Pare e pense como era atravessar o atlântico pro povo em 1492. A gente sabe muito mais sobre marte e viagens longas do que o que eles sabiam antes de vir pra América.
Nesse ponto eu concordo. Mas tem algumas diferenças básicas:
-No caso das viagens para o novo mundo as condições ambientais não eram tão desfavoráveis quanto uma viagem pra marte. Na verdade eu acho que o clima da América era até melhor do que o da Europa em alguns quesitos.
-Chegando à América eles encontravam água e comida com alguma facilidade, além de que podiam derrubar alguma árvore e fazer uma moradia.
-Eles iam em grandes grupos, o que facilitava enormemente uma colonização e uma resposta à qualquer problema que por ventura ocorresse.
No caso de Marte eu não sei até que ponto a nossa tecnologia já está preparada pra isso, tendo em vista que a nossa experiência em enviar humanos ao espaço se resume à viagens pra pouco além da nossa atmosfera e algumas viagens décadas atrás pra nossa Lua.
Outro ponto é esse reduzido número de pessoas em uma primeira incursão. Se der merda vai todo mundo pro saco. Eu não sei até que ponto hoje as pessoas e os governos estariam dispostas a aceitar um risco desses a vidas humanas e riscos financeiros envolvidos. Mas é claro que se der tudo certo os pioneiros seriam heróis.
Quanto ao que a reportágem diz sobre as empresas privadas talvez se interessarem mais do que os governos eu não sei não. Só se Marte tiver algum potencial econômico como minérios ou outra coisa parecida.
Acho mais sensato se fazer a colonização em primeiro momento com idas e vindas para se criar um terreno mais propício, e depois talvez levar moradores fixos pra lá, além de se criar rotas regulares para viagens de cá pra lá.
E ainda tem o fato de que pra se colonizar Marte talvez seja necessário colonizar primeiro a Lua até como um posto de apoio para as viagens à Marte. Além do fato da Lua ficar mais barato de se colonizar.
Mas apesar do mas a colonização de outros corpos celestes é só uma questão de tempo se a humanidade continuar evoluindo pelo mesmo caminho científico que vem trilhando.