O preço do carro daqui é um absurdo, no MX e Chile se compra uma BMW pelo preço de um vectra. Porque?? Impostos.
ELetrônicos é um absurdo. Porque?? Impostos. Roupas, tudo.
Contratar uma pessoa CLT é super caro¹, porque?? Impostos.
Mas é isso, é esse simplismo, perdoe-me a palavra,
religioso que me deixa fulo Agnóstico, veja:
O PlayStation 3 chegou ao Brasil por R$ 2 mil, depois de um espera de quatro anos. Nos EUA, o mesmo equipamento sai a US$ 300, ou cerca de R$ 510. Neste caso, os tributos não chegam a quatro vezes o valor do produto. São de cerca de 70%.
Pesquisa do Movimento Brasil Eficiente indica que, enquanto um Toyota Corolla XEI 2.0 custa R$ 75 mil no Brasil, sai a R$ 58.740 na África do Sul, R$ 33.782 no Japão e R$ 32.797 nos EUA. O grupo garante que a chave do problema está na alta carga tributária. Mas ela sozinha não explica diferenças.
Seguindo esse critério, que não leva em conta promoções, é que o estudo chegou à média de US$ 45 mensais. Em Honduras, na vice-liderança, o valor chega a US$ 25,70. Em relação ao México e à Argentina, o Brasil tem custo 55% maior, onde o preço é de US$ 19,90 e US$ 19,40, respectivamente. No Paraguai, o mesmo pacote sai por US$ 6,40.
o fato aqui do lado na Argentina os pacotes de TV por assinatura custarem menos da metade que os nossos
Eu já disse que matemática não é meu forte, talvez também não seja o da jornalista cujas ressalvas foram negritadas, então faça os cálculos pra mim, please, Agnóstico e me explique donde sai este
"Por quê?? Impostos." (que não é só seu, que é de quase todo mundo por aquí e por aí) tão enfático para explicar diferenças de 100, 200, 800% no preço de produtos cujos tributos incidentes são 10, 15, 30% mais altos?
Na Noruega (eu sei, na Noruega é outra estória, é tudo de bom, os impostos são bem aplicados, a
socialdemocracia está no poder há décadas e conseguiu implantar um estado
cheio de impostos que funciona tão bem que é o
melhor do mundo e não pode ser comparada com o Brasil mas estamos falando do impacto que a alta carga tributária produz nos preços então a comparação é válida), na Noruega, cuja carga tributária é uns 10% superior à nossa o Nintendo Wii também custa meros 459 reais* (aqui custa 700 se for contrabandeado ou 1000 em grandes lojas).
Na Dinamarca (sei que a Dinamarca também é outra história mas o assunto aqui continua sendo a relação carga tributária X preços) cuja carga tributária é ainda maior que a norueguesa (48% em média) e cujo
salário mínimo é apenas 6 vezes maior que o nosso² (todo mundo lembra das diferenças de impostos mas ninguém lembra de diferença de remuneração, parece-me que o salário pago aos funcionários não tem qualquer impacto nos preços) os preços quase empatam: a LED de 42 (um modelo Panasonic) mais barata que encontrei num shopping online danês tava 2.500*, a mais barata no Ponto Frio online (um modelo LG): 2.900; Já o PS3 120GB custa 700 reais lá* (1300 por aqui). É óbvio que os impostos não são a primeira explicação, é óbvio que não é tão
Por quê?? Impostos, Agnóstico.
A TIM e a OI saíram de prejuízos monstruosos recentes. A OI só se livrou por causa do bom e velho BNDS.
Não pesquei qual é o ponto: que conseguem ter prejuízo mesmo cobrando tarifas absurdas em relação às suas irmãs subsidiárias de outros países e suas matrizes? Talvez seja hora das matrizes mudarem os executivos das filiais daqui.
==========================================================================================================
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Falar que o problema é que o Brasil arrecada pouco e tenta dar serviço de primeira dando como exemplo a UERJ é bizarro. Não que não seja tudo o que você disse, de fato não a conheço, mas se for tudo o que você disse é uma ilha frente a um mar de ineficiência, roubo e desperdício.
Você que é tão viajado e que mora mais fora do Brasil que aqui nessa pocilga talvez tenha informações diferentes pra me dar... Nos EUA aspirina, bromoprida, atenolol, camisinha, magnesia bisurada e outros medicamentos básicos são distribuidos farta e gratuitamente em farmácias públicas Agnóstico? Nos EUA você consegue remédios de 4.000 reais gratuitamente do estado seja qual for a gravidade da sua doença? Nos EUA alguma universidade é gratuita? É simples encontrar ensino básico gratuito? Nos EUA quantas clínicas integralmente gratuitas bancadas pelo estado existem em média por cada 1.000.000 de habitantes?
Eu não estou dizendo que nada disso que o nosso Estado oferece tem a qualidade dos meus sonhos, é exatamente o que eu disse que não tem. Mas estes tipos de serviço custam verbas, muita verba. Sim, custam mais do que deviam por causa dos desvios dos políticos, custam mais do que deviam por
causa dos superfaturamentos, custam mais do que deviam por causa
dos esquemas de horário dos funcionários públicos, custam mais do que deviam pelo fato de que tanta gente não contribui mas que recebe os tais benefícios (não estou falando das que são isentas, como os pobres diabos do bolsa-família mas do pessoal que sonega e que ainda assim tem seus filhos estudando em universidades públicas ou ainda assim recebe empréstimos facilitados dos bancos estatais), tudo ok, foi exatamente o que eu disse. Mas ainda aissim são serviços que o Brasil presta e que dependem de uma carga tributária elevada porque por ruins que sejam ainda são custosos e universais. Ainda assim é
tentar prestar serviços de Noruega
sem eficácia..
O problema então não está na carga tributária: está na corrupção dos políticos, dos empresários que lidam com o governo,
de nós funcionários públicos, está na alta taxa de sonegação, etc.
Se a carga tributária fosse reduzida ainda assim o Estado brasileiro continuaria tentando dar escola gratuita, coquetel anti aids gratuito, universidade gratuita, quimioterapia gratuita, posto de saúde gratuito, bandejão gratuito... a popçulação continuaria achando que estas coisas são dever mínimo do estado... e se os outros aspectos, estes sim relevantes, não fosse modificados a eficácia do serviço seria apenas cada vez pior. Você pode dizer que querer um Brasil em que empresários não inchem seus preços (ainda mais) ao venderem pro Estado, em que políticos não façam acordos à luzes apagadas com estes empresários, em que os funcionários públicos contratados para trabalhar 40 horas semanais estejam em seus postos de trabalho 40 horas por semana, em que pequenos empresários assinem a carteira de seus funcionários é utópico.
Esperar um Brail com menos impostos também é. Mas atirar na carga tributária é errar a mira.
¹Ohhhh!
Realy?
² Pra quem reclama do custo de um celetista brasileiro, quanto será que custa um "celetista" dinamarquês, Agnóstico? Tá me dando até pena do empresariado escandinavo agora. Vida difícil, ó dó
* Preços pesquisados pela internet em sites de grandes lojas de eletrônicos norueguesas e dinamaquesas como http://www.gamestop.dk/ps3.asp e http://www.expert.dk/da/TvVideo/LED%20TV.aspx