Autor Tópico: Livros de Chico Xavier  (Lida 5069 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Livros de Chico Xavier
« Online: 04 de Novembro de 2010, 14:36:27 »
Qual a opinião de vocês sobre os 400 livros escritos ou psicografados por Chico Xavier? A média dele é alta, não sei quanto, mas deve ser mais de que 6 livros por ano. Ainda, são assuntos variados, que demandam conhecimento e pesquisa, independente de serem bons ou não.
Ainda, a vida dele sempre foi bastante agitada, cheia de gente na casa dele, ou seja, o tempo dele sempre foi bem ocupado.
Diante disso, parece-me que há três possibilidades mais concretas: a) A psicografia é real; b) A psicografia é um embuste, mas o tal Chico Xavier tinha uma capacidade intelectual formidável, uma espécie de gênio ou super-gênio; c) Ele não escreveu, nem psicografou todos os livros, ou seja, contou com muitos colaboradores, mas publicou todos como se ele tivesse piscografado/escrito.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Livros de Chico Xavier
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2010, 00:42:28 »
Vamos por partes.

1. A psicografia (escrita automática) não é uma exclusividade do espiritismo ou de outra seita místico-religiosa qualquer que também a utilize. Existem psicólogos que usam a psicografia como técnica para aflorar conteúdos guardados no subconsciente. Muito antes do espiritismo, poetas e escritores já utilizavam essa técnica em exercícios de criatividade. A adoção da psicografia pelos espiritas transformou essa técnica numa ferramenta de comunicação com os mortos.

2. Muitas vezes somos surpreendidos pelo poder criativo do nosso subconsciente. Os sonhos são repletos dessas criações que  podem nos enganar estimulando-nos a atribuir o seu conteúdo a uma realidade sobrenatural. Outras vezes, nossa intuição pode revelar idéias ou soluções como se fossem sugeridas por alguma entidade invisível. Em geral, as pessoas tendem a acreditar nisso e nem lhes passa pela cabeça que existem explicações mais parcimoniosas no contexto da atividade cerebral.

3. Na psicografia espirita a hipótese da comunicação com espíritos é naturalmente predominante e muitas vezes o talento pessoal do "médium" deixa de ser reconhecido para ceder lugar para a comunicação com um espirito mais criativo para justificar o que poderia ser aparentemente impossível. Uma pessoa semi-analfabeta, por exemplo,  jamais poderia escrever um soneto com rimas tão bem elaboradas, portanto, deve tratar-se de um médium sob a inspiração de um poeta falecido. Conhecí um professor espírita que atribuia todo o seu talento ao além, restando-lhe apenas uma parte mínima de auto-estima para continuar vivendo apenas como um instrumento dos espíritos. Pobre professor.

4. Mas, então de onde vem toda a informação psicografada ou como se explicam os "mistérios" da psicografia espirita? A resposta pode estar na capacidade de resgatar conteúdos de memória guardados na mente e manipular essa informação criativamente. Um caso interessante aconteceu ao professor e economista Mário Henrique Simonsen, que além do dom matemático também tinha ouvido absoluto e um raríssimo talento para a música chegando a sentar-se em juris de concursos internacionais de música ao lado de maestros consagrados sem ser maestro. Conta-se que o professor Simonsen revelou ainda jovem esse talento musical e aprendeu composição musical. Logo no início foi alertado por amigos que partes de suas composições eram trechos de sinfonias de outros compositores famosos. Ele estava revelando um processo de fraude inconsciente onde o seu cérebro era incapaz de diferenciar a sua criação daquilo que já tinha armazenado na memória e por isso achou prudente parar de compor.

5. O site "Obras Psicografadas" (http://obraspsicografadas.haaan.com/category/obras-de-chico-xavier/) prova que Chico Xavier foi um leitor compulsivo e mostra inúmeros casos as fraudes que podem ser inconscientes, através dessa indistinção entre o conteúdo criativo pessoal do médium que é atribuído aos espíritos e a memória do médium, ou de fraude consciente, premeditada para sustentar a sua fama e notoriedade supostamente mediúnica. De qualquer forma, críticos literários apontam que o conteúdo psicografado é muito inferior em qualidade quando comparado ao conteúdo produzido pelos autores em vida. Existem também evidências marcantes de fraude por cópia e obras com erros crassos de história. O próprio "espírito" Emmanuel cometia erros primários quando "mandava" textos em inglês para o CX psicografar e ele mesmo (Emmanuel) foi uma criação da mente do CX, conforme provado pelo ex-forista Vitor Moura, responsável pelo "Obras Psicografadas".

6. Há ainda a psicografia de mensagens de familiares em busca de conforto. Um sistema de informações fazia chegar até CX um briefing dos casos, detalhes sobre a vida e as circunstâncias de falecimento dos "espiritos"  comunicantes. A partir daí, o gênio criativo de CX construia mensagens de sentido amplo, normalmente de conteúdo piegas e recheando-as com alguns detalhes convincentes para emocionar parentes e amigos do falecido.

7. Chico Xavier poderia ter sido um escritor formidável se tivesse recebido a orientação e educação corretas, desenvolvendo sua criatividade e o seu talento pessoal e se não tivesse sido explorado pela causa espírita. Uma pena.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2010, 01:35:39 »
O Gigaview, eu to vendo q vc sabe bastante do Chicão ...

E quanto algumas denúncias que eu já vi de uns cristãos que o Chico era um impostor, malandro ... que em público era uma coisa mas em  em particular era outra ... eu não tenho links dessas denúncias ... tem algum fundamento que vc saiba?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2010, 11:23:52 »
Ao que me parece, o coitado do C.X. tinha um QI acima da média, mas tinha transtornos mentais. Seu pai já havia manifestado até a intenção de interná-lo quando ele era mais jovem.
Eu acho que ele foi charlatão sim, mas um charlatão "involuntário", penso que ele acreditava naquele bullshit.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2010, 12:26:02 »
Qual a opinião de vocês sobre os 400 livros escritos ou psicografados por Chico Xavier?

Eu prefiro contrair uma doença a ter que ler este tipo de literatura.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2010, 12:48:16 »
Qual a opinião de vocês sobre os 400 livros escritos ou psicografados por Chico Xavier?

Eu li "Exilados de Capela" muitos anos atrás... É uma obra cômica! Ri muito na época.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:16:12 »

Eu li "Exilados de Capela" muitos anos atrás... É uma obra cômica! Ri muito na época.

Pois é. Falamos num tom de brincadeira, pois não consigo levar a sério qualquer coisa relativo a este tema. Creio que seja a pior coisa que eu já tive ciencia da existência nesta vida.

Se eu tivesse que escolher entre Ufologia e Espiritismo... Mil vezes Ufologia...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:16:41 »

Os "Exilados de Capela" é de Edgard Armond. Sem dúvida é um besteirol cômico.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:20:26 »

Ops... Falha minha, tem razão!

Ainda rio quando lembro dos "dardos magnéticos". heheheeh

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:26:25 »

Ops... Falha minha, tem razão!

Ainda rio quando lembro dos "dardos magnéticos". heheheeh

Ops...os dardos magnéticos estão em Nosso Lar, esse sim do chicão.

"O Governador não se perturbou com a situação. Mesmo com todos sob terríveis ameaças, ele pediu para ser atendido no Ministério da União Divina e, depois de ouvir as considerações do Conselho, mandou fechar temporariamente o Ministério da Comunicação, determinou que todas as prisões da Regeneração fossem postas em funcionamento para isolamento dos mais rebeldes, advertiu o Ministério do Esclarecimento, cujo atrevimento já vinha aturando por mais de 30 anos, proibiu temporariamente o auxílio às regiões inferiores e, pela primeira vez durante sua administração, mandou ligar as baterias elétricas das muralhas da cidade, para a defesa geral com a emissão de dardos magnéticos.- Não houve luta ou ataque na colônia, mas, sim, uma resistência decidida. Por mais de seis meses os serviços de alimentação de “Nosso Lar” foram reduzidos à inalação de princípios vitais da atmosfera, por meio da respiração, e água misturada a elementos solares, elétricos e magnéticos. Foi assim que a colônia ficou sabendo o que é a indignação de um espírito calmo e pacífico."

EDIT.

TEM RAZÃO...TAMBÉM TEM DARDOS MAGNÉTICOS NOS EXILADOS. PUTZ.......
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 13:30:56 por Gigaview »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:44:56 »
Putz... Como eu disse, Giga, eu li Exilados e Nosso Lar há muitos anos atrás... Pelo jeito "misturei" tudo!!!  :vergonha:

Mas voce tem que convir que são todas "obras" do mesmo naipe!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:47:27 »
"O Governador não se perturbou com a situação. Mesmo com todos sob terríveis ameaças, ele pediu para ser atendido no Ministério da União Divina e, depois de ouvir as considerações do Conselho, mandou fechar temporariamente o Ministério da Comunicação, determinou que todas as prisões da Regeneração fossem postas em funcionamento para isolamento dos mais rebeldes, advertiu o Ministério do Esclarecimento, cujo atrevimento já vinha aturando por mais de 30 anos, proibiu temporariamente o auxílio às regiões inferiores e, pela primeira vez durante sua administração, mandou ligar as baterias elétricas das muralhas da cidade, para a defesa geral com a emissão de dardos magnéticos.- Não houve luta ou ataque na colônia, mas, sim, uma resistência decidida. Por mais de seis meses os serviços de alimentação de “Nosso Lar” foram reduzidos à inalação de princípios vitais da atmosfera, por meio da respiração, e água misturada a elementos solares, elétricos e magnéticos. Foi assim que a colônia ficou sabendo o que é a indignação de um espírito calmo e pacífico."

Meu deus! Harry Potter foi baseado em "Nosso Lar"  :biglol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2010, 13:54:21 »
"O Governador não se perturbou com a situação. Mesmo com todos sob terríveis ameaças, ele pediu para ser atendido no Ministério da União Divina e, depois de ouvir as considerações do Conselho, mandou fechar temporariamente o Ministério da Comunicação,
:o Censura no mundo espiritual?

determinou que todas as prisões da Regeneração fossem postas em funcionamento para isolamento dos mais rebeldes, advertiu o Ministério do Esclarecimento, cujo atrevimento já vinha aturando por mais de 30 anos, proibiu temporariamente o auxílio às regiões inferiores e, pela primeira vez durante sua administração, mandou ligar as baterias elétricas das muralhas da cidade, para a defesa geral com a emissão de dardos magnéticos.
Parece piti de ditadorzinho de república de bananas...

- Não houve luta ou ataque na colônia, mas, sim, uma resistência decidida. Por mais de seis meses os serviços de alimentação de “Nosso Lar” foram reduzidos à inalação de princípios vitais da atmosfera, por meio da respiração, e água misturada a elementos solares, elétricos e magnéticos. Foi assim que a colônia ficou sabendo o que é a indignação de um espírito calmo e pacífico."
E ainda botou os dissidentes em um regime à pão e água.

É essa que é a "superioridade moral dos espíritos"?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2010, 14:03:31 »
Vamos por partes.

1. A psicografia (escrita automática) não é uma exclusividade do espiritismo ou de outra seita místico-religiosa qualquer que também a utilize. Existem psicólogos que usam a psicografia como técnica para aflorar conteúdos guardados no subconsciente. Muito antes do espiritismo, poetas e escritores já utilizavam essa técnica em exercícios de criatividade. A adoção da psicografia pelos espiritas transformou essa técnica numa ferramenta de comunicação com os mortos.

2. Muitas vezes somos surpreendidos pelo poder criativo do nosso subconsciente. Os sonhos são repletos dessas criações que  podem nos enganar estimulando-nos a atribuir o seu conteúdo a uma realidade sobrenatural. Outras vezes, nossa intuição pode revelar idéias ou soluções como se fossem sugeridas por alguma entidade invisível. Em geral, as pessoas tendem a acreditar nisso e nem lhes passa pela cabeça que existem explicações mais parcimoniosas no contexto da atividade cerebral.

3. Na psicografia espirita a hipótese da comunicação com espíritos é naturalmente predominante e muitas vezes o talento pessoal do "médium" deixa de ser reconhecido para ceder lugar para a comunicação com um espirito mais criativo para justificar o que poderia ser aparentemente impossível. Uma pessoa semi-analfabeta, por exemplo,  jamais poderia escrever um soneto com rimas tão bem elaboradas, portanto, deve tratar-se de um médium sob a inspiração de um poeta falecido. Conhecí um professor espírita que atribuia todo o seu talento ao além, restando-lhe apenas uma parte mínima de auto-estima para continuar vivendo apenas como um instrumento dos espíritos. Pobre professor.

4. Mas, então de onde vem toda a informação psicografada ou como se explicam os "mistérios" da psicografia espirita? A resposta pode estar na capacidade de resgatar conteúdos de memória guardados na mente e manipular essa informação criativamente. Um caso interessante aconteceu ao professor e economista Mário Henrique Simonsen, que além do dom matemático também tinha ouvido absoluto e um raríssimo talento para a música chegando a sentar-se em juris de concursos internacionais de música ao lado de maestros consagrados sem ser maestro. Conta-se que o professor Simonsen revelou ainda jovem esse talento musical e aprendeu composição musical. Logo no início foi alertado por amigos que partes de suas composições eram trechos de sinfonias de outros compositores famosos. Ele estava revelando um processo de fraude inconsciente onde o seu cérebro era incapaz de diferenciar a sua criação daquilo que já tinha armazenado na memória e por isso achou prudente parar de compor.

5. O site "Obras Psicografadas" (http://obraspsicografadas.haaan.com/category/obras-de-chico-xavier/) prova que Chico Xavier foi um leitor compulsivo e mostra inúmeros casos as fraudes que podem ser inconscientes, através dessa indistinção entre o conteúdo criativo pessoal do médium que é atribuído aos espíritos e a memória do médium, ou de fraude consciente, premeditada para sustentar a sua fama e notoriedade supostamente mediúnica. De qualquer forma, críticos literários apontam que o conteúdo psicografado é muito inferior em qualidade quando comparado ao conteúdo produzido pelos autores em vida. Existem também evidências marcantes de fraude por cópia e obras com erros crassos de história. O próprio "espírito" Emmanuel cometia erros primários quando "mandava" textos em inglês para o CX psicografar e ele mesmo (Emmanuel) foi uma criação da mente do CX, conforme provado pelo ex-forista Vitor Moura, responsável pelo "Obras Psicografadas".

6. Há ainda a psicografia de mensagens de familiares em busca de conforto. Um sistema de informações fazia chegar até CX um briefing dos casos, detalhes sobre a vida e as circunstâncias de falecimento dos "espiritos"  comunicantes. A partir daí, o gênio criativo de CX construia mensagens de sentido amplo, normalmente de conteúdo piegas e recheando-as com alguns detalhes convincentes para emocionar parentes e amigos do falecido.

7. Chico Xavier poderia ter sido um escritor formidável se tivesse recebido a orientação e educação corretas, desenvolvendo sua criatividade e o seu talento pessoal e se não tivesse sido explorado pela causa espírita. Uma pena.

O que fico pensando é: teria dado tempo de ele ter adquirido tanta informação, mesmo de forma inconsciente sobre muitas coisas, escrito os 400 livros, ter a casa cheia de gente o tempo todo, atendendo gente o tempo todo, comendo, dormindo, etc?

Alguns aí criticaram o conteúdo dos livros, eu não falo nada por que nunca li nenhum.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2010, 14:07:49 »
Bom, Jorge Amado produziu 25 livros "grandes", e uma centena de obras, cronicas, etc...
Ele escreveu mais de 100 mil páginas só de cartas, sem a "ajuda" de nenhum espírito.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2010, 14:11:15 »
O que fico pensando é: teria dado tempo de ele ter adquirido tanta informação, mesmo de forma inconsciente sobre muitas coisas, escrito os 400 livros, ter a casa cheia de gente o tempo todo, atendendo gente o tempo todo, comendo, dormindo, etc?
Mas se ele era leitor compulsivo deve ter conseguido a sua bagagem cultural relativamente cedo, bem antes de ficar famoso e viver com a casa cheia.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2010, 15:53:13 »
Bom, Jorge Amado produziu 25 livros "grandes", e uma centena de obras, cronicas, etc...
Ele escreveu mais de 100 mil páginas só de cartas, sem a "ajuda" de nenhum espírito.

Mas Jorge Amado tinha uma vida tranquila, é bem diferente. Além disso, os livros de Jorge Amado são terrivelmente iguais, sempre mesmo estilo, o que não ocorre com CX.
Mas se ele era leitor compulsivo deve ter conseguido a sua bagagem cultural relativamente cedo, bem antes de ficar famoso e viver com a casa cheia.

Pode ser, mas mesmo assim o sujeito seria muito bom, com uma capacidade intelectual muito alta. Daí fico pensando em alguém com tamanha capacidade ter agido por má-fé. Não me parece ser esse o caso.

Eu ainda fico intrigado com esse sujeito.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2010, 16:04:38 »
E eu reclamando que o Brasil não tinha bons escritores de ficção científica... Tem o Chico Xavier, com seus dardos magnéticos e alimentação por "inalação de princípios vitais da atmosfera, por meio da respiração, e água misturada a elementos solares, elétricos e magnéticos." :biglol:
Se bem que pelo conjunto da obra, está mais para ficção pseudocientífica :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2010, 16:33:19 »
Essa figura ocupadíssima, famosa e carismática só começou mesmo a se corporificar após o cérebre programa Pinga-Fogo que o lançou de vez ao vivo na TV em SP (final da década de 60). Antes disso ele teve todo o tempo do mundo para se preparar, até o seu estilo de vida era monástico. Chegou a viajar ao exterior em 1965 e por pouco não ficou de vez nos EUA se não fossem os conselhos do companheiro de viagem Waldo Vieira que o convenceu a retornar.

Note que a produção de CX aconteceu numa cidade do interior de Minas numa época de população com baixo nível de escolaridade, sem TV e sem internet. Qualquer porcaria era uma obra prima até alguém provar muito tempo depois que não é bem assim, tanto que os erros, evidências de plágios e avaliação crítica das obras são fatos recentes que jamais teriam a repercursão que tem hoje naquela época. É bastante compreensível que não haja alguém com a coragem de se expor atualmente dizendo besteiras em nome dos espíritos.

O espiritismo até o início da década de 70 não tinha essa popularidade que tem hoje. Era uma religião decadente e quase extinta na Europa e EUA. Não há como negar que CX foi o grande impulsionador do movimento espírita cuja ascenção também coincide com o enfraquecimento da igreja católica e proliferação das igrejas pentecostais.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Novembro de 2010, 16:34:19 »
O cara devia escrever uns oito ou sete livros por ano, isso explica a péssima qualidade dos livros. é muito pouco tempo para pensar em boas histórias, se bem que o público alvo não tem lá muito raciocínio crítico, estão interessados apenas em historinhas bobinhas de auto-ajuda.  Alem disso, chico xavier tinha alguns lacaios ajudando-o a escrever. Por exemplo, o livro "evolução em dois mundos" (que é uma bosta gigantesca, entupida de erros científicos) foi escrito pelo médico amigo dele "waldo vieira".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2010, 16:41:22 »
O cara devia escrever uns oito ou sete livros por ano, isso explica a péssima qualidade dos livros. é muito pouco tempo para pensar em boas histórias, se bem que o público alvo não tem lá muito raciocínio crítico, estão interessados apenas em historinhas bobinhas de auto-ajuda.  Alem disso, chico xavier tinha alguns lacaios ajudando-o a escrever. Por exemplo, o livro "evolução em dois mundos" (que é uma bosta gigantesca, entupida de erros científicos) foi escrito pelo médico amigo dele "waldo vieira".

Sim...um caso que dizem que foi de psicografia cruzada, isto é, um espírito ditando partes diferentes de um mesmo livro a dois médiuns geograficamente separados. Mas aonde estão as provas de que isso realmente aconteceu dessa forma? Mais uma conversinha prá boi dormir...mitologia espiritóide.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2010, 16:46:23 »
E tem aquele caso da carta "psicografada" em ingles... Essa foi infame!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:10:09 »
Convicção travestida de crença?
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:27:39 »
O que mais me impressiona é a tese de doutorado em teoria e história literária.

Percebemos que, nos três primeiros livros da série e no primeiro atribuído a Irmão
X, o autor se empenhou para estabelecer um insistente diálogo com o repertório cultural de
Humberto de Campos, no qual se demonstra um perito. Interpretamos esse intercâmbio
textual como um meio de o autor justificar sua alegada proveniência. Não se deve esquecer,
por outro lado, que a série é marcadamente espírita, ao contrário da obra de Humberto de
Campos. Nesse sentido, os textos se movimentam para trás, com o uso dos referidos
ganchos intertextuais, e sobretudo para frente, ao desenvolver uma literatura de caráter
doutrinal.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:35:18 »

:merda: :peidorrento:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!