Autor Tópico: "Tive filhos surdos porque Deus quis."  (Lida 5023 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
"Tive filhos surdos porque Deus quis."
« Online: 21 de Novembro de 2010, 16:12:41 »
Sertão da Paraíba tem surto de doenças genéticas; casamento entre primos é a causa
A bióloga paulistana Silvana Santos foi para o Nordeste há cerca de uma década por causa da sua vizinha. Ela quis entender a origem da misteriosa doença da moradora da casa ao lado.

Como relatava a própria mulher, a moléstia era comum na sua cidade natal, Serrinha dos Pintos, no sertão do Rio Grande do Norte. Santos descobriu no Nordeste mais 70 casos de uma doença até então desconhecida, a síndrome Spoan, que paralisa os membros inferiores e afeta a visão. Era o mesmo mal de sua vizinha.

Depois de descrever a Spoan pela primeira vez em artigo científico de 2005, a bióloga encontrou outros problemas genéticos no sertão, causados por um mesmo motivo: o casamento consanguíneo entre primos.

Em Serrinha dos Pintos, 32% dos casamentos envolvem primos de primeiro e segundo grau. Todos os afetados pela síndrome são descendentes de um ancestral comum, que chegou à região há mais de século.

"As famílias conhecem a sua árvore genealógica, mas a maioria não aceita que as doenças genéticas são causadas pelos casamentos com pessoas do mesmo sangue", afirma a pesquisadora.

Hoje, Santos é professora da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), instituição à qual se vinculou de tanto estudar a região.

EM FAMÍLIA

Os casamentos consanguíneos passam dos 40% em algumas cidades paraibanas. A situação é mais grave no sertão, onde muitas doenças ainda não são reconhecidas como de origem genética.

São os agentes de saúde da região (cada um cuida de cerca de 500 pessoas) que registram, numa base de dados, a incidência de deficiências. "Mas ninguém analisa os dados para investigar causas das doenças", diz Santos.

DIAGNÓSTICO

De acordo com a médica Paula Medeiros, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), muitos pacientes recebem diagnóstico errado.

"Há médicos que relatam retardo mental em casos de mucopolissacaridose [doença metabólica causada por deficiência de enzimas], sem avaliar se há mais casos na família e qual é a origem do problema", diz ela.

Por isso, o trabalho dos pesquisadores está sendo comemorado por funcionários de alguns municípios da região. É o caso de Maria do Socorro Lucena, secretária municipal de Saúde de Queimadas, uma das cidades estudadas, onde uma nova doença genética foi identificada.

De acordo com Lucena, os recursos públicos para a saúde da sua cidade, que tem 40 mil habitantes, são suficientes apenas para o atendimento "básico". E só. "Consigo atender partos, casos de tiro, tratamento de hemodiálise, esse tipo de coisa", diz.

Além de evitar que mais pessoas padeçam de doenças evitáveis causadas por consanguinidade, o aconselhamento genético sai mais barato aos cofres públicos.

No caso dos pacientes de mucopolissacaridose, que traz problemas motores, de crescimento e até mentais, o tratamento de um tipo da doença pode chegar a R$ 100 mil por mês, por paciente.

Hoje, seis portadores que vivem no sertão da Paraíba estão em tratamento no hospital da UFPB, aos cuidados da médica Paula Medeiros.

FAZ-TUDO

O trabalho deles começa já na prospecção de casos, em parceria com os agentes de saúde. São também os cientistas que realizam o mapeamento genético e identificam as possíveis doenças hereditárias, posteriormente divulgadas à comunidade acadêmica em congressos e em artigos científicos.

O processo todo leva, em média, três anos, também por causa das dificuldades estruturais. Hoje, um mapeamento genético no Brasil só pode ser feito nas regiões Sul e Sudeste, que contam com laboratórios para isso.

"Eu oriento as pessoas sobre os riscos de nascimento de deficientes quando os pais são um casal de primos", diz Santos. A ideia, de acordo com ela, é informar os jovens em idade reprodutiva.

Mas essa não é uma aproximação simples. A descrença nos cientistas, e um certo fatalismo, ainda são comuns.

"Não acredito nessa coisa de doença causada por casamento entre primos", diz uma moradora do município Olho d'Água, próximo de Queimadas. Filha de primos e casada com um primo, ela tem três dos seus cinco filhos surdos. "Tive filhos surdos porque Deus quis."  :|

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/833820-sertao-da-paraiba-tem-surto-de-doencas-geneticas-casamento-entre-primos-e-a-causa.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: "Tive filhos surdos porque Deus quis."
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2010, 18:11:38 »
Isso é mais comum do que pensamos. Tem muita gente que nem procura tratamentos pois acha que Deus quis...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2010, 18:17:42 »
Em Deus eles acreditam... o que eu acho mais triste é que eles sequer se revoltam com esse sádico imaginário.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2010, 18:31:13 »
"Deus sabe o que faz..." :umm:
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2010, 20:00:45 »
"Deus sabe o que faz..." :umm:

E principalmente, ele sabe onde e com quem deve atuar! :)
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:40:02 »
Essas coisas me embrulham o estômago. Se deus realmente existe ele só pode ser um palhaço sádico que deve rolar de rir vendo os seus fiéis se f*dendo e ainda dando graças e louvando a ele. :enjoo:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:07:20 »
Eu sou filho de primos de "primeiro grau"... :medo:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:40:51 »
O que não explica a sua situação, ja que homossexualismo não é genético.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2010, 09:36:16 »

Teve sorte ué, nem sempre casamento entre primos dá em anomalia genética. Só não case ou tenha filhos com uma prima que não haverá problemas penso eu.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:31:17 »
Ser filho de primos quando nunca houve casamento consanguíneo antes na família muitas vezes não resulta em problema algum. A coisa fica pior quando essa mistura ocorre em várias gerações. Portugal que o diga.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:06:48 »
"Não acredito nessa coisa de doença causada por casamento entre primos", diz uma moradora do município Olho d'Água, próximo de Queimadas. Filha de primos e casada com um primo, ela tem três dos seus cinco filhos surdos. "Tive filhos surdos porque Deus quis."  :|

Estas pobres crianças possuem pais burros porque deus quis.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 11:16:19 por Mr. Mustard »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2010, 13:55:44 »

Nope. É convivência, né? ::)

Teve sorte ué, nem sempre casamento entre primos dá em anomalia genética.

Pensei que eu sairia um X-men... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:40:18 »

Na verdade, é bem provável que seja sim.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2010, 00:13:53 »
Outra coisa que pode agravar também seria a taxa de fecundidade do povo. Não sei como é lah mas se tiver uma taxa de natalidade alta aumenta a chance de defeitos genéticos aparecerem em casamentos de parentes. Acredito que se este for o caso uma politica de planejamento familiar efetivar poderia contribuir para amenizar este problema.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2010, 19:12:56 »
Acho que nesse caso maior taxa de fecundidade não aumenta as chances, somente números absolutos, mas não entendi muito bem seu comentário ou a lógica que você usou.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2010, 04:32:41 »
Ser filho de primos quando nunca houve casamento consanguíneo antes na família muitas vezes não resulta em problema algum. A coisa fica pior quando essa mistura ocorre em várias gerações. Portugal que o diga.

Lembro até de já ter lido notícias ou posts em blogs meio cientificóides sugerindo que seria "bom" de vez em quando... :medo:

O que tem Portugal?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:58:27 »

Lembro até de já ter lido notícias ou posts em blogs meio cientificóides sugerindo que seria "bom" de vez em quando... :medo:

O que tem Portugal?

Mulheres com bigode??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2010, 18:10:10 »

O que tem Portugal?

o Lusitano.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2010, 18:10:47 »
Esses casamentos consanguíneos são muito comuns no interior do RN

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2010, 19:27:11 »
Esses casamentos consanguíneos são muito comuns no interior do RN

Acho que em qualquer cidade pequena deve ser comum, na ausência de muita variedade de parceiros a consanguinidade é consequência da falta de opção. Se bem que há regiões com bem mais tabu com relação a isso, eu conheço desde gente que nasceu do casamento entre primos (uma tem saúde normal, mas outra tem talassemia maior) até gente que acha um absurdo esse tipo de relacionamento.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2010, 20:35:37 »
Isso é mais comum do que pensamos. Tem muita gente que nem procura tratamentos pois acha que Deus quis...
Na minha infância, havia uma família na vizinhança onde eles não vacinavam os filhos, pois "deus protegia"...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2010, 20:39:39 »

O que tem Portugal?
A família real portuguesa, que veio em peso para o Brasil no início do século XIX, fugindo de Napoleão: a maioria era doente, pela consanguinidade.
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2010, 20:55:04 »
O que tem Portugal?
Já viu a árvore genealógica da Casa de Avis até chegar em D. Sebastião?

Se começar a olhar os antepassados de D. Sebastião até o começo da dinastia, é tanto casamento entre primos tanto da dinastia de Avis ou de Aragão/Castela/Áustria que não é de estranhar que o pai e todos os tios dele tinham saúde frágil e morreram jovens, de maneira que ele era o herdeiro no momento em que nasceu.
Fora que D. Sebastião era estéril segundo boa parte dos estudiosos. Por alguns teria nascido assim fruto dos cruzamentos familiares, por outros teria ficado assim por erros de diagnóstico e práticas curativas equivocadas. No fim, o que se sabe é que morreu sem filhos, e pelo visto não muito interessado em tê-los.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2010, 21:43:49 »
Uma vez saiu na Super (ou na Galileu, não me lembro) que esse negócio de casamento entre parentes próximos dar problema na prole não era comprovado. Acho que falava de casamento entre irmãos.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2010, 12:03:42 »
Acho que nesse caso maior taxa de fecundidade não aumenta as chances, somente números absolutos, mas não entendi muito bem seu comentário ou a lógica que você usou.
Tudo bem , aumenta o numero absoluto. Mas aquela historia quanto mais cartões eu tiver maior chance eu tenho de acertar na loteria. Em relação ao planejamento familiar quis dizer em diminuir o numero de filhos por casal, concerteza vai diminuir o número absoluto de casos de pessoas com problemas genéticos.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!