Na verdade, uma coisa que eu reparei nos livros de Chico Xavier (os que são mesmo lidos, os da coleção Andre Luiz e os romances de Emmanuel), houve uma evolução, de uma visão bem sado-masoquista autoritária maniqueísta nos primeiros livros da série André Luiz e uma visão mais matizada, menos sado-masoquista e menos maniqueísta nos últimos livros da série André Luiz. Acho que na primeira metade da série, o Chico Xavier o seu subconsciente ainda estava muito influenciado por sua educação católica e pelo ambiente autoritário em que ele foi criado....depois ele, seu subconsciente acabou se influenciando com idéias mais liberais na segunda metade do século XX.
No livro "Nosso Lar", o Clarêncio, dava as maiores broncas, era super autoritário e era alguém que já tinha tido reencarnações perfeitas. Já a partir de "Ação e Reação", não só os lideres eram menos autoritários como no final do livro sempre se revelava que eles tinham feito coisas bem erradas na última reencarnação e que não haviam sido redimidas na terra ainda, como que eles ainda teriam que fazer....
No meio da série, houve o livro "Libertação",pesadão....em que me parece que o Chico Xavier, seu subconsciente estava muito influenciado pelas forte impressão das violências da segunda guerra mundial e pelas violências do comunismo.