Os dois artigos no fundo concordam em linhas gerais mesmo, que os gastos públicos estão grandes, que o governo financia isso com empréstimos e que não temos como segurar o câmbio. Também ambos com razão metem o pau na TJLP, um subsído do governo para as grandes empresas as custas do povo brasileiro.
Porém eu acho que o segundo artigo superestima o impacto do setor "subsidiado" pelo BNDES na inflação, a maior parte do setor produtivo brasileira não é de grandes ou enormes empresas. Por isso esses subsídios distorcem tanto, eles saem de muito e vão para poucos.
Também acho o segundo artigo um pouco conspiratório, ao afirmar que a SELIC não cai por pressão dos bancos. O governo é de longe o maior beneficiário da queda da SELIC, que deixaria muito mais dinheiro para os gastos do governo. E mesmos os bancos não sofrem tanto com um aumento na captação, pois como o spread é absurdo, os mesmos podem ser ineficientes a ponto de os custos serem muito mais importantes que a captação.
Mas uma coisa ambos concordam e eu acho que é de longe o maior risco do Brasil:
Desindustrialização. As descobertas recentes da Petrobrás, aliado ao aumento dos preços de commodities pelas pressões da demanda Chinesa e da desvalorização generalizada das moedas dos países ricos (dollar, iene e, em menor grau, o euro), gera o que chama-se de
Doença Holandesa. E o comportamento do congresso/governo com a receita recém-adquirida só me faz ficar mais pessimista.