Vi que tem um outro medicamento de verdade até sendo alvo de ataque por aparentemente induzir ao suicídio.
Tem uma série de medicações associadas ao aumento do índice de suicídio, praticamente todos os anti-depressivos ao serem utilizados carregam consigo esse fator - por isso uso desses remédios devem ser feitos com grande rigor, sob supervisão médica gabaritada.
Utilizamos um anti-depressivo para auxílio no "parar" de fumar que é a Bupropiona (Bup, Zetron, Wellbutrin), que normalmente é bem tolerada, mas que tem de ser utilizada com cautela em pacientes com histórico de depressão, ou outras alterações psiquiátricas.
A Vareniclina, comercializada pela Pfizer com o nome comercial de Champix, está sofrendo acusações de alterações neurológicas (depressão, suicídios, crises convulsivas) nos UEA, mas ainda não vi nenhum trabalho mostrando esses efeitos com importância na análise estatística.
Vale lembrar que por ser uma medicação relativamente nova no mercado seus efeitos colaterais reais somente são apurados com o uso massivo - cada vez as drogas são aprovadas pelo FDA com menos estudos de teste.
Um exemplo disso foi a proibição do Ribonaban (Acomplia) por também aumentar o número de suicídios (em pessoas já com histórico de doença psiquiátrica, diga-se de passagem). Os estudos anteriores a sua aprovação envolviam um grupo muito pequeno por um tempo muito pequeno (se não me engano menos de 5000 pessoas em 36 meses)