Autor Tópico: Ativistas ateus são agredidos e expulsos do senado do Havaí  (Lida 1729 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Ativistas ateus são agredidos e expulsos do senado do Havaí
« Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2010, 22:15:34 »
Pelo que vi no site eles foram lá justamente por isso já estar acontecendo de modo constante. Era algo que eles queriam por fim e não estavam conseguindo. As orações foram interrompidas por um tempo, mas quando mudou o presidente do conselho municipal elas foram re-instituídas.

Aqui há um dado novo e que pode mudar a situação. Se a prática de oração era constante então é possível caracterizar uma violação da legislação que separa igreja e Estado.

Você é livre para orar, para fundar igrejas e dizer o que quiser, mas a liberdade de expressão não da direito a institucionalizar a oração por parte de uma igreja sempre antes do início dos trabalhos da câmara em um estado laico.

A separação entre igreja e estado é colocada em risco quando isso ocorre.

Se for esta a situação eu concordo.

Isso é de fato muito mais sério que um crucifixo pendurado em um fórum por um cidadão que trabalha lá.

Acho que ambos são igualmente graves.

Além de que, quem estava ali exercendo o livre direito a expressão e a manifestação foram os ateus. Direito que foi então negado pelos infratores.

Concordo. Mas ainda assim considero que a manifestação poderia ter sido mais "civilizada". O que não justifica a truculência da segurança legislativa.
Foto USGS

Offline anarcapitalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2010, 23:34:40 »
Pelo que vi no site eles foram lá justamente por isso já estar acontecendo de modo constante. Era algo que eles queriam por fim e não estavam conseguindo. As orações foram interrompidas por um tempo, mas quando mudou o presidente do conselho municipal elas foram re-instituídas.

Aqui há um dado novo e que pode mudar a situação. Se a prática de oração era constante então é possível caracterizar uma violação da legislação que separa igreja e Estado.

É, então... isso passa despercebido a quem só olhou o video e não o link do site postado em seguida.

http://www.hawaiinewsnow.com/Global/story.asp?S=13569794

"In April Kahle asked the Honolulu City Council to stop praying at its meetings, and it did. But Todd Apo has stepped down as council chair, and Kahle said the prayer returned Monday, November 22, under new chairman Nestor Garcia."

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Dezembro de 2010, 00:50:25 »
Em tese.
Mas isto não ocorre na prática, pois bastam dois exemplos contrários: O uso do livro sacro cristão nos tribunais e a palavra "deus" que consta nas cédulas.
Sei que na prática isso não ocorre em todos os campos, mas existe um movimento nos EUA justamente contra a Bíblia no Judiciário e (menor) Deus nas cédulas.
Assim como aqui, o lobby religioso é muito forte lá.

Eu entendo como sendo coisas distintas. A afixação de um símbolo religioso realmente seria uma afronta à Constituição dos EUA, mas não tenho certeza se o mesmo se aplica a uma manifestação de um indivíduo, de forma isolada e esporádica, na tribuna da assembléia legislativa do Havaí. Muito mais grave é o uso de bíblias pelo poder Judiciário.
Já há interpretação pela justiça americana que incluir preleção religiosa na abertura de assembléias de casa legislativa interfere com o laicismo do estado, como previsto na constituição.  Não sei se a Suprema Corte já se pronunciou sobre isso.

Em tese sim. Se a Constituição foi realmente violada.
Sim, ela foi.

Independe o que o pastor fala na oração, o que é contra a constituição é a manifestão religiosa em sessão pública.

O protesto foi correto, mas a forma como foi realizado é que merece críticas.
Geo, eu nunca faria um protesto assim, pois acho desagradável e mau-educado.  Pelo que eu tinha lido na reportagem (acho que o anarco postou o link) o sujeito já tinha apelado para a argumentação antes de fazer esse gesto extremo.

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2010, 01:32:58 »
E o direito a livre expressão do pastor? Ele, por acaso, é menos cidadão que um ateu? Que diferença faz um pastor fazer uma oração desejando o bem ou um ateu ir lá e desejar bons trabalhos e sucesso?

O cidadão não feriu nenhum princípio laico... a oração dele não alterou o teor de nenhuma lei, não excluiu ninguém do processo democrático e não instigou nenhuma perseguição, muito pelo contrário, foi para pedir a união de todos... ele não propagou nenhuma intensão criminosa.

As instalações do governo e os congressos não são voltados para realização de orações de qualquer credo.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2010, 03:23:37 »
Só para completar meus argumentos: eu entendo o posicionamento de vocês, porém, para mim as leis mais simples são as que devem ser seguidas mais estritamente, tá na lei, é fácil obedecer, então obedece ela lei, criar confusão (por parte dos religiosos) para mim é a coisa mais estúpida que se pode fazer, desrespeito assim é desnecessário e inadmissível, não interessa se cometido por ateus ou religiosos.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Dezembro de 2010, 08:41:27 »
Sei que na prática isso não ocorre em todos os campos, mas existe um movimento nos EUA justamente contra a Bíblia no Judiciário e (menor) Deus nas cédulas. Assim como aqui, o lobby religioso é muito forte lá.

Sou favorável à retirada das bíblias e às referências sobre deus nas cédulas.

Já há interpretação pela justiça americana que incluir preleção religiosa na abertura de assembléias de casa legislativa interfere com o laicismo do estado, como previsto na constituição.  Não sei se a Suprema Corte já se pronunciou sobre isso.

Informação interessante. Vou dar uma pesquisada.

Em tese sim. Se a Constituição foi realmente violada.
Sim, ela foi.

Ok.

Independe o que o pastor fala na oração, o que é contra a constituição é a manifestão religiosa em sessão pública.
O protesto foi correto, mas a forma como foi realizado é que merece críticas.
Geo, eu nunca faria um protesto assim, pois acho desagradável e mau-educado.  Pelo que eu tinha lido na reportagem (acho que o anarco postou o link) o sujeito já tinha apelado para a argumentação antes de fazer esse gesto extremo.

O anarcapitalista informou que os religiosos faziam orações costumeiramente lá. E isto é um dado que muda o contexto da análise, embora a má-educação continue sendo condenável em todos os sentidos.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!