Ao menos, é a que ele alega... e foi cagada das quatro potências da época, sim.
Que foi cagada das potências da época nem discuto, realmente foi. Mas usar isso como pretexto para explodir aviões contra prédios atualmente é um pouquinho forçado, você não acha? O cara pode alegar qualquer coisa para justificar seu fanatismo, mas os fatos falam por si... se formos recorrer ao terrorismo por cada cagada do passado, a humanidade terá que se aniquilar totalmente hoje mesmo.
Como você pode notar, muçulmano e árabe são duas coisas bem distintas.
Não acho nada distintos, pelo seu mapa mesmo podemos ver que nem todos os muçulmanos são árabes (claro) mas todos os árabes são muçulmanos.
O problema é que a nossa está conseguindo se sobrepor.
Não acho que seja propriamente um problema, culturas que vão mais de encontro ao anseio das pessoas tendem a se sobrepor mesmo.
"Ah, mas e os marroquinos que vão pra Europa?" Passam a se vestir como europeus, falar línguas européias, ter idéias similares às européias, acabam só mantendo a religião muçulmana o que não é grandes coisas
Ótimo para eles

...
pra mim, islamismo e cristianismo cheiram iguaizinhos. E eu saio correndo do mesmo jeito de quem mata por Cristo e quem mata por Allah
Eu também

, mas como negar que no momento atual (no passado já foi bem diferente) existem muito mais pessoas dispostas a matar po Allah do que por Cristo?
Como se mede uma "cultura superior"? Cultura é cultura. Não é mensurável.
E muito menos se resume a instituições políticas, como você deixa a entender. É língua, arte, tradições, vestimentas, culinária...
Talvez não seja possível mensurar uma cultura com um todo, mas certos aspectos são mensuráveis sim. Por exemplo, se uma cultura tem por tradição ser de uma religião (afinal, a religião predominante é uma das partes mais importantes de qualquer cultura) que oprime mulheres e tem tolerância praticamente zero com outras religiões, ela é inferior a outra onde se pratica a tolerância religiosa.
Na minha opinião existem direitos que não podem ser ignorados em nome de nenhuma cultura. Liberdade de expressão, liberdade de culto, ausência de discriminação por sexo, sexualidade, raça, cor, etc., são valores que deveriam ser universais. Se são produtos da cultura Ocidental ou de qualquer outra que sejam, neste aspecto a cultura que os respeita é superior.
Não estou falando que no Ocidente estes valores são plenamente respeitados, mas estamos muito mais próximos deles (embora ainda tenhamos muito, mas muito mesmo para avançar) do que os países árabes.
E muito menos se resume a instituições políticas, como você deixa a entender. É língua, arte, tradições, vestimentas, culinária...
No geral, ninguém está reclamando da língua, da arte, tradições, vestimentas e culinária dos países árabes.
Ditaduras? Sim, há ditaduras nos países islâmicos, sim. E há nos países cristãos também - a América Latina inteira e boa parte da Península Européia (Portugal, Espanha, Alemanha Oriental e mais um monte) eram ditaduras no s. XX. E?
Eram ditaduras, não são mais. Ou seja, tinham uma cultura tradicionalmente militarista (adoravam caudilhos) e ditatorial, e atualmente são democracias (ou tentam ser). Melhoraram bastante, espero que os árabes cheguem lá também.
Influência da religião no governo? Mas o nosso código civil ainda têm diversas influências do cristianismo. E olhe que legalzão o "Deus seja louvado" nas notas.
Claro que tem, infelizmente, mas estamos muito melhor do que países teocráticos como os do Oriente Médio, não estamos? Bem melhor ter um ridiculo "deus seja louvado" no dinheiro do que oprimirmos religiões que não seja a "oficial" do governo... é como comparar um tapa com um tiro. O tapa está errado, mas causa muito menos prejuízo que o tiro.
Valores da mulher? Nossa sociedade ainda é extremamente sexista.
Com certeza, mas as mulheres aqui tem chances muito melhores de provar seu valor do que nos países árabes, não tem? É a comparação do tapa com tiro novamente. Ou será que a Dilma teria chance de ser governante na Arábia Saudita, por exemplo?
E finalmente, lembre-se da Argélia - que mesmo com todos seus problemas, é uma república árabe e islãmica.
Exceção que confirma a regra?
RESUMINDO, peço que pare pra pensar e evite:
confundir "árabe", "muçulmano", e "teocracia";
confundir "cultura" com "política";
superestimar os problemas os problemas das sociedades árabes;
subestimar os problemas da nossa sociedade.
Difícil separar... o que você propõe basicamente me parece ser "tirando tudo que a cultura árabe tem de ruim, ela é boa"... os problemas das nossas sociedades são imensos, mas os árabes me parecem muito mais atrasados.