Autor Tópico: SIM, "Deus" Existe! Mas nada tem a ver com Yaveh ou outra dividade no estilo.  (Lida 2771 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: SIM, "Deus" Existe! Mas nada tem a ver com Yaveh ou outra dividade no estilo.
« Resposta #25 Online: 16 de Março de 2011, 23:22:37 »
[...]
Quando à noite olha para o céu ou vê imagens do telescópio espacial Hubble, sente-se envolvido por um sentimento de respeito e admiração perante a esmagadora beleza e poder do universo?

Sempre tive (e tenho) admiração pelas estrelas, sendo este o motivo pelo qual eu aprecio a Astronomia de posição.

Quando se encontra no meio da natureza, numa floresta, junto ao mar ou no topo de uma montanha, sente-se como se estivesse num local sagrado? Sente-se como se estivesse numa grande catedral?

Como que em um local sagrado? Não! De maneira nenhuma. Mas sempre fito-os com admiração e curiosidade.

Acredita que o Homem é parte da natureza, e não lhe é superior?

O homem é parte da Natureza, nada mais e nada menos.

A Geologia é muito útil para destruir o mito do "homem, centro do universo".

Se respondeu sim a estas primeiras perguntas, tem uma inclinação para o panteísmo!

Não vejo porque.

É céptico em relação a um deus exterior à natureza e ao universo?
E contudo, sente uma necessidade emocional de reconhecimento de algo maior que a sua própria existência ou que a raça humana?

O reconhecimento de que a Terra e o Universo são muito maiores que a raça humana, e totalmente indiferentes à ela, não me torna um panteísta.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: SIM, "Deus" Existe! Mas nada tem a ver com Yaveh ou outra dividade no estilo.
« Resposta #26 Online: 17 de Março de 2011, 06:55:09 »
Caro - Sérgio Sodré

-------------------------------------------------------------------------

«« A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível. »»

Caro Lusitano,

Já me increvi há meses nesse sítio, mas não me parece que tenha sido de facto reativado,...

Isso eu não sei. :| :arrow: No entanto parece-me que existem outros movimentos panteistas, em português além desse... O neo-paganismo, enunciado por Fernando Pessoa, deve ser um deles. :idea: 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Março de 2011, 07:00:53 »
Caro - Geotecton

Quando se encontra no meio da natureza, numa floresta, junto ao mar ou no topo de uma montanha, sente-se como se estivesse num local sagrado? Sente-se como se estivesse numa grande catedral?

Como que em um local sagrado? Não! De maneira nenhuma. Mas sempre fito-os com admiração e curiosidade.

Que entende por sagrado? :|

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Março de 2011, 21:40:57 »
Caro - Geotecton

Que entende por sagrado? :|

Para mim nada significa, caro Lusitano.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Março de 2011, 18:04:01 »
Caro - Geotecton

Que entende por sagrado?

Para mim nada significa, caro Lusitano.

Para mim - significa - respeito, apreciação, veneração, admiração e até amor...

Adoro o nosso planeta :!: Venero e amo as grandes florestas, tais como a Amazónia.

Admiro os grandes oceanos; assim também aprecio os grandes rios, como o amazonas e o Mississipi, pelo caudal e salubridade das suas águas.

Em suma - eu considero sagrada a vida - em principal a humana :!: :arrow: :idea:

Etc...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!