Autor Tópico: Gerente de lanchonete que engordou no trabalho deve ser indenizado  (Lida 2186 vezes)

Temma

• Visitante
Gerente de lanchonete que engordou no trabalho deve ser indenizado
« Online: 26 de Outubro de 2010, 15:43:56 »
Gerente de lanchonete deve ser indenizado

Uma franquia de uma rede internacional de fast food está obrigada a indenizar um ex-gerente que engordou mais de 30 quilos durante os 12 anos em que trabalhou para a empresa. A decisão unânime é da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. Os desembargadores confirmaram parcialmente a sentença do primeiro grau. Apenas reduziram o valor da indenização de R$ 48 mil para R$ 30 mil por danos morais. Cabe recurso.

De acordo com os autos, o empregado entrou na lanchonete pesando entre 70 e 75 kg e saiu com 105 kg. Para a 3ª Turma do TRT gaúcho, a franquia contribuiu para que o autor chegasse ao quadro de "Obeso 2", resultando em problemas de saúde. Conforme o desembargador João Ghisleni Filho, relator do acórdão, as provas indicaram que o ex-gerente era obrigado a degustar produtos da lanchonete — alimentos reconhecidamente calóricos, como hambúrguer, batata frita, refrigerante e sorvetes.

Além disso, no horário de intervalo, a empresa fornecia um lanche composto de hambúrguer, batatas fritas e refrigerante. De acordo com testemunhas, na loja em que o autor trabalhou a maior parte do tempo, a lanchonete não permitia a troca deste lanche por dinheiro ou vale-refeição.

O relator reconheceu que fatores genéticos e o sedentarismo possivelmente também foram causas da obesidade. Porém, na sua opinião, isso não exime a responsabilidade da empresa. "Mesmo que a adoção de alimentação saudável fosse uma escolha do reclamante, havia imposição para que fossem consumidos os produtos da reclamada como a refeição no intervalo intrajornada e, ainda, para degustação, mesmo que eventualmente, ou duas vezes ao dia, como se extrai da prova", afirma o acórdão. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-RS.

R.O. 0010000-21.2009.5.04.0030

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Gerente de lanchonete que engordou no trabalho deve ser indenizado
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2010, 16:44:39 »
Quando eu trabalhava no Mac eu recebia vale refeição.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2010, 18:27:10 »
Bem, deveriam dar vale refeição mesmo... Mas por outro lado, ele tinha que aprender a manter a boca fechada. Só não falou que é só no brasil que uma dessas ganha, que é bem capas de darem causa la nos US também.
"The patient refused an autopsy."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2010, 18:52:27 »
Trabalhei os últimos 6 meses como gerente da Subway em Caxias do Sul... emagreci 20Kg.  :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2010, 21:34:33 »
Que decisão judicial ridícula!

Só podia ser de um anacrônico TRT.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2010, 21:54:01 »
Que decisão judicial ridícula!

Só podia ser de um anacrônico TRT.
Bom, se ele realmente não recebia ajuda alimentar e era obrigado a comer os lanches de lá, não chega a ser uma decisão tão ridicula......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2010, 22:40:05 »
Também acho. Ainda mais que é comprovado o quão mal faz à saúde esses lanches.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2010, 23:07:07 »
as provas indicaram que o ex-gerente era obrigado a degustar produtos da lanchonete — alimentos reconhecidamente calóricos, como hambúrguer, batata frita, refrigerante e sorvetes.

Além disso, no horário de intervalo, a empresa fornecia um lanche composto de hambúrguer, batatas fritas e refrigerante. De acordo com testemunhas, na loja em que o autor trabalhou a maior parte do tempo, a lanchonete não permitia a troca deste lanche por dinheiro ou vale-refeição.

A decisão foi correta. Não vejo espaço para muita discussão.

Só gostaria de saber em que cidade foi isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2010, 23:15:18 »
as provas indicaram que o ex-gerente era obrigado a degustar produtos da lanchonete — alimentos reconhecidamente calóricos, como hambúrguer, batata frita, refrigerante e sorvetes.

Primeiro. As suas "excrescências" teriam de demonstrar que fatores genéticos não foram preponderantes.

Segundo. As suas "excrescências" teriam de demontrar que o sedentarismo não colaborou decisavamente.

Terceiro. Para ele engordar 30Kg ele teria que passar o expediente todo fazendo degustação, o que eu duvido que tenha ocorrido.

Quarto. A notícia menciona que ele fazia lanches em "horário de intervalo" e não no horário de almoço. Não é usual a entrega de "vale-refeição" para lanches.

P.S.

Onde a empresa aparentemente errou foi o de não fornecer "vale-refeição" e, com isto, deixar livre o reclamante para ele comer (almoçar) onde quisesse.
Foto USGS

Temma

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2010, 01:52:13 »
a primeira vista eu achei a decisão absurda. Mas depois pensei bem. Mesmo que o cara tivesse mantido o mesmo peso, foram 12 anos em que o cara manteve uma péssima alimentação em razão do não fornecimento de vale-refeição ou auxílio-alimentação.

Perfeitamente válido. E quanto à indenização, considerando que o cara trabalhasse 20 dias por mês.

20d x 11m x 12a = 2.640 Dias

Pelo que pesquisei, a média paga por dia é de R$ 7,80 Reais. Daria 20K só sendo pagas as refeições normalmente.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2010, 07:58:06 »
Quando eu trabalhava no Mac eu recebia vale refeição.....

Enquanto trabalhei lá, só podia comer os lanches deles que eram fornecido no break (intervalo de almoço). Eles não forneciam vale-refeição e sem isso, ganhando 0,78 centavos por hora, era impensável correr pra comer em outro lugar. Em um ano, engordei 10kg comendo 1 big mac, 1 coca de 500ml e uma batata média por dia. E isso porque ainda fazia academia nas horas de folga e o trabalho lá era puxado.

Geo, tenho certeza de que nos autos, a empresa deve ter levantado como defesa todos essas questões que, pela decisão, foram derrubadas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2010, 08:36:41 »
Eu ganhava lanche quando era atendente e trabalhava menos........ Quando fui pra coordenador e trabalhava 8 horas por dia, comecei a ganhar vale......

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2010, 08:39:29 »
Eu ganhava lanche quando era atendente e trabalhava menos........ Quando fui pra coordenador e trabalhava 8 horas por dia, comecei a ganhar vale......

Eu fiquei por cerca de um ano e saí como treinador. Ralava as 8hs mas ainda assim não tinha vale. Até onde via, ninguém ganhava.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2010, 08:45:18 »
Putz, treinador é o pior cargo da loja..... Mais responsabilidade, salario de merda, trabalha pra porra e ainda tem que usar aquele uniforme ridiculo.....

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2010, 08:55:32 »
Putz, treinador é o pior cargo da loja..... Mais responsabilidade, salario de merda, trabalha pra porra e ainda tem que usar aquele uniforme ridiculo.....

Não tinha uniforme ridículo, só colava um adesivo de treinador no braço... :lol:

Pior cargo era de gerente de plantão. Ficava 12hs ralando e quando chegavam os consultores, tomava bronca na frente de todo mundo.

E o "Ok, Obrigado"?

- Ok, Obrigado? Ok, obrigado... :histeria:

Detalhe que quando fui contratado pela FIAT, o grande diferencial segundo meu chefe foi ter trabalhado no McDonald's, já que isso teria me feito perceber o valor do trabalho em equipe e da hierarquia de funções.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2010, 09:32:31 »
Enquanto trabalhei lá, só podia comer os lanches deles que eram fornecido no break (intervalo de almoço).

Voce não podia levar algum lanche?

Eles não forneciam vale-refeição e sem isso, ganhando 0,78 centavos por hora, era impensável correr pra comer em outro lugar.

Eles seriam obrigados a fornecer vale-refeição se tivesse previsão na convenção coletiva.

Em um ano, engordei 10kg comendo 1 big mac, 1 coca de 500ml e uma batata média por dia. E isso porque ainda fazia academia nas horas de folga e o trabalho lá era puxado.

Não tenho dúvida que aquele tipo de refeição, se ingerida com regularidade e em grande volume, pode levar uma pesssoa a ficar com sobrepeso.

Geo, tenho certeza de que nos autos, a empresa deve ter levantado como defesa todos essas questões que, pela decisão, foram derrubadas.

Em princípio eu concordo e este é o ponto principal Diegojaf.

Nós não tivemos acesso ao processo, então a nossa avaliação do caso só pode ser feita com base em uma notícia, composta de fragmentos do processo, de uma mídia que eu não sei se é especializada.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2010, 09:36:13 »
Detalhe que quando fui contratado pela FIAT, o grande diferencial segundo meu chefe foi ter trabalhado no McDonald's, já que isso teria me feito perceber o valor do trabalho em equipe e da hierarquia de funções.

A preparação para a vida profissional proporcionada por uma empresa daquele tipo é muito importante, mesmo que seja um trabalho simples, pois uma parte significativa dos funcionários são pessoas recém chegadas à idade adulta.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2010, 10:06:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2010, 09:44:02 »
A comida do Mac é realmente muito engordativa.
Tem um filme premiado sobre isso, o "Super Size me"
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2010, 09:44:50 »
Enquanto trabalhei lá, só podia comer os lanches deles que eram fornecido no break (intervalo de almoço).

Voce não podia levar algum lanche?

Cara, eu ganhava 0,78 cents por hora. Eu tinha que fazer treta com meus vale transportes pra valer a pena ir trabalhar. Tirar meu almoço do meu bolso não era opção.

Eles não forneciam vale-refeição e sem isso, ganhando 0,78 centavos por hora, era impensável correr pra comer em outro lugar.

Eles seriam obrigados a fornecer vale-refeição se tivesse previsão na convenção coletiva.

Na época a legislação trabalhista ainda tava meio relapsa quanto a isso. Hoje acho que ele pagam um salário redondo.

Em princípio eu concordo e este é o ponto principal Diegojaf.

Nós não tivemos acesso ao processo, então a nossa avaliação do caso só pode ser feita com base em uma notícia, composta de fragmentos do processo, de uma mídia que eu não sei se é especializada.

Quando vemos essas decisões sempre pensamos "Pô, que absurdo e...", mas esquecemos que a outra parte com certeza foi muito bem representada, pelo tamanho da empresa (qualquer famosa rede de fast food, supôe-se, mac donalds... :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2010, 09:46:06 »

A preparação para a vida profissional proporcionada por uma empresa daquele tipo é muito importante, mesmo que seja um trabalho simples, pois uma parte significativa dos fubncionários são pessoas recém chegadas à idade adulta.

Eu tinha 15 anos na época (quando tirei minha carteira de trabalho ao 14, ainda era permitido). Realmente foi uma experiência muito boa...

Muito, muuuuuuuuuuuito boa mesmo. :hihi:

Temma

• Visitante
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2010, 11:34:23 »
A fonte é o site conjur.

Achei o processo no site do TRT4.

Alguns trechos:

O reclamante relata ao perito que suas atividades incluíam degustar todos os produtos servidos de duas em duas horas, como sucos, refrigerantes, milk shakes e demais lanches, que o levaram a um aumento de peso considerável, e consequentemente, a um quadro depressivo. Refere ter ingressado com peso entre 70 e 75 kg e na época da rescisão, estava com 104 kg.  Narrou também ter reduzido 30 kg em 04 meses em determinada época, mas não conseguiu manter a dieta em razão das atividades e da obrigação de degustar. Depois da demissão, não conseguiu mais reduzir o peso. (fls.166/167).

[...] A testemunha Alexsandro Corgo Silveira, que trabalhou na reclamada de 2000 a setembro de 2006, informa (fl. 182), que o reclamante tinha que provar os alimentos pelo menos duas vezes por dia; que o reclamante prova todos os alimentos constantes no cardápio; (...) que quem fazia a degustação era o gerente de plantão e os dois coordenadores; que a degustação era feita concomitantemente pelos três, os quais dividiam os alimentos que seriam experimentados; que o depoente também fazia degustação; que o depoente engordou em torno de 3 ou 4 quilos durante o seu contrato de trabalho.

Isso foi confirmado por duas testemunhas. E a lanchonete é o MacDonald's

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2010, 11:38:43 »
A fonte é o site conjur.

Alguns trechos:

O reclamante relata ao perito que suas atividades incluíam degustar todos os produtos servidos de duas em duas horas, como sucos, refrigerantes, milk shakes e demais lanches, que o levaram a um aumento de peso considerável, e consequentemente, a um quadro depressivo. Refere ter ingressado com peso entre 70 e 75 kg e na época da rescisão, estava com 104 kg.  Narrou também ter reduzido 30 kg em 04 meses em determinada época, mas não conseguiu manter a dieta em razão das atividades e da obrigação de degustar. Depois da demissão, não conseguiu mais reduzir o peso. (fls.166/167).

[...] A testemunha Alexsandro Corgo Silveira, que trabalhou na reclamada de 2000 a setembro de 2006, informa (fl. 182), que o reclamante tinha que provar os alimentos pelo menos duas vezes por dia; que o reclamante prova todos os alimentos constantes no cardápio; (...) que quem fazia a degustação era o gerente de plantão e os dois coordenadores; que a degustação era feita concomitantemente pelos três, os quais dividiam os alimentos que seriam experimentados; que o depoente também fazia degustação; que o depoente engordou em torno de 3 ou 4 quilos durante o seu contrato de trabalho.

Pode ser. Lá os gerentes degustam pequenas porções dos alimentos pra ver se tem algo azedo ou estragado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2010, 13:29:31 »
A fonte é o site conjur.

Alguns trechos:

[...]
A testemunha Alexsandro Corgo Silveira, que trabalhou na reclamada de 2000 a setembro de 2006, informa (fl. 182), que o reclamante tinha que provar os alimentos pelo menos duas vezes por dia; que o reclamante prova todos os alimentos constantes no cardápio; (...) que quem fazia a degustação era o gerente de plantão e os dois coordenadores; que a degustação era feita concomitantemente pelos três, os quais dividiam os alimentos que seriam experimentados; que o depoente também fazia degustação; que o depoente engordou em torno de 3 ou 4 quilos durante o seu contrato de trabalho.
[...]

Será que os dois coordenadores também engordaram?
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2010, 13:59:46 »
Evidencia anedotica, todos os gerentes e coordenadores que eu conheci engordaram. E isso porque na minha epoca eles davam vale refeição.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2010, 14:09:28 »
Evidencia anedotica, todos os gerentes e coordenadores que eu conheci engordaram. E isso porque na minha epoca eles davam vale refeição.

Eu, evidência anedótica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!