Alguém sabe como esse cenário se dá numa forma mais completa? As coisas que me lembro de ter lido são que deve haver de 1 a 4% de genes neandertais em eurasiáticos, mas isso pode ter um bocado de significados diferentes.
Montando as informações novas com algumas que eu já conhecia sobre imigrações e etc, é certo que muitos eurasiáticos (ou ao menos europeus, talvez -- há, se não me engano, apenas uns 4% de europeus que são descendentes dos homo sapiens contemporâneos/conterrâneos aos neandertais, os demais sendo descendentes de uma nova leva de imigrantes posteriores à Europa*) não têm quaisquer genes neandertais. Isso está correto? Ou os 1-4% se referem a uma variação mínima "universal" aos eurasiáticos?
Com genes de modo geral parece que as pessoas (na maior parte do tempo não os cientistas, mas entusiastas) fazem umas confusões, como entender que numa dada população, as pessoas todas têm tantos porcento de genes de tal ou tal origem, quando essas porcentagens se referem à freqüência na população, não a indivíduos com uma composição genética homogênea.