Autor Tópico: Rachel Sheherazade, sobre o carnaval  (Lida 4220 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Rachel Sheherazade, sobre o carnaval
« Resposta #25 Online: 07 de Março de 2011, 01:36:09 »
Eu não sei de detalhes sobre isso, mas ela disse que as escolas de samba são algumas vezes sustentadas pelo governo. E em outros casos (ou não) já disseram por aqui serem praticamente máfias.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Março de 2011, 01:53:16 »
Eu não sei de detalhes sobre isso, mas ela disse que as escolas de samba são algumas vezes sustentadas pelo governo. E em outros casos (ou não) já disseram por aqui serem praticamente máfias.

Eu li notícias que afirmavam que muitas das "escolas de samba" eram sustentadas, ou pelo menos recebiam polpudas verbas, pelo "jogo-do-bicho", pelo narcotráfico e por políticos, isto quando não ocorria a combinação dos três.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #27 Online: 07 de Março de 2011, 11:23:56 »
[
Agora a culpa da irresponsabilidade alheia é do Carnaval?

Perfeito. Além do que o carnaval é maior festa popular e de maior representatividade dos costumes no Brasil e , beber, cheirar, brigar, transar sem proteção e outros afins, as pessoas fazem isso no carnaval e fora dele... Achei os argumentos dela um tanto facista...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Março de 2011, 11:52:10 »
Não fascista, apenas não gosta de carnaval e quer justificar isso para as outras pessoas.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Março de 2011, 12:11:31 »
Não fascista, apenas não gosta de carnaval e quer justificar isso para as outras pessoas.

Sim talvez, mas será que ela é evangélica?

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #30 Online: 07 de Março de 2011, 13:58:44 »

o argumento do carnaval ser uma festa importada é até engraçado. PORRA TODA A BASE NOSSA CULTURA FOI IMPORTADA, SUA ANTA. ou nossos filhos falam tupi e brincam de ucá-ucá na hora do recreio? tiro com arco indígena é o esporte nacional? kkkk

Você imputa nela afirmações que ela não fez (que o resto da cultura brasileira fosse 100% nacional) para então atacá-la por isso. É parecido com todos os outros comentários.

eu disse que não tem sentido criticar algo por ser "importado" do ponto de vista cultural, já que toda a nossa cultura é assim. então não imputei nada ao discurso dela.

é o mesmo que falar que o futebol não é um esporte brasileiro já que foi criado na inglaterra.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #31 Online: 07 de Março de 2011, 14:14:29 »
Mais uma mal-comida.

Preconceito desnecessário.

é sério que você não entendeu o teor da afirmação? não vou explicar não.

Ela claramente não usa a origem européia como base de seus argumentos em sua análise. Ela apenas desmonta a crença, que muita gente possui neste país, de que o carnaval surgiu no Brasil.

ela usa para falar sobre "fantasias" a respeito do carnaval.
faça-me o favor a unica coisa conservada do carnaval europeu é a data. é uma festa completamente diferente. o próprio carnaval do baile de máscaras já era uma deturpação da forma inicial de comemorar, já que era uma festa onde se comia carne pois depois viria a quaresma e eram 40 dias sem poder carne (não só a sexta-feira santa como é hoje) para os católicos.

é o mesmo que falar que o portugues brasileiro não é genuinamente brasileiro pois veio de portugal.

Nenhuma das atividades e ou agentes econômicos supramencionados depende exclusivamente, ou sequer principalmente, do período do carnaval.

isso não é verdade. te recomendo fazer uma pesquisa simples, por exemplo aqui no rio: tenta ver o custo de um albuergue num dia comum e o custo de 1 albergue nos 4 dias do carnaval.

sério, eu ja trabalhei em distribuidoras e muito proximo a hoteis. o carnaval dá o lucro de mais ou menos 2 meses "normais". o lucro de 2 meses em 4 ou 5 dias!!! isso gera a capitalização necessária pra você manter um negócio. especialmente em distribuidoras qeu trabalham com margem de lucro baixa.

Aqui voce cita um caso específico, assim como ela na Paraíba, na qual a principal crítica dela é a alocação de recursos do Estado para financiar estes eventos.

O uso de recursos do Estado para promover o "circo" é a principal objeção dela.

o estado gastar dinheiro para promover uma das maiores industrias que ele tem e para promover o entretenimento?
um dos deveres do estado é promover e incentivar o desenvolvimento economico.

[quote author]

O estado do Rio de Janeiro precisou dos Jogos Pan Americanos para comprar tais equipamentos? Eles não poderiam (deveriam!) ter sido comprados independentemente?
[/quote]

Sim, precisou. pois o evento exigiu os investimentos, a demanda necessária para comprá-los e trouxe lucratividade (na verdade vai trazer visto que o pan é tido como uma propaganda para ganhar a sede das olimpiadas e copa do mundo).
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 07 de Março de 2011, 15:04:29 »

o argumento do carnaval ser uma festa importada é até engraçado. PORRA TODA A BASE NOSSA CULTURA FOI IMPORTADA, SUA ANTA. ou nossos filhos falam tupi e brincam de ucá-ucá na hora do recreio? tiro com arco indígena é o esporte nacional? kkkk

Você imputa nela afirmações que ela não fez (que o resto da cultura brasileira fosse 100% nacional) para então atacá-la por isso. É parecido com todos os outros comentários.

eu disse que não tem sentido criticar algo por ser "importado" do ponto de vista cultural, já que toda a nossa cultura é assim. então não imputei nada ao discurso dela.

é o mesmo que falar que o futebol não é um esporte brasileiro já que foi criado na inglaterra.

Ela não está "criticando por ser importado", apenas divulgando o fato, não muito conhecido, talvez menos que no caso do futebol.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Março de 2011, 15:09:34 »
[
Agora a culpa da irresponsabilidade alheia é do Carnaval?

Perfeito. Além do que o carnaval é maior festa popular e de maior representatividade dos costumes no Brasil e , beber, cheirar, brigar, transar sem proteção e outros afins, as pessoas fazem isso no carnaval e fora dele... Achei os argumentos dela um tanto facista...

E eu achei meio marxista. "O carnaval é o ópio do povo".

Mas que "representatividade dos costumes"? Carnaval não tem nada de "costumes", menos ainda que natal, é só uma mega-festa à fantasia ao som de samba.

As pessoas fazem essas coisas fora do carnaval, mas não nas mesmas taxas, são agravadas no carnaval. E então meio que por mágica, surge um pouco de infra-estrutura para minimizar os danos, mas de modo geral não há essa mesma preocupação. Ao mesmo tempo, tem justamente todo o aspecto de pão-e-circo, de fazer circo para quem está na pindaíba encher a cara e se divertir e não cobrar o que deve do governo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 07 de Março de 2011, 15:43:01 »

E eu achei meio marxista. "O carnaval é o ópio do povo".

Criou um espantalho à toa.

Mas que "representatividade dos costumes"? Carnaval não tem nada de "costumes", menos ainda que natal, é só uma mega-festa à fantasia ao som de samba.

As pessoas fazem essas coisas fora do carnaval, mas não nas mesmas taxas, são agravadas no carnaval. E então meio que por mágica, surge um pouco de infra-estrutura para minimizar os danos, mas de modo geral não há essa mesma preocupação. Ao mesmo tempo, tem justamente todo o aspecto de pão-e-circo, de fazer circo para quem está na pindaíba encher a cara e se divertir e não cobrar o que deve do governo.

Samba, frevo, escolas de samba, trio elétrico, desfiles de escolas de samba, marchinhas, rei momo e rainha do carnaval, carnaval de salão entre outros não são costumes? E ópio do povo uma festa que dura 4 dias? Convenhamos, está assitindo muito carnaval pela televisão, deveria sair e brincar um pouco...

Carnaval é circo, é cultura e é costume e não existe mal nenhum em brincar o carnaval. O mal está em beber e se drogar em excesso.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Março de 2011, 15:51:45 »
Ela não disse que o "carnaval é mau", "as pessoas não devem brincar o carnaval".

Não, mas ficou implícito.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 07 de Março de 2011, 15:58:06 »
Não, foi assim que interpretaram (além de coisas como estar criticando o carnaval por não ser brasileiro), apesar de ter tentado deixar explícito que não era o que queria dizer. Acho que só não entenderiam assim se ela tivesse falado descontraidamente  para "se cuidar", "ser responsável" e "cobrar melhorias dos políticos", rapidamente, enquanto sambasse.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 07 de Março de 2011, 16:13:48 »
Não, foi assim que interpretaram (além de coisas como estar criticando o carnaval por não ser brasileiro), apesar de ter tentado deixar explícito que não era o que queria dizer. Acho que só não entenderiam assim se ela tivesse falado descontraidamente  para "se cuidar", "ser responsável" e "cobrar melhorias dos políticos", rapidamente, enquanto sambasse.

É porque o carnaval não tem nada com a ver com responsabilidade política e pensamento crítico, é uma festa popular apenas, uma festa. As pessoas festejam, descontraem, desestressam, e depois voltam a sua vida normal, onde aí sim vamos cobrar dos políticos, trabalhar... Em alguns lugares como no Rio e Salvador é, além de tudo, uma grande fonte de renda para a cidade, com o turismo. Os excessos durante o carnaval, podem ser criticados e combatidos, mas atrelar isso diretamente ao carnaval é falso e mostra uma certa dor-de-cotovelo desnecessária.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Março de 2011, 16:55:53 »
 O que matou o vídeo foi ela dizer que o Carnaval é uma festa vitoriana!!!   :histeria: :merda:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Março de 2011, 17:39:24 »
Mais uma mal-comida.

Boa saída quando pressionado por conta de um insulto gratuito e descabido no lugar de argumentação, sugerir que quem questiona "não entendeu" a profundidade da afirmação e sair por cima.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Março de 2011, 20:50:53 »
Mais uma mal-comida.

Não. De fato não entendi. E como voce não quer explicar...

Ela claramente não usa a origem européia como base de seus argumentos em sua análise.

Ela apenas desmonta a crença, que muita gente possui neste país, de que o carnaval surgiu no Brasil.
ela usa para falar sobre "fantasias" a respeito do carnaval.

faça-me o favor a unica coisa conservada do carnaval europeu é a data. é uma festa completamente diferente. o próprio carnaval do baile de máscaras já era uma deturpação da forma inicial de comemorar, já que era uma festa onde se comia carne pois depois viria a quaresma e eram 40 dias sem poder carne (não só a sexta-feira santa como é hoje) para os católicos.

é o mesmo que falar que o portugues brasileiro não é genuinamente brasileiro pois veio de portugal.

O que é que voce escreveu de diferente da minha postagem? Eu apenas mencionei o fato de que ela ressaltou a origem européia do carnaval, como nós o comemoramos, e voce concordou. Somente isto.

Nenhuma das atividades e ou agentes econômicos supramencionados depende exclusivamente, ou sequer principalmente, do período do carnaval.
isso não é verdade.

te recomendo fazer uma pesquisa simples, por exemplo aqui no rio: tenta ver o custo de um albuergue num dia comum e o custo de 1 albergue nos 4 dias do carnaval.

sério, eu ja trabalhei em distribuidoras e muito proximo a hoteis. o carnaval dá o lucro de mais ou menos 2 meses "normais". o lucro de 2 meses em 4 ou 5 dias!!! isso gera a capitalização necessária pra você manter um negócio. especialmente em distribuidoras qeu trabalham com margem de lucro baixa.

Voce confirmou a minha resposta.

Eu afirmei que o business carnaval não sustenta exclusivamente e nem sequer principalmente aquelas atividades econômicas, mas deixei implícito que ele pode ser muito importante.

Nos exemplos de sua resposta, voce menciona que o carnaval representa um lucro de dois meses. Logo, no resto do ano...

Aqui voce cita um caso específico, assim como ela na Paraíba, na qual a principal crítica dela é a alocação de recursos do Estado para financiar estes eventos.

O uso de recursos do Estado para promover o "circo" é a principal objeção dela.
o estado gastar dinheiro para promover uma das maiores industrias que ele tem e para promover o entretenimento?

Eis um ponto muito importante: O carnaval como "indústria" do Estado para arrecadação.

Eu tenho algumas objeções quanto a isto, embora eu não tenha nenhuma objeção ao direito das pessoas escolherem os respectivos entretenimentos, desde que eles sejam legais.

um dos deveres do estado é promover e incentivar o desenvolvimento economico.

Sim. Na maioria das vezes.

O estado do Rio de Janeiro precisou dos Jogos Pan Americanos para comprar tais equipamentos? Eles não poderiam (deveriam!) ter sido comprados independentemente?

Sim, precisou. pois o evento exigiu os investimentos, a demanda necessária para comprá-los e trouxe lucratividade (na verdade vai trazer visto que o pan é tido como uma propaganda para ganhar a sede das olimpiadas e copa do mundo).

Todos os informes jornalísticos que eu consultei afirmam que o Pan do Rio custou quase 10 (dez) vezes mais que o previsto na carta-proposta de 2002 e que o prejuízo foi de, pelo menos, 2,5 bilhões de reais, considerando a diferença entre a arrecadação (bilheteria, transmissão e direitos de arena) e a despesa (custo de construção das instalações, mão-de-obra e manutenção durante os torneios).

Segundo as mesmas fontes, não foram cumpridas diversas metas da carta-proposta, entre as quais a despoluição da lagoa Rodrigo de Freitas. Para piorar, foram constatadas diversas falhas de projeto e ou execução das obras, como é o caso do Estádio João Havelange, que convive com falhas estruturais (cerca de 30).
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!