Autor Tópico: Os físicos acreditam em deus?  (Lida 4610 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Os físicos acreditam em deus?
« Online: 02 de Novembro de 2010, 21:24:48 »
<a href="http://www.youtube.com/v/W7VcLCwnpt4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/W7VcLCwnpt4</a>
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Os físicos acreditam em deus?
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:32:18 »
Apelo à autoridade?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:39:46 »
Repare na prateleira de livros de um dos físicos (aos 32 segundos) onde há uma publicação intitulada "Atlas of Creation".

É irônico, ao meu ver.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:40:52 »
Apelo à autoridade?

:histeria:

Nem tinha pensado nisso...mas pode ser visto dessa forma, sem dúvida.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2010, 22:48:09 »
Repare na prateleira de livros de um dos físicos (aos 32 segundos) onde há uma publicação intitulada "Atlas of Creation".

É irônico, ao meu ver.

Os físicos gostam desse vocabulário bíblico em metáforas. Para horror dos biólogos em geral.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2010, 23:11:12 »

É irônico, ao meu ver.

Os físicos gostam desse vocabulário bíblico em metáforas. Para horror dos biólogos em geral.

Gerdien de Jong, of five biologists at Utrecht University who received a copy of the book, has described its reasoning as "absurdly ridiculous"
http://en.wikipedia.org/wiki/Adnan_Oktar

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2010, 10:04:19 »
Acredito que existam muitos cientistas que acreditam em Deus mas questionam a sua existencia.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2010, 13:34:21 »
Os que me conhecem aqui sabem que sou físico e ateu. Porém tenho colegas que são católicos, protestantes e deístas.
Um em particular é adventista(!). Conheço vários que são muçulmanos, indo dos não-praticantes aos rezam-voltados-para-Meca-5-vezes-ao-dia.
Porém, creio que a maioria é de um modo geral agnóstica ou atéia.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2010, 14:35:14 »
Um professor meu, bamba em Cosmologia, é evangélico praticante. Daqueles que declaram alegremente que vêem cada vez mais evidência de Deus no estudo da Física. Não, eu também não entendo, mas ele trabalhava e se dava bem com outros cosmólogo do departamento, 100% ateu :)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2010, 16:01:43 »
Um professor meu, bamba em Cosmologia, é evangélico praticante. Daqueles que declaram alegremente que vêem cada vez mais evidência de Deus no estudo da Física. Não, eu também não entendo, mas ele trabalhava e se dava bem com outros cosmólogo do departamento, 100% ateu :)
Lembrou meu ex-professor de Física III defendo o princípio antrópico forte em sala de aula.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2010, 20:30:18 »
Se um físico acreditar em Deus, então talvez seja mais viável para este ver Deus como um mecanismo natural, seja dentro ou fora deste universo, e não uma entidade ou consciência como pregam as religiões.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2010, 13:44:12 »
não existe essa de físicos acreditam ou não em deus, cada um é cada um.

If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2010, 13:56:00 »
O fisico pode acreditar até no saci-pererê! Só terá validade para a ciencia o que for validado pelo método científico.

Veja por exemplo, Fred Hoyle. Ele foi um grande astrônomo e suas descobertas na área foram contribuições importantes validadas pelo M.C., mas quando ele resolveu falar de biologia e evolução, disse uma grande mer#$@!!! Imediatamente foi refutado pelo meio acadêmico.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2010, 16:16:11 »
Se um físico acreditar em Deus, então talvez seja mais viável para este ver Deus como um mecanismo natural, seja dentro ou fora deste universo, e não uma entidade ou consciência como pregam as religiões.
Mas a consciência não é um mecanismo natural?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2010, 03:26:36 »
Como esse tópico me provocou coceira...

Acredito que existam muitos cientistas que acreditam em Deus mas questionam a sua existencia.
Realidade, você *acredita* que "cientistas" (muitos?!) acreditam em deuses mas não têem fé? Confesso a você que sou incapaz de distinguir entre acreditar e ter fé, entre crença e fé. Não consigo discernir a semântica entre os signos. Você pode tentar me "ajudar" nisso?

Os que me conhecem aqui sabem que sou físico e ateu. Porém tenho colegas que são católicos, protestantes e deístas.
Um em particular é adventista(!). Conheço vários que são muçulmanos, indo dos não-praticantes aos rezam-voltados-para-Meca-5-vezes-ao-dia.
Porém, creio que a maioria é de um modo geral agnóstica ou atéia.

Eu sempre digo que quando um indivíduo se diz cientista, há três possibilidades:

1ª - Está mentindo.
2ª - Não sabe o que diz.
3ª - É físico.

O que não significa que apenas por alguém "ser físico" (*formado em física*), é cientista (sei que a pergunta do tópico é sobre físicos, claro, mas estou no embalo do comentário anterior do Realidade). Repetir coisas sem realmente entendê-las é muito fácil. Até papéis fazem isso e, diga-se de passagem, muito melhor que memórias humanas pois tendem a esquecer MUITO menos e, principalmente, deteriorar muito menos a informação que recebem. Além disso, são alunos muito mais eficientes -- uma única vez ensinados e não mais esquecem. Como é bom ler um livro (científico) muito bem "ensinado" no momento de sua "aprendizagem"! Já, entender as coisas como elas realmente são é uma tarefa totalmente diferente. Os papéis/livros/qualquersuporte, incluindo o que podemos chamar de apenas 'homens-livro', não podem fazer isso. E para fazer ciência é necessária essa competência, e quando se tem essa competência não se acredita no que não existe porque, simplesmente, não se acredita (em ciência).

Conclusão: físicos podem acreditar no que bem quiserem. Cientistas, não.

Como não entende?! É muito fácil! Uma dica: du-pli-pen-sa-men-to (ou tudo que eu tenho dito aqui, no forum inteiro e, especialmente, aí em cima). Eu realmente não consigo entender como funcionaria esse fenômeno esotérico, mas... me foi apresentado "*mais* ou menos" como um dogma. Ou eu aceito ou sou crente. O problema é que tenho que admitir que sou um fracasso total nesse negócio de aceitar dogmas sem justificativa ou demonstração, principalmente quando vão contra todo o sentido da realidade. Taí!, a realidade é um bom dogma para se aceitar, por exemplo. Eu não me atreveria a discutir com ela, nem por anedota.

Bom, por fim, quanto ao duplipensamento, EU não consigo mas, quem sabe, você consegue esse "triunfo intelectual".

Lembrou meu ex-professor de Física III defendo o princípio antrópico forte em sala de aula.
E isso me lembrou aquela frase... como é mesmo...?

"Quem sabe faz e quem não sabe, ensina."

Mas a consciência não é um mecanismo natural?
Gilberto, você não acha que, perguntando assim desse jeito, o Enio captará sua mensagem, acha?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2010, 07:03:00 »
Tenho uma birra profunda com essa frase: "quem sabe, faz; quem não sabe, ensina". Muitos dos meus melhores professores publicavam muito e eram bem citados.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2010, 19:50:54 »
O problema é distinguir entre "cientista"- "pessoa que faz ciência" e "cientista" - "figura filosófico-teológica do Cientista". :)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:06:01 »
Tenho uma birra profunda com essa frase: "quem sabe, faz; quem não sabe, ensina". Muitos dos meus melhores professores publicavam muito e eram bem citados.
Temos livros excelentes de pesquisadores ganhadores do prêmio Nobel por aí. (para mim aluno deve aprender conteúdos extensos do livro, não do professor falando tudo em aula)
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2010, 07:02:20 »
Gilberto, você não acha que, perguntando assim desse jeito, o Enio captará sua mensagem, acha?
É ... sei q é meio difícil ... é teimosia minha mesmo

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2010, 08:24:20 »
Temos livros excelentes de pesquisadores ganhadores do prêmio Nobel por aí. (para mim aluno deve aprender conteúdos extensos do livro, não do professor falando tudo em aula)

É falsa a dicotomia que ou se aprende tudo em sala de aula ou se aprende somente com estudo individual. Uma formação sólida e completa vem com os dois.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:06:08 »

É irônico, ao meu ver.
Esse é um livro de um escritor turco?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2010, 12:53:30 »

É falsa a dicotomia que ou se aprende tudo em sala de aula ou se aprende somente com estudo individual. Uma formação sólida e completa vem com os dois.
eu diria que isso varia de pessoa para pessoa, para mim e uma dicotomia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:01:52 »
Felizmente políticas de ensino não são baseadas em experiências individuais.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:28:24 »
Você diz isso porque você faz parte da maioria.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:48:28 »
Ué, e se eu for, invalida o que eu disse? Eu poderia usar a mesma falácia e dizer que você tem uma deficiência social de aprendizado, que o incapacita de aprender alguma coisa com um mestre. O que não deve ser verdade, pois eu duvido que você tenha aprendido tudo nesta vida sozinho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!