Pior acidente em corridas de carros.
A tragédia de Le Mans em 1955 foi um acidente durante a corrida automobilística 24 Horas de Le Mans, em 11 de junho de 1955. Os carros envolvidos no acidente atingiram vários espectadores, matando 84 deles e ferindo centenas. Este foi o pior acidente da historia.
Em 1955, a Mercedes convidou Mike Hawthorn para guiar um dos seus 300SLR, em dupla com o americano John Fitch. Nos outros dois carros, vão Fangio e Kling. Começa a corrida e Fangio e Mike Hawthorn, num Jaguar, começam um verdadeiro racha, sensacional. Pelas 18:30, Hawthorn vem pela reta dos boxes muito rápido e de repente, após ultrapassar um pequeno Austin-Healey pilotado por Lance Macklin, resolve entrar nos boxes, à sua direta (não havia muro separando a pista dos boxes). Freia forte e desvia para os boxes. Macklin, no reflexo, joga seu carro para a esquerda, no exato momento que Levegh, em seu Mercedes, vem passando, a uns 250 km/h. Não há tempo para nada.
O Mercedes sobe na traseira do Austin-Healey, bate ainda na mureta entre a pista e a tribuna e, voando em chamas e aos pedaços e o enorme motor de 8 cilindros em linha, voa em cima do público. Morrem 83 espectadores e Pierre Levegh. Os organizadores decidem não paralisar a prova: se o fizessem, o congestionamento na saída do circuito prejudicaria o transporte dos feridos. Às duas da madrugada, a Mercedes retira seus carros da prova.Hawtorn vence e mais tarde é declarado inocente do ocorrido.
No final de 1955 a Mercedes se retira também da Fórmula 1. Ainda como conseqüência do acidente em Le Mans, a Suíça decide banir de seu território as competições automobilísticas - a proibição dura até hoje. Depois de Le Mans-1955, o automobilismo nunca mais seria o mesmo.
Video
http://www.youtube.com/v/FXtb5eDUuQw