa é simpática, mas a República nasceu laica e assim precisa continuar”, disse.

A ELB foi criada em 1962 pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, da qual Cunha também é presidente. Ele disse que a Constituição – que estabelece a laicidade do Estado – tem de ser respeitada. “O presidente Lula deveria estar atento para isso.”

O projeto de lei do Dia do Evangélico é de um deputado do Maranhão, Cléber Verde, filiado ao PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

O teólogo e pastor Alexandre Marques disse que a lei, além de inconstitucional, é discricionária, porque privilegia uma única religião. Ele falou que, por uma questão de isonomia, teria de ser criado um dia para cada uma  das centenas de religiões que existem no país, incluindo as de tradições africanas e orientais, que foram perseguidas e demonizadas por um longo período.

Esse também é o ponto de vista do pastor Walmir Vieira, da Convenção Batista Carioca: “Se existe um Dia do Evangélico, deveria haver também um dia para os católicos, espíritas e assim por diante”.

A data não cria mais um feriado nacional nem estabelece ponto facultativo nas repartições públicas. Em Brasília já existia uma lei que introduziu a comemoração no calendário oficial do Distrito Federal. Lá, o dia é ponto facultativo.

Com informação do Extra e Correio Braziliense.

http://e-paulopes.blogspot.com/2010/09/evangelico-critica-lei-do-dia-do.html

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘O Estado é laico’
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2010, 09:35:01 »

:quevedo:

1o. Este não é o Reverendo Guilhermino Cunha, é o Padre Quevedo!

Esté o Rev. Guilhermino Cunha:

A ELB foi criada em 1962 pela Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, da qual Cunha também é presidente.

2o. A IPB não tem lideranças estaduais. Não existe "presidente da IPB do Rio". O Rev. Guilhermino Cunha foi presidente do Supremo Concílio Igreja Presbiteriana do Brasil (representação máxima da IPB no território nacional) no período de 1994 a 2002.

Ele é sim pastor da "Catedral" Presbiteriana do Rio de Janeiro:

Sim eu sei, nós presbiterianos temos bom senso. Obrigado, obrigado, valeu aí  :P

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2010, 12:04:23 »
Parabéns ao Reverendo pelo bom-senso. É bom ver que ainda há gente assim na política e nos púlpitos.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2010, 12:52:15 »
Parabéns ao Reverendo pelo bom-senso. É bom ver que ainda há gente assim na política e nos púlpitos.

De forma geral as denominações evangélicas tradicionais ( luteranos , batistas , presbiterianos) tem bom-senso e respeitam o laicismo. Tem um artigo da Le Monde Diplomatique deste mês sobre o voto evangélico em que se relembra a ação dos batistas na República Velha em defesa da laicidade frente aos favorecimentos à Igreja Católica.

P.S.: A Igreja Presbiteriana do Rio é bastante bonita , me amarro nas esculturas do jardim em frente
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:29:14 »
P.S.: A Igreja Presbiteriana do Rio é bastante bonita , me amarro nas esculturas do jardim em frente

Eu mesmo não conheço  :?

O laicismo partiu da Igreja Protestante, que pregava a separação entre Igreja e Estado.
O que contribuiu muito para a forte expansão protestante na Europa no séc. XVI.
Para que os reis iam querer ficar sob a tutela da ICAR se agora haviam igrejas que pregavam o laicismo?  :lol:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:34:58 »
Ateuzada,

eu acho que há um exagero no uso do conceito do estado laico no discurso ateu dominante.

Neste assunto por exemplo, acho que não há motivo para ir contra se criar um dia oficial evangélico, católico, umbandista, etc, pois esses movimentos religiosos fazem parte da cultura da população. Da mesma forma que há o dia da consciência negra, dia do imigrante, etc.

Pessoal, os religiosos tb pagam impostos, logo eu acho que eles e sua cultura religiosa tb tem que ser representados no estado brasileiro, e ter um dia oficial evangélico não é nada de mais.

Estou indo muito contra a maré?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:41:05 »

Não, eu mesmo só não vejo proveito prático na coisa.
Se criarem um dia para cada sei-lá-o-quê, com feriado (como é o caso do dia da Conseciência Negre em alguns lugares), o Brasil para.
Agora, se quiser criar um dia, para ser um daqueles dias bizarros que tem no alto da agenda e a gente lê e dá risada, beleza.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2010, 13:46:45 »

Não, eu mesmo só não vejo proveito prático na coisa.
Se criarem um dia para cada sei-lá-o-quê, com feriado (como é o caso do dia da Conseciência Negre em alguns lugares), o Brasil para.
Agora, se quiser criar um dia, para ser um daqueles dias bizarros que tem no alto da agenda e a gente lê e dá risada, beleza.

Mas se for pensar pelo lado puramente prático, não deveria existir nenhum feriado oficial.
É uma questão de reconhecimento pelo estado dos seus grupos constituintes que tem uma representação mínima, e os evangélicos estão em torno de 20% da população se não me engano. Logo eles tem o direito e a representatividade para se sentirem representados (eita!).

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2010, 14:31:43 »
Sem problemas, só acho perigoso ser feriado. Se for dar 1 feriado para cada denominação religiosa vai faltar data no calendário!
E que não tenham financiamento do Estado para "lembrar a história", etc, etc. Como se eu não me engano os representantes de entidades afros recebem.
Eles foram perseguidos no país? Bem, os índios também, nós os evangélicos também, os comunistas, etc.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2010, 14:39:33 »
Meu falecido avô, presbiteriano, diria alguma coisa como "dia do Evangélico é todo dia, meu filho. Não precisa disso".

A ICAR adora se intrometer na vida da gente, não gosto dos pentecostais ou neopentecostais, os milenaristas são esquisitos... mas eu tenho uma grande simpatia pela Igreja Presbiteriana de maneira geral. 

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2010, 14:52:58 »
mas eu tenho uma grande simpatia pela Igreja Presbiteriana de maneira geral. 

ooooohhhhnnnnn

:coracao:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2010, 14:56:27 »
É verdade, ué. Nunca escondi isso :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:42:07 »
Parabéns ao reverendo Guilhermino Cunha e ao forista calvino por suas respectivas posições. Seria ótimo que as demais instituições religiosas seguissem no mesmo rumo, em particular a ICAR.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2010, 15:44:50 »
Especialmente a ICAR :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:08:32 »
Ateuzada,

eu acho que há um exagero no uso do conceito do estado laico no discurso ateu dominante.

Neste assunto por exemplo, acho que não há motivo para ir contra se criar um dia oficial evangélico, católico, umbandista, etc, pois esses movimentos religiosos fazem parte da cultura da população. Da mesma forma que há o dia da consciência negra, dia do imigrante, etc.

Pessoal, os religiosos tb pagam impostos, logo eu acho que eles e sua cultura religiosa tb tem que ser representados no estado brasileiro, e ter um dia oficial evangélico não é nada de mais.

Eu sou da opinião de que não deve existir nenhum "dia oficial de...".

E os únicos feriados que deveriam existir são os cívicos (Dia da Independência e Dia da Proclamação da República) e o da Confraternização Universal (01 de janeiro).

Todos os demais feriados simplesmente deveriam ser eliminados, salvo um melhor juízo e que não posso fazer agora! :lol:
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:12:00 »
Tire o Natal e o Carnaval do meu calendário e vai ter conflito!! :biglol:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:18:41 »
Pois é, eu tambem gosto dos festejos da saturnalia

:hihi:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2010, 16:40:43 »
Tire o Natal e o Carnaval do meu calendário e vai ter conflito!! :biglol:

Continuam sendo religiosos, cristão ou pagão! ::)
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:06:29 »
É verdade, ué. Nunca escondi isso :)

:love:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:08:44 »
Calvino e Geotecton,

Sem problemas, só acho perigoso ser feriado. Se for dar 1 feriado para cada denominação religiosa vai faltar data no calendário!
E que não tenham financiamento do Estado para "lembrar a história", etc, etc. Como se eu não me engano os representantes de entidades afros recebem.
Eles foram perseguidos no país? Bem, os índios também, nós os evangélicos também, os comunistas, etc.
Eu acho que o critério seria deixar os grupos que conseguem representação política terem a sua parcela de dias oficiais.
E dia oficial não é necessariamente feriado.

E os únicos feriados que deveriam existir são os cívicos (Dia da Independência e Dia da Proclamação da República) e o da Confraternização Universal (01 de janeiro).

Todos os demais feriados simplesmente deveriam ser eliminados, salvo um melhor juízo e que não posso fazer agora! :lol:
Então, mas se para a parcela da população religiosa são importantes as datas com motivos religiosos, acho que eles democraticamente merecem ser reconhecidos pelo estado.
Pq se não fica parecendo um estado laico-ateu, que eu acho que não é o que defende a maioria dos ateus, eu pelo menos não.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:12:23 »
Eu acho que o critério seria deixar os grupos que conseguem representação política terem a sua parcela de dias oficiais.

Nada contra os "dias oficiais". Desde que não sejam feriados e nem tenham subsídios ($$$$) do governo, como é o caso da semana da consciência negra.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:30:45 »
Calvino e Geotecton,

Realmente não vejo nenhuma importância de se ter um "dia oficial", seja qual for o beneficiado, pois o que é bom tem de ser vivido e realizado todo dia e não ficar como uma peça reliquiar que somente será lembrada de ano em ano.

Então, mas se para a parcela da população religiosa são importantes as datas com motivos religiosos, acho que eles democraticamente merecem ser reconhecidos pelo estado.
Pq se não fica parecendo um estado laico-ateu, que eu acho que não é o que defende a maioria dos ateus, eu pelo menos não.

Caro gilberto. Da minha parte os religiosos, os ateus, os canhotos, os anões, os vendedores de pipoca ou quaisquer outros grupos privados; podem ter as suas datas. O que eu não concordo é parar uma repartição pública, uma cidade, um estado ou o país por causa disto.

Por isto que eu defendo a manutenção de somente três feriados nacionais.

Os entes privados podem até ter suas datas especiais, mas não podem ter a prerrogativa de, por exemplo, faltarem ao trabalho por causa disto.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:37:18 »
Nada contra os "dias oficiais". Desde que não sejam feriados e nem tenham subsídios ($$$$) do governo, como é o caso da semana da consciência negra.
É, mas aí os negros poderiam ser contra subsídios ou feriados de qualquer outro motivo, como os dias cívicos. E qualquer manifestação pública não poderia ter apoio do estado, não se poderia incentivar setores econômicos em dificuldades, etc, etc ...
Eu acho que fica meio difícil ser inflexível nesse ponto, pois os negros, os religiosos, etc, pagam os impostos tanto quanto todo mundo, logo eles tb tem o direito de pedir o uso de parte desse dinheiro para fins de promoção da sua cultura.

Veja bem que eu sou a favor de um laicaismo fraco (se é que existe esse conceito), onde um grupo religioso não pode impor a sua doutrina como política oficial, mas a política oficial tem que contemplar todas as diferentes culturas, inclusive as culturas religiosas.

Por exemplo, eu acho que não se deve proibir simbolos religiosos em dependências do governo. Desde que não haja um exagero, para mim tudo tranquilo. Mas imagino que não seja o que a maioria dos ateus pense.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:41:39 »
Caro gilberto. Da minha parte os religiosos, os ateus, os canhotos, os anões, os vendedores de pipoca ou quaisquer outros grupos privados; podem ter as suas datas. O que eu não concordo é parar uma repartição pública, uma cidade, um estado ou o país por causa disto.

Os entes privados podem até ter suas datas especiais, mas não podem ter a prerrogativa de, por exemplo, faltarem ao trabalho por causa disto.
Tb concordo, só o número que eu acho pouco, podia ser uns 6 dias por ano.
Tb acho que cada pessoa poderia escolher os seus feriados, assim cada um folgaria nas suas datas mais importantes para participar dos respectivos eventos, ou não fazer nada, como eu.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:43:26 »

Tb concordo, só o número que eu acho pouco, podia ser uns 6 dias por ano.
Tb acho que cada pessoa poderia escolher os seus feriados, assim cada um folgaria nas suas datas mais importantes para participar dos respectivos eventos, ou não fazer nada, como eu.

Quais os feriados que voce instituiria?
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!