Autor Tópico: Cientistas propõem colonização e viagem a Marte sem volta  (Lida 4275 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Cientistas propõem colonização e viagem a Marte sem volta
« Online: 26 de Novembro de 2010, 10:21:04 »
5/11/2010 - 09h48

Para baratear custo, cientistas propõem colonização e viagem a Marte sem volta

Publicidade

DA ASSOCIATED PRESS

Uma viagem a Marte com um único bilhete de viagem: o de ida. Essa é a basicamente a ideia defendida por dois cientistas no artigo "To Boldly Go" (algo como "viagem audaciosa"). A dupla diz que as viagens com tripulação humana para Marte seriam mais rápidas e econômicas se as missões não incluíssem o retorno dos astronautas.

"O principal ponto é fazer com que a exploração de Marte continue", disse Dirk Schulze-Makuch, da Universidade Estadual de Washington (EUA), autor do texto publicado no "Journal da Cosmologia" em parceria com Paul Davies, da Universidade Estadual do Arizona (EUA).

Segundo eles, os seres humanos deveriam começar a colonização de outros planetas como meio de se precaverem contra uma catástrofe na Terra.

Marte possui gravidade na superfície, atmosfera, água abundante, dióxido de carbono e minerais essenciais, o que facilitaria a colonização.

Eles propõem que as missões comecem com o envio de duas equipes, formadas por duas pessoas cada, em voos separados, a Marte.

Depois, navios de abastecimento regular e mais colonizadores poderiam participar da segunda fase da missão. A tecnologia já existe, ou é de fácil acesso, afirmam.

ESQUECERAM DE MIM

Um funcionário da Nasa (agência espacial americana) comentou que missões tripuladas para Marte devem ocorrer nas próximas décadas, mas o planejamento envolve decididamente a ida e a volta da tripulação.

O porta-voz da Nasa, Michael Braukus, disse que o presidente dos EUA, Barack Obama, acredita que essa missão poderia ser realizada por volta de 2030, mas não houve qualquer menção a que os astronautas poderiam ser deixados para trás. "Queremos nosso povo de volta", disse Braukus.

O astronauta aposentado da Apollo 14 Ed Mitchell, que caminhou na Lua, também criticou a proposta. "É prematuro", escreveu em um e-mail. "Nós não estamos prontos para isso ainda."

Davies e Schulze-Makuch salientam que não estão propondo uma "missão suicida". "Os astronautas iriam para Marte, com a intenção de ficar para o resto de suas vidas, como pioneiros de uma colônia humana permanente em Marte", escreveram eles, embora reconheçam que a proposta encontraria reações de oposição dentro da Nasa.

Os dois acreditam que o setor privado aceitaria melhor a ideia.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/830752-para-baratear-custo-cientistas-propoem-colonizacao-e-viagem-a-marte-sem-volta.shtml

Parece que ele sugere algo como aquelas pessoas que migram para uma terra distante para iniciar uma vida nova, sem desejo de retornar.

Quem quer ir pra Marte, ficar vivendo para sempre num mega desertão hostil, sem absolutamente nada, para nunca mais voltar??
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Cientistas propõem colonização e viagem a Marte sem volta
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:22:20 »
Daria pra fazer como fizeram com a Austrália e fazer de Marte uma colônia penal... ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:25:38 »
Daria pra fazer como fizeram com a Austrália e fazer de Marte uma colônia penal... ::)

Imagino, Marcinho VP comanda rebelião em Marte e declara sua independência da Terra...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:50:40 »
E... Melhor não... :medo:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2010, 11:20:26 »
Mas o onibus espacial é direto ou pingua-pingua?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2010, 11:31:41 »
Vai pingar onde? Só se for na ISS e na Lua...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:14:07 »
A ideia não é ruim, desde que seja dada condição à pessoa de voltar, caso chegando lá, ela mude de opinião. Só resta saber qual a condição de sobrevivência do planeta; pq se não tem O2, ninguém respira, e passar o resto da vida com uma máquina no nariz e na boca não é nada agradável.
8-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:47:24 »
Tendo uma mulher, um laptop e um sinal wi-fi, estamos ai! :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:21:12 »
Cara, é complicado comparar ir pra marte pra ficar e ir pra américa pra ficar, por exemplo.

A segunda opção é você mudar para outro lugar do nosso planeta que, de qualquer forma nós evoluimos para sobreviver nele, já que ele é tão reguladinho pra nós. Além de que, o lugar mais inóspito daqui é mais agradável que qualquer lugar mais aprazível de Marte.

A primeira opção é suicidio. Eu não iria.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:24:05 »
Pare e pense como era atravessar o atlântico pro povo em 1492. A gente sabe muito mais sobre marte e viagens longas do que o que eles sabiam antes de vir pra América.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2010, 19:22:47 »
Pare e pense como era atravessar o atlântico pro povo em 1492. A gente sabe muito mais sobre marte e viagens longas do que o que eles sabiam antes de vir pra América.

Nesse ponto eu concordo. Mas tem algumas diferenças básicas:

-No caso das viagens para o novo mundo as condições ambientais não eram tão desfavoráveis quanto uma viagem pra marte. Na verdade eu acho que o clima da América era até melhor do que o da Europa em alguns quesitos.

-Chegando à América eles encontravam água e comida com alguma facilidade, além de que podiam derrubar alguma árvore e fazer uma moradia.

-Eles iam em grandes grupos, o que facilitava enormemente uma colonização e uma resposta à qualquer problema que por ventura ocorresse.

No caso de Marte eu não sei até que ponto a nossa tecnologia já está preparada pra isso, tendo em vista que a nossa experiência em enviar humanos ao espaço se resume à viagens pra pouco além da nossa atmosfera e algumas viagens décadas atrás pra nossa Lua.

Outro ponto é esse reduzido número de pessoas em uma primeira incursão. Se der merda vai todo mundo pro saco. Eu não sei até que ponto hoje as pessoas e os governos estariam dispostas a aceitar um risco desses a vidas humanas e riscos financeiros envolvidos. Mas é claro que se der tudo certo os pioneiros seriam heróis.

Quanto ao que a reportágem diz sobre as empresas privadas talvez se interessarem mais do que os governos eu não sei não. Só se Marte tiver algum potencial econômico como minérios ou outra coisa parecida.

Acho mais sensato se fazer a colonização em primeiro momento com idas e vindas para se criar um terreno mais propício, e depois talvez levar moradores fixos pra lá, além de se criar rotas regulares para viagens de cá pra lá.

E ainda tem o fato de que pra se colonizar Marte talvez seja necessário colonizar primeiro a Lua até como um posto de apoio para as viagens à Marte. Além do fato da Lua ficar mais barato de se colonizar.

Mas apesar do mas a colonização de outros corpos celestes é só uma questão de tempo se a humanidade continuar evoluindo pelo mesmo caminho científico que vem trilhando. :ok:
Albert Einstein

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:36:44 »
NASA: robô humanoide pode pousar na Lua em 1000 dias
Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/11/2010

Robô humanoide na Lua

Engenheiros do Centro Espacial Johnson, da NASA elaboraram um projeto para colocar um robô humanoide na Lua em 1000 dias.

O Projeto M - M é o algarismo romano para 1000 e a inicial de Lua em inglês (Moon) - ainda não tem aprovação oficial e nem há qualquer sinalização de que ele venha a ser executado em um futuro próximo.

Mas os engenheiros afirmam que já possuem virtualmente toda a tecnologia disponível e que será possível executar o Projeto M no prazo proposto, contando a partir da data de sua aprovação.

A base do projeto é o Robonauta, ou R2, cuja parte superior - ele ainda não tem pernas - será levado para a Estação Espacial Internacional a bordo do ônibus espacial Discovery, cujo lançamento está previsto para esta semana - veja Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial.

Robô astronauta

Sem a necessidade de todo o aparato de suporte de vida exigido pelos astronautas, o robô humanoide poderia viajar em uma espaçonave extremamente simples, contendo o suficiente apenas para levar o próprio robô, que viajaria em um compartimento ao lado dos tanques de combustível.

A exemplo da recente proposta de uma viagem sem retorno para Marte, também não há planos para trazer o robô astronauta de volta, o que simplifica ainda mais o projeto.

Após desembarcar, o robô será descarregado de forma automática e caminhará sobre a superfície da Lua, deixando na Lua seu rastro robótico histórico.

E a ideia toda gira em torno do próprio fato, do seu valor simbólico e da propaganda gerada pelo feito para o programa espacial - "[...] a parte intangível da NASA, que é a sua capacidade de inspirar e instigar o orgulho nacional," afirma a proposta.

Sem a necessidade de todo o aparato de suporte de vida exigido pelos astronautas, o robô humanoide poderia viajar em uma espaçonave extremamente simples. [Imagem: NASA]Sociedade tecnológica em crise

"O objetivo da missão é a inspiração," diz o documento que apresenta o Projeto M, destacando ainda a formação de uma equipe experiente na execução de projetos de exploração espacial e a demonstração de tecnologias para permitir a continuação da exploração humana além da órbita baixa da Terra, já "conquistada" pela Estação Espacial Internacional.

"Nós somos uma sociedade tecnológica que está ficando para trás na formação de engenheiros e cientistas. Nós sentimos que era nossa responsabilidade criar uma missão capaz de capturar as mentes e a imaginação dos jovens do país. A máquina nunca falha em impressionar os mais cínicos, em pôr um sorriso nos mais entediados, e instigar o maravilhamento em todos que interagem com ela. Um robô humanoide caminhando na Lua vai inspirar os alunos e demonstrar a nossa capacidade tecnológica."

Há pouco mais de três meses, um grupo de empresas japonesas ligadas ao setor aeroespacial havia anunciado a intenção de enviar um robô humanoide para a Lua pelos mesmos motivos, em um gesto simbólico que atrairia muito a atenção do público - veja Japoneses querem enviar robô humanoide para a Lua.

Após desembarcar, o robô será descarregado de forma automática e caminhará sobre a superfície da Lua, deixando na Lua seu rastro robótico histórico. [Imagem: NASA]Ciência eventual

Os engenheiros da NASA afirmam que o robô humanoide poderia fazer mais do que deixar pegadas na Lua: ele poderia "andar sobre a superfície executando uma infinidade de tarefas, focadas em demonstrações de engenharia, como a manutenção e a construção; realizando 'ciência eventual' (isto é, utilizando os sensores existentes no robô ou pequenos instrumentos científicos) e experimentos simples idealizados por estudantes."

Mas por que um robô humanoide, com todas as complicações do projeto, se a NASA já possui uma grande experiência com robôs sobre rodas, que seriam capazes de fazer ciência de verdade?

Segundo os idealizadores do Projeto M, a razão principal para isso é que um robô antropomórfico pode usar as mesmas ferramentas e trabalhar no espaço do mesmo modo que um ser humano, eliminando a necessidade de desenvolver ferramentas especializadas.

Uma mão robótica tem muito mais versatilidade do que qualquer outro instrumento, tornando o robô capaz de executar tarefas e manipular objetos que não foram previstos no projeto da missão.

A NASA acredita que o gesto de um robô virar-se para a Terra e gesticular "Eu vejo vocês" poderá inspirar milhões de jovens a tornarem-se engenheiros e cientistas. [Imagem: NASA]Treinamento do robô

Os engenheiros destacam que o fato de que o Robonauta está sendo desenvolvido para se tornar um operário aqui na Terra, o que significa que ele incorpora algumas tecnologias de segurança e características intrínsecas que o tornam seguro para trabalhar lado a lado com um ser humano, seja em uma fábrica, seja na Lua, ou em qualquer outra missão espacial futura.

Outra razão apontada pelos engenheiros é que um robô humanoide é mais fácil de ser treinado para executar qualquer tarefa. Por exemplo, um operador pode usar um conjunto de luvas mapeadas para equivaler às mãos do robô. O operador pode, então, executar a tarefa, enquanto o robô registra esses movimentos em sua memória.

A proposta está pronta. Agora resta esperar que a NASA avalie a proposta e decida ou não investir em sua execução. Se seus idealizadores estiverem certos, e o projeto puder mesmo ser executado em 1000 dias, há a possibilidade de que ele seja aprovado por um presidente em início de mandato, disposto a impressionar a opinião pública.

Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=robo-humanoide-lua-1000-dias-projeto-m&id=020130101103

É mais ou menos isso que deve ocorrer: primeiro eles colonizam a Lua com a ajuda de robos e depois é a vez de Marte seguindo a mesma linha.
Albert Einstein

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2010, 23:41:27 »
Mas apesar do mas a colonização de outros corpos celestes é só uma questão de tempo se a humanidade continuar evoluindo pelo mesmo caminho científico que vem trilhando. :ok:
Só não pode acontecer isso --> http://eupodiatamatando.com/2007/08/15/filme-idiocracy/  :P

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2010, 00:53:15 »
Eu quero ir :oba: desde que me devolvam pra terra quando eu termine o tour :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2010, 02:12:28 »
No caso de Marte eu não sei até que ponto a nossa tecnologia já está preparada pra isso, tendo em vista que a nossa experiência em enviar humanos ao espaço se resume à viagens pra pouco além da nossa atmosfera e algumas viagens décadas atrás pra nossa Lua.

Outro ponto é esse reduzido número de pessoas em uma primeira incursão. Se der merda vai todo mundo pro saco. Eu não sei até que ponto hoje as pessoas e os governos estariam dispostas a aceitar um risco desses a vidas humanas e riscos financeiros envolvidos. Mas é claro que se der tudo certo os pioneiros seriam heróis.
[...]

Não temos tecnologia para nos sustentar na superfície de Marte de maneira autônoma por um intervalo maior que algumas horas. E duvido que a tenhamos em 2030 ou 2050.

Factóide. Puro factóide.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, 10:23:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:20:46 »
Nnão temos tecnologia para nos sustentar na superfície de Marte de maneira autônoma por um intervalo maior que algumas horas. E duvido que a tenhamos em 2030 ou 2050.

Factóide. Puro factóide.

A ISS já funciona de forma quase autônoma, Marte ainda tem a vantagem de permitir agricultura e ter água, por que não?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:26:15 »
Nnão temos tecnologia para nos sustentar na superfície de Marte de maneira autônoma por um intervalo maior que algumas horas. E duvido que a tenhamos em 2030 ou 2050.

Factóide. Puro factóide.

A ISS já funciona de forma quase autônoma, Marte ainda tem a vantagem de permitir agricultura e ter água, por que não?

Os ônibus espaciais (quando estavam ativos) e as naves Soyuz Progress levam suprimentos regularmente para a ISS, incluindo alimentos e água.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:30:22 »

Os ônibus espaciais (quando estavam ativos) e as naves Soyuz Progress levam suprimentos regularmente para a ISS, incluindo alimentos e água.

É disso que estou falando. Em Marte é possível cultivar alimentos e há água.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:39:18 »

É disso que estou falando. Em Marte é possível cultivar alimentos e há água.

Ok uiliníli.

Mas, no meu entender, as dificuldades técnicas e os custos delas advindos não justificam uma viagem de tal tipo para Marte.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:48:52 »
Ok uiliníli.

Mas, no meu entender, as dificuldades técnicas e os custos delas advindos não justificam uma viagem de tal tipo para Marte.

Eu acho que o único tipo de viagem de humanos para Marte justificável é justo a desse tipo: visando colonizar e ocupá-lo permanentemente. Ir para passear é que é bobeira.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2010, 12:41:39 »
Concordo com o Uílli.

Projetos de Terraformação de Marte é o que nào faltam, mas há planos mais "pé no chão" que envolvem a construção de estufas e até um grupo de pessoas que vivem numa cápsula que simula o que estaria disponível para astronautas em marte.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2010, 12:52:49 »
Qual é a estimativa mais conservadora em termos de custos para um empreendimento deste tipo, se fosse possível faze-lo hoje?

Apenas para efeito de comparação. A ISS teve um custo de construção de cerca de US$ 100 bilhões de dólares. E ela está do "lado da Terra", a cerca de 400 km.

E os projetos de "Terraformação" são, ao meu ver, muito mirabolantes. Não acho-os impossíveis, mas simplesmente, no meu entender, não possuímos informações suficientes hoje para torna-los efetivamente operacionais.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2010, 13:05:51 »
Não faço ideia dos custos, mas concordo com o que você disse sobre terraformação.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2010, 13:41:16 »
Não vamos colonizar Marte para amanhã, esse é um trabalho para décadas, séculos, até. Terraformação é uma possibilidade para um futuro distante, não faz sentido criticar esse conceito sob a ótica da tecnologia de hoje. Calma! A discussão realista hoje é sobre a possibilidade de colonização com ambientes artificiais. Claro que isso não vai ser barato, podem ter certeza, mas ciência não costuma ser um investimento barato, é preciso considerar se os possíveis retornos justificam os gastos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2010, 16:28:48 »
Onde eu assino? Iria amanhã, se pudesse :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!