Autor Tópico: The End of God?  (Lida 3987 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
The End of God?
« Online: 02 de Novembro de 2010, 21:30:46 »
<a href="http://www.youtube.com/v/aQjYm3niI2E" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/aQjYm3niI2E</a>

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re: The End of God?
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 11:59:14 »
Se for o fim de Deus, será o deus das religiões. Mas ainda que não mais existam religiões, ainda não descartaria a possibilidade de existir uma causa primária, um mecanismo. Mas este não seria o deus das religiões, não seria um deus verdadeiro. Ainda que o criacionismo ou bíblia ou qualquer livro religioso não seja uma verdade, acho que deva existir ainda uma espécie de hiperespaço, algo realmente fora do nosso universo. Mas isso poderia não estar diretamente relacionado com as religiões. Poderia ser algo diferente de um céu cheio de anjos tocando harpas ou de um inferno cheio de fogo.

Eu não acredito no criacionismo (mas acredito no evolucionismo) e nem em gênesis e não dou muito crédito à biblia em minha visão de realidade. Portanto, se as religiões perderem, isso será indiferente a mim, pois já não mais sigo o pensamento religioso. Se há revelações, então seria por um outro processo ao invés de uma consciência cósmica te revelar algo. Pois este mecanismo primário de que falo não é uma entidade ou pesamento, é totalmente diferente do que pregam as religiões.

Se o universo existe, então este não foi criado por uma vontade mesquinha que, depois de toda uma eternidade, teria, de repente, decidido criar. Penso que a criação de universos seja um processo contínuo e totalmente inconsciente, não regido por uma vontade superior. Ou seja, universos seriam constantemente criados, e não por uma decisão. E a vida em tais universos levariam muito tempo para surgir, e não em meros 7 dias!

Na verdade eu gostaria de que não mais existissem religiões como instituições. Pois há muito fanatismo e sentimentalismo. Principalmente as pentecostais e semelhantes. O islamismo também tem muito fanático que se mata por uma entidade divina idealizada. Para dizer a verdade eu já não tenho mais nada a ver com as religiões em geral. Ou seja, se deixarem de existir, será indiferente para mim. Não vou me tornar ateu por isso, pois manterei minhas convicções. Apenas não vai ter nenhum missionário tentando me forçar a ser de uma religião qualquer. E eu não pretendo forçar ninguém a seguir as minhas convicções, só vai seguir quem tiver aptidão a tal.

Posso, para o cético, parecer ter um pensamento mágico, mas a verdade é que prefiro manter uma base mecanicista, ainda que isto não se prenda totalmente no campo científico. Quer dizer, coisas como qualquer coisa surgir do nada absoluto e de ver tal causa primária como uma entidade pensante não me faz sentido. Pois o meu foco é o mecanismo das coisas, e não aceitar a "mágica" sem questioná-la. Ainda que se trate de um mecanismo ainda não teorizado pela física, por exemplo.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2010, 13:03:40 »
Vamos ver mais algumas coisas das quais sou contra as religiões e que me diferencia delas...

As religiões se focam no conforto emocional, controle social, louvação e aumento do número de fiéis (como forma disso aumentar o poder de determinada crença) já eu me foco em buscar em sentido lógico para as coisas e deixo a afetividade sem segundo plano.

As religiões têm hierarquias e isso está diretamente relacionado à crença numa autoridade divina que comanda tudo conforme um rei absolutista ou qualquer coisa do tipo, ainda que se diga que este é "bom". Para mim não há nenhuma autoridade divina e é só um mecanismo inconsciente, que rege toda a existência. Não por ordens, decisões ou empatia, apenas de forma autmática, mecânica.

Há aqueles religiosos, assim como ateus, que dizem tudo o universo surgiu do nada absoluto, seja pelo acaso ou por uma vontade fora da criação. Há alguns que dizem que o espírito não é feito de nada, mas isso vai contra o meu raciocínio de que a base da existência é algo, e não nada.

As religiões criam uma moral baseada numa "vontade divina". Mas diria que a melhor forma de fazer moral não é criá-la para agradar a uma entidade que você nem sabe se sabe de sua existência. Ao invés de procurar temer ou agradar uma entidade idealizada pelos seus atos, idealize uma moral que possa ter um efeito positivo para você e ao mesmo tempo ao próximo, uma moral que não gere sofrimento. Isso parece estar mais próximo do humanismo ou secularismo, ainda que em parte a moral que teorizo tenha base na religião (apesar de defender que esta moral não deve estar presa a uma religião e que ela deva ser mais bem elaborada com o tempo).

Sou contra louvações, cultos de adoração e submissão a entidades "divinas"... mas sou a favor de se utilizar de uma moral religiosa não por interesse próprio, mas por questões de empatia, pois penso que essa é a melhor forma de seguir uma moral.

Ou seja, por todas estas questões, sou a favor do fim das religiões da forma como elas se apresentam hoje. E não vou esquentar muito a minha cabeça se elas não mais existirem, desde que os materialistas não tentem impor seu raciocínio nas pessoas.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2010, 13:29:01 »
Pois defendo que cada um tenha o direito de desenvolver suas próprias convicções, e não estar preso a uma mentalidade existente. Porque tenho muita certeza de que isso nos dá uma melhor noção de realidade e ajuda a nos tornar mais inteligentes. Os religiosos em geral se prendem a uma mentalidade imposta, já o ateu tem mais liberdade de criar suas convicções. Não sou ateu, porém não sou teísta e nem deísta. Mas mesmo assim defendo que cada um exercite o desenvolvimento de sua própria visão de realidade, e não submeter sua visão de realidade aos interesses de outrém. Pois isso é manipulação, e não tolero isso.

Quanto à ciência, penso que através da engenharia genética se poderia melhorar a espécie humana e não só torná-la mais resistente e capaz de fazer diversas coisas como também a criação de uma nova humanidade que seja capaz de estabelecer uma organização social mais estável do que as que existiram até agora. Porém sem a necessidade de um chefe ou líder. Os próprios indivíduos teriam consciência de seu papel nesta sociedade, ao invés de terem um caráter egoístico. Pois é o egoísmo, pelo que percebi, que é um dos principais motivos da imperfeição humana, e da decadência das sociedades existentes. Mas não, há aqueles que são contra isso porque acham que isso vai contra a vontade do Pai... pura bobagem isso!!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:02:26 »
Enio, faz um blog.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:04:24 »
Enio, faz um blog.

Isso! E não nos dê o endereço!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:32:34 »
Tudo o que disse até agora são os motivos dos quais sou contra as atuais religiões, já que o assunto parece envolver isso. Poxa, eu estou falando contra as religiões, e vocês ainda me expulsam. Não entendo isso! Não era pra vcs estarem contentes? Dá para ver como são intolerantes com os não céticos. Já lá no fórum espírita o ateu é mais bem tolerado.

De fato estou pensando em fazer um site... um fórum na verdade.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:37:29 »
O problema não são suas idéias Enio, o problema e o fato de que voce não esta aqui pra debater, esta só pregando sua "filosofia" e ignorando todas as considerações que vão contra ela. Se é fazer proselitismo o melhor lugar é um blog.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:47:12 »
Ninguém está te expulsando. E não é questão de intolerância. Eu só estou deixando claro que, ao contrário do que você parece imaginar, seus comentários intermináveis sobre em que você acredita e em que você não acredita segundo a "sua filosofia" não interessam a praticamente ninguém por aqui. Céticos gostam de objetividade: fatos, dados, evidências, provas, raciocínios com início meio e fim, esse tipo de coisa. Seus comentários sobre sua "filosofia" não têm nada disso. Você simplesmente descreve o que você gosta e o que você não gosta, que crenças você acha bonitas e que crenças você acha feias. Mas você se dá muita importância se acredita que alguém mais está interessado nisso. Ninguém mais lê o que você escreve, praticamente. Depois de duas ou três tentativas já deu para perceber que seus posts são estéreis de objetividade, não há raciocínio, não há argumentos, só uma coleção de crendices. E ninguém está interessado na sua coleção de crendices.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:49:23 »
Mas eu já não estou debatendo contra as atuais religiões existentes? Mas primeiro eu tenho que falar do que eu penso sobre elas.

A respeito da moral, eu acho que, no fundo, ela deva se basear no bom senso, e não num sistema moral indiscutível (o religioso).

Outra coisa da qual sou contra certos religiosos... a homofobia. Quer dizer, para eles o casamento gay é como se fosse um pecado. Mas pra mim é bobagem e a existência de gays não vai acabar com a raça humana, como alguns paecem pensar. É por causa da religião que muitos gays sofrem preconceito, além do machismo presente na sociedade.

De fato, parte do que falo está em minha filosofia, mas eu não estou aqui para pregá-la, pra falar a respeito dela. O meu objetivo aqui é focar no que as religiões têm de ruim e dar a minha opinião do que poderia ser feito para solucionar o problema.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2010, 14:55:46 »
Debater é apresentar idéias, ouvir refutações, fazer uma contra-refutação, e assim por diante. Não é o que voce faz, voce para no "apresentar idéias" e não desenvolve nossas refutações.

Na boa, voce vai encontrar retorno melhor em sites onde as pessoas não estão tão preocupadas em analisar idéias, desde que lhe agradem. Tem muitos sites exotéricos e religiosos por ai.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2010, 15:35:29 »
Não vou entrar no mérito de suas ideias, Enio, mas vou pedir que você pare de dar flood (várias mensagens seguidas). Dê tempo para que outra pessoa se interesse e responda uma, depois mande outra.

De outra forma, abrir um blog parece ser uma boa sugestão.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2010, 15:40:48 »
De fato, parte do que falo está em minha filosofia, mas eu não estou aqui para pregá-la, pra falar a respeito dela.

Sem dúvida um blog é perfeito para isto. :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:25:15 »
MilÊnio - o Blog do Ênio - Onde a leitura é uma eternidade.

Que tal?  :biglol:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:29:37 »
Enio, vc é um figuraça!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:31:57 »
:histeria:

Giga, essa foi ótima!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2010, 16:45:43 »
MilÊnio - o Blog do Ênio - Onde a leitura é uma eternidade.

Que tal?  :biglol:

E tem um certo "que" new-age nesse nome que cai bem na "filosofia" Enista!!  Ficou legal!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2010, 21:59:52 »
Ninguém está te expulsando. E não é questão de intolerância. Eu só estou deixando claro que, ao contrário do que você parece imaginar, seus comentários intermináveis sobre em que você acredita e em que você não acredita segundo a "sua filosofia" não interessam a praticamente ninguém por aqui. Céticos gostam de objetividade: fatos, dados, evidências, provas, raciocínios com início meio e fim, esse tipo de coisa. Seus comentários sobre sua "filosofia" não têm nada disso. Você simplesmente descreve o que você gosta e o que você não gosta, que crenças você acha bonitas e que crenças você acha feias. Mas você se dá muita importância se acredita que alguém mais está interessado nisso. Ninguém mais lê o que você escreve, praticamente. Depois de duas ou três tentativas já deu para perceber que seus posts são estéreis de objetividade, não há raciocínio, não há argumentos, só uma coleção de crendices. E ninguém está interessado na sua coleção de crendices.

A "sutileza" (des)encarnada! :biglol:
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2010, 12:56:01 »
Vamos parar de falar sobre a minha filosofia e nos focarmos a respeito das religiões em si? Afinal, é para falar sobre o assunto ou ficar comentando sobre o que eu acho?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2010, 17:38:42 »
Vamos parar de falar sobre a minha filosofia e nos focarmos a respeito das religiões em si? Afinal, é para falar sobre o assunto ou ficar comentando sobre o que eu acho?

Ave Ênio que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Amém.

Você está conquistando seguidores. A sua filosofia está se transformando numa religião. As pessoas querem conhecer melhor o Ênio, é natural.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:03:26 »

Caro Enio.

Voce tem algum "blog"?
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2010, 22:45:17 »
Não tenho blog, porém criei um site, mas ainda está vazio. Na verdade é um fórum. Mas pretendo só colocar conteúdos daqui a algum tempo, quando tiver tempo livre pra me preocupar com isso.

Não pretendo ter seguidores porque não quero criar religião. Ao invés disso defendo que você apenas reflita em cima de seus conceitos e adquira mais conhecimento, para melhorar estes conceitos. A minha filosofia é só um exemplo do que se pode fazer com isso, mas não pretendo criar uma seita por causa disso (tanto que menciono isso em minha obra). Na verdade defendo o individualismo conceitual.

Que cada um caminhe com seus próprios pés! Quem quiser se basear na minha moral, que se baseie. Mas não vou dar uma de missionário chato.

Ave Ênio que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Amém.  :histeria:

Você tem mesmo senso de humor!

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 05:54:07 »
Saudações a todos!

para Enio

Na verdade eu gostaria de que não mais existissem religiões como instituições. Pois há muito fanatismo e sentimentalismo. Principalmente as pentecostais e semelhantes. O islamismo também tem muito fanático que se mata por uma entidade divina idealizada. Para dizer a verdade eu já não tenho mais nada a ver com as religiões em geral. Ou seja, se deixarem de existir, será indiferente para mim. Não vou me tornar ateu por isso, pois manterei minhas convicções. Apenas não vai ter nenhum missionário tentando me forçar a ser de uma religião qualquer. E eu não pretendo forçar ninguém a seguir as minhas convicções, só vai seguir quem tiver aptidão a tal.

Rapaz acho que descobrir seu problema,você deve ter sido forçado a rezar o terço,ou se batizar em alguma igreja evangélica, isto deve estar lhe causando um trauma até hoje!

Mas não se preocupa não a religião e a maioria dos seus credos e tradições é invenção humana

mas a Bíblia sim é verdadeira e Deus existe realmente e ama você, mas tanto que ele te ama que ignora o fato de você negar a sua existência,foi por isso que ele instituiu o livre arbítrio.

Para que pessoas como você exista,afinal como provar a sua existência ( Deus) se não houver quem discorde ou que nao acredite nele,acredite ele permite que vocês existam para provar a sua veracidade diante dos incrédulos , e no final vocês acabam prestando um bom serviço a Deus, empurrando os indecisos para os braços de Deus que os acolhe com grande amor e compreensão! :biglol:

Só não espere um jesus te ama, que é uma expressão usada as vezes por quem quem não sabe o que falar para ateus e agnósticos.

um grande abraço! :ok:
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 05:56:30 por manufotos »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 09:01:45 »
Caro - Enio

Acho as suas opiniões - bastante razoáveis :!: :arrow: :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 09:32:49 »
[...]
mas a Bíblia sim é verdadeira e Deus existe realmente e ama você, mas tanto que ele te ama que ignora o fato de você negar a sua existência,foi por isso que ele instituiu o livre arbítrio.

Para que pessoas como você exista,afinal como provar a sua existência ( Deus) se não houver quem discorde ou que nao acredite nele,acredite ele permite que vocês existam para provar a sua veracidade diante dos incrédulos , e no final vocês acabam prestando um bom serviço a Deus, empurrando os indecisos para os braços de Deus que os acolhe com grande amor e compreensão! :biglol:
[...]

Caro Manufotos.

O trecho destacado em negrito é um exemplo de proselitismo religioso, e isto é proibido neste fórum.

Eu recomendo que voce se abstenha de fazer comentários e sugestões deste tipo e se atenha apenas às argumentações racionais, de preferência de caráter empírico.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!