Olá a todos, esse é o meu primeiro tópico, me registrei nesse fórum porque creio que aqui é o lugar ideal pra encontrar respostas ponderadas e sensatas para uma dúvida.
No dia 29 de Setembro de 2010 enquanto dirigia por uma rodovia que atravessava uma cidade no interior de Goiás, me deparei com uma movimentação atípica de aproximadamente 15 pessoas que observavam e apontavam para o céu, olhei enquanto dirigia porém não avistei nada, decidi estacionar o carro próximo as pessoas, desci e olhei para a direção em que elas apontavam, á pouco acabara de chover e o céu ainda estava nublado e a primeira vista notei apenas 2 corpos celestes visíveis ao meu leste, mas só identifiquei esses corpos celestes posteriormente pois no momento não tinha nenhuma referência, contudo pra minha surpresa, quando olho mais á nordeste, tive provavelmente uma das maiores incógnitas que já me deparei na vida.
Eu avistei “ALGO” que não sei explicar!
creio que o fenômeno tratava-se de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI)
Esse OVNI emitia radiação luminosa de cor branca-azulada e sua magnitude aparente era menor que os outros dois corpos celestes que estavam semi-ofuscados pelas nuvens e se não houvesse nuvens, muito provavelmente isso passaria despercebido.
Eu descartei a possibilidade de ser qualquer tipo de aeronave conhecida ou satélite artificial, pois o padrão de vôo dessa “coisa” era muito intrínseco, na verdade o padrão era completamente aleatório e por alguns breves instantes esse OVNI sumia nas nuvens, algo entre 2 e 3 segundos, também não ouvi nenhum tipo de ruído emitido por esse fenômeno, e após um tempo ele sumiu definitivamente entre as nuvens e alguns segundos antes de desaparecer fori emitido algo parecido com luzes estroboscópicas brancas mas não foram muito intensas.
O tempo que presenciei o fenômeno durou aproximadamente 3 minutos porém as pessoas no local me relataram que estavam vendo a 5 minutos quando cheguei.
Fiz uma gravação na câmera do meu celular, porém como a grande maioria dos celulares, a resolução máxima de vídeo é VGA 640x480, nem ampliando no PC consegui avistar nada além da escuridão total do céu (nem júpiter apareceu na gravação), e quando cheguei na minha cidade, as poucas pessoas que relatei o acontecimento trataram o fato como uma piada, relatei esse ocorrido para a FAB via e-mail e perguntei sobre alguma anomalia avistada nos radares naquela região mas até hoje não fui respondido.
Alguns dados relevantes:
Dia: 29 Setembro
Horário: aproximadamente 20:37 (horário de Brasília)
Tipo de nuvem: altostratus
Corpos celestes visíveis: Júpiter e Fomalhaut
Coordenadas Celestes aproximadas no instante do avistamento:
Júpiter: coordenada azimutal 43° coordenada equatorial 0h -3°
Fomalhaut: coordenada azimutal 59° coordenada equatorial 23h -30°
OVNI: coordenada azimutal 30° coordenada equatorial 23h 28°
O que me restou de mais plausível pra cogitar:
Protótipos de Aeronaves Militares ultra secretas? no Brasil?
(Pelo que pesquisei a base aérea militar mais próxima daquela cidade é Anápolis a 280Km em linha reta.)
Balão meteorológico com alguma falha?
Algum objeto relativamente pequeno operado á RF(rádio frequência), feito "pra ser visto"?
essa são as possibilidades que me ocorreram, no entando a única pessoa que não se espantou nada e nem fez piada foi um amigo de faculdade que é leitor assíduo de revistas de ufologia, ele até supôs algumas hipóteses, mas por enquanto creio que a ciência não conhece nenhuma prova cabal pra endossar as especulações dele.
Gostaria de saber se alguém já testemunhou algum fenômeno desse tipo ou se tem alguma hipótese baseada nos dados.