Mais uma mal-comida.
Preconceito desnecessário.
é sério que você não entendeu o teor da afirmação? não vou explicar não.
Não. De fato não entendi. E como voce não quer explicar...
Ela claramente não usa a origem européia como base de seus argumentos em sua análise.
Ela apenas desmonta a crença, que muita gente possui neste país, de que o carnaval surgiu no Brasil.
ela usa para falar sobre "fantasias" a respeito do carnaval.
faça-me o favor a unica coisa conservada do carnaval europeu é a data. é uma festa completamente diferente. o próprio carnaval do baile de máscaras já era uma deturpação da forma inicial de comemorar, já que era uma festa onde se comia carne pois depois viria a quaresma e eram 40 dias sem poder carne (não só a sexta-feira santa como é hoje) para os católicos.
é o mesmo que falar que o portugues brasileiro não é genuinamente brasileiro pois veio de portugal.
O que é que voce escreveu de diferente da minha postagem? Eu apenas mencionei o fato de que ela ressaltou a origem européia do carnaval, como nós o comemoramos, e voce concordou. Somente isto.
Nenhuma das atividades e ou agentes econômicos supramencionados depende exclusivamente, ou sequer principalmente, do período do carnaval.
isso não é verdade.
te recomendo fazer uma pesquisa simples, por exemplo aqui no rio: tenta ver o custo de um albuergue num dia comum e o custo de 1 albergue nos 4 dias do carnaval.
sério, eu ja trabalhei em distribuidoras e muito proximo a hoteis. o carnaval dá o lucro de mais ou menos 2 meses "normais". o lucro de 2 meses em 4 ou 5 dias!!! isso gera a capitalização necessária pra você manter um negócio. especialmente em distribuidoras qeu trabalham com margem de lucro baixa.
Voce confirmou a minha resposta.
Eu afirmei que o
business carnaval não sustenta
exclusivamente e nem sequer
principalmente aquelas atividades econômicas, mas deixei implícito que ele pode ser muito importante.
Nos exemplos de sua resposta, voce menciona que o carnaval representa um lucro de dois meses. Logo, no resto do ano...
Aqui voce cita um caso específico, assim como ela na Paraíba, na qual a principal crítica dela é a alocação de recursos do Estado para financiar estes eventos.
O uso de recursos do Estado para promover o "circo" é a principal objeção dela.
o estado gastar dinheiro para promover uma das maiores industrias que ele tem e para promover o entretenimento?
Eis um ponto muito importante: O carnaval como "indústria" do Estado para arrecadação.
Eu tenho algumas objeções quanto a isto, embora eu não tenha nenhuma objeção ao
direito das pessoas escolherem os respectivos entretenimentos, desde que eles sejam legais.
um dos deveres do estado é promover e incentivar o desenvolvimento economico.
Sim. Na maioria das vezes.
O estado do Rio de Janeiro precisou dos Jogos Pan Americanos para comprar tais equipamentos? Eles não poderiam (deveriam!) ter sido comprados independentemente?
Sim, precisou. pois o evento exigiu os investimentos, a demanda necessária para comprá-los e trouxe lucratividade (na verdade vai trazer visto que o pan é tido como uma propaganda para ganhar a sede das olimpiadas e copa do mundo).
Todos os informes jornalísticos que eu consultei afirmam que o Pan do Rio custou quase 10 (dez) vezes mais que o previsto na carta-proposta de 2002 e que o prejuízo foi de, pelo menos, 2,5 bilhões de reais, considerando a diferença entre a arrecadação (bilheteria, transmissão e direitos de arena) e a despesa (custo de construção das instalações, mão-de-obra e manutenção durante os torneios).
Segundo as mesmas fontes, não foram cumpridas diversas metas da carta-proposta, entre as quais a despoluição da lagoa Rodrigo de Freitas. Para piorar, foram constatadas diversas falhas de projeto e ou execução das obras, como é
o caso do Estádio João Havelange, que convive com falhas estruturais (cerca de 30).