Autor Tópico: Movimento da Terra mudou signos do Zodíaco, dizem astrônomos  (Lida 5152 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Movimento da Terra mudou signos do Zodíaco, dizem astrônomos
« Online: 13 de Janeiro de 2011, 20:40:03 »
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/movimento-da-terra-mudou-signos-do-zodiaco-dizem-astronomos.html

Astrônomos do Planetário de Minnesota, nos EUA, afirmam que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês.

A questão opõe astrólogos, que se baseiam na posição dos astros para fazer o horóscopo, e os astrônomos, preocupados com a posição atual de estrelas e planetas.

“Quando [os astrólogos] dizem que o sol está em Peixes, não está realmente em Peixes”, disse Parke Kunkle, um dos integrantes do Minnesota Planetarium Society à revista "Time". O signo astrológico é determinado pela posição do sol no dia em que a pessoa nasceu, o que significa que, de acordo com os astrônomos, tudo o que se sabia sobre horóscopo está errado.

Ainda de acordo com os o grupo de astrônomos, um 13º signo deveria fazer parte da astrologia, que teria imprecisões desde o seu início. A explicação é que, na Antiga Babilônia, apenas 12 das 13 constelações foram levadas em conta, ignorando Serpentário, que tem como símbolo a cobra.

De acordo com os astrônomos de Minnesota, esta é o período correto que identificaria cada signo:

Capricórnio: de 20 de janeiro a 16 de fevereiro
Aquário: de 16 de fevereiro a 11 de março
Peixes: de 11 de março a 18 de abril
Áries: de 18 de abril a 13 de maio
Touro: de 13 de maio a 21 de junho
Gêmeos: de 21 de junho a 20 de julho
Câncer: de 20 de julho a 10 de agosto
Leão: de 10 de agosto a 16 de setembro
Virgem: de 16 de setembro a 30 de outubro
Libra: de 30 de outubro a 23 de novembro
Escorpião: de 23 a 29 de novembro
Serpentário: de 29 de novembro a 17 de dezembro
Sagitário: de 17 de dezembro a 20 de janeiro
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
Re: Movimento da Terra mudou signos do Zodíaco, dizem astrônomos
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2011, 21:00:32 »
Faz tempo já.

http://www.projetoockham.org/pseudo_astrologia_3.html

http://www.projetoockham.org/pseudo_astrologia_5.html

Infelizmente os astrólogos faltaram à aula sobre a precessão do planeta.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2011, 23:03:17 »
Astrólogos entendem tanto de astronomia quanto meu cachorro entende de engenharia genética.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2011, 23:50:37 »
Não gostei... eu tenho tudo a ver com aquário... não combino com capricórnio! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2011, 23:55:15 »
Pelo menos agora o cavaleiro do meu novo signo é o fodão do Saga e não o inútil do Máscara da Morte :P
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline MARKs

• Nível 03
  • *
  • Non Ducor Duco
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2011, 00:55:07 »
Pelo menos agora o cavaleiro do meu novo signo é o fodão do Saga e não o inútil do Máscara da Morte :P
O meu era o Shaka, o quase deus....agora é o Aiólia o inútil :no:
Ah, esse biba sabe porra nenhuma, o meu é o shaka e ponto. |(
"Ler o CC me deixa menos ignorante, mas extranhamente sinto-me mais"

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2011, 02:13:07 »
E a Ângela Bismarchi passou a ser virgem?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2011, 05:12:16 »
O meu ainda é o Aldebaran, que apanha pra todo mundo :(
Bom, pelo menos na série The Lost Canvas o cavaleiro de touro é badass de verdade!

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2011, 07:30:46 »
Bom, falam da "Nova Era", mas só vamos entrar na era de aquário lá para 2400 e alguma coisa, atingindo o centro da casa em 2600 e alguma coisa, se não me engano.

A certeza é: a galera new age adiantou alguns séculos a era de aquário...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Astrólogos desmentem novo horóscopo
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:08:25 »
Astrólogos desmentem novo horóscopo e tratam caso como provocação
Astrônomo norte-americano afirmou que alinhamento das estrelas mudou e signos teriam sido afetados. Astrólogos discordam

Carina Martins, iG São Paulo | 14/01/2011 17:24

Compartilhar:
Os piscianos podem parar de chorar de medo de virarem aquarianos. Podem, mas não vão: continuam as manteigas derretidas de sempre. Seu signo não mudou, como não mudou nenhum dos demais onze signos do zodíaco. Uma entrevista de um astrônomo a um pequeno jornal do interior dos EUA esta semana foi reproduzida na internet de forma rápida e prolífica, até que alguns dos principais veículos de comunicação do mundo estampassem a bomba – o horóscopo mudou, existe um novo signo e tudo que você achava sobre sua personalidade pode ser mentira.

A história, na verdade, é uma velha rixa entre astrônomos e astrólogos. O astrônomo norte-americano Parke Kunkle afirmou em entrevista ao jornal Minneapolis Star Tribune que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês. Isso significaria que os períodos de cada signo não seriam mais os mesmos; ou seja, alguém que viveu sempre como Câncer poderia passar a ser Gêmeos. Além disso, ele propôs a criação de um 13º signo, o Serpentário.

“O complicado é quando os pesquisadores resolvem se apoiar nessa descoberta astronômica para dar palpite sobre uma área que eles desconhecem: a astrologia”, afirma a astróloga e colunista do iG Monica Horta. “É sempre a mesma coisa. A gente desmente centenas de vezes e eles (os astrônomos) vêm com provocação”, faz coro o presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Antonio Facciollo Neto.

O vice-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Amauri Magagna, concorda. “Este ‘novo zodíaco’ que o astrônomo propõe não tem nada de novo”, diz. “Ele é chamado pelos astrólogos de ‘zodíaco sideral’ e se baseia nas constelações e na precessão dos equinócios. O zodíaco que usamos é o ‘zodíaco trópico’, e se baseia, astronomicamente falando, nos pontos em que a trajetória do Sol cruza a linha do equador ou, falando de outra forma, se baseia nas estações do ano, onde o início da Primavera no hemisfério norte (Outono no hemisfério sul) corresponde ao início de Áries”.

Isso não quer dizer que o céu seja imutável. Quer dizer que o zodíaco como o conhecemos segue outras regras. “No sentido do zodíaco trópico essas mudanças não influenciam. Enquanto houver as quatro estações do ano, vai ser igual. É como um transferidor em que você tem demarcadas 12 áreas de 30 graus, que são os signos”, afirma Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo. “A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem. O zodíaco da astrologia tem a ver com o ciclo vital. Começamos sempre a contagem no começo da primavera do hemisfério norte”.

Mas se existem dois zodíacos, podemos escolher qual seguir? Não é bem assim. Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato, afirma que usar um zodíaco baseado em estrelas não serve para horóscopos e mapas individuais, por exemplo, mas é útil quando se pensa em transformações maiores e mais longas, como mudanças históricas.

“O zodíaco sideral tem influência sobre a história da humanidade como um todo. Só que transformar em um zodíaco para orientar pessoas é um desastre, porque as constelações tem tamanhos diversos”, explica Antonio. “Ele é muito importante na pesquisa histórica, para assuntos coletivos, história da humanidade, grandes migrações”.

Para Antonio, é mesmo uma questão de velhas rixas. “A diferença é que a astronomia é quantitativa. Mas a astrologia é qualitativa, pesquisa a qualidade de cada influência. Essa briga é muito antiga”.

http://delas.ig.com.br/comportamento/astrologos+desmentem+novo+horoscop+e+tratam+caso+como+provocacao/n1237951638232.html

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:21:43 »
Much ado about nothing
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:59:23 »
A única coisa surpreendente nessa história toda é ter virado notícia. Pior ainda, muitos veículos de comunicação falaram no assunto como se fosse uma descoberta nova isso de a posição das estrelas ter mudado, o que é completamente ridículo. Qualquer astrônomo amador sabe dizer por qual constelação o Sol está passando agora e não é como se nos últimos milênios ninguém tivesse se dado conta de que a posição astrológica não condizia com a astronômica.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2011, 21:43:08 »
Aff.. que matéria mais FAIL essa da iG!

“A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem.”

"Errar é científico. Persistir no erro é esotérico."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2011, 01:25:41 »

“A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem.”

Essa frase é sua Dracon? Posso "memeficar"?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2011, 01:50:21 »
Astrólogos entendem tanto de astronomia quanto meu cachorro entende de engenharia genética.

Onde ele fez a graduação? :biglol:
Foto USGS

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2011, 22:03:47 »

Essa frase é sua Dracon? Posso "memeficar"?

A frase não é de minha autoria não.  :hihi:

Já faz tempo que eu li ela em algum lugar, só que não me recordo de onde.

Anyway, achei perfeita.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:39:40 »
O meu signo é do "chifrudo" Shura (capricórnio). Agora é daquele que morreu nas mãos de Saga (Aiolos, de sagitário). Ou seja, agora o meu signo é de um herói mártir (porque morreu protegendo Atena)!   ::)

Na boa, isso não vai fazer nenhuma diferença para mim!  :hihi:

Ao menos Aiolos era mais justo que Shura, disso tenho absoluta certeza! Era mais leal à Atena, apesar de Shura se declarar o mais leal entre todos, quer dizer, Aiolos foi mais leal à Atena na prática do que Shura. Pelo que me lembro, Shura quase matou Atena quando bebê, mas se viu impedido por causa de um poderoso cosmo (o de Atena, do bebê). Já Aiolos morreu protegendo ela a todo custo! Teve até que escalar um penhasco para salvá-la! Isso é que é heroísmo! :biglol:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:40:24 »
Daqui a pouco este tópico vai virar tópico de CDZ!  :twisted:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2011, 01:03:03 »
É uma discussão bem mais útil que astrologia.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2011, 03:48:58 »
Daqui a pouco este tópico vai virar tópico de CDZ!  :twisted:

[2]

Até porque não há "astrologia" em CDZ. Só há o nome "Zodíaco" e a atribuição das contestações aos Cavaleiros. Os próprios Cavaleiros do Zodíaco (que na verdade são os dourados) não possuem personalidade correspondente ao que a astrologia associa a seus signos. Ex.: O Mu de Áries é um dos cavaleiros mais tranquilo e calmo de todos, totalmente diferente do que a astrologia associa ao ariano (que é "estourado"). O próprio termo "signo" raramente foi usado na série. Sempre usaram "constelações", puxando mais para o lado astronômico, astrofísico, mitológico e futurista.

/simsoufã ::)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, 03:51:46 por Lord_Dracon »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2011, 09:56:20 »

Concordo plenamente.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2011, 10:12:54 »
Pelo menos dá mais gosto discutir CDZ do que astrologia de fato...  :hihi:

/tambémsoufã  ::)

Sempre usaram "constelações", puxando mais para o lado astronômico, astrofísico, mitológico e futurista.
Já sabia que faziam referências às constelações, astronomia e mitologia... mas astrofísica e futurismo?

Como chegou a esta conclusão?

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2011, 10:45:19 »
Como assim? quer dizer que agora os "filhos do carnaval" são serpentários?

A piadinha: minha parte de baixo é igual a de um cavalo - já era...

bom, já me ocorreu uma dezena de novas referências anedóticas com serpente  ::)
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2011, 17:01:28 »
Quem nasce dia 20 de janeiro é Sargitário ou Capricórnio?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2011, 17:17:01 »
Como foi dito, não é novidade. Faz tempo que insisto com minha esposa que ela é na verdade Libra, e não Escorpião. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!