O Panteismo na língua de Camões:
O Panteísmo em Português, foi um projecto que surgiu por volta de 2001/2002 com o objectivo de contribuir para a divulgação do Panteísmo na língua de Camões.
Durante cerca de 3 anos, uma página web deu forma a este projecto, do qual faziam igualmente parte um canal no mítico IRC (panteismo) e um grupo de discussão chamado Aswethink.
Em 2005, o Panteísmo em Português, foi temporariamente suspenso. Semanas, meses e anos passaram… Mas finalmente estamos de volta. Gradualmente, antigos e novos conteúdos serão disponibilizados. Pelo menos, essa é a intenção.
Apresentação
O panteísmo é, com certeza, uma das crenças mais antigas da humanidade, no entanto, o número de pessoas que estão familiarizadas com a palavra é ainda bastante reduzido em Portugal (apesar de eu acreditar que muitas pessoas são, sem o saber conscientemente, panteístas).
Com a vontade de contribuir para a alteração dessa realidade, o panteísmo em português, foi a primeira página de expressão portuguesa, totalmente dedicada à divulgação e afirmação do panteísmo como movimento universal. Através deste projecto, é meu sincero desejo que o leitor se sinta espiritualmente abençoado pela beleza e harmonia que o Universo nos oferece.
É panteísta?
Quando à noite olha para o céu ou vê imagens do telescópio espacial Hubble, sente-se envolvido por um sentimento de respeito e admiração perante a esmagadora beleza e poder do universo?
Quando se encontra no meio da natureza, numa floresta, junto ao mar ou no topo de uma montanha, sente-se como se estivesse num local sagrado? Sente-se como se estivesse numa grande catedral?
Acredita que o Homem é parte da natureza, e não lhe é superior?
Se respondeu sim a estas primeiras perguntas, tem uma inclinação para o panteísmo!
É céptico em relação a um deus exterior à natureza e ao universo?
E contudo, sente uma necessidade emocional de reconhecimento de algo maior que a sua própria existência ou que a raça humana?
Se também respondeu sim a estas duas perguntas, então o panteísmo é provavelmente a sua religião!!!