Autor Tópico: Existem ateus em trincheiras.  (Lida 4559 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Existem ateus em trincheiras.
« Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:32:29 »
Gilberto, eu me expressei mal, eu quis dizer exatamente isso, que o ateísmo foi usado, como argumento contrário,  pelo macartismo para denegrir moralmente o inimigo. E você ainda complementou essa minha impressão com estas informações adicionais.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:39:27 »
Mas se a população sempre foi historicamente mais de 90% religiosa, então o macartismo até poderia ser composto em parte de influências atéias, mas o argumento de os estados mobilizam toda a sua cultura em função dos seus objetivos, é de se esperar que ele tenha sido influênciado majoritariamente por aspectos religiosos tb. E tb o fato de políticas autoritárias geralmente oprimirem visões minoritárias conflitantes (ateísmo X teísmo), temos um argumento até para inferir que o macartismo podia ser totalmente de inclinação religiosa.
Não vejo nexo na sua argumentação. E pela pouca informação que sei desse período, expoentes macartistas eram teístas e se referiam ao ateísmo comunista para demonizá-lo perante a maioria cristã americana.

O ateísmo foi associado ao comunismo e ambos foram usados como espantalhos diante de uma população ignorante e amedrontada pelo establishment estadunidense, claramente de extrema direita na época.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:58:06 »
Ok, engano esclarecido ... eu tb frequentemente troco as palavras e faço confusão.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2011, 15:17:55 »
I never thought of some God or some omniscient being that'd lean down and give me help, and I feel, actually, if I had believed that, I just would've stopped and waited for it, and I would've died.

Particularmente, eu não sei até que ponto a fé inibiria um "instinto" de sobrevivência de uma pessoa. Vc pode ser ateu e simplismente achar que já era, game over, e se entregar (os potenciais suicidas que o digam). Assim como pode haver gente q crer em deus e rogar por coragem e força enquanto segue adiante.

Relato pessoal: uma vez, quando eu ainda pegava onda, entrei no mar sem fazer os alongamentos direito. Resultado, uma caimbra na panturrilha, e bem forte.

*Nota: se vc é desses atletas de fim de semana, que sente uma fisgada na panturrilha, pára e dá aquela esticada achando que está tirando uma caimbra, vc nunca soube o que é uma caimbra de verdade

Foi a dor mais horrível que senti. E para piorar, eu estava sem o strep (cordinha). A prancha foi pra areia e eu fiquei com uma puta caimbra, tomando onda na cabeça. No começo eu tentei aliviar a caimbra, tentando me alongar dentro d´agua mesmo, mas logo percebi que não tinha jeito. Procurei então esquecer a dor e tentar nao usar a perna, manter a cabeça fora da água e aproveitar as ondas para voltar a areia. Deu certo (obviamente), mas confesso q tive sorte, pois o mar estava pequeno e o refluxo das ondas não estava forte, o que facilitou a saída. Em que pensei na hora? Na porra da cordinha.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2011, 15:40:34 »
É, eu acho que foi um exagero do Joe Simpson dizer que se ele acreditasse que Deus iria ajudá-lo ele ficaria ali sim fazer nada. Provavelmente a reação dele seria a mesma, mas depois que ele conseguisse sair de dentro da fratura e se arrastar até a base em segurança ele atribuiria essas façanhas à ajuda de Deus. Igual ao Aron Ralston, seu vago teísmo não o impediu de entrar em ação e até ver um ato da providência no próprio momento em que ele quebrou o seu braço.

Mas eu acho que na maioria das vezes deve acontecer como aconteceu com você, você simplesmente não tem tempo para pensar em forças sobrenaturais, sua mente está ocupada com questões muito mais imediatas! E mesmo que você de fato tenha muito tempo para pensar, como o Ralston e o Simpson tiveram, você só vai apelar para a ajuda de algo que você considere real. É ridículo imaginar que um alguém apelaria ao Super-Homem para ajudá-lo em uma situação difícil.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2011, 19:19:49 »
Mas eu acho que na maioria das vezes deve acontecer como aconteceu com você, você simplesmente não tem tempo para pensar em forças sobrenaturais, sua mente está ocupada com questões muito mais imediatas! E mesmo que você de fato tenha muito tempo para pensar, como o Ralston e o Simpson tiveram, você só vai apelar para a ajuda de algo que você considere real. É ridículo imaginar que um alguém apelaria ao Super-Homem para ajudá-lo em uma situação difícil.

Exato. Isso me lembrou uma cena do filme "Porcos e diamantes". Uns caras que tinham contratado um cigano para perder uma luta de boxe pra um mafioso. O cigano ganha a luta, a gangue do mafioso encontra os caras e apontam metralhadoras e o cara diz: quando vc encara morte, vc nao vê um filme da vida passando pela sua cabeça. Vc apenas faz uma cara feia e espera pelo pior.  :biglol:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Janeiro de 2011, 15:35:36 »
Excelente filme. Vi ontem. São filmes como este que fazem a gente acreditar que a capacidade de se continuar contanto histórias com simplicidade e competência não vai morrer. Realmente, não há alusão a deus em momento algum, apesar dos dias de sufoco, quase beirando à loucura. E ligo a TV, e vejo a onipresente ode a deus em todos os casos registrados pela imprensa, no atual desastre (divino?) no Rio. O cara perde a família inteira, e dá graças à deus por ser salvo. Os rapazes vão lá, jogam a corda para a velha, e ela agradece "primeiramente a deus". Vem lá o Datena, e diz que "não podemos julgar os desígnios de deus" (a propósito, o programa dele já virou pregação aberta a muito tempo). Deuzinho fajuto e assassino, este. Sem novidade.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Janeiro de 2011, 19:52:41 »
E ligo a TV, e vejo a onipresente ode a deus em todos os casos registrados pela imprensa, no atual desastre (divino?) no Rio. O cara perde a família inteira, e dá graças à deus por ser salvo. Os rapazes vão lá, jogam a corda para a velha, e ela agradece "primeiramente a deus". Vem lá o Datena, e diz que "não podemos julgar os desígnios de deus" (a propósito, o programa dele já virou pregação aberta a muito tempo). Deuzinho fajuto e assassino, este. Sem novidade.

Fico meio deprimido com essas coisas... caramba, ninguém pára pra pensar um pouco? Se deus é o onifodástico que os crentes acreditam, ele que causou a enchente, então se salva um ou  dois, qual a vantagem? O cara criou o problema, depois resolveu mal e porcamente para uns poucos, e ainda temos que agradecer?

Fico até meio enojado com a ignorância e a passividade desse povo, em se tratando dos "desígnios divinos", temos que comer merda e ainda ficar agradecendo.

Ok, sei que é esperar demais de uma entidade que nem existe, mas uma crença tão cega, burra e ilógica seguida por tanta gente é um espetáculo triste de se ver.
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Janeiro de 2011, 21:22:12 »
Os teístas sempre tentam racionalizar essas catástrofes dizendo que Deus é bom e somos nós que não conseguimos entendê-lo. O que é milagroso é essa desculpa esfarrapada colar...

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Janeiro de 2011, 21:57:10 »
Hoje vendo o Jornal Nacional eles mostraram uma casa que caiu quase inteira, e enfatizaram que o único cômodo que ficou de pé foi o quartinho do santo e mostraram o santo lá, todo faceiro no quarto em pé.

Na hora eu pensei: que santo mequetrefe! o quartinho dele ele deixou em pé mas o resto da casa foi por água abaixo.

E é claro teve o "graças a deus" tradicional por todos estarem vivos e ao fundo os bombeiros se matando de trabalhar ( esses sim que fazem alguma coisa).
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Janeiro de 2011, 22:00:22 »
Hoje vendo o Jornal Nacional eles mostraram uma casa que caiu quase inteira, e enfatizaram que o único cômodo que ficou de pé foi o quartinho do santo e mostraram o santo lá, todo faceiro no quarto em pé.

Na hora eu pensei: que santo mequetrefe! o quartinho dele ele deixou em pé mas o resto da casa foi por água abaixo.

E é claro teve o "graças a deus" tradicional por todos estarem vivos e ao fundo os bombeiros se matando de trabalhar ( esses sim que fazem alguma coisa).

Sempre tem uma igrejinha, uma capela, ou no mínimo uma cruz que escapa dessas catástrofes naturais e os jornalistas fazem questão de lambê-las, reafirmando que Deus está presente. Eu penso igual a você, falo comigo "Deus não é bobo, nem nada: a propriedade dele mesmo, ele não destrói!"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Janeiro de 2011, 03:29:50 »
Claro! As trincheiras, por exemplo, são todas ateias (não tem nenhum deus nelas). Ah! E todo mundo que estiver se abrigando dentro dela é ateu também. Eu já disse antes; vou dizer de novo: ser ateu NÃO é uma escolha; é condição física inerente a todas as coisas (isso inclui pessoas, para que não paire dúvida). Agora, só porque alguém, num momento de desespero totalmente irracionalizante, pede socorro a uma fantasia, assim como quem, por instinto, põe a mão na cabeça para protegê-la de uma pedra de 200 Kg que cai ou de um tiro de fuzil, não significa que o objeto da fantasia exista ou que o ato deseperado surtirá efeito ou que alguma coisa deixe de ser ateia. Só significa que... a pessoa vai morrer de qualquer jeito.

Todos os crentes são, na verdade, descrentes* no seu próprio ateísmo (físico). Se recusam a aceitar as evidências inquestionáveis de que não existem deuses.

*Crentes, comparem isso com a mania desonesta de vocês definirem a racionalidade de quem entende e aceita que nenhum deus existe e nem pensaria nessa bobagem como crença em inexistência de deuses.

Agora, permitam-me oferecer um vislumbre panorâmico do meu cimo, de onde sempre vi as coisas.

Minha pergunta seria outra: existem crentes em trincheiras? Eu acho que não. Qualquer crente mesmo; com fé MESMO, nem pula na trincheira, pois se deus não quiser que ele morra nada no universo irá matá-lo e se deus quiser que ele morra, não pode fugir (o que inclui nem mesmo regatear, que seria o absurdo de discutir com deus a vontade do próprio deus) ou estará contrariando o senhor deus dele. Trincheiras são lugares só para ateus (no sentido não físico do termo, normalmente usado e diferente do que adoto particularmente). Crentes fervorosos não conhecem nenhuma agrura, muito menos a do medo da morte. Só ateus têm direito a esses temores. E, mais uma vez, fica patente o que é a lógica e sua mãe filosofia. Inutilidade total pois serve para qualquer coisa menos para a parte ainda desconhecida da realidade. Já nasci com isso tudo jogado no lixo.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Janeiro de 2011, 03:47:24 »
É, eu acho que foi um exagero do Joe Simpson dizer que se ele acreditasse que Deus iria ajudá-lo ele ficaria ali sim fazer nada. Provavelmente a reação dele seria a mesma

Uiliníli, não desconsidere a complexidade insondada do complexo neurofisiológico humano. O conhecido efeito placebo pode ter alcance bem maior que o simplesmente clínico. Atletas sabem bem o efeito motivador ou desmotivador que o estado psíquico tem sobre o rendimento físico. E há os casos de pessoas que conseguem fazer "coisas impressionantes" (fisicamente) em situações extremamente adversas. Parece haver algo mais que adrenalina nisso tudo.

A piada do sujeito ilhado que dispensa o bote e o helicóptero esperando que Jesus venha pessoalmente salvá-lo pode ter mais fundamento do que a piada sugere.

Estar consciente da realidade, ou melhor, consciente da inconsciência da realidade é o mais útil comportamento humano.

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Janeiro de 2011, 20:36:18 »
Minha pergunta seria outra: existem crentes em trincheiras? Eu acho que não. Qualquer crente mesmo; com fé MESMO, nem pula na trincheira, pois se deus não quiser que ele morra nada no universo irá matá-lo e se deus quiser que ele morra, não pode fugir (o que inclui nem mesmo regatear, que seria o absurdo de discutir com deus a vontade do próprio deus) ou estará contrariando o senhor deus dele. Trincheiras são lugares só para ateus (no sentido não físico do termo, normalmente usado e diferente do que adoto particularmente). Crentes fervorosos não conhecem nenhuma agrura, muito menos a do medo da morte. Só ateus têm direito a esses temores. E, mais uma vez, fica patente o que é a lógica e sua mãe filosofia. Inutilidade total pois serve para qualquer coisa menos para a parte ainda desconhecida da realidade. Já nasci com isso tudo jogado no lixo.

perfeita observação. De fato é contraditório que pessoas que se afirmam "de fé" cogitem serem salvas, quando seu deus particular já lhes reservou seu destino. Já ouvi de crentes a afirmação que "nem uma folha cai de uma árvore se não for a vontade de deus", ou seja, rezar ou implorar por misericórdia é totalmente inútil

abs

Luiz

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!