Autor Tópico: Teocracia Espírita  (Lida 1860 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Teocracia Espírita
« Online: 25 de Outubro de 2010, 21:43:36 »
Como seria uma teocracia espírita? Como seria a educação, arte, diversão, segurança, etc?....

Fiquei pensando sobre isso após ler alguns posts aqui no fórum especialmente posts no tópico iniciado pelo Herf: Espírita falando sobre masturbação

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Teocracia Espírita
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2010, 21:44:38 »
Os espíritas nunca fariam uma teocracia, pois eles são mais evoluídos e gostosões. Próxima pergunta.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:40:22 »
Ok. Vamos novamente ao onanismo espiritóide. Como você acha que seria governada uma cidade (comunidade?) espiritual ao estilo daquela palhaçada de Nosso Lar (que não ví)? Na minha opinião seria algo muito próximo ao nazismo com cada qual no seu grau de evolução espiritual e uma tolerância baseada em falsidade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:42:25 »
A educação seria maravilhosa. As pessoas teriam aulas de física com Einstein, Newton, Schrodinger, etc... Teríamos seminários com Darwin e Sagan, alunos de graduação em Filosofia e Psicologia teriam aulas, respectivamente, com Niet e Freud... As possibilidades são ilimitadas!  :oba:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:44:39 »
A educação seria maravilhosa. As pessoas teriam aulas de física com Einstein, Newton, Schrodinger, etc... Teríamos seminários com Darwin e Sagan, alunos de graduação em Filosofia e Psicologia teriam aulas, respectivamente, com Niet e Freud... As possibilidades são ilimitadas!  :oba:

Sim...e uma escola de circo para treinar espiritos palhaços para dizerem besteiras através de médiuns.  :P
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:49:02 »
Exagero, Giga, apesar de fazer algum sentido se substituirmos o conceito de raça superior pelo de espíritos superiores. Seria fácil criar uma falsa meritocracia que desandaria para algo parecido com uma sociedade de castas como o hinduísmo, mas não necessariamente hereditário. Eu acho que pareceria mais com o Tibet antes da anexação pela China. Uma burocracia dominada pelos espíritos mais evoluídos (o clero, naturalmente) e um líder identificado como reencarnação de seres iluminados.

Mas no mundo real, acho que teocracia não está no DNA do espiritismo, é uma religião surgida e desenvolvida dentro de sociedades democráticas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:50:41 »
Exagero, Giga, apesar de fazer algum sentido se substituirmos o conceito de raça superior pelo de espíritos superiores. Seria fácil criar uma falsa meritocracia que desandaria para algo parecido com uma sociedade de castas como o hinduísmo, mas não necessariamente hereditário. Eu acho que pareceria mais com o Tibet antes da anexação pela China. Uma burocracia dominada pelos espíritos mais evoluídos (o clero, naturalmente) e um líder identificado como reencarnação de seres iluminados.

Mas no mundo real, acho que teocracia não está no DNA do espiritismo, é uma religião surgida e desenvolvida dentro de sociedades democráticas.

De acordo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2010, 23:05:11 »
Cosmocracia. Segundo Vieira (2003, p. 495 e 851), a cosmocracia, a caminho da cosmovisão política
nas exposições, é um passo mais adiantado da civilização mundial. É possível especular sobre possíveis
estruturas nas quais a democracia se manifesta por colegiados cosmoéticos, com autoridade consciencial,
respeitando a hierarquia da holomaturidade, sem imposições, distorções e coerções, incentivando a aplicação
do livre-arbítrio das consciências. A organização e a maturidade substituem a letargia burocrática da
máquina governamental mundial e a corrupção, a iniciar pela qualificação das personalidades públicas, dos
servidores e dos próprios cidadãos, aplicando a auto-avaliação consciencial com foco na aquisição da maturidade
cosmoética em suas ações. É fato que na sociedade atual não se identificam situações onde
a cosmocracia esteja sendo vivenciada amplamente. Em tese, poderia estar sendo vivenciada; entretanto,
a maturidade consciencial média do planeta e das lideranças não possibilita a aplicação imediata em sua
totalidade, mesmo que elementos esboçantes da cosmocracia estejam sendo praticados no exercício
paradiplomático dos blocos econômicos, na União Européia (UE) e nas atividades da Organização das
Nações Unidas (ONU).

http://www.ceaec.org.br/conscientia//conscientia/article/viewFile/125/134

CCCI - COMUNIDADE CONSCIENCIOLÓGICA COSMOÉTICA INTERNACIONAL

E eu que não tive paciência para aguardar o domínio cognitivo dessa ascenção tecnológica espírita  ::)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:30:55 »
[...]
Eu acho que pareceria mais com o Tibet antes da anexação pela China.
[...]

Mesmo porque, depois da anexação não sobraria nenhum corpo para reencarnar. :biglol:
Foto USGS

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:36:35 »
[...]
Eu acho que pareceria mais com o Tibet antes da anexação pela China.
[...]

Mesmo porque, depois da anexação não sobraria nenhum corpo para reencarnar. :biglol:
Que maldade :P

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:45:56 »
Como seria uma teocracia espírita? Como seria a educação, arte, diversão, segurança, etc?....

Fiquei pensando sobre isso após ler alguns posts aqui no fórum especialmente posts no tópico iniciado pelo Herf: Espírita falando sobre masturbação

Eu acho que a sociedade seria dividida em castas, com pessoas brancas sendo superiores e negros e indios sendo escravos.
A educação seria de péssima qualidade, quem discordasse das asneiras dos espíritos superiores seria taxado de atrazado ou que não evoluiu o bastante para entender.
A arte seria um fiasco, levando em conta a pessima qualidade dos livros psicografados onde qualquer porcaria é tida como grande obra pelos espírtas. (vide nosso lar)
A diversão seria praticamente nula. espíritas consideram os prazeres carnais ou materiais como coisa de gente atrasada.

Caramba, ainda bem que essa merda de religião não foi pra frente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:50:14 »
Eu acho que a sociedade seria dividida em castas, com pessoas brancas sendo superiores e negros e indios sendo escravos.

Se o regime começasse no século XIX, talvez. Hoje isso não aconteceria. Mas porque a sociedade evoluiu, não as almas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2010, 01:04:34 »

Se o regime começasse no século XIX, talvez. Hoje isso não aconteceria. Mas porque a sociedade evoluiu, não as almas.

Voce está se baseando em uma sociedade aos moldes ocidentais.

Mas duvido que não houvesse castas se fosse uma sociedade do tipo árabe, indiana ou centro-africana.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2010, 01:14:36 »
Na indiana já existem castas, e elas se baseiam num suposto histórico de reencarnação e evolução espiritual. Se deixado "ao natural", provavelmente uma teocracia espírita levaria a uma sociedade muito parecida à indiana, de fato. Mas levando em conta que é uma religião desenvolvida no Ocidente em uma época em que a opção por sociedades democráticas e respeito aos direitos humanos já eram meio que um consenso, esse tipo de sociedade não aconteceria mais nem sob uma teocracia espírita e nem sob uma cristã, pelo menos num primeiro momento. Mas mais tarde, caso os valores democráticos deteriorassem muito nesse período, esse tipo de sistema poderia vingar.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2010, 09:18:34 »

E eu que não tive paciência para aguardar o domínio cognitivo dessa ascenção tecnológica espírita  ::)
CCCI
COMUNIDADE CONSCIENCIOLÓGICA COSMOÉTICA INTERNACIONAL

O CEAEC é uma das instituições conscienciocêntricas que formam a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).

A CCCI é o conjunto de habitantes ou população das Cognópolis (Cidade do Conhecimento), da sociedade de pessoas conectadas pelos vínculos conscienciais da Conscienciologia. É o complexo comunitário conscienciológico, um mutirão permamente, a integração demográfica conscienciológica. Formada por pesquisadores, voluntários, professores, Instituições Conscienciocêntricas (ICs), Colégios Invisíveis da Conscienciologia e empresas conscienciológicas a cidade do conhecimento existe, hoje em Foz do Iguaçu, formada por centenas de pessoas e outra se formando em Évora Monte, Portugal.
Cara, de onde esse pessoal tira essas coisas?  :demente:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2010, 14:48:59 »
Mas na India a sociedade de castas foi um arranjo politico que depois foi fundamentado na religiao, e levou tempo
(foi a forma dos árias se imporem ao dravidicos)

A teocracia espirita teria que fazer o caminho inverso, o que dificilmente daria certo sem porrada

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2010, 16:53:40 »
Mas na India a sociedade de castas foi um arranjo politico que depois foi fundamentado na religiao, e levou tempo
(foi a forma dos árias se imporem ao dravidicos)
A teoria da invasão ariana foi criada por um inglês (Max Muller) no século XIX, baseado no pouco conhecimento e no racismo científico da época e é fortemente contestada por historiadores e arqueólogos atuais. Além disso, estudos genéticos modernos evidenciam que o sistema de castas foi criado muito antes da chegada dos arianos no atual território.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2010, 13:58:50 »
Entao toda aquela relaçao do sanscrito com as linguas europeias é furada?

Ja li alguma coisa de nacionalistas indianos, dizem eles que houve um movimento contrario, foram os antigos povos da India que foram em direçao ao oriente, dando origem aos egipcios e sumerios, que por sua vez inflenciaram o que seria depois a civlizaçao ocidental

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2010, 20:45:13 »

Ja li alguma coisa de nacionalistas indianos, dizem eles que houve um movimento contrario, foram os antigos povos da India que foram em direçao ao oriente, dando origem aos egipcios e sumerios, que por sua vez inflenciaram o que seria depois a civlizaçao ocidental

Ocidente.

O fato é que quase todos os povos querem ter a primazia de ser o "povo mais influente".

E no caso dos nacionalistas indianos eu digo somente uma coisa: Um povo que adora e presta reverências às vacas não pode, seriamente, querer ser o "farol da humanidade".

Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2010, 20:50:08 »
Um povo que adora e presta reverências às vacas não pode, seriamente, querer ser o "farol da humanidade".

Pelo menos vacas existem ::)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2010, 21:03:36 »
Um povo que adora e presta reverências às vacas não pode, seriamente, querer ser o "farol da humanidade".

Pelo menos vacas existem ::)

Vendo sob este ponto de vista... :)
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2010, 22:36:09 »
Não. O sânscrito pertence ao mesmo tronco de línguas indo-européias da maioria das línguas européias.

O que foi contestado foi a história clássica que havia uma civilização urbana e avançada (para a época) no vale do Indo e que foi invadida e varrida do mapa por hordas de bárbaros arianos, enquanto os sobreviventes eram escravizados, empurrados para outras terras e discriminados pelos sistema de castas.

A moderna arqueologia não encontra nenhuma evidência de invasões violentas, mas de migrações pacíficas, ao mesmo tempo que encontra evidências de uma decadência "natural" da civilização do vale do Indo devido a seca e a diminuição do comércio, com abandono das cidades e reconstrução em outros territórios.
Como disse o Geo, todo mundo quer puxar a brasa para a sua sardinha.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2010, 13:49:04 »

Ocidente.

O fato é que quase todos os povos querem ter a primazia de ser o "povo mais influente".

E no caso dos nacionalistas indianos eu digo somente uma coisa: Um povo que adora e presta reverências às vacas não pode, seriamente, querer ser o "farol da humanidade".

Nao oriente mesmo, oriente medio  :)

Mas tirando as bizarrices misticas possuiam uma civilizaçao bem avançada

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2010, 19:29:35 »

CCCI
COMUNIDADE CONSCIENCIOLÓGICA COSMOÉTICA INTERNACIONAL

O CEAEC é uma das instituições conscienciocêntricas que formam a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).

A CCCI é o conjunto de habitantes ou população das Cognópolis (Cidade do Conhecimento), da sociedade de pessoas conectadas pelos vínculos conscienciais da Conscienciologia. É o complexo comunitário conscienciológico, um mutirão permamente, a integração demográfica conscienciológica. Formada por pesquisadores, voluntários, professores, Instituições Conscienciocêntricas (ICs), Colégios Invisíveis da Conscienciologia e empresas conscienciológicas a cidade do conhecimento existe, hoje em Foz do Iguaçu, formada por centenas de pessoas e outra se formando em Évora Monte, Portugal.
Cara, de onde esse pessoal tira essas coisas?  :demente:
Da Marvel.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2010, 20:37:03 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!