A fé dispara no organismo uma resistencia maior, fisica e psicologica.....ela em si nada faz....é evidente que rezar não muda as coisas....não faz chover se é seca, ou socorre alguem....mas ter esperanças até mesmo em algo que vc não imagina o que seja é bom...
Ceticamente eu diria...ter esperança que algo não previsto poderá ajudar....e isto dá mais forças a resistir a provações....
Em resumo...temos força para muito mais do que se imagina,.....a fé neste caso age como o gatilho que dispara isto....mas esta força que cada um pode ter em situações adversas pode ser disparada de outros modos.....como preparação por exemplo, como esturuturar sua personalidade, para enfrentar adversidades...em outras palavras educar sua vontade.
Concordo. A fé seria mais como um estado de certeza absoluta (ou relativa?) sobre algo que ainda estará para acontecer. A fé está sim muito entrelaçada com o sentimento de esperança, que é o que ocorre na maioria dos casos. E sim, ela nos dá força, ainda que aquilo em que acreditemos nem sempre seja uma verdade...
Porque o que importa aí, na fé, não é a crença em si, mas sim este sentimento que nos dá força e motivação. É a motivação em si. É isso o que deve ser aproveitado. Dá para ter otimismo sem fé, mas a fé é como um otimismo associado a uma crença. Ou simplesmente acreditar em algo porque desconfia positivamente de sua existência.
O segredo é ter motivação em momentos de aparente desespero, ao invés de entrar em parafuso. É difícil não se desesperar, mas em certos casos, o que nos resta é ter fé, no fim das contas.
E sim, acho muito mais importante a preparação e estruturação de personalidade e conceitos para enfrentar adversidades do que simplesmente esperar sem fazer nada, achando que algo ou alguém vai fazer em nosso lugar. E é neste aspecto que muitos religiosos pecam, infelizmente, talvez por conta do medo e acomodação. Eu mesmo vivo me preparando para uma adversidade que tenho em mente (pressinto) desde a infância, ao tentar me rivalizar contra os sistemas e filosofias existentes, me sentir forte de alguma forma, para já ter esta estruturação em meu subconsciente, por um auto-condicionamento feito por mim mesmo. Para não cair no conformismo (desistência, derrota).
E, como ocorreu com os mineiros, às vezes a motivação e fé podem nos dar uma boa inspiração, como a idéia de escrever um livro... o que pode dar lucro! Ou $eja, é a fé dando lucro $$$!
Como deu tudo certo vao dizer que foi uma provaçao, se tivessem morrido seria porque chegou a hora deles
E porque a idéia de provação e hora da morte tem que estar relacionada a um deus?