Autor Tópico: Ateismo e % de suicidio  (Lida 11203 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Ateismo e % de suicidio
« Resposta #50 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 19:32:53 »
Ainda acha que interpretei mal gogorogon. Sem comentários, vou parar por aqui pra nao tomar outro amarelo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 21:44:20 »
Ainda acha que interpretei mal gogorogon. Sem comentários, vou parar por aqui pra nao tomar outro amarelo.

Calma Enjolras, calma!
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #52 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 22:46:33 »
Suicídio está relacionado mais  com depressão do que com  religião.  E também concordo que a falta de motivação pode desencadear pensamentos suicidas.
O que não é meu caso, pois JAMAIS tive pensamentos suicídas e admito ter muita dó de quem os tem.

Que bom pra vc. Realmente, ter pensamentos suicidas é algo de dar pena né, são pobres coitados né, vc com certeza é infinitamente superior a qualquer pessoa assim, uma vez que JAMAIS teve tais pensamentos.

Isso é questão de competência, o suicida até quer viver mas não tem competência para tal.

Claro, porque voce sabe de todas as motivações de todos os suicidas no planeta.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #53 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 22:55:04 »
Isso é questão de competência, o suicida até quer viver mas não tem competência para tal.
Existem duas abordagens básicas para se ter condições de viver: adaptar-se às circunstâncias, ou adaptar as circunstâncias a si. Você sugeriu que sempre há viabilidade ao menos em uma das duas.

Que há pessoas fracas que se matam por pensar pequeno é inegável, mas estender essa conclusão a todas é no mínimo falacioso.

E de qualquer forma, viver sem jamais apostar a própria vida para superar algo é uma situação digna de pena.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 23:56:42 »
Suicídio está relacionado mais  com depressão do que com  religião.  E também concordo que a falta de motivação pode desencadear pensamentos suicidas.

O que não é meu caso, pois JAMAIS tive pensamentos suicídas e admito ter muita dó de quem os tem.

Eu acho que a Athena quis muito mais expressar o seu amor à vida e não condenar o suicida de per si. E a palavra "dó" que ela usou, tem claramente, para mim, a conotação de "compaixão".

Aqui eu discordo. Pode ser que o suicida tenha tomado a decisão após uma longa ponderação.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #55 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 07:44:58 »
Quando a maioria das pessoas falam de suicidios eles tendem a esquecer dos homens-bomba, kamikases, monges que se auto-imolavam. Isso é bem diferente de alguem depressivo que corta os pulsos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 09:48:41 »

Que bom pra vc. Realmente, ter pensamentos suicidas é algo de dar pena né, são pobres coitados né, vc com certeza é infinitamente superior a qualquer pessoa assim, uma vez que JAMAIS teve tais pensamentos.

Sério?! Existem motivos justificáveis?
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #57 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 10:12:06 »

Sério?! Existem motivos justificáveis?
Pra voce talvez não, mas não lembro quando te escolheram como parametro para o que é ou não justificavel para todo os  habitantes do planeta.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 10:33:10 »
Quando a maioria das pessoas falam de suicidios eles tendem a esquecer dos homens-bomba, kamikases, monges que se auto-imolavam. Isso é bem diferente de alguem depressivo que corta os pulsos.

Nos seus exemplos, o depressivo e o monge são similares por não prejudicarem outrem, em tese.
Foto USGS

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 10:37:23 »
Tá bom..tá bom...vou arriscar em tomar meu primeiro cartão aqui.

Como um ato tão idiota tem tantos defensores! Não vou fazer apologia de um gesto tão imbecil, de forma alguma.
São pessoas vazias, que nem sabem o que é problema , cheios de auto comiseração,  covardes egoístas que se matam e deixam seus pais, irmãos e amigos cheios de culpa e impotência, sequer pensam naquelas que mais os amam.
Nunca conheci um pobre que precisa trabalhar para se manter que tenha se suicidado. Os motivos são sempre mediocres, "Sou feio", "Ninguém me quer", "não sou deste mundo", "não gosto de mim" ah...vamos e convenhamos, quem tem o que fazer não tem tempo para pensar nestas bobagens.
Peço desculpas se ofendo algum deprimido que está com um problema tão grande que está vivendo este dilema.

Estou defendendo os que ficam. Vou repetir porque eles é que são importantes.
Pais, irmãos e a amigos que durante anos ficam se culpando de uma culpa inexistente, Com uma sensação de impotência descomunal.
Ateu tem que valorizar a vida, pois sabemos que ela é única.
Aproveite o intervalo!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 11:10:07 »
Eu concordo que suicídio é um ato egoísta que prejudica aqueles ao redor do suicida, mas nem sempre essa é uma decisão consciente. Lembre-se de que há problemas psiquiátricos que levam da depressão (onde ideias suicidas  surgem, mas falta animo para executá-las) para fases e mania em que a pessoa sente-se agitada e motivada e as ideias de suicídio ainda não saíram da cabeça.

Isso está fora do controle da pessoa, são distúrbios neuroquímicos, por isso é complicado julgar o suicida como egoísta ou covarde, numa generalização.

Eu não acho o suicídio uma atitude muito sábia, há alternativas bem mais frutíferas, em média. Tem gente que acha que é fundamental para a sobrevivência do planeta. É uma questão de visão de mundo e, muitas vezes, de impulso, nem sempre sob gozo de plenas faculdades mentais.

Isso na nossa cultura. Existem culturas em que o suicídio é/foi uma forma de preservar a honra e, sob certas circunstâncias, é bem visto. Como o Barata citou, os kamikazes e os homens-bomba muçulmanos. Se olharmos "de fora", é fácil vermos que são pessoas manipuladas, mas para eles, na cultura deles, no meio deles, o suicídio é uma atitude desejável.  Há também o seppuku, suicídio ritual japonês para preservação ou resgate da honra. Na cultura deles, isso é aceitável (bom, era até o começo do século XX). Como julgar como covarde alguém que comete suicídio ritual abrindo um H na barriga e botando as tripas pra fora para resgatar sua honra numa sociedade que aceita isso?

EDIT: Trecho em itálico adicionado ao último parágrafo.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2011, 11:13:50 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #61 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 14:30:40 »
Eu sei, admito ter forçado um pouco.
Mas sabem a qual tipo de suicida estou me referindo, nada de outras culturas e  crenças.
E é óbvio que a pessoa tem que ter algum problema psiquiátrico muito grave.
É que convivo com tanto maluco, pessoas que acham normal tomar anti depessivos, que não vivem sem rivotril, haloperidol que ando uma certa  preguiça delas.

Mea culpa.
Ser atéia, não precisar  ingerir nada para administrar bem  a vida e (o que mais incomoda as pessoas) ser feliz, já me torna uma pessoa totalmente anormal, de forma alguma superior.
Aproveite o intervalo!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #62 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 14:59:38 »
Morre rindo! :D

Lembrei daquele áudio do exorcismo "Agora eu sou o pato Donald!!!"
Off-topic: você está falando DISSO?

E eu concordo em boa dose com a Athena... e esse movimento de Extinção Humana Voluntária conseguiria na prática a mesma coisa sem recorrer ao suicídio - basta não ter filhos.
Latebra optima insania est.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 15:31:49 »
Esse mesmo, ams era na assembleia de deus.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #64 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 15:55:08 »
Todo mundo tem um limite. Quando se alcança esse limite, algumas pessoas se desesperam e muita merda vem à cabeça. Se você tem alguém ou algo que fale a você "Espera aí. Pára e pensa...", muita bobagem que acontece nessas situações pode ser evitada.

Claro, sempre analisando pessoas saudáveis, sem disfunções mentais que tenham como sintoma essa tendência ao auto-extermínio.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #65 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:03:02 »
Creio que a cultura é muito importante. Em países como o Japão, o suicídio está relacionado com a honra, e em países como o Brasil, há uma repulsa com as idéia suicidas. É claro, é achismo, e esses podem ser casos isolados.  :)
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:17:25 »
Acho que essa repulsa  ideias suicidas vem da doutrina católica.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #67 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:19:38 »
É realmente sempre um ato egoísta como por exemplo as pessoas que se suicidaram para não virar escravos, ou continuarem sendo escravos. Imaginem só o prejuízo que esse egoísta causou ao seu dono. Tem também os monges que na guerra do Vietnã se mataram para protestar contra a guerra, esses egoístas não sabiam o dinheiro que os fabricantes perderiam se a guerra parasse ? E o tanto de gente que morreria se a guerra continuasse. Lembrando também do recente camelô da Tunísia que apos varias humilhações vinda de empregados do governo totalitarista, jogou fogo no próprio corpo na frente da  casa do governador, algo que desencadeou protestos que levaram a renuncia do ditador daquele país, e nem precisamos falar dos kamikazes egoístas que se matavam na tentativa de parar uma possível invasão de sua terra e o possível fim de uma cultura milenar. Esse povo egoísta realmente não merece nenhum credito.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #68 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:22:13 »
Eu também ficaria com pensamentos suicidas se tivesse que viver na Rússia ganhando pouco.

Ser pobre em um país tropical = uma merda.

Ser pobre em um país onde faz -30 graus no inverno = uma merda absoluta e desesperadora.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #69 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:26:05 »
É realmente sempre um ato egoísta como por exemplo as pessoas que se suicidaram para não virar escravos, ou continuarem sendo escravos. Imaginem só o prejuízo que esse egoísta causou ao seu dono. Tem também os monges que na guerra do Vietnã se mataram para protestar contra a guerra, esses egoístas não sabiam o dinheiro que os fabricantes perderiam se a guerra parasse ? E o tanto de gente que morreria se a guerra continuasse. Lembrando também do recente camelô da Tunísia que apos varias humilhações vinda de empregados do governo totalitarista, jogou fogo no próprio corpo na frente da  casa do governador, algo que desencadeou protestos que levaram a renuncia do ditador daquele país, e nem precisamos falar dos kamikazes egoístas que se matavam na tentativa de parar uma possível invasão de sua terra e o possível fim de uma cultura milenar. Esse povo egoísta realmente não merece nenhum credito.
Acho que o pessoal que chamou o ato de "egoísta", já deixou claro que se trata do suicídio praticado por aqueles mentalmente saudáveis que se matam por razões vazias ou por crises de pós-aborrescência.

Superemos isso, ok? :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #70 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 18:33:59 »
sabem a qual tipo de suicida estou me referindo, nada de outras culturas e  crenças.
[...]
É que convivo com tanto maluco, pessoas que acham normal tomar anti depessivos, que não vivem sem rivotril, haloperidol que ando uma certa  preguiça delas.
Aí sim você especificou.

Uma coisa é depressão, outra coisa é vadiagem mental. Também já lidei com gente assim, e esses quase nunca são suicidas de verdade, só se prejudicam o suficiente para chamar atenção.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 22:34:07 »
Eu tenho até um lema para isso: eu morro mas não me mato. E ainda está para se suicidar alguém que seja mais descrente que eu. Não vejo correlação nenhuma entre uma coisa e outra. O que eu acho é que é estranho que o tal deus cristão (não sei como é em outras religiões) tenha que ter determinado o suicídio como um dos maiores pecados. Por que será que isso foi necessário?

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 22:54:17 »
Imagine que vc é um escravo que não tem como fugir, sua vida é uma droga, então vc resolve que nao faz diferença continuar vivendo ou entao quer se "vingar" do seu senhor. O que vc faz, se mata. Mas se vc acreditar que existe uma vida após a morte e que será castigado se vc se matar, vc vai preferir continuar vivendo como um escravo. Pra mim, essa é a lógica do pecado do suicídio.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 23:07:24 »
Falaram de egoísmo aí, que pessoas que se suicidam são egoístas pq não pensam nos parentes, amigos, etc.
(estou deixando de fora os folgados que se acham suicídas e a questão cultaral, ok. Acho que todos já concordaram com o "tipo" de suicídas que estamos falando)

Voltando, entao eu me pergunto: nao será que as pessoas que convivem com um potencial suicida é que sao os verdadeiros egoistas? Tais pessoas nao preferem evitar o problema devido as suas "vidas felizes" ou pq será apenas mais um transtorno "bobo" diante de seus problemas no dia a dia? Quantos de nós realmente percebe quando alguem está "vulnerável" a consumação do ato? Quem aqui se esforçaria em manter um amigo ou familiar distante de um pensamento suicida?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 23:19:07 »
Imagine que vc é um escravo que não tem como fugir, sua vida é uma droga, então vc resolve que nao faz diferença continuar vivendo ou entao quer se "vingar" do seu senhor. O que vc faz, se mata. Mas se vc acreditar que existe uma vida após a morte e que será castigado se vc se matar, vc vai preferir continuar vivendo como um escravo. Pra mim, essa é a lógica do pecado do suicídio.
É, parece uma boa explicação. "Crentes" escravizando crentes, levando-os a idéias suicidas precisavam de alguma estratégia para convencê-los do contrário, pois, claro, o simples fato de crer num deus não era suficiente para encarar todas as duras vicissitudes da vida de um escravo. Era preciso um castigo ainda maior que a escravidão. Mas... por que eles eram castigados com a escravidão mesmo? Sempre tem uma "explicação" Fico sempre embevecido com toda a "beleza" da crença... Mas estou muito bem sem ela.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!