Eu concordo que suicídio é um ato egoísta que prejudica aqueles ao redor do suicida, mas nem sempre essa é uma decisão consciente. Lembre-se de que há problemas psiquiátricos que levam da depressão (onde ideias suicidas surgem, mas falta animo para executá-las) para fases e mania em que a pessoa sente-se agitada e motivada e as ideias de suicídio ainda não saíram da cabeça.
Isso está fora do controle da pessoa, são distúrbios neuroquímicos, por isso é complicado julgar o suicida como egoísta ou covarde, numa generalização.
Eu não acho o suicídio uma atitude muito sábia, há alternativas bem mais frutíferas, em média. Tem gente que
acha que é fundamental para a sobrevivência do planeta. É uma questão de visão de mundo e, muitas vezes, de impulso, nem sempre sob gozo de plenas faculdades mentais.
Isso na nossa cultura. Existem culturas em que o suicídio é/foi uma forma de preservar a honra e, sob certas circunstâncias, é bem visto. Como o Barata citou, os kamikazes e os homens-bomba muçulmanos. Se olharmos "de fora", é fácil vermos que são pessoas manipuladas, mas para eles, na cultura deles, no meio deles, o suicídio é uma atitude desejável. Há também o
seppuku, suicídio ritual japonês para preservação ou resgate da honra. Na cultura deles, isso é aceitável (bom, era até o começo do século XX). Como julgar como covarde alguém que comete suicídio ritual
abrindo um H na barriga e botando as tripas pra fora para resgatar sua honra numa sociedade que aceita isso?
EDIT: Trecho em
itálico adicionado ao último parágrafo.