É uma piada relevante para a discussão! Correlação não implica em causação e pode haver explicações alternativas também.
Peguei esse mapa na Wikipedia, ele traz o índice de suicídios por ano para cada 100 mil habitantes em vários países:
Primeiro pensando nos índices de irreligiosidade... Olhando por
este mapa, realmente parece haver uma relação entre irreligiosidade e suicídios, mas há algumas exceções: a Noruega é quase tão irreligiosa quanto a Suécia e mais que a maior parte dos países da Europa, mas tem índice médio, quando talvez se pudesse esperar um índice mais alto. Inglaterra e Alemanha também chegam perto da França, mas estão num nível mais baixo. Mas essas exceções à regra são tão fraquinhas que não acho que elas ameacem realmente essa hipótese.
Mas pensando por outro lado, vemos que de forma geral os países desenvolvidos todos têm taxas de suicídio médias ou altas, seria riqueza um fator que contribui positivamente com a taxa de suicídios? Acho que não. E há muitos países subdesenvolvidos com taxas altas também, embora eles pareçam ser a exceção dentro de seu grupo.
Outro padrão que podemos notar é que países socialistas ou ex-socialistas também têm altas taxas de suicídio, reparem principalmente no caso de Cuba, que destoa de seus vizinhos latino-americanos em geral. Mas há outras exceções interessantes, como Uruguai e Sri Lanka, que nem são ricos e nem socialistas. Seria interessante, porém, ver se a ex-Alemanha Oriental tem uma taxa maior que a do lado ex-Ocidental.
Mas há uma correlação forte também entre taxa de suicídios e geografia. Reparem que os países com taxas média e alta se concentram na zona temperada do globo, tanto ao Sul quanto ao Norte. Pode ser uma impressão errada devido à ausência de dados na maioria dos países tropicais, mas os poucos dados que temos nessa região, a maioria na América Latina, sugerem que os países tropicais têm menos suicídios. Na verdade, isso até tem fundamento pensando no conhecido efeito da
desordem da depressão sazonal, que relaciona menor exposição à luz solar com índices mais elevados de depressão. Hmmm... me parece que temos algo relevante aqui...
Talvez o fator preponderante seja esse último ou uma combinação de vários fatores, incluindo talvez outros que não tenham sido citados. Assim, a alta taxa de suicídios em países com taxas altas de irreligião pode ser uma correlação sem causação, uma coincidência. Ou não.
Mas se serve de consolo, observem a taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes por ano...