Autor Tópico: Quem deve ser chamado de doutor?  (Lida 26934 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Quem deve ser chamado de doutor?
« Online: 24 de Janeiro de 2011, 21:49:20 »
Estava vendo o tópico de apresentações e vi, novamente, a discussão sobre quem deveria ser chamado de "doutor", daí me deparei com o artigo que é bem pertinente ao assunto:

Citar
Todos Nós Somos Doutores

     Gilberto Scarton




1.   Introdução

     De tempos em tempos, volta a dúvida, a discussão: quem é Doutor/doutor? Devo/posso chamar meu médico de "doutor"? E um advogado pode assim se denominar? E os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os enfermeiros, os fisioterapeutas? "Doutor" não é apenas quem defende tese em Curso de Doutorado? Afinal, "doutor" é título ou forma de tratamento? Quem é doutor?

     Para esclarecer a questão, surge outra hesitação: a que fontes recorrer? Aos dicionários? À História? À legislação? Aos usos e costumes que se instauram em nossa vida em sociedade?

     O presente artigo pretende trazer algumas luzes sobre o assunto.


2.   Os Doutores da Lei - os escribas

     A palavra "escriba" procede do latim, do verbo "scribere", que significa "escrever". Na antiguidade, os escribas eram homens que atuavam como copistas e redatores das leis. Sua função, entre os hebreus, acabou por concentrar-se na interpretação e no ensino das Sagradas Escrituras e na formulação e aplicação do Direito, deduzido dos livros sagrados. Nos Evangelhos, são chamados de rabinos, de mestres, qualificativos que foram aplicados também a Jesus Cristo e a João Batista.

     Um dos pontos centrais da narrativa dos Evangelhos é o ataque enérgico de Jesus contra esses Doutores da Lei, como se pode ler em Mateus-cap.23: 1-7;23-27:

Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. (...)

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!



3.   Os Doutores da Igreja

     Os primeiros ilustres mestres da fé, sucessores imediatos ou quase imediatos dos apóstolos, recebem na História da Igreja a qualificação de Padres Apostólicos, entre eles Inácio de Antioquia, Clemente de Roma e Ireneu de Lyon.

     A geração seguinte é chamada de Padres da Igreja. A partir do século IV, brilham como expoentes os chamados Doutores da Igreja, muitos dos quais fazem parte dos Padres da Igreja. São em nº de 32.

     Os Doutores da Igreja são homens e mulheres reverenciados pela Igreja pelo especial valor de seus escritos, de suas pregações e da santidade de suas vidas, dando assim contribuição valiosa à fé, ao entendimento dos Evangelhos e da doutrina, Citam-se entre eles Santo Agostinho (354 - 430), Santa Catarina de Sena (1347 - 1380), São Gerônimo (384 - 420), São João Crisóstomo (349 - 407), São João da Cruz (1542 - 1591), Santa Teresa d'Ávila (1515 - 1582) e São Tomás de Aquino (1225 - 1274).

     D. Lucas Moreira Neves lembra que, quando o papa João Paulo II declarou Santa Teresinha do Menino Jesus Doutora da Igreja, um jornalista sugeriu que a santa carmelita se tornasse intercessora em favor dos hospitais públicos brasileiros e em favor dos doentes que são atendidos muito mal. Outro propôs Teresinha como padroeira da Pastoral da Saúde. Lamentável esse equívoco dos jornalistas, ao confundir esse título de "Doutor" com o sentido de "médico".


4.   Os advogados

     O título de "doutor" foi outorgado, pela primeira vez, por uma universidade, a um advogado, em Bolonha, que passou a ostentar o título de "Doctor Legum".

     Entre nós, a tradição de se chamar o advogado de "doutor" remonta ao Brasil Colônia. Naquela época, as famílias ricas prezavam sobremaneira ter em seu meio um advogado (e também um padre e um político). O meio de acesso a esses postos era a educação.

     O advogado - conhecedor de leis, detentor de certo poder de libertar e de prender - assenhorava-se desse poder mediante formação privilegiada. A tradição logo transformou o termo em sinônimo de posição superior dentro da escala social.

     Há que se mencionar ainda o Alvará Régio, editado por D. Maria, a Pia, de Portugal, pelo qual os bacharéis em Direito passaram a ter o direito ao tratamento de "doutor". E o Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, que deu origem à Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que "cria dois Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título de doutor para o advogado".


5.   Os médicos

     Nos países de língua inglesa, os médicos são chamados de "doctor". Quando escrevem artigos, ou em seus jalecos, no entanto, não empregam o termo, mas apenas o próprio nome, acompanhado da abreviatura M.D. (medical degree), isto é, "formado em Medicina", "médico".

     Entre nós, o "doutor" do médico se generalizou na boca do povo por tradição, por respeito, por admiração, por espontânea deferência pelo saber da doutrina e prática do ofício médico.


6.   Os enfermeiros e os fisioterapeutas

     Algumas profissões não-médicas da área da saúde - como a de enfermeiro e de fisioterapeuta - evocam também para si a prerrogativa do título de "doutor".

     Assim, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de 8ª Região - CREFITO 8 - recomenda o título de "doutor" aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas. Por seu turno, também o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - autoriza o uso do título pelos enfermeiros, conforme Resolução COFEN nº 256/2001. Entendem os respectivos Conselhos que deva ser mantida a isonomia entre os componentes da Equipe de Saúde e que "a não utilização do título de Doutor leve a sociedade e mais especificamente a clientela (...) a pressupor subalternidade, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de nível superior".


7.   Os cirurgiões-dentistas, os engenheiros, os economistas ...

     Há o costume por parte de cirurgiões-dentistas, engenheiros e economistas de autodenominarem-se ou de serem chamados de "doutores". Em outras categorias de profissionais, é mais difícil encontrar alguém que assim se intitule.

     A propósito, lembramos que, em Portugal, o título de doutor é estendido a todos os formados em nível superior.


8.   Os que fizeram doutorado

     No mundo acadêmico, é chamado de "doutor" quem cursou doutorado e defendeu uma tese diante de uma banca composta por cinco doutores.


9.   O Doutor Honoris Causa

     O título honorífico "Doutor Honoris Causa" é o reconhecimento acadêmico mais elevado de uma universidade para distinguir pessoas que, em qualquer tempo, tenham prestado relevantes serviços, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica e para a sociedade.


10.   "Os bem vestidos"

     Aziz Lasmar, em caderno de Debates da RBORL, de março - abril de 2004, relata que atendia a uma menina de uns 5 ou 6 anos, que prestava atenção a tudo, principalmente a como a mãe se dirigia a ele: doutor pra cá, doutor pra lá. Num dado momento perguntou à mãe se ele era afinal doutor ou médico. Antes que a mãe respondesse, o médico falou que era médico ..... que doutor era qualquer um que tivesse carro.

     O relato ilustra um dos vários sentidos do termo "doutor": tratamento que as pessoas mais humildes dispensam aos que se apresentam bem vestidos, aos que estão acima, que podem mais , que têm mais. É, assim, um tratamento de vassalagem, e quem o usa se submete, se põe em inferioridade social, se auto-exclui.


11.   Conclusão

     Entre os advogados, há quem pense que os médicos pretendem monopolizar o título de doutor, primeiramente empregado por advogados. Entre médicos, há quem considere que enfermeiros e fisioterapeutas que se intitulam "doutores" fazem propaganda enganosa, dando a impressão de serem médicos. Entre os pós-graduados que cursam doutorado e defendem tese há quem julgue que somente eles podem ser chamados de doutores.

     Constatada a polêmica, e depois do que se escreveu até aqui, apresentam-se algumas conclusões, abertas a críticas e a outros considerandos.
O "doutor" do advogado e do médico surgiu, se fixou e se matém por longa tradição, por especial e espontânea deferência dos cidadãos, dos utentes da língua. Uso legítimo, pois, "O que o simples bom senso diz é que não se repreende de leve num povo o que geralmente agrada a todos", disse o poeta Gonçalves Dias. Bem mais antiga é a sentença de Horácio ao se referir ao uso, que ele considera proponderante na interação lingüística: Multa renascentur quae jam cecidere cedentque / Quae nunc sunt in honore vocabula, si volet usus, / Quem penes arbitrium est et jus et norma loquendi. (Muitas palavras que já morreram renscerão e cairão em desuso as palavras que atualmente estão em voga, se assim quiser o uso, que detém o arbítrio, o direito e a norma de falar).

Entende-se, pois, que a língua é uma questão de usos e costumes. Que os falantes são os senhores absolutos de seu idioma. Que os usos lingüísticos não se regulamentam por decretos, por imposição de resoluções. A lei, em questões lingüísticas, é ilegal. Quem ousa legislar sobre o que se deve e o que não se deve dizer incorre em abuso de poder. É uma atitude irracional e irrealista, pois nada altera o que é de uso consagrado. Aos que se insurgem e vociferam contra tais usos, que têm direitos de cidadania, Mestre Luft lembrava a frase: "Os cães ladram e a caravana passa".

Quanto ao "doutor" do enfermeiro, do fisioterapeuta, do cirurgião-dentista, do engenheiro, do formado em curso superior .... dizem os dicionários que "doutor" é um título que, por cortesia, se costuma dar àqueles diplomados em curso superior. Se se costuma, de fato, não há por que discutir. Em Portugal, o emprego desse título é generalizado a professores primários, formados em Medicina, diplomados em faculdades e os que defendem tese de doutoramento. Aliás, lá todo mundo é "excelência". Costume. Tradição. Mas, se aqui no Brasil não se costuma ... Pode-se dar que esse uso se instaure ou se generalize, pelo fato de os profissionais em questão assim se denominarem e/ou serem denominados por seus paciente ou clientes.

Pelo que se disse até aqui, não assiste razão àqueles que querem reservar o título de "doutor" somente a quem fez doutorado e defendeu tese. Se querem se distinguir dos demais, há formas como as exemplificadas:

Dr. Fulano de Tal - Doutor em Medicina
Prof. Dr. Fulano de Tal - Doutor em Letras
Registram os dicionários que "doutor" é aquele que está habilitado a ensinar; homem muito instruído em qualquer ramo; homem que deita sapiência a propósito de tudo; homem com muita experiência; indivíduo que reincinde, que costuma ter o mesmo procedimento (Ele é doutor em prometer e não cumprir); tratamento dado por porteiros, frentistas, engraxates, flanelinhas, etc; entre outros resgistros. Então, todos nós somos doutores.

Há doutores e doutores. Cabe discernir onde o vulgo confunde.

Etimologicamente, o vocábulo "doctor" procede do verbo latino "docere" ("ensinar"). Significa, pois, "mestre", "preceptor", "o que ensina". Da mesma família é a palavra "douto"que significa "instruído", "sábio". Sábio. Então, quem é mesmo Doutor?

http://www.pucrs.br/manualred/textos/texto8.php

Particularmente, sou adepto daquele que diz que "doutor é quem tem curso de doutorado", contudo, puxando a sardinha para a brasa da categoria, não concordo com o que foi colocado sobre os cirurgiões-dentista. A Odontologia está intimamente associada à Medicina, de tal maneira que (opinião minha) o dentista não deixa de ser um médico que já se forma especialista. Em alguns países primeiro se forma em Medicina para depois fazer a especialização em Odontologia e, mesmo no Brasil, a Faculdade de Odontologia nasce como um anexo da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. O dentista, ao contrário do que o termo pode dar a entender, não trata apenas de dentes, mas de todo o sistema estomatognático, o que leva a uma área comum entre o dentista e o médico, o que pode chegar a um problema como a definição das áreas do Cirugião buco-maxilo-facial e do cirurgião de cabeça e pescoço, onde os conselhos tiveram de delimitar as áreas específicas e as comuns. A legislação concernente à Odontologia e Medicina sempre andaram juntas, incluindo aí até mesmo o Ato Médico. Por fim, em países anglófonos como os EUA, os dentistas também são chamados de doctor (vide o episódio de Friends com Ross e Russ) e usam, após o nome, DDS que significa simplesmente "Doctor of Dental Surgery". Enfim, o que quero dizer é que um dentista tem tanto direito a um "doutor" quanto um médico. :)

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:03:18 »
Citar
Nos países de língua inglesa, os médicos são chamados de "doctor". Quando escrevem artigos, ou em seus jalecos, no entanto, não empregam o termo, mas apenas o próprio nome, acompanhado da abreviatura M.D. (medical degree), isto é, "formado em Medicina", "médico".
Esse trecho está errado. MD não é abreviatura para medical degree, mas para Medicinæ Doctor.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:04:34 »
Citar
Nos países de língua inglesa, os médicos são chamados de "doctor". Quando escrevem artigos, ou em seus jalecos, no entanto, não empregam o termo, mas apenas o próprio nome, acompanhado da abreviatura M.D. (medical degree), isto é, "formado em Medicina", "médico".
Esse trecho está errado. MD não é abreviatura para medical degree, mas para Medicinæ Doctor.

Já tinha visto isso... :)

EDIT: enquanto pesquisava o significado exato de DDS

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:08:34 »
Aliás, acho que essa distinção que eles fazem entre doutor por doutorado (PhD - Philosophiæ Doctor) e doutor por formação médica (MD - Medicinæ Doctor) é mais adequada e evita esse tipo de confusão/atrito que ocorre aqui no Brasil, onde se usa apenas o termo doutor para tudo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:09:06 »
A justificativa do cara é que o costume é esse, então quem acha que doutor é quem faz doutorado está indo contra a correnteza. Ok, eu vou contra a correnteza.

E concordo contigo em sua análise, Derfel. Para mim, se um graduado em medicina é doutor, todos os graduados, em qualquer área, o são. Inclusive m pedagogia.

Eu separo as classes por nível de formação. Graduação, Mestrado e Doutorado.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:11:07 »
Aliás, acho que essa distinção que eles fazem entre doutor por doutorado (PhD - Philosophiæ Doctor) e doutor por formação médica (MD - Medicinæ Doctor) é mais adequada e evita esse tipo de confusão/atrito que ocorre aqui no Brasil, onde se usa apenas o termo doutor para tudo.

Justamente. Imagine a cara de espanto de minha irmãzinha quando lhe contei que médico assina como M.D. nos EUA.... ::)

p.s.: Ela veio me dizer que ela estuda mais do que eu estudei (oras, quem fez minha graduação foi ela ou eu?) e que tem o "direito" de ser chamada de doutora sem fazer doutorado. Claro, ela faz medicina...

Graduação é brincadeira de criança perto do mestrado e doutorado...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:16:53 »
Por tradição e respeito aos médicos eu não chio de chamá-los de doutor. Mas todo o resto -- especialmente advogados -- só com PhD.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:17:49 »
Eu chamos médicos pelo seu nome. Se for idoso, chamo de senhor.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:20:32 »
Aliás, acho que essa distinção que eles fazem entre doutor por doutorado (PhD - Philosophiæ Doctor) e doutor por formação médica (MD - Medicinæ Doctor) é mais adequada e evita esse tipo de confusão/atrito que ocorre aqui no Brasil, onde se usa apenas o termo doutor para tudo.
Segundo o cientista, então um PhD não seria um cientista de verdade. :biglol:

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:22:00 »
Aliás, acho que essa distinção que eles fazem entre doutor por doutorado (PhD - Philosophiæ Doctor) e doutor por formação médica (MD - Medicinæ Doctor) é mais adequada e evita esse tipo de confusão/atrito que ocorre aqui no Brasil, onde se usa apenas o termo doutor para tudo.

Justamente. Imagine a cara de espanto de minha irmãzinha quando lhe contei que médico assina como M.D. nos EUA.... ::)

p.s.: Ela veio me dizer que ela estuda mais do que eu estudei (oras, quem fez minha graduação foi ela ou eu?) e que tem o "direito" de ser chamada de doutora sem fazer doutorado. Claro, ela faz medicina...

Graduação é brincadeira de criança perto do mestrado e doutorado...

:ok:

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:23:55 »
Me disseram que houve uma lei promulgada no ano passado ou no anterior que dizia que qualquer um com curso superior poderia ser chamado de doutor. procede?

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:25:48 »
Eu chamos médicos pelo seu nome. Se for idoso, chamo de senhor.

Uma das (poucas e amargas) vantagens de nunca ter conseguido ingressar num programa de doutorado é que não tenho esse apego todo -- embora nutra um considerável respeito aos portadores do PhD ;-)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2011, 22:31:02 »
Eu mantenho a minha posição inicial:

Doutor - Quem propõe, elabora, defende e tem aprovada a sua tese de doutorado perante uma banca de 5 doutores.

"Dotô" - O resto. Qualquer um que não seja doutor, incluindo advogados, médicos, delegados de polícia, juízes, etc.

P.S.

Eu estou no "resto", pois o meu título mais alto é o de Mestre (MSc).

Por enquanto. 8-)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2011, 08:33:58 por Geotecton »
Foto USGS

Skorpios

  • Visitante
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2011, 07:19:29 »
Eu chamos médicos pelo seu nome. Se for idoso, chamo de senhor.

Idem. E só chamo de senhor se for desconhecido.... :hihi:

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2011, 11:29:53 »
Quanta vaidade...

Eu (inicialmente) chamo todo mundo que conheço por "senhor" e "senhora".

Se o tratamento vai continuar assim, depende diretamente do comportamento da pessoa.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2011, 11:33:41 »
Eu só chamo médicos de doutores, com ou sem PhD.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:25:44 »
Sabe o que é isso tudo, frescura de acadêmico. :P

Quando eu fazia a minha 1a facul, eu tinha esse mesmo pensamento de vcs: Doutor so quem tem doutorado.

Mas depois comecei a trabalhar e fui vendo que isso é só frescura mesmo. Meu 1o chefe era um puta Engenheiro, formado em engenharia mecânica, mas tinha vasto conhecimento em qualquer outra engenharia: civil (inclua aqui conhecimentos de estruturas, hidráulica, construções em geral), elétrica (baixa e média tensao), eletronica, o escambau. E o cara chamava todo mundo de "dotô", principalmente os clientes.

No fim das contas, chamar de 'dotô' é só um tratamento, tao comum quanto chamar de senhor/senhora
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:40:36 »
Eu chamos médicos pelo seu nome. Se for idoso, chamo de senhor.

Uma das (poucas e amargas) vantagens de nunca ter conseguido ingressar num programa de doutorado é que não tenho esse apego todo -- embora nutra um considerável respeito aos portadores do PhD ;-)

Não é apego não, Dbohr. É ser "do contra" mesmo... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:43:47 »
Sabe o que é isso tudo, frescura de acadêmico. :P

Quando eu fazia a minha 1a facul, eu tinha esse mesmo pensamento de vcs: Doutor so quem tem doutorado.

Mas depois comecei a trabalhar e fui vendo que isso é só frescura mesmo. Meu 1o chefe era um puta Engenheiro, formado em engenharia mecânica, mas tinha vasto conhecimento em qualquer outra engenharia: civil (inclua aqui conhecimentos de estruturas, hidráulica, construções em geral), elétrica (baixa e média tensao), eletronica, o escambau. E o cara chamava todo mundo de "dotô", principalmente os clientes.

No fim das contas, chamar de 'dotô' é só um tratamento, tao comum quanto chamar de senhor/senhora

Eu acho importante ensinar a fazer distinção. É uma questão até de ensinar o real significado das palavras. Não lembro de ver entre a lista de pronomes o "Doutor". Portanto, é uma questão de falar corretamente sua língua.

E ninguém aqui, até agora, ligou competência à titulação. Titulação é titulação, competência é competência. E pronomes são pronomes.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2011, 12:44:41 »
Me disseram que houve uma lei promulgada no ano passado ou no anterior que dizia que qualquer um com curso superior poderia ser chamado de doutor. procede?

Ouvi falar, mas não tenho certeza... se for verdade, poucos advogados divulgarão a lei... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:21:51 »
Quanta vaidade...
Eu (inicialmente) chamo todo mundo que conheço por "senhor" e "senhora".

O tempo corre e já nos esquecemos que a "vaidade" começou bem antes do "doutor"....começou logo no "senhor" para todo o mundo.
Pois o que era um Senhor senão um título de gande fidalgo da alta nobreza? Ficava logo abaixo de Barão e acima de Alcaide-mor (Governador de um castelo do Rei).
Normalmente, um Senhor governava uma terra em nome do rei e passava esse título e função ao seu filho mais velho. O rei não lhe retirava o senhorio desde que fossem cumpridas as regras de transmissão e não houvesse crime de lesa-majestade.

Vaidade de ser chamado doutor? Certo, mas houve um começo dessa vaidade....era a de ser chamado senhor... E isso está hoje muito, mas muito, esquecido...

Na realidade, e ao contrário do que se julga... doutores há muitos... senhores é que não... 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:23:58 »
Heh, não deixa de ser verdade... bem lembrado.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:30:44 »
[...]
Na realidade, e ao contrário do que se julga... doutores há muitos... senhores é que não... 

Discordo.

O que tem muito por aí é "dotô". Doutores tem poucos, bem poucos.

E, felizmente, "senhores" na acepção de relação com uma majestade, não tem nenhum.
Foto USGS

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:36:19 »
Ah, mas tem um bocado de "sinhô", que são tão ruins quanto os "dotô". E se bobear, querem ser tratados por "sinhô dotô" :-D

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Quem deve ser chamado de doutor?
« Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:36:59 »
Quanta vaidade...
Eu (inicialmente) chamo todo mundo que conheço por "senhor" e "senhora".
Vaidade de ser chamado doutor? Certo, mas houve um começo dessa vaidade....era a de ser chamado senhor... E isso está hoje muito, mas muito, esquecido...

Na realidade, e ao contrário do que se julga... doutores há muitos... senhores é que não...

Mesmo sendo esta a origem histórica do termo "senhor", não creio que alguém hoje o utilize senão por respeito à idade ou como forma de tratamento a quem não somos íntimos.

Fora claro, de ambientes militares, onde o tratamento "senhor" é previsto até em lei, com sanções a quem não o fizer (coisa que não faço e por isso, vivo sendo punido... :lol: ).
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!