Eu concordo com o Contini. O povo, em geral, tem os políticos que merece.
Discordo. Moralmente, e no geral, o povo brasileiro é trabalhador, é honesto, não gosta de meios ilícitos, paga suas contas, é mais liberal do que conservador, gosta de viver a vida numa boa e se preocupa bastante com o futuro.
Se existe um minoria que é o contrário disso, não é ela que representa a média geral da população.
Não é a minoria que elege nossos políticos, é o voto da MAIORIA.
Mas não é por isso que a política é reflexo do povo. Pra mim é querer inverter o ônus da culpa. É colocar os problemas vindo de baixo para cima, quando eu acho que é justamente o contrário. Deixa explicar. As pessoas de um modo geral e os políticos gostam bastante dessa "desculpa". Eu não. Isso dá a entender que o povo é o grande culpado pelos desmandos e pelas falcatruas na política e dos políticos, e dos problemas gerais do país. O que é falso. Pra mim o problema é históricamente institucional e histórico, e aos poucos avança. Por exemplo, 20 anos de ditatura fizeram muito pouco pelas instituições, quer dizer, fizeram as instituições recuarem, como por exemplo a polícia que até hoje sente os resquícios dessa época, que foi caracterizada pela truculência e pela ineficácia, e desrespeito pelos direitos humanos, e sofre para se libertar, e ser uma polícia mais igualitária e menos repressora. Assim como outros exemplos, o educacional, que sofreu muito durante a estagnação e instabilidade econômica que durou até metade da década de 90, e assim vai.