Autor Tópico: "Uma Defesa de Deus"  (Lida 3784 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:"Uma Defesa de Deus"
« Resposta #25 Online: 30 de Outubro de 2012, 17:47:59 »
Seria necessário ter acompanhado as discussões entre os "falecidos" Lusitano e Agnóstico para poder entender.

Mas se fosse pra dar uma breve explicação, o Lusitano tinha a teoria de que tudo e todos eram divindades. Eu era um deus, vocês eram deuses, o pé de jaca no meu quintal era algo divino, etc, etc. Dá pra imaginar como isso chegou na bunda do referido forista. :P

PS: sim, para o Lusitano, ela também era algo divino. Não riam, as suas também seriam.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Outubro de 2012, 17:51:08 »
Holly Ass...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Outubro de 2012, 17:53:30 »
Seria necessário ter acompanhado as discussões entre os "falecidos" Lusitano e Agnóstico para poder entender.

Mas se fosse pra dar uma breve explicação, o Lusitano tinha a teoria de que tudo e todos eram divindades. Eu era um deus, vocês eram deuses, o pé de jaca no meu quintal era algo divino, etc, etc. Dá pra imaginar como isso chegou na bunda do referido forista. :P

PS: sim, para o Lusitano, ela também era algo divino. Não riam, as suas também seriam.

:hihi: ah, bom, pensei que minha burrice estava se agravando... :P

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Outubro de 2012, 19:03:04 »
Espinoza não era ateu e sim panteísta.

Eu nunca entendi qual é a diferença de crer que Deus é a natureza e não crer em Deus.

É a diferença entre ser Tudo e não ser Nada...

Sérgio, mas na prática dá na mesma, ele não tem nenhuma intencionalidade, seja pessoal ou não, né?

Pasteur, o panteísmo é antigo e natural no homem enquanto o ateísmo declarado é uma moda moderna, mesmo que valorize as semelhanças veja que o ateísmo nada acrescenta a um Deus como totalidade... Para quê negar Deus em vez de o colocar no sítio certo?... Basta tirar-lhe os trajes sobrenaturais...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2012, 19:43:39 »
Espinoza não era ateu e sim panteísta.

Eu nunca entendi qual é a diferença de crer que Deus é a natureza e não crer em Deus.

É a diferença entre ser Tudo e não ser Nada...

Sérgio, mas na prática dá na mesma, ele não tem nenhuma intencionalidade, seja pessoal ou não, né?

Pasteur, o panteísmo é antigo e natural no homem enquanto o ateísmo declarado é uma moda moderna, mesmo que valorize as semelhanças veja que o ateísmo nada acrescenta a um Deus como totalidade... Para quê negar Deus em vez de o colocar no sítio certo?... Basta tirar-lhe os trajes sobrenaturais...

Mas eu não entendi qual é a vantagem prática de se acreditar nesse Deus? Só achar que Ele é tudo ou chamá-lo de natureza não é a mesma coisa na prática? Tem algum atributo, poder, inteligência Nele que difere das leis naturais. Ele tem alguma intenção diferente dessa natureza cega?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Outubro de 2012, 20:37:45 »
Mas eu não entendi qual é a vantagem prática de se acreditar nesse Deus? Só achar que Ele é tudo ou chamá-lo de natureza não é a mesma coisa na prática? Tem algum atributo, poder, inteligência Nele que difere das leis naturais. Ele tem alguma intenção diferente dessa natureza cega?

Não ser obrigado a abandonar a expressão Deus pode trazer vantagem prática enquanto não vivermos em Estados ateus militantes... E talvez seja mais eficaz na subversão das religiões tradicionais do que o ataque direto do ateísmo... E, afinal, até já existiria algo antes de surgirem as leis da natureza do (deste) Universo... a totalidade ultrapassa a natureza ... Deus decerto ultrapassa a natureza que conhecemos... Nesta perspetiva, é algo mais... algo ainda indeterminado... e que nunca se conhecerá totalmente?...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Outubro de 2012, 21:48:53 »

Não ser obrigado a abandonar a expressão Deus pode trazer vantagem prática enquanto não vivermos em Estados ateus militantes... E talvez seja mais eficaz na subversão das religiões tradicionais do que o ataque direto do ateísmo... E, afinal, até já existiria algo antes de surgirem as leis da natureza do (deste) Universo... a totalidade ultrapassa a natureza ... Deus decerto ultrapassa a natureza que conhecemos... Nesta perspetiva, é algo mais... algo ainda indeterminado... e que nunca se conhecerá totalmente?...

Tomara...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #32 Online: 31 de Outubro de 2012, 20:21:24 »
A Karem Armstrong tem um interessantíssimo livro  chamado "A história de deus" (minúscula é de minha parte). Ela é teísta, continua cristã, mas é bastante honesta quanto às investigações históricas, historiográficas, sociológicas e antropológicas.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!