Autor Tópico: "Tive filhos surdos porque Deus quis."  (Lida 5024 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: "Tive filhos surdos porque Deus quis."
« Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2010, 13:16:11 »
Uma vez saiu na Super (ou na Galileu, não me lembro) que esse negócio de casamento entre parentes próximos dar problema na prole não era comprovado. Acho que falava de casamento entre irmãos.
Putz... isso é biologia básica.

Todo mundo sabe(ou deveria saber) que se você tem um gene recessivo para a doença X, se você tiver filhos com alguém que também tem um gene recessivo para a doença X, as chances de ter um filho com a doença X são muito maiores.

E as chances de encontrar alguém com um gene recessivo para a doença X aumenta se você escolher um familiar (porque tem a mesma carga hereditária). Será que não aprenderam a fazer cruzamento genético na escola?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2010, 15:25:25 »
Na verdade não é tão básica, vamos supor que a mutação no gene X que cause uma doença não esteja presente em uma população Y, logo se houver casamento entre cosanguíneos lá as chances da pessoa aprensentar essa doença é nula, enquanto no resto do mundo há essa chance.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:29:11 »
Na verdade não é tão básica, vamos supor que a mutação no gene X que cause uma doença não esteja presente em uma população Y, logo se houver casamento entre cosanguíneos lá as chances da pessoa aprensentar essa doença é nula, enquanto no resto do mundo há essa chance.

Mas se essa mutação é rara e você a tem, é mais fácil que outras pessoas da sua família tenham do que qualquer outra pessoa aleatória. E há tantas coisas que podem dar errado no seu DNA que é bem provável que alguma mutação ruim você tenha, mesmo que ela não se manifeste, então se você tiver filhos com uma pessoa da sua família, suas crianças podem nascer com essa doença. Se você tiver filhos com outra pessoa de outra família, provavelmente a mutação ruim que ela tem será diferente da sua e seus filhos não vão manifestar doenças causadas por genes recessivos.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Dezembro de 2010, 19:24:01 »
A questão da consanguinidade é um pouco mais irritante do que parece: De fato, ter filhos com quem é aparentado com você é mais perigoso do que com não-aparentados, mas isso apenas se sua família já tem um histórico de casamentos consanguíneos anterior à atual união. Se a união consanguínea for a primeira em algumas gerações, os riscos do casamento consanguíneo são muito pequenos.
"Make Money, Not War."

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:36:59 »
Não necessariamente, visto que muitas dessas mutações são recessivas, então passam desapercebidas no pool gênico ao longo das gerações. Se a mutação é rara, é mais fácil que cruzamentos dentro da mesma linhagem as deixem em homozigose.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:51:44 »
Não necessariamente, visto que muitas dessas mutações são recessivas, então passam desapercebidas no pool gênico ao longo das gerações. Se a mutação é rara, é mais fácil que cruzamentos dentro da mesma linhagem as deixem em homozigose.

Finalmente a Nina aparecendo na sua melhor forma! :)
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Dezembro de 2010, 16:17:27 »

Finalmente a Nina aparecendo na sua melhor forma! :)

[2]

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2010, 22:37:42 »
 :vergonha:

Queria ter mais tempo para vir aqui... mas meus alunos estão me deixando louca.

Pareço uma "choca" com um monte de pintainhos atrás de mim!  |(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x