Autor Tópico: Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘O Estado é laico’  (Lida 5660 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Evangélico critica a lei do ‘Dia do Evangélico’: ‘O Estado é laico’
« Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:54:36 »
Quais os feriados que voce instituiria?
Boa pergunta,

eu só me importo com os dias 31dez e 01jan , pois representam o fim e o início de um ciclo da minha vida. Os demais feriados eu escolheria para ficar junto da minha família, namorada, etc ... eu escolheria o que eles escolhessem.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 23 de Setembro de 2010, 21:56:20 »
Boa pergunta,

eu só me importo com os dias 31dez e 01jan , pois representam o fim e o início de um ciclo da minha vida. Os demais feriados eu escolheria para ficar junto da minha família, namorada, etc ...

Este simbolismo é de cunho místico ou religioso?
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Setembro de 2010, 06:07:20 »
Boa pergunta,

eu só me importo com os dias 31dez e 01jan , pois representam o fim e o início de um ciclo da minha vida. Os demais feriados eu escolheria para ficar junto da minha família, namorada, etc ...

Este simbolismo é de cunho místico ou religioso?
É só o simbolismo do fim de um período de 365 dias que eu e a maioria da sociedade reconhece e celebra.
Não é místico ou religioso no sentido de que eu não acho que há alguma entidade sobrenatural que confere alguma importância para o fim de ano.
Mas é legal essa sua pergunta pois, eu considero que em termos psicologicos o misticismo tem a mesma estrutura cognitiva do que um simbolismo não místico ou religioso, ou se.ja são "desejos genéricos", informalmente falando.

Isso é um dos motivos de que eu sou a favor do que eu chamo de laicaismo-fraco, no sentido de que o estado deve ser laico sem o predomínio de nenhuma religião, mas as religiões devem ser reconhecidas pelo estado, assim como qualquer outra manifestação cultural de importância como o cinema, tv, etc.
Vcs que são veteranos do clube cético e talvez de outros fóruns, saberiam me dizer se essa minha opinão sobre o laicaísmo já existe e se tem algum nome?
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 06:26:52 por gilberto »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 24 de Setembro de 2010, 07:47:44 »
Não deveria existir nenhum feriado nacional. Quem paga os feriados não é o estado, é o empresário. Alias, poderia haver trocentos feriados, desde que não-remunerados.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Setembro de 2010, 11:37:54 »
O Dbohr também?   

Ele entrou logo depois de você, Lion :love:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Setembro de 2010, 11:46:16 »
É, mas aí os negros poderiam ser contra subsídios ou feriados de qualquer outro motivo, como os dias cívicos. E qualquer manifestação pública não poderia ter apoio do estado, não se poderia incentivar setores econômicos em dificuldades, etc, etc ...

Há uma diferença muito grande em apoiar uma ong de consciência negra, ou um grupo religioso qualquer e apoiar um setor da economia.
Apoiando grupos ou minorias só beneficio a eles mesmos, apoiando a economia ou práticas públicas ajudo todos (incluindo grupos e minorias).

Por isso, eu sou contra a sua idéia a seguir:

Citação de: gilberto
Veja bem que eu sou a favor de um laicaismo fraco

Para mim o governo deve apenas garantir liberdade de expressão e crença a estes grupos (desde que não firam a constituição) e mais nada. Querem se manifestar? Manifestem-se em seus templos, organizações, ong's, etc. E com recursos próprios.

Por um motivo bem simples. O governo não teria como atender a todos de maneira satisfatória e equivalente. Além do quê, a solicitação desses grupos é um sem fim, utilizar $$$ público para isso não é bom. Para ser justo então, ou se atende todo mundo ou ninguém. Prefiro ninguém.

Citação de: gilberto
Por exemplo, eu acho que não se deve proibir simbolos religiosos em dependências do governo.

Até onde eu sei, a maioria aqui é contra.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:22:27 »
[...]
Por exemplo, eu acho que não se deve proibir simbolos religiosos em dependências do governo. Desde que não haja um exagero, para mim tudo tranquilo. Mas imagino que não seja o que a maioria dos ateus pense.

Sou totalmente contra o uso de qualquer símbolo religioso en dependências do Estado da mesma maneira que sou totalmente a favor da liberdade de culto e credo, incluindo a não-crença.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Setembro de 2010, 14:27:52 »
Eu sei que sou voto vencido,

mas ainda acho que excluir qualquer referência religiosa no estado é um pouco autoritário.
Mas deixa prá-la ... tá bom do jeito que tá ...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Setembro de 2010, 19:14:39 »
Também queria dizer que eu tenho uma simpatia maior (ou uma antipatia menor) pela Igreja Presbiteriana e pelas demais históricas. Se a minha mãe presbiteriana não tivesse o mau costume de visitar igrejas pentecostais (onde a oração de libertação é "mais forte") quando entrava em depressão eu provavelmente teria demorado mais um pouco para perceber que a história de deuses não funciona bem comigo (me tornei ateu aos 7 ou 8 anos depois de assistir um culto assembleiano).

Não deveria existir nenhum feriado nacional. Quem paga os feriados não é o estado, é o empresário. Alias, poderia haver trocentos feriados, desde que não-remunerados.
Discordo desta perspectiva dos supostos prejuízos econômicos para criticar feriados: não consigo enxergar estes prejuízos, economia não é só indústria e comércio (e o segundo, infelizmente, não fecha mais durante os feriados no Brasil). Se os feriados desalavancam a indústria de bens físicos eles (muito provavelmente na mesma medida) alavancam as indústrias do entretenimento, da gastronomia, do turismo além de cumprirem a óbvia função precípua de feriado que é permitir aos homens que façam alguma coisa diferente de trabalhar.

Sei que no Japão esta idéia de que os homens possam fazer algo que não seja trabalhar e estudar não é muito bem vista (pelo menos é o que dizem sobre o arquipélago), wathever...

De qualquer modo, acho seria necesário um cálculo muito fuderoso para demonstrar de fato o prejuízo econômico causado pelos feriados que os críticos que escolhem este viés alegam.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Setembro de 2010, 19:30:11 »
Também queria dizer que eu tenho uma simpatia maior (ou uma antipatia menor) pela Igreja Presbiteriana e pelas demais históricas. Se a minha mãe presbiteriana não tivesse o mau costume de visitar igrejas pentecostais (onde a oração de libertação é "mais forte") quando entrava em depressão eu provavelmente teria demorado mais um pouco para perceber que a história de deuses não funciona bem comigo (me tornei ateu aos 7 ou 8 anos depois de assistir um culto assembleiano).

Discordo desta perspectiva dos supostos prejuízos econômicos para criticar feriados: não consigo enxergar estes prejuízos, economia não é só indústria e comércio (e o segundo, infelizmente, não fecha mais durante os feriados no Brasil). Se os feriados desalavancam a indústria de bens físicos eles (muito provavelmente na mesma medida) alavancam as indústrias do entretenimento, da gastronomia, do turismo além de cumprirem a óbvia função precípua de feriado que é permitir aos homens que façam alguma coisa diferente de trabalhar.
[...]
De qualquer modo, acho seria necesário um cálculo muito fuderoso para demonstrar de fato o prejuízo econômico causado pelos feriados que os críticos que escolhem este viés alegam.

O prejuízo da minha empresa é de cerca de 1,5% do seu faturamento para cada dia de feriado em dia útil!
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Setembro de 2010, 19:50:28 »
Que provavelmente você considera na hora de estipular os preços que cobra, não? Neste caso a conta final não seria nem do Estado nem do empresário mas do consumidor final. Seja de quem for o ônus eu acho que vale a pena pagá-lo.

E provavelmente a sua empresa não é nem uma boate nem uma pousada nem um restaurante nem uma fábrica de cachaça artesanal que de certa forma foi o que eu disse :)
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 19:52:54 por Donatello van Dijck »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Setembro de 2010, 19:54:29 »
Que provavelmente você considera na hora de estipular os preços que cobra, não? Neste caso a conta final não seria nem do Estado nem do empresário mas do consumidor final. Seja de quem for o ônus eu acho que vale a pena pagá-lo. E provavelmente a sua empresa não é nem uma boate nem uma pousada nem um restaurante nem uma fábrica de cachaça artesanal que de certa forma foi o que eu disse :)

Não, eu não posso repassar porque a minha atividade é de serviço, em um setor bastante competitivo.

O custo que eu mencionei é principalmente com funcionários.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 24 de Setembro de 2010, 20:16:07 »

Sei que no Japão esta idéia de que os homens possam fazer algo que não seja trabalhar e estudar não é muito bem vista (pelo menos é o que dizem sobre o arquipélago), wathever...

Feriado sendo remunerado ou não, ele vai gastar, mas que gaste do bolso dele, das economias dele, e não do meu bolso.
Simples assim trabalha, recebe, não trabalha, não recebe.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Setembro de 2010, 22:57:11 »
Férias também? Fim de licença maternidade e 13.º salário?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 24 de Setembro de 2010, 23:05:01 »
Tudo. Não sou pai de ninguém pra pagar férias e nem assistencia social pra pagar os outros terem filhos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Setembro de 2010, 23:18:06 »
Tudo. Não sou pai de ninguém pra pagar férias e nem assistencia social pra pagar os outros terem filhos.

Sem férias e 13.º salário, o comércio e a indústria de turismo seriam bastante prejudicadas, como o Donatello observou. Você argumentou que com ou sem remuneração, as pessoas vão gastar, mas tenho as minhas dúvidas, acho que as pessoas tenderiam a ser mais conservadoras com seus gastos nesse caso.

Quanto à licença maternidade, acho que o Japão na verdade se beneficiaria de literalmente "pagar para os outros terem filhos" sim, ou o envelhecimento da população não é um problema aí? A não ser que você também defenda o fim da aposentadoria, afinal, por que quem está trabalhando deveria pagar para os velhinhos não fazerem nada, não é mesmo?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Setembro de 2010, 23:41:35 »
Na prática faz pouca diferença real, basicamente só simbólico. O empresário vai afinal pagar o valor de mercado considerado o tempo trabalhado, mesmo que no papel ele pague por aquele tempo também.

Isto é, por exemplo, no caso do 13º, ele ao invéz de pagar o que pagaria num ano em 12 salários, paga em 13.
"The patient refused an autopsy."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #43 Online: 25 de Setembro de 2010, 00:05:11 »

Sem férias e 13.º salário, o comércio e a indústria de turismo seriam bastante prejudicadas, como o Donatello observou. Você argumentou que com ou sem remuneração, as pessoas vão gastar, mas tenho as minhas dúvidas, acho que as pessoas tenderiam a ser mais conservadoras com seus gastos nesse caso.

Quanto à licença maternidade, acho que o Japão na verdade se beneficiaria de literalmente "pagar para os outros terem filhos" sim, ou o envelhecimento da população não é um problema aí? A não ser que você também defenda o fim da aposentadoria, afinal, por que quem está trabalhando deveria pagar para os velhinhos não fazerem nada, não é mesmo?
O Felius ja disse respondeu uma parte.

E sobre o Japão, é pra isso que pagamos impostos caros, para o estado pagar pelas crianças alheias, mas no Brasil, alem dos impostos caros, temos que pagar pros outros terem filhos.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Setembro de 2010, 00:31:48 »
E sobre o Japão, é pra isso que pagamos impostos caros, para o estado pagar pelas crianças alheias, mas no Brasil, alem dos impostos caros, temos que pagar pros outros terem filhos.

O Japão tem 13o.? É que eu ouvi que esta é uma prática brasileira...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 25 de Setembro de 2010, 00:51:57 »

O Japão tem 13o.? É que eu ouvi que esta é uma prática brasileira...
Não, eu estava falando da licensa maternidade.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Setembro de 2010, 07:04:57 »
Na prática faz pouca diferença real, basicamente só simbólico. O empresário vai afinal pagar o valor de mercado considerado o tempo trabalhado, mesmo que no papel ele pague por aquele tempo também.

Isto é, por exemplo, no caso do 13º, ele ao invéz de pagar o que pagaria num ano em 12 salários, paga em 13.
Era exatamente isso que eu ia dizer :) Na verdade este chororô de "pagamos todo o ônus" tanto não faz sentido porque os custos são repassados para o consumidor (mesmo em atividades muito competitivas, se não houvesse estes custos os serviços do geotecton seriam mais baratos assim como os dos seus competitivos concorrentes que assim como ele levam estes custos no cálculo dos preços) quanto porque os tais custos são levados em conta na hora de o empresário calcular o salário. Na verdade o empresário calcula o salário que pode/quer pagar levando em conta que pagará também 13º, férias, feriados, etc...

Agora, quanto à pergunta que o Uili fez, eu também a iria fazer, mas a resposta me foi surpreendentemente coerente. Sem férias e sem licenças? Tá flórida trabalhar pra português  :o
« Última modificação: 25 de Setembro de 2010, 07:08:24 por Donatello van Dijck »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Setembro de 2010, 12:16:26 »
[...]
Era exatamente isso que eu ia dizer :) Na verdade este chororô de "pagamos todo o ônus" tanto não faz sentido porque os custos são repassados para o consumidor (mesmo em atividades muito competitivas, se não houvesse estes custos os serviços do geotecton seriam mais baratos assim como os dos seus competitivos concorrentes que assim como ele levam estes custos no cálculo dos preços) quanto porque os tais custos são levados em conta na hora de o empresário calcular o salário. Na verdade o empresário calcula o salário que pode/quer pagar levando em conta que pagará também 13º, férias, feriados, etc...
[...]

Caro Donatello.

Faz todo o sentido sim.

Pelo menos para o meu caso.

Quando eu precifico um honorário eu considero todos os custos fixos dos funcionários e que incluem: FGTS, Décimo Terceiro, Férias mais 1/3, benefícios de transporte e alimentação, etc.

Mas os feriados em dias úteis são situações anômalas que eu não tenho como computar no preço, pois variam muito de ano para ano.

Assim sendo, estes feriados representam "homens-hora" de trabalho a menos na produção e que para serem compensadas eu conheço somente duas maneiras: Aumento da produtividade ou pagamento de horas extras.

A minha equipe trabalha com uma carga de tarefas bastante elevada, de tal modo que eu acho contraproducente "apertá-los" mais por causa disto. Então sobra somente a alternativa do pagamento das horas extras.

E isto não é "chororô". É custo.

P.S.

E não cometa o erro da generalização, porque cada setor empresarial é diferente.

Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #48 Online: 25 de Setembro de 2010, 12:18:53 »
Ateuzada,

eu acho que há um exagero no uso do conceito do estado laico no discurso ateu dominante.

Neste assunto por exemplo, acho que não há motivo para ir contra se criar um dia oficial evangélico, católico, umbandista, etc, pois esses movimentos religiosos fazem parte da cultura da população. Da mesma forma que há o dia da consciência negra, dia do imigrante, etc.

Pessoal, os religiosos tb pagam impostos, logo eu acho que eles e sua cultura religiosa tb tem que ser representados no estado brasileiro, e ter um dia oficial evangélico não é nada de mais.

Estou indo muito contra a maré?

Mas feriado para isso não é exagero ? O cara já não tem o domingo para Deus ? Precisa parar o país também ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Setembro de 2010, 12:45:19 »
Mas feriado para isso não é exagero ? O cara já não tem o domingo para Deus ? Precisa parar o país também ?
Não sei da contagem de números de feriados, mas o que me refiro é sobre o conceito do estado laico poder (ou dever) reconhecer oficialmente datas religiosas, analogamente as datas cívicas não religiosas. O argumento básico é de que se um grupo religioso tem representatividade política significativa, então esse grupo deve ser reconhecido pelo estado se assim desejar o grupo. Afinal de contas esse grupo religioso paga impostos tb.
Eu acho isso uma questão de justiça.

Agora, acho que o reconhecimento oficial de uma data religiosa não precisa necessariamente ser um feriado no sentido de folga geral .

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!