Autor Tópico: Cristãos podem comer carne de porco?  (Lida 18889 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Cristãos podem comer carne de porco?
« Resposta #25 Online: 29 de Novembro de 2010, 07:37:05 »
Sem contar que o porco praticamente divide agua e comida comos humanos

Para tribos nomades do deserto isso nao deveria ser boa coisa

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Novembro de 2010, 17:30:15 »
Para mim, restrição alimentar é uma porcaria de um sacrifício inútil. Eu como e bebo de tudo, inclusive estragado. 
Pra mim, tudo nas religiões é um sacrificio inútil.
Só uma observação sobre isso, eu li na wikipedia que durante a peste negra na idade média, os judeus foram perseguidos pois eles eram menos vitimados pela peste devido as regras de higiene do judaismo.
Ou seja, nem tudo é inútil em religiões ... na verdade eu acho que elas são bastantes úteis, pois são um sucesso de público. Já de crítica ... sei não.
Mas esses hábitos de higiene eram mais pra agradar o deus deles do que pra evitar doenças,non ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Novembro de 2010, 18:38:34 »
Mas esses hábitos de higiene eram mais pra agradar o deus deles do que pra evitar doenças,non ?

Ambos. As doenças eram uma punição divina pela inobservância das exigências religiosas.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Novembro de 2010, 05:47:21 »
Para mim, restrição alimentar é uma porcaria de um sacrifício inútil. Eu como e bebo de tudo, inclusive estragado. 
Pra mim, tudo nas religiões é um sacrificio inútil.
Só uma observação sobre isso, eu li na wikipedia que durante a peste negra na idade média, os judeus foram perseguidos pois eles eram menos vitimados pela peste devido as regras de higiene do judaismo.
Ou seja, nem tudo é inútil em religiões ... na verdade eu acho que elas são bastantes úteis, pois são um sucesso de público. Já de crítica ... sei não.
Imagino que sim ... mas não deixam de ser úteis ... por isso a minha observação.
E eu desconfio realmente que as crenças religiosas serviram para legitimar "espiritualmente" o senso comum ... que algumas vezes podia ser útil.
Agora, hoje em dia com o conhecimento científico, a utilidade das crenças religiosas é muito pequena ... acho que só na questão do auto-controle, disciplina, motivação, etc é que as crenças religiosas tenham utilidade ... para os religiosos.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #29 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:48:16 »
Em tese, não mesmo. Não sei se essa é a experiência de vocês, mas eu já conheci cristãos que rejeitam a carne de porco, afirmando que ela é prejudicial à saúde e acrescentando que seu deus já nos alertava para tal fato na Bíblia. Na verdade, isso nem é assim tão recente assim, a primeira vez que ouvi isso foi há mais ou menos 10 anos atrás.
Os adventistas costumam usar este argumento, já que uma restrição puramente religiosa não vai convencer quem não segue a mesma linha, lançam argumentos de saúde, ainda que defendidos apenas por médicos de sua própria linha religiosa.
Chegaram a me dizer que "café é um estimulante, portanto é prejudicial"
Não entendi a lógica deles.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
Re:Cristãos podem comer carne de porco?
« Resposta #30 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 21:34:27 »
No meio dessa polêmica toda, axu que o único que pode se dar mal é o porco.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #31 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 11:54:41 »
Pois é... O coitado é quem paga o pato...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #32 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 14:07:00 »
Pois é... O coitado é quem paga o pato...
Opa. Porco e pato? Interessante isto...Delícias que a maioria dos viventes não deve ver muito frequentemente, os dois, juntos à mesa! :umm:

Como tudo deve ter parecido tão estarrecedor! Pessoas com o hábito de comer porco, numa época com poucos recursos de conservação de carnes, como nos tempos bíblicos, adoecendo ao comer carne de porco, com xistose, teníase, cisticercose, intoxicações, alergias... E só uma explicação abrangente, ira divina! :sleepy:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #33 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 20:31:35 »
Tudo bem que existem animais que mais frequentemente servem de vetores para a transmissão de doenças ao homem, como o porco e o próprio gado, mas tirando os herbívoros (exceto quando comem vegetação contaminada), praticamente todos os outros animais quando na natureza comem porcarias, inclusive os aquáticos. Felizmente, graças ao controle sanitário atualmente empregado na criação comercial de animais, esse problema foi eliminado. Mas naquele tempo, certamente esse tipo de restrição servia como uma maneira de popularizar medidas higiênicas e profiláticas baseadas na observação cotidiana de que o consumo de certos alimentos eram mais propensos a causar doenças do que outros.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #34 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 20:53:00 »
Aqui no RN é muito comum as pessoas não comerem carne de porco (e nunca terem experimentado) porque seria uma carne "carregada" e causaria (ou aumentaria) inflamações. Eu particularmente acho que seria um influência de judeus e cristãos novos na região (em Pernambuco havia a maior comunidade judia das Américas até serem expulsos e fundarem a comunidade de Nova York) e existem até outras curiosidades como as cruzes de beira de estrada onde se vê vários seixos colocados sobre elas, como no costume judeu.

Não sei se essa questão de considerar a carne de porco "carregada" é coisa exclusiva daqui do estado. Eu particularmente só consumo carne de porco industrializada e de empresas reconhecidas como a Sadia e Perdigão, por exemplo. Evito comer carne de porco quando não sei a procedência, como em restaurantes ou em casas de amigos, principalmente por que sei a forma como esses bichos são popularmente criados, em regra sem nenhuma condição de higiene. Aqui é costume de quem cria esses animais, alimentá-los com sobras humanas estragadas, a popular "lavagem", o que acho um absurdo.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #35 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 00:22:48 »
Na roça além de comer carne porco, tem uns que comem os próprios porcos, mas dizem que dá dor nas costas :biglol:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #36 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 00:57:41 »
Quando era evangélico podia comer carne de porco baseado em Atos 15. Agora não sei como tá o molho.

"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #37 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:27:19 »
Sou só eu que achei o primeiro texto impossível de ler? Acho que pode ser sono (tô morto de sono apesar de ter dormido quase 12 horas essa noite) mas é um argumento fragmentado e circular que me dificulta demais a leitura e o entendimento da linha de raciocínio(?) do autor do texto.

Onome disso é intolerancia, igualzinho os ateus e céticos.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:33:48 »
Aí, eu fico imaginando a situação daquele povo do sudeste asiático, que não dispensa um espetinho de rato, aranha, escorpião, grilo, calango, etc. Vão queimar todos no inferno!

Eles já iam queimar de qualquer jeito por acreditar em ídolos pagãos, em vez de em JC, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar no bendito...

Já te passou pela sua mente brilhante que as mensagens, recados ou sei lá o que são passados conforme os pensamentos e entendimentos do época?
Tenho certeza que não, não só pela que vi aqui, mas pelo que vi já em muitas outras ocasiões...
Deus não muda seus conceitos,mas tem que passa-los conforme o entendimento (ignorancia) do homem).
O mais irritante é ver o homem pensar que toda lei da fisica,matemática, filosofia, etc... que o homem atual conhece, ele acha que é o que existe.
Seria hilário,se não fosse trágico a sua própria existencia.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:37:50 »
Citação de: [url=http://congregacaocristaremanescente.blogspot.com/2010/02/pode-o-cristao-comer-carne-de-porco.html]CONGREGAÇÃO CRISTÃ, OS REMANESCENTES, blog de um tal de Julio[/url]
...
A proibição de se comer carne de porco e outras carnes imundas foi dada pelo PRÓPRIO DEUS.
...
Fica difícil até para comentar isso... É tenso!

...
Quer dizer então que DEUS dá um mandamento para o povo, mas quando Ele enviou Jesus a esta terra, ele teria dito a Jesus o seguinte:

"Olha, eu falei para o povo de Israel que eles não podiam comer carne de porco e outras carnes imundas, mas você pode mudar tudo isso, libera tudo, deixa eles comer o que quiserem, porco, rato, cachorro, barata, urubu, o teu poder vai santificar tudo mesmo..."
...
Aí, eu fico imaginando a situação daquele povo do sudeste asiático, que não dispensa um espetinho de rato, aranha, escorpião, grilo, calango, etc. Vão queimar todos no inferno!

Nada a ver, a própria ONU tem um plano de alimentação a base de insetos (rico em proteínas) pro futuro do planeta.Pense bem amigo, cada filosofia vem a seu tempo, não podemos dizer que podemos voar aos antigos romanos,lhe queimariam vivos,acusando-o de feiticeiro.
Mas tudo bem,em se tratando de crente cético, é chover no molhando,tão crente quanto um crente.
É uma praga.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:50:26 »
Hummmm... costelinha de porco... linguiça calabresa... pernil... leitão à pururuca...

Esse tópico está me dando fome. Sem falar nos outros animais imundos como lagosta e umas perninhas de rã...

Agora, por que deus fica tão preocupado com o que o povo come, veste e faz? Falta de serviço no céu?

Vai saber porque existe tanto cancer hoje em dia né cara,além de obesidade,diabetes,avc,etc...Coitado de Deus,tem que deixar tudo explicadinho pros otários egocentricos da terra que acham que esta tudo certinho e ninguém te que dar palpite porque temos vermes como voce que acha que esta tudo bem.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:51:21 »
Era muito mais facil Javé nao ter criado a porcaria do porco

Conveniente FDP...

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 22:58:43 »
Hummm... Costelinha de porco é uma delícia!!!!  :janta:

Também acho,mas depois que eu ter um avc, vou dizer?: Deus não existe,porque se existisse, eu não estaria nesta situação!!

Sua figura faz jus a sua expressão, otário.Não,desculpe aos primatas, que devem ter uma vida mais racional que a tua,pelo menos a alimentar.Em outras questões,devem equiparar-se.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 23:00:46 »
Era muito mais facil Javé nao ter criado a porcaria do porco

E a maçã. Ou não ter proibido.

Sentido figurado, aprendeu no primário irmão?Ops,desculpe, voce não me considera irmão,mais como adversário,como na selva né,sobrevivencia.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 23:02:10 »
Será que ele segue todas as leis do Levítico?

Depende, se ele levar todas as coisas ao pé da letra como voce, pode ser...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 21 de Fevereiro de 2012, 23:06:33 »
Usuário Walter Silva banido por trollismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 00:38:27 »
Hummm... Costelinha de porco é uma delícia!!!!  :janta:
Também acho,mas depois que eu ter um avc, vou dizer?: Deus não existe,porque se existisse, eu não estaria nesta situação!!
[...]

Antes de falar mal dos outros, pelo menos aprenda a conjugar um verbo.  :)
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 00:40:42 »
O forista Walter Silva deve ter "pulado muito" neste Carnaval ao ponto dele "perder o rumo".
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 13:49:47 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 01:05:27 »
Sou só eu que achei o primeiro texto impossível de ler? Acho que pode ser sono (tô morto de sono apesar de ter dormido quase 12 horas essa noite) mas é um argumento fragmentado e circular que me dificulta demais a leitura e o entendimento da linha de raciocínio(?) do autor do texto.

Onome disso é intolerancia, igualzinho os ateus e céticos.

Realmente eu sou um tanto intolerante para com textos que pequem em demasia contra os preceitos de uma boa escrita e que assim dificultem uma boa harmonia e compreensão. Geralmente nem termino de ler textos assim.

Mas o fato de eu ser ateu ou cético pouco influência nesse aspecto. É mais por conta da minha rabugice mesmo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #49 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 09:12:51 »
Usuário Walter Silva banido por trollismo.
Pôxa... Que pena... Logo agora que tínhamos um novo "sábio" no fórum ... Perda irreparável... :lol: :hihi: :biglol: :histeria:
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 09:15:49 por Baphomet »
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!