Pois é, eu até entendo alguém gostar desse filme,
[...]
Ainda bem que voce entende.
se esse alguém vive nas décadas de 60 e 70.
[...]
Acho que voce quis dizer viveu, certo? Ou voce está querendo dizer que há pessoas que ainda "vivem aqueles tempos" (nostalgia)?
Eu nasci em 1963 e não assisti no cinema nenhum dos filmes anteriores ao Star Wars (da minha lista).
Não existia nada melhor naquela época,
Aceitando a classificação obtusa adotada desde que os filmes VHS se popularizaram, os filmes que eu relacionei como sendo de "ficção científica" eram realmente os supra-sumos em suas épocas (em minha opinião).
então é normal que eles tenham sido filmes de destaque, mas pô, já se vão 40 anos...
E realmente foram. Bem, quase todos. O filme Solaris, por exemplo, teve baixa repercussão em termos de bilheteria por motivos políticos.
perto do padrão de qualidade de hoje em dia, esses filmes são uma porcaria!
Depende.
Se por "padrão de qualidade" voce se refere à ampliação do horizonte filmográfico proporcionado pelas técnicas de efeitos especiais, eu concordo com voce.
Mas, nos demais elementos que compõe um filme, eu não tenho dúvida que a qualidade média dos filmes de ficção que eu mencionei ultrapassam em larga medida a média dos filmes atuais. Elementos de qualidade tais como estórias originais, roteiros adaptados e interpretações são itens que passam longe da maioria das atuais produções, que não passam de bobagens pirotécnicas semelhantes a
video games.