Ola Juca,
"É difícil de te entender. Mas se alguém diz que houve criador não criado, ainda assim carece de evidências. Não sou eu que afirmo. Mas com base nos fatos da ciência atual, e na história da humanidade, que para tudo que não entende cria um deus/mito/religião/superstição diferente, é muito, mas muito provável mesmo que não exista deus nenhum."
O que estou falando é que não faz sentido, conceitualmente, perguntarmos isto (qual a causa, o criador do criador), pois pela sua própria definição, ele é transcendente, não-local. Assim, dentro de uma "realidade transcendente" causa e efeito, como a concebemos dentro de uma realidade local, não fazem sentido.
Mas eu não afirmo que existam evidências.
Sendo chato com vc : "Mas com base nos fatos da ciência atual, e na história da humanidade, que para tudo que não entende cria um deus/mito/religião/superstição diferente, é muito, mas muito provável mesmo que não exista deus nenhum."
Prove.
É exatamente sobre isso que o artigo trata. A ciência atual nos diz que o universo é inteligível, explorável pela lógica, e nos dá as leis deste universo(e isto, pq ele é coerente). Somente isto. A navalha não se torna uma ferramenta confiável para excluir um criador, pois assim incorreríamos em Petição de Princípio.
Ou seja, não temos como estimar uma probabilidade para a existência de um criador...é um problema indecidível.
obs : já vi alguns colegas falando que precisamos ter evidências para levantar uma hipótese. Recomento o livro "O que é Ciência Afinal", do Alan Chamalers. Só para lembrar (quais as evidências que Einstein tinha que o espaço "era curvo", antes de propor a TGR - aliás, o experimento que confirmou a TGR foi exatamente derivada desta previsão da TGR).
Abs
Felipe