Autor Tópico: Relato de Avistamento pessoal de OVNI (sou cético)  (Lida 6989 vezes)

Offline coldsnip

• Nível 00
  • *
Relato de Avistamento pessoal de OVNI (sou cético)
« Online: 10 de Outubro de 2010, 19:24:01 »
Olá a todos, esse é o meu primeiro tópico, me registrei nesse fórum porque creio que aqui é o lugar ideal pra encontrar respostas ponderadas e sensatas para uma dúvida.

No dia 29 de Setembro de 2010 enquanto dirigia por uma rodovia que atravessava uma cidade no interior de Goiás, me deparei com uma movimentação atípica de aproximadamente 15 pessoas que observavam e apontavam para o céu, olhei enquanto dirigia porém não avistei nada, decidi estacionar o carro próximo as pessoas, desci e olhei para a direção em que elas apontavam, á pouco acabara de chover e o céu ainda estava nublado e a primeira vista notei apenas 2 corpos celestes visíveis ao meu leste, mas só identifiquei esses corpos celestes posteriormente pois no momento não tinha nenhuma referência, contudo pra minha surpresa, quando olho mais á nordeste, tive provavelmente uma das maiores incógnitas que já me deparei na vida.
Eu avistei “ALGO” que não sei explicar!
creio que o fenômeno tratava-se de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI)

Esse OVNI emitia radiação luminosa de cor branca-azulada e sua magnitude aparente era menor que os outros dois corpos celestes que estavam semi-ofuscados pelas nuvens e se não houvesse nuvens, muito provavelmente isso passaria despercebido.

Eu descartei a possibilidade de ser qualquer tipo de aeronave conhecida ou satélite artificial, pois o padrão de vôo dessa “coisa” era muito intrínseco, na verdade o padrão era completamente aleatório e por alguns breves instantes esse OVNI sumia nas nuvens, algo entre 2 e 3 segundos, também não ouvi nenhum tipo de ruído emitido por esse fenômeno, e após um tempo ele sumiu definitivamente entre as nuvens e alguns segundos antes de desaparecer fori emitido algo parecido com luzes estroboscópicas brancas mas não foram muito intensas.

O tempo que presenciei o fenômeno durou aproximadamente 3 minutos porém as pessoas no local me relataram que estavam vendo a 5 minutos quando cheguei.

Fiz uma gravação na câmera do meu celular, porém como a grande maioria dos celulares, a resolução máxima de vídeo é VGA 640x480, nem ampliando no PC consegui avistar nada além da escuridão total do céu (nem júpiter apareceu na gravação), e quando cheguei na minha cidade, as poucas pessoas que relatei o acontecimento trataram o fato como uma piada, relatei esse ocorrido para a FAB via e-mail e perguntei sobre alguma anomalia avistada nos radares naquela região mas até hoje não fui respondido.

Alguns dados relevantes:

Dia: 29 Setembro
Horário: aproximadamente 20:37 (horário de Brasília)
Tipo de nuvem: altostratus
Corpos celestes visíveis: Júpiter e Fomalhaut
Localização: 18° 26' 52" S    50° 27' 07" O Quirinópolis, Goiás.
Coordenadas Celestes aproximadas no instante do avistamento:
Júpiter: coordenada azimutal 43°  coordenada equatorial 0h -3°
Fomalhaut: coordenada azimutal 59° coordenada equatorial 23h -30°
OVNI: coordenada azimutal 30° coordenada equatorial 23h 28°

O que me restou de mais plausível pra cogitar:

Protótipos de Aeronaves Militares ultra secretas? no Brasil?
(Pelo que pesquisei a base aérea militar mais próxima daquela cidade é Anápolis a 280Km em linha reta.)

Balão meteorológico com alguma falha?

Algum objeto relativamente pequeno operado á RF(rádio frequência), feito "pra ser visto"?

essa são as possibilidades que me ocorreram, no entando a única pessoa que não se espantou nada e nem fez piada foi um amigo de faculdade que é leitor assíduo de revistas de ufologia, ele até supôs algumas hipóteses, mas por enquanto creio que a ciência não conhece nenhuma prova cabal pra endossar as especulações dele.

Gostaria de saber se alguém já testemunhou algum fenômeno desse tipo ou se tem alguma hipótese baseada nos dados.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Relato de Avistamento pessoal de OVNI (sou cético)
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:45:34 »
Pela coordenadas informadas o objeto estava relativamente baixo.

Como acabara de chover, o objeto não apresentava padrão no seu deslocamento e ainda emitia "luz" branca-azulada eu arriscaria dizer que é algum tipo de manifestação elétrica natural do tipo "burst".
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:52:59 »

Como acabara de chover, o objeto não apresentava padrão no seu deslocamento e ainda emitia "luz" branca-azulada eu arriscaria dizer que é algum tipo de manifestação elétrica natural do tipo "burst".

Seriam, raios globulares?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:53:33 »
Olá a todos, esse é o meu primeiro tópico, me registrei nesse fórum porque creio que aqui é o lugar ideal pra encontrar respostas ponderadas e sensatas para uma dúvida.
[...]
Eu avistei “ALGO” que não sei explicar! Creio que o fenômeno tratava-se de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI).
[...]
O que me restou de mais plausível pra cogitar:

Protótipos de Aeronaves Militares ultra secretas? no Brasil?
(Pelo que pesquisei a base aérea militar mais próxima daquela cidade é Anápolis a 280Km em linha reta.)

Possibilidade remota, pois o Brasil não se destaca em tecnologia militar de ponta, ainda mais aeronáutica.

Balão meteorológico com alguma falha?

Pelas características descritas não acho que seja um balão metereológico.

Algum objeto relativamente pequeno operado á RF(rádio frequência), feito "pra ser visto"?

Considerando a distância e a intensidade luminosa eu descartaria um objeto operado por RF.

Essa são as possibilidades que me ocorreram, no entando a única pessoa que não se espantou nada e nem fez piada foi um amigo de faculdade que é leitor assíduo de revistas de ufologia, ele até supôs algumas hipóteses, mas por enquanto creio que a ciência não conhece nenhuma prova cabal pra endossar as especulações dele.

Certamente o que voce viu é um OVNI. No entanto, atribuir-lhe uma origem extra-terrestre é uma atitude totalmente precipitada.

Gostaria de saber se alguém já testemunhou algum fenômeno desse tipo ou se tem alguma hipótese baseada nos dados.

Já presenciei algo parecido, em um acampamento quando tinha cerca de 16 anos, e até hoje não elaborei uma explicação satisfatória.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:56:29 »

Seriam raios globulares?

Esta manifestação elétrica geralmente tende a ser esférica. O "burst" mais parece um "feixe"!

De qualquer modo o que ele viu poderia ser um raio globular, uiliníli.

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:57:15 »
E desculpe a falta de educação.

Seja bem vindo coldsnip.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:59:29 »
Pela descrição, parece muito com um raio globular. Olha o que o Skepdic diz:

Ball lightning is described as a luminous sphere which seems to appear out of nowhere and vanish into thin air. It varies in size from two to ten inches in diameter. It usually is seen shortly before or after, or during, a thunderstorm. Its duration varies from a few seconds to a few minutes. "The lifetime of ball lightning tends to increase with size and decrease with brightness. Balls that appear distinctly orange and blue seem to last longer than average....Ball lightning usually moves parallel to the earth, but it takes vertical jumps. Sometimes it descends from the clouds, other times it suddenly materializes either indoors or outdoors or enters a room through a closed or open window, through thin nonmetallic walls or through the chimney."*

Mais informações: http://www.skepdic.com/balllightning.html

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2010, 20:00:14 »
É, estava bem baixo em relação ao horizonte.

Dei uma olhada no Stelarium, e realmente, no local e horário indicado, não seria nenhum corpo celeste.

Pela descrição das condições meteorológicas, também acho que bem poderia se tratar de Raio Globular.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2010, 20:15:47 »
Não podemos descartar nenhuma possibilidade. Exceto, claro, a de se tratar de uma espaçonave de origem alienígena na qual uma civilização mais avançada gastou um bazilhão de espaço-dólares para que um piloto bêbado viesse fazer manobras a esmo no meio da noite, chamando a atenção dos nativos e alertando-os do ataque surpresa iminente que eles planejam realizar.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2010, 21:55:09 »
Não podemos descartar nenhuma possibilidade. Exceto, claro, a de se tratar de uma espaçonave de origem alienígena na qual uma civilização mais avançada gastou um bazilhão de espaço-dólares para que um piloto bêbado viesse fazer manobras a esmo no meio da noite, chamando a atenção dos nativos e alertando-os do ataque surpresa iminente que eles planejam realizar.

“Depois de eliminar o impossível, aquilo que sobra, mesmo parecendo improvável, deve ser a verdade.” (Sherlock Holmes). Improvável, mas não impossível, mas quando li a descrição do evento também me veio logo à mente raios globulares.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2010, 22:25:20 »

Seriam, raios globulares?
Pela descrição parece ser o mais provável.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2010, 07:38:58 »
Eu vi a "mãe do ouro" uma vez...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2010, 08:22:14 »

É o equivalente mineiro ao "boi-ta-tá" ou "fogo fátuo"?
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2010, 09:01:20 »

É o equivalente mineiro ao "boi-ta-tá" ou "fogo fátuo"?

Não. É um tipo de fenômeno eletromagnético, nada a ver com gases.

É uma bola de luz que sai de uma montanha, vai pra outra bem lentamente e com movimentos meio incertos. Ocorre de acordo com a concentração de metais e de certas condições atmosféricas ou algo do tipo.

Eu sei que eu achei um barato... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2010, 10:57:43 »

Não, na verdade ele escreveu 'cala boca Galvão' em boziliano, para você ver como as ondas de rádio chegam longe !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2010, 11:07:10 »
Não, na verdade ele escreveu 'cala boca Galvão' em boziliano, para você ver como as ondas de rádio chegam longe !

:histeria:

Offline coldsnip

• Nível 00
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Outubro de 2010, 03:06:17 »
Pessoal gostaria de agradecer a atenção e a qualidade das respostas.
pesquisando as hipóteses levantadas, creio que raios globulares podem se encaixar perfeitamente bem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_globular
Um raio globular consiste numa descarga elétrica luminosa em forma circular. O fenômeno ainda não foi totalmente explicado pela ciência, mas sabe-se que a descarga tem origem na atmosfera, eventualmente desprendendo-se de uma nuvem, atingindo depois o solo e desaparecendo em poucos instantes.
É um fenómeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.
Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio.
O fenómeno pode interferir nas emissões de rádio, deixando rastros por onde passa. O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte.

e ainda conheci outros fenômenos interessantes como Fogo de São Telmo, Fogo fátuo e Foo fighter.

E aproveitando um pouco mais do nível de conhecimento de vós foristas, me lembrei de outro acontecimento do mesmo gênero e gostaria de relata-lo:

Estava acampando em Minas Gerais na região da Serra da Canastra no ano de 2006, era uma tarde de inverno no mês de julho, o sol estava se pondo e o céu estava com aquele tom azul-esverdeado, no momento estava deitado em uma pedra olhando pro céu quando dois pequenos pontos luminosos atravessam o zênite celeste com uma  distância relativamente curta um do outro e com uma velocidade incrível.

eles permaneceram visíveis por uns 4 segundos apenas na proximidade do zênite celeste (ao todo uns 60° azimutais) e a medida que se afastavam do zênite se tornavam cada vez menos visíveis, num primeiro momento descartei a possibilidade de serem meteoritos porque estavam numa sincronia perfeita de trajetórias depois pensei que fossem satélites em órbitas polares pois traçavam uma trajetória sul-norte.

para um observador na terra eles parecem estar próximos, quando na verdade não estão, mas mesmo assim, creio que por questões de segurança deve existir uma distância segura de um satélite pra outro, o que vocês acham?

outra questão que não pude resolver...
para confirmar se o objeto se tratava de um satélite, é preciso:
saber a distância da órbita e calcular sua velocidade estimada através do tempo aproximado de 4 segundos para atravessar 60° azimutais (isso é muito rápido) e só assim comparar o valor obtido com os valores conhecidos de outros satélites.

e aí alguém se arrisca? satélites? meteoritos? outra coisa não mencionada?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Outubro de 2010, 12:17:05 »
Esse parece mais difícil... Os objetos se moviam paralelamente um ao outro? Você descarta a possibilidade de se tratarem dos faróis de um avião?

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Outubro de 2010, 14:32:44 »
Desculpem pessoal, eu estava fazendo experimentos com Plasma e Altas energias por esses dias.

Prometo que vou tomar mais cuidados na proxima vez.

:D

"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Outubro de 2010, 14:33:21 »
Desculpem pessoal, eu estava fazendo experimentos com Plasma e Altas energias por esses dias.

Prometo que vou tomar mais cuidados na proxima vez.

:D

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 12 de Outubro de 2010, 16:49:04 »
Estava acampando em Minas Gerais na região da Serra da Canastra no ano de 2006, era uma tarde de inverno no mês de julho, o sol estava se pondo e o céu estava com aquele tom azul-esverdeado, no momento estava deitado em uma pedra olhando pro céu quando dois pequenos pontos luminosos atravessam o zênite celeste com uma  distância relativamente curta um do outro e com uma velocidade incrível.

eles permaneceram visíveis por uns 4 segundos apenas na proximidade do zênite celeste (ao todo uns 60° azimutais) e a medida que se afastavam do zênite se tornavam cada vez menos visíveis, num primeiro momento descartei a possibilidade de serem meteoritos porque estavam numa sincronia perfeita de trajetórias depois pensei que fossem satélites em órbitas polares pois traçavam uma trajetória sul-norte.
(São duas estrelas cadente... você deveria ter feito dois pedidos e ficado contente.:P)

Eu voto na possibilidade de ter sido faróis de um avião.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Outubro de 2010, 16:53:37 »
[...]
E aproveitando um pouco mais do nível de conhecimento de vós foristas, me lembrei de outro acontecimento do mesmo gênero e gostaria de relata-lo:

Estava acampando em Minas Gerais na região da Serra da Canastra no ano de 2006, era uma tarde de inverno no mês de julho, o sol estava se pondo e o céu estava com aquele tom azul-esverdeado, no momento estava deitado em uma pedra olhando pro céu quando dois pequenos pontos luminosos atravessam o zênite celeste com uma distância relativamente curta um do outro e com uma velocidade incrível.

Eles permaneceram visíveis por uns 4 segundos apenas na proximidade do zênite celeste (ao todo uns 60° azimutais) e a medida que se afastavam do zênite se tornavam cada vez menos visíveis, num primeiro momento descartei a possibilidade de serem meteoritos porque estavam numa sincronia perfeita de trajetórias depois pensei que fossem satélites em órbitas polares pois traçavam uma trajetória sul-norte.

para um observador na terra eles parecem estar próximos, quando na verdade não estão, mas mesmo assim, creio que por questões de segurança deve existir uma distância segura de um satélite pra outro, o que vocês acham?

Outra questão que não pude resolver...

Para confirmar se o objeto se tratava de um satélite, é preciso:

Saber a distância da órbita e calcular sua velocidade estimada através do tempo aproximado de 4 segundos para atravessar 60° azimutais (isso é muito rápido) e só assim comparar o valor obtido com os valores conhecidos de outros satélites.

E aí alguém se arrisca? satélites? meteoritos? outra coisa não mencionada?

Eu já presenciei a reentrada de meteoritos em dupla há cerca de 16 anos nas cercanias de Rio Claro. Eles estavam próximos do zênite e o tempo total de avistamento até a queima deles foi de 2 a 3 segundos. A cor era esbranquiçada e a trajetória foi no sentido Leste-Oeste.

Eu arriscaria dizer, então, que o seu caso foi o de observação de meteoros.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 17:25:39 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:02:01 »
Já vi duas pequenas luzes no céu, em sentido contrário e paralelo como dois carros andando em uma estrada. Quando chegaram lado a lado, uma delas seguiu em frente enquanto a outra fez um angulo reto e continuaram até sumirem de vista.

Quando falo ângulo reto não é uma curva fechada, é um ângulo vivo mesmo em uma mudanca imediata de direção.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:03:54 »
Já vi duas pequenas luzes no céu, em sentido contrário e paralelo como dois carros andando em uma estrada. Quando chegaram lado a lado, uma delas seguiu em frente enquanto a outra fez um angulo reto e continuaram até sumirem de vista.

Quando falo ângulo reto não é uma curva fechada, é um ângulo vivo mesmo em uma mudanca imediata de direção.

Este comportamento é muito mais difícil de explicar em termos de dinâmica natural de movimento de partículas na atmosfera.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:17:53 »
Pois é, não sei o que eram, mas não eram aviões, balões ou coisa do tipo.

E a mudança de direção aconteceu sem que se tocassem pois havia alguma distância entre elas, a altitude parecia inalterada acompanhando a linha do horizonte.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!