Autor Tópico: Livros de Chico Xavier  (Lida 5070 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Livros de Chico Xavier
« Resposta #25 Online: 30 de Janeiro de 2011, 11:25:15 »
Qual a opinião de vocês sobre os 400 livros escritos ou psicografados por Chico Xavier?

Eu prefiro contrair uma doença a ter que ler este tipo de literatura.
Eu quero ler um livro dele pra saber qual é a dele. :duvida:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Janeiro de 2011, 11:30:32 »
Eu li o "Livro dos Espíritos" e mais alguns outros dele e de outros autores... Muito bullshit, falacias e apelos emocionais, fica bem chato as vezes. O livro dos espiritos tem um tom muito racista que é de se esperar de um europeu do século passado.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2011, 18:55:47 »
Qual a opinião de vocês sobre os 400 livros escritos ou psicografados por Chico Xavier?

Eu prefiro contrair uma doença a ter que ler este tipo de literatura.
Eu quero ler um livro dele pra saber qual é a dele. :duvida:

Eu não. Espiritismo é sinônimo de Contigo, Caras ou essas revistinhas teen. Moda que eu não reservaria um minuto da minha existência.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #28 Online: 14 de Março de 2011, 12:23:55 »
A produção do CX tem várias fases: nos primeiros anos, são aqueles livros pretensamente eruditos, com linguagem empolada e temática religiosa, fruto da quantidade enorme de livros que o CX lia nas horas vagas (era funcionário público, e um auto-didata, apesar dos espíritas divulgarem uma falsa imagem de primitivismo para ele). Na segunda fase, já com o Waldo, percebemos a tentativa de uma temática científica, também afinada com leituras e popularização da ciência. Já mais velho, ele só publicava coletâneas de mensagens, e bem idoso começou aquela história vergonhosa das "cartas mediúnicas". 
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Março de 2011, 07:15:31 »
A produção do CX tem várias fases: nos primeiros anos, são aqueles livros pretensamente eruditos, com linguagem empolada e temática religiosa, fruto da quantidade enorme de livros que o CX lia nas horas vagas (era funcionário público, e um auto-didata, apesar dos espíritas divulgarem uma falsa imagem de primitivismo para ele).
[...]

Ele era funcionário público?

Então ele tinha alguma coisa entre 14 e 15 horas por dia para ler, visto que das 24 horas do dia, ele usava 8 horas para dormir e 1 hora para outras atividades. :biglol: :biglol:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Março de 2011, 10:05:09 »
Bach também teve uma obra super profícua, com mais de 1.000 obras.

Note que as estorias de chico eram sempre variações sobre um mesmo tema, mudança de cenários e personagens..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Março de 2011, 13:16:47 »
:enjoo: Um monte de baboseira. Confesso que nunca compreendi o porquê de adorarem Chico Xavier, seus livros são um monte de baboseira dramática e sem sentido. Mesmo quando eu era kardecista eu achava difícil engolir as besteiras de CX, sempre lia autores mais "técnicos". Claro que toda literatura espírita não passa de palhaçada, mas ao menos havia uma finalidade ao se ler esses outros autores, ao contrário de ler CX, não há finalidade alguma, só a tolice de achar que essas palavras vieram de planos superiores e que fazem algum sentido.

Na minha humilde opinião, acho que a grande maioria dos seguidores de CX o admiram assim como um analfabeto admira um técnico em informática - não compreendem bulhufas do que lhes é dito e escrito, mas estão convencidos de que lhes é transmitido um grande e importante conhecimento, a diferença é que espiritismo não tem importância ou conhecimento algum para transmitir.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Livros de Chico Xavier
« Resposta #32 Online: 11 de Outubro de 2011, 16:52:45 »

Na verdade ,os livros de Chico realmente lidos ,e os que realmente não são chatos ,são uns 30. Os 6 romances de Emmanuel ,os 20 da coleção André Luiz ,o "Coração do mundo ,patria do Evangelho" e "Caminhos da luz"
        Uns 30. Os outros 370 ,são só coletanias de mensagens chatas ,de uma página cada ,estilo sermão puro ,sem misturas com outras coisas mais interessantes para ler como nos outros 30 livros citados.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Maio de 2012, 15:34:25 »

Na verdade, uma coisa que eu reparei nos livros de Chico Xavier (os que são mesmo lidos, os da coleção Andre Luiz e os romances de Emmanuel), houve uma evolução, de uma visão bem sado-masoquista autoritária maniqueísta nos primeiros livros da série André Luiz e uma visão mais matizada, menos sado-masoquista e menos maniqueísta nos últimos livros da série André Luiz. Acho que na primeira metade da série, o Chico Xavier o seu subconsciente ainda estava muito influenciado por sua educação católica e pelo ambiente autoritário em que ele foi criado....depois ele, seu subconsciente acabou se influenciando com idéias mais liberais na segunda metade do século XX.
         No livro "Nosso Lar", o Clarêncio, dava as maiores broncas, era super autoritário e era alguém que já tinha tido reencarnações perfeitas. Já a partir de "Ação e Reação", não só os lideres eram menos autoritários como no final do livro sempre se revelava que eles tinham feito coisas bem erradas na última reencarnação e que não haviam sido redimidas na terra ainda, como que eles ainda teriam que fazer....
        No meio da série, houve o livro "Libertação",pesadão....em que me parece que o Chico Xavier, seu subconsciente estava muito influenciado pelas forte impressão das violências da segunda guerra mundial e pelas violências do comunismo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Maio de 2012, 16:07:48 »
Ficção por ficção, fico com o Asimov.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline WELLRC10

• Nível 01
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Junho de 2012, 01:34:14 »
 :)            Oh! Bendito o que semeia
            Livros… livros à mão cheia…
            E manda o povo pensar!
            O livro cainda n'alma
            É germe - que faz a palma,
            É chuva - que faz o mar.
(…)
            Bravo! a quem salva o futuro!
            Fecundando a multidão!…
            Num poema amortalhada
            Nunca morre uma nação.

CASTRO ALVES

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!