Autor Tópico: 'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'  (Lida 7874 vezes)

Offline r

• Nível 00
  • *
'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'
« Online: 28 de Fevereiro de 2011, 21:21:33 »
O texto é do filósofo Luiz Felipe Pondé. Eu achei piada. Só discordo porque há várias maneiras de chegar ao ateísmo.
Já agora, eu agnóstico.

O "assunto Deus" é complicado. Em jantares inteligentes, é mais fácil você confessar que faz sexo com dobermans, prova de que seu gosto ultrapassou formas sexuais conservadoras. Mas, se falar sobre Deus, há risco grave de que não te convidem mais. E aí nunca mais aquela cozinha vietnamita. Melhor se dizer um budista light.

Mas a mania que muito religioso tem de achar que tudo na vida se deve a Deus (ou similares) é um saco! Isso fala mais de sua preguiça e medo do que de Deus.

Entendo o bode dos ateus com essa gente. Para mim, essa conversa é semelhante ao papo de que você tem câncer porque não resolveu adequadamente seus conteúdos emocionais. Ora bolas, isso quer dizer que, se todo mundo um dia for feliz, ninguém vai ter câncer? Ou que, pior, além de ter câncer, você é um babaca responsável pelo câncer porque não fez terapia? Conheço gente que se diz ateia (e com isso se acha mais inteligente, como de costume) e acredita nessa baboseira de que o amor cura câncer.

Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer). Ateísmo não choca mais ninguém (pelo menos quem já leu uns três livros sérios na vida), porque ateus já são vendidos às dúzias em liquidações. E mais: ser ou não ateu não diz nada acerca de como a pessoa se comporta com os outros (ao contrário do que muitos ateus e não ateus pensam). Existem canalhas de ambos os lados do muro.

Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório.

Mas, antes, uma pequena heresia.

Mais chocante hoje é alguém confessar que não crê no aquecimento global, pelo menos na versão que aconteceu nesse espetacular concílio bizantino em Copenhague, reunindo toda a gente legal do mundo.

Confesso minha fraqueza: sou um herege, não acredito que meu pequeno carro aqueça o planeta, mas já estou pagando mais imposto por isso e tenho certeza de que outros virão. Acho essa história uma mistura de ego inflado (disputamos com o Sol para ver quem aquece mais?) e tédio (que tal salvar o planeta? A vida está tão chata na Dinamarca!). Meu cachorro anda triste? Deve ser o aquecimento global.

Sei que dizem que é fato científico, mas, para mim, que sou um medieval, só acredito na ciência quando vem no formato de resultados de exames do Fleury ou do Delboni, e não quando tem a ONU no meio e gente ganhando milhares de euros salvando o planeta.

Para mim, Copenhague foi aquele tipo de concílio onde se discutia se a roupa de Jesus era dele ou não. Temperamentos autoritários gozaram de tesão em Copenhague.

E o ateísmo? A constatação de que o mundo é péssimo e, por isso, Deus não deve existir é razoável. A primeira vez que isso me ocorreu foi quando descobri que existiam colegas mais felizes do que eu na escola, e aí eu julguei o mundo injusto. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

Anos mais tarde, fosse eu uma dessas pessoas legais que creem no marketing do bem, concluiria que o mais justo seria que todos fossem igualmente felizes, e aí Deus teria sido democrático. Graças a Deus nunca passei pelo ridículo de pensar assim. Quanto a Deus ser mau, concluí que melhor seria mesmo considerar o universo indiferente e cego e mecanicamente cruel. Naquele dia, tornei-me um trágico (antes de ler Nietzsche ou Darwin).

Poucos ateus não são descendentes de uma criança infeliz e revoltada (e, veja, 110% das crianças, esses pequenos lindos monstros malvados, são infelizes porque sempre existem crianças mais felizes do que você).

A prova disso é que ateus gostam de falar mal da igreja (nunca superaram aquela freira azeda), de Deus (esse malvado que não me fez mais forte), ou do pai judeu (que me obrigou a só namorar judias).

Ou acham que, se formos todos ateus, o mundo será melhor. Se você é assim e tem orgulho de ser ateu, você é um rancoroso.

Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona. 

http://www.paulopes.com.br/2009/12/nao-ha-nenhuma-grande-inteligencia-em.html
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 21:54:09 por r »

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: 'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 21:32:49 »
Como ele sabe que todo ateu veio de uma criança revoltada? Ele é filósofo, mas parece ser bem generalista... Fora que fala besteira pra caramba. Pra mim, é só piada, fazendo troça de ateus revoltadinhos.

Mas concordo. Ser ateu é constatar o óbvio. E é só pensar um pouquinho que isso vem claro à mente.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 21:47:12 »
[...]
Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona.

http://www.paulopes.com.br/2009/12/nao-ha-nenhuma-grande-inteligencia-em.html

Eu acho que a "chave" do texto está no último paragráfo, que transparece uma ironia, mas pró-ateísmo.
Foto USGS

Offline r

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 22:02:23 »
Eu não entendo pelo texto se o Pondé é ateu, agnóstico ou crente. O que dá ainda mais piada ao texto.
Ele acha que o ateísmo é obvio, por isso desconfia dele.
Por outro lado, Deus não se testa em laborário parece uma ideia agnóstica.
E depois diz isto:
Anos mais tarde, fosse eu uma dessas pessoas legais que creem no marketing do bem, concluiria que o mais justo seria que todos fossem igualmente felizes, e aí Deus teria sido democrático. Graças a Deus nunca passei pelo ridículo de pensar assim

LoL.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 22:12:34 »
Ser ateu é fácil. Complica mais o antiteísmo, o ateísmo forte. Mas para não chamar a atenção é melhor se passar simplesmente por ateu, um ateu revoltado e que não quer nada com nada, apenas uma proteção contra a crença teísta. E ateísmo e revolta, curiosamente, é o título do livro sobre Jean Meslier, o famoso padre ateu. Então o conceito de revolta tem uma boa referência bibliografica no ateísmo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2011, 00:43:14 »
Achei muito genial o texto... a ultima linha realmente mostra a ironia em tudo que ele diz.
E concordo com a frase, não há nada de inteligente em ser ateu... pelo simples fato de ser ateu. Creio que anteriormente quando a igreja realmente mandava em tudo e a sociedade era um tanto quanto homogênia e conservadora ser ateu significava um real não aceitamento nas idéias dadas, porém, hoje em dia, o "ateismo" pode ser desenvolvido não do questionamento religioso mas como uma pura anti-moralidade... ou contra-norma... ou como uma norma mesmo, tanto é que já vi ateus intolerantes... Acho que o propósito do texto é mais uma mensagem tipo: "sejam céticos em relação á tudo, até dos céticos"
/------------------/--------------------/

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #6 Online: 01 de Março de 2011, 13:54:52 »
.
Concordo plenamente, não há nenhuma inteligência em ser a-teu (negador de divindades).

"Divindades"(sic) são uma bosta tal que a única posição inteligente é não usar este nome; varrer do mapa tal estupidez.

Negá-las é dar-lhe um status que não merecem.
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:48:55 »
.
Concordo plenamente, não há nenhuma inteligência em ser a-teu (negador de divindades).

"Divindades"(sic) são uma bosta tal que a única posição inteligente é não usar este nome; varrer do mapa tal estupidez.

Negá-las é dar-lhe um status que não merecem.
Não saquei o (sic) no contexto! :hihi:
Divindade não é um superlativo de uma compreensão de algo ( de tal modo que diviníssimo seja uma redundância)? Assim mesmo, uma interação transcendental ou uma união biunívoca momentânea entre objeto de observação e observante?

Contestar deus é quixotesco. Na minha infãncia, e por muito tempo ainda, sempre que meu pai ficava puto com algo, brandia o punho pra cima protestando e ralhando com o que se sugeria ser Deus, eu ficava desconfortável( por empatia?),  não porque aquilo pudesse, ou viesse a ser uma blafêmia, mas porque parecia ser uma humilhação alguém se expor assim, como se tivesse experimentando o mesmo desequilíbrio de alguém que espanta moscas imaginárias.

Um motorista de ônibus que faz seu trabalho com maestria é muitas vezes como se não estivesse lá, dirigindo, mas  se freia bruscamente ou comete uma pataquada qualquer que moleste a passageirice dos passageiros, tome bronca e xingamentos. Tal qual o motorista é a possibilidade de Deus, só quem pode se exaltar e altercar por isso e por aquilo,  não é quem atribui Deus( ou deus ou deuses) a algo? ::)

[edição para acrescentar sintaxe]
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 01:32:04 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:19:16 »
Pra mim e pelo texto, ele nunca foi ateu...

Offline douglas9363

• Nível 04
  • *
  • Email: douglas9363@gmail.com
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2011, 03:24:52 »
Ser ateu/agnóstico, não é questão de inteligência, é questão de bom senso

Offline Mr.X

• Nível 01
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2011, 23:02:26 »
Pra mim e pelo texto, ele nunca foi ateu...

Este senhor é um pensador e judeu.

http://lucianoayan.com.br/2009/10/31/luiz-felipe-ponde-ateismo-militante-e-auto-ajuda-para-ateus-inseguros/

Seja bem vindo Mr.X.

Se possível passe no tópico de apresentações.
Foto USGS

Offline Mr.X

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2011, 12:17:40 »
Seja bem vindo Mr.X.

Se possível passe no tópico de apresentações.

Muito obrigado e desculpe a "entrada" tão deselegante. Só demonstrou minha ansiedade em postar uma informação a respeito desse senhor tão cheio de si.
Farei as devidas considerações no tópico de apresentações.

Cordiais saudações.

Offline HIEROS

• Nível 01
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2011, 14:37:54 »
Poderia ser mais arrojado, quanto ao título?

Primeiro rearranjaria os termos:

Em ser ateu não há nenhuma grande inteligência.

onde "não há nenhuma grande inteligência" poderia corresponder a "há uma inteligência parva";
onde "há uma inteligência parva" pode ser inversamente expressa como  "há ignorância grande".

Reduziria então a esses tremos:

Em ser ateu há uma grande ignorância.

Mas para que o estilo não fique muito aristocrático, temos:

Há uma grande ignorância em ser ateu! ( a exclamação é por minha conta...rs)

8-) 8-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2011, 14:50:05 »
Para ficar tão preciso que chega a ser tautológico, eu diria que há uma grande ignorância em ser agnóstico. E isso não deve ser encarado como uma ofensa. :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2011, 14:54:43 »
Para quem diz que a crença em si mesmo é a pior, ele escreve demais sobre ele próprio no texto.

Ou acham que, se formos todos ateus, o mundo será melhor. Se você é assim e tem orgulho de ser ateu, você é um rancoroso.

Diderot manda um abraço. O debate filosófico sem chiliques também. Sem argumento ad hominem, por favor.

Sei que dizem que é fato científico, mas, para mim, que sou um medieval, só acredito na ciência quando vem no formato de resultados de exames do Fleury ou do Delboni, e não quando tem a ONU no meio e gente ganhando milhares de euros salvando o planeta.

Meu jovem padawan, não é questão de crença e não me venha com teorias da conspiração. Estude por contra própria o assunto e veja os argumentos contra e os argumentos à favor e os pondere. E só depois escreva publicamente sobre um assunto desses.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2011, 21:54:40 »
 Tenho que concordar, para defender a ideia de Deus no mundo atual é muito mais difícil que simplesmente nega-lo, por qualquer razão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:24:12 »
Poderia ser mais arrojado, quanto ao título?

Primeiro rearranjaria os termos:

Em ser ateu não há nenhuma grande inteligência.

onde "não há nenhuma grande inteligência" poderia corresponder a "há uma inteligência parva";
onde "há uma inteligência parva" pode ser inversamente expressa como  "há ignorância grande".

Reduziria então a esses tremos:

Em ser ateu há uma grande ignorância.

Mas para que o estilo não fique muito aristocrático, temos:

Há uma grande ignorância em ser ateu! ( a exclamação é por minha conta...rs)

8-) 8-)

Claro! Claro!

Como é que isto não foi pensado antes... ::)
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2011, 05:06:51 »
Tenho que concordar, para defender a ideia de Deus no mundo atual é muito mais difícil que simplesmente nega-lo, por qualquer razão.
"Minha vida é mais difícil que a sua." (eu completo com "logo, eu estou certo") É realmente um argumento muito produtivo.

E sim, acho que minha vida ficou mais fácil e simples depois que virei ateu, nada de me preoculpar em satisfazer um deus inexistente em troca de um mero achismo de vida após a morte.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, 05:09:50 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2011, 14:36:42 »
"Minha vida é mais difícil que a sua." (eu completo com "logo, eu estou certo") É realmente um argumento muito produtivo.

E sim, acho que minha vida ficou mais fácil e simples depois que virei ateu, nada de me preoculpar em satisfazer um deus inexistente em troca de um mero achismo de vida após a morte.

Bom, eu sou ateu, as vezes inverto os papéis apenás para ver onde chego, defender Deus é mais difícil  :hihi: ´Dependendo do oponente claro.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2011, 16:45:34 »
Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer).

Tão banal, tão simples, tão fácil de se chegar a esta conclusão óbvia, imagina quem não chega nela? Nossa, devem ser seres unicelulares.

E o ateísmo? A constatação de que o mundo é péssimo e, por isso, Deus não deve existir é razoável. A primeira vez que isso me ocorreu foi quando descobri que existiam colegas mais felizes do que eu na escola, e aí eu julguei o mundo injusto. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso.

O mundo é ruim, por isso Deus não existe.  :chorao:

Qualquer golfinho consegue ser ateu.

Será que é porque Deus é uma invenção humana? Não sei, é só um palpite.  ::)

Essa frase me chama bastante atenção, adoro os detalhes intrínsecos e a perspicácia prodigiosa utilizada de forma extremamente harmoniosa. Merece um troféu Caio Fernando Abreu.

Okay pessoal, ele nos detonou aqui, vamos voltar pra igreja e... wait, WHAT?
Codex, prazer.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2011, 17:32:16 »
Citação de: Luiz Felipe Pondé
[...]
Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom.
[...]

Eu ainda acho que é uma ironia, pois o trecho acima mostra um erro lógico em relação à premissa "para ser ateu não necessita ter uma inteligência privilegiada" (sim, eu modifiquei as palavras mas o sentido é o mesmo): Se alguém acha que deus não é bom, ele não é ateu, pois já aceita a existência dele.
Foto USGS

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #22 Online: 24 de Dezembro de 2011, 18:48:48 »
Como ele sabe que todo ateu veio de uma criança revoltada? Ele é filósofo, mas parece ser bem generalista... Fora que fala besteira pra caramba. Pra mim, é só piada, fazendo troça de ateus revoltadinhos.

Mas concordo. Ser ateu é constatar o óbvio. E é só pensar um pouquinho que isso vem claro à mente.
Concordo consigo, Mister B, e cito a minha assinatura: O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

:ok:
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2011, 22:33:51 »
O mundo é ruim por isso Deus não existe: faça meu favor ,me pergunto se alguém aqui não procura entender as filosofias teístas, se eu fosse ateu me envergonharia. É o mínimo que deveriam fazer antes de atacar crenças.

É possível um crente ser cético? Sim, aqui estou eu.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2011, 22:37:45 »

Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.

A não ser claro, que você tenha alguma doença, como é o caso dos psicopatas. Que não sentem culpa.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, 22:40:31 por PauloH »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!