Não quero entrar nessa discussão, até porque gostaria de me informar mais antes de fazer qualquer afirmação[1], mas os números do trecho abaixo me chamaram a atenção:
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/130925_sum_estudo_feminicidio_leilagarcia.pdf
Os parceiros íntimos são os principais assassinos de mulheres. Aproximadamente 40% de
todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo. Em contraste,
essa proporção é próxima a 6% entre os homens assassinados. Ou seja, a proporção de mulheres
assassinadas por parceiro é 6,6 vezes maior do que a proporção de homens assassinados por
parceira.3
A conclusão não parece seguir das premissas: o texto diz que 40% dos assassinatos de mulheres são cometidos por parceiros. Em seguida diz que no caso dos homens esse número é 6%. Depois ele divide uma porcentagem pela outra para chegar a 6,6. Só que é preciso levar em conta os números absolutos: mais homens são assassinados no total, do que mulheres! O correto seria computar o
número de pessoas mortas pelos parceiros e só então, nesse universo, comparar a proporção de homens e mulheres.[2] Tenho certeza que o número de mulheres ainda seria muito maior do que o dos homens, mas creio que essa proporção de 6,6 não faz sentido.
[1] Meu chute é que a situação é como descreve o Juca: as mulheres podem até agredir mais, mas a agressão masculina é mais séria. O problema é que isso envolve estatísticas e, como sabemos, é muito fácil mentir com estatísticas. Ver acima.
[2] Um exemplo simples: dois grupos, um (A) com 100 pessoas, B com 1000 pessoas. E 2 tipos de doces: D1 e D2
Preferências (número de pessoas):
Grupo A
D1: 5
D2: 95
Grupo B:
D1: 20
D2: 980
Porcentagem de pessoas do grupo A que gostam do doce D1: 5%
Porcentagem de pessoas do grupo B que gostam do doce D1: 2%
Razão entre essas porcentagens: 2,2.
Agora vamos ver:
total de pessoas que gostam do doce D1: 25
Proporçao pertencente ao grupo A: 20%
Proporção pertencente ao grupo B: 80%
Razão entre essas porcentagens: 0,25.
No caso, o grupo B corresponderia ao número de homens assassinados e o A ao de mulheres. Só acho é que as pessoas deveriam tomar mais cuidado com esse tipo de estatística, para não fazer afirmações levianas.