Autor Tópico: Paleontólogos descobrem que tiranossauro era canibal  (Lida 5473 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Paleontólogos descobrem que tiranossauro era canibal
« Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2010, 21:51:17 »
Acho que deve ser muito raro que um bicho simplesmente ignore uma comida dando sopa. Já ouvi falar que tentaram controlar gatos "ferais" com salsichas envenenadas na Austrália (onde não são nativos e ameaçam espécies nativas), mas não deu certo, eles não comiam, só o que caçavam. Mas mesmo assim, gatos de rua em cidades vão rasgar sacos de lixo para procurar comida.

Neste caso eles podem ter detectado o composto químico estranho pelo olfato.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2010, 21:51:24 »
Guepardo é afugentado até mesmo por um bando de urubus. Deve ser bem frustrante. Isso é que é exemplo dos riscos de extrema especialização.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2010, 20:09:13 »
Mas os episódios de canibalismo ocorreria somente no caso de falta de alimento ou seria um modo habitual de obtê-lo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2010, 20:20:32 »
Mas os episódios de canibalismo ocorreria somente no caso de falta de alimento ou seria um modo habitual de obtê-lo?

É difícil avaliar este comportamento somente pelos fósseis. E mesmo a comparação com os grandes carnívoros terrestres atuais é limitada.

Aceitando-se isto como válido, os casos de canibalismo ocorreriam principalmente pela falta de alimentos.
Foto USGS

Temma

• Visitante
« Resposta #30 Online: 28 de Outubro de 2010, 11:46:08 »
Eu não consigo aventar alguma desvantagem no eventual consumo de carniça que pudesse ser replicado pela evolução. Tem a decomposição, mas isso já seria contornado pelo olfato apurado.

talvez num ambiente em que houvesse farta disponibilidade de presas e um gasto energético próximo ao zero. Err... algo semelhante a quando o Dino da Silva Sauro abria a geladeira e um monte de mãozinhas se agitavam e se ouviam vozes estridentes "-eu eu, me coma, me coma!!"  :P

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2010, 17:14:30 »
Havia vários Tiranossauros mais pequenos do que o Rex, mas todos tinham a mesma configuração. Daí não fazer sentido argumentar com a configuração para negar a capacidade de caçar... então quem caçava o Triceratops e similares? E também não é verdade que se descobriram vertebras de Triceratops mordidas por Tiranossauros, inclusive num animal que se sabe ter sobrevivido ao ataque, pois existe todo ou quase todo o esqueleto e se só há uma mordida?
Não sei como o Tiranosssauro fazia nos combates com os Dinossauros vegetarianos couraçados, mas tendo a crer na teoria de que a vitória resultava do derrube destes com poderosos golpes de patas (no estilo dos galos de combate) a que se seguia o uso dos dentes na presa já derrubada para a matar de facto. É assim que imagino o confronto mas sem dogma... 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!