Autor Tópico: 'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'  (Lida 7875 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'
« Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:36:04 »
PauloH, não se preocupe em não ser ateu, você vive em uma realidade onde deus não existe, e, mesmo sendo crente, a natureza continua funcionando sem deus.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:47:33 »
Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.
[...]

:o
Foto USGS

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:59:49 »
O mundo é ruim por isso Deus não existe: faça meu favor ,me pergunto se alguém aqui não procura entender as filosofias teístas, se eu fosse ateu me envergonharia. É o mínimo que deveriam fazer antes de atacar crenças.

É possível um crente ser cético? Sim, aqui estou eu.

Tão cético a ponto de não entender ironias.  :oba:
Codex, prazer.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:50:23 »

Opa! Claro que é! Os seguidores de Ganesh, por exemplo, são céticos com essa estorinha de um deus que vira homem e morre para perdoar os pecados que ele mesmo inventou...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2011, 10:20:24 »
[ Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.

A não ser claro, que você tenha alguma doença, como é o caso dos psicopatas. Que não sentem culpa.

É como você diz São instintos naturais de preservação da vida. Ou seja, não é necessário recorrer a uma entidade sobrenatural... Deus ou é tudo (panteísmo) ou não é nada (ateísmo) e não há meio termo... segundo julgo... sem certeza.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #30 Online: 01 de Janeiro de 2012, 16:28:48 »
O mundo é ruim por isso Deus não existe: faça meu favor ,me pergunto se alguém aqui não procura entender as filosofias teístas, se eu fosse ateu me envergonharia. É o mínimo que deveriam fazer antes de atacar crenças.

Essa foi violenta.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Janeiro de 2012, 06:19:28 »
Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.

É um argumento razoável esse (se eu tivesse nascido antes de 1950, eu provavelmente me converteria devido a esse argumento) ecoa a Lei Natural Moral (“Natural Law”), citada por Paulo de Tarso em Romanos 2:14 e que era usada por jesuítas e dominicanos para defender os indígenas americanos dos abusos portugueses e espanhóis e foi um dos ancestrais do conceito dos Direitos Humanos.

Contudo, esse argumento perde muito do seu valor dado que é possível explicar muito do que ele explicava usando o que conhecemos hoje sobre antropologia comparativa, sobre psicologia moral e mesmo etologia e primatologia – sem ter que recorrer a nenhum agente metafísico para que esse “senso moral natural” (meio defeituoso, capaz de ser suprimido, mas existente e parte da nossa herança evolutiva) exista, seja aplicado e analisado.

Concordo.  :)
"Make Money, Not War."

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 20:47:51 »

]....Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona. 

http://www.paulopes.com.br/2009/12/nao-ha-nenhuma-grande-inteligencia-em.html
[/quote]

Sim, é necessário acreditar em algo..., não percebo é porque lhe chama "besteira".  :o
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 00:30:07 »

Não, deus não existe porque não há sequer uma evidência que comprove sua existência
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #34 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 10:40:52 »

Se você dissesse que era deísta ou pantéista,até levaria à serio à ideia de que você é cético . Se com crente,você quis dizer teísta,então eu tenho inúmeras razões para questionar seu teísmo ou seu próprio ceticismo .

Não, deus não existe porque não há sequer uma evidência que comprove sua existência

Apelo à ignorância nem deveria ser usado como argumento para sustentar uma crença ou uma descrença .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!