Que foi cagada das potências da época nem discuto, realmente foi. Mas usar isso como pretexto para explodir aviões contra prédios atualmente é um pouquinho forçado, você não acha? O cara pode alegar qualquer coisa para justificar seu fanatismo, mas os fatos falam por si... se formos recorrer ao terrorismo por cada cagada do passado, a humanidade terá que se aniquilar totalmente hoje mesmo.
Fato é que ele fez o dito do buuuuuuum com os predinhos e os aviões. E é o que ele usa como desculpa, assim como poderia ter usado uma dor de dente ou uma Bíblia que caiu no pé dele e machucou o dedão.
Não acho nada distintos, pelo seu mapa mesmo podemos ver que nem todos os muçulmanos são árabes (claro) mas todos os árabes são muçulmanos.
Mas nem todo muçulmano é árabe, é isso que quero dizer.
E mesmo nos países do mapa, há gente não-muçulmana, especialmente no Egito.
E esqueci de citar Malta - país essencialmente árabe, mas católico. Embora seja um cu de ilha minúscula.
Não acho que seja propriamente um problema, culturas que vão mais de encontro ao anseio das pessoas tendem a se sobrepor mesmo.
Os anseios das pessoas mudam de lugar a lugar. E uma coisa é a cultura propor mudança política, outra coisa completamente diferente é propor
fast-food no estilo estado-unidense substituindo comidas locais, idiomas globais [e indo-europeus] substituindo os idiomas bérberes e árabes... enfim, o meu problema é com a monocultura em coisas que vão longe da política, e o teu enfoque é mais político, certo?
Ótimo para eles
...
E péssimo para a humanidade como um todo, caindo no risco da monocultura.
Eu também
, mas como negar que no momento atual (no passado já foi bem diferente) existem muito mais pessoas dispostas a matar po Allah do que por Cristo?
Isso porque nem os cristãos hoje em dia levam o cristianismo a sério

Talvez não seja possível mensurar uma cultura com um todo, mas certos aspectos são mensuráveis sim. Por exemplo, se uma cultura tem por tradição ser de uma religião (afinal, a religião predominante é uma das partes mais importantes de qualquer cultura) que oprime mulheres e tem tolerância praticamente zero com outras religiões, ela é inferior a outra onde se pratica a tolerância religiosa.
Ah, sim, aí você tá comparando aspectos. Nisso, ok.
Na minha opinião existem direitos que não podem ser ignorados em nome de nenhuma cultura. Liberdade de expressão, liberdade de culto, ausência de discriminação por sexo, sexualidade, raça, cor, etc., são valores que deveriam ser universais. Se são produtos da cultura Ocidental ou de qualquer outra que sejam, neste aspecto a cultura que os respeita é superior.
Eu adicionaria a liberdade cultural - coisa que efetivamente, os árabes estão tentando manter muito mais do que a gente.
Nesse ponto, eles têm uma cultura superior à nossa [sul-americana em especial], embora tentem oprimir a cultura alheia.
Difícil separar... o que você propõe basicamente me parece ser "tirando tudo que a cultura árabe tem de ruim, ela é boa"... os problemas das nossas sociedades são imensos, mas os árabes me parecem muito mais atrasados.
É simples separar, especialmente quando você lembra de Malta, Indonésia e outros.
E sim, tirando tudo que tem de ruim, é boa

a nossa também.
E quanto a "mas eram, não são", lembre-se que o s. XX ainda é evento recente... só quis mostrar que não estamos
tão longe deles em questões de ditaduras.
Enfim, pessoal, eu proponho que a cruzada seja contra a teocracia e não contra o Islã em si.
E se for fazer cruzada contra o Islã, que ao menos se faça uma antes contra o cristianismo, que é praga mais próxima.
Aos restantes que não citei [Geo, Adriano, DDV], vou comentando conforme o debate anda...