Autor Tópico: Pessoas de baixa inteligência e o seu sustento  (Lida 5045 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Pessoas de baixa inteligência e o seu sustento
« Online: 07 de Março de 2011, 01:34:10 »
Há pessoas que, por qualquer razão, são meio limítrofes entre o normal e o que se poderia classificar como retardamento mental. Essas pessoas acabam tendo sérias limitações para se sustentar. Exemplo, uma pessoa que seja capaz de fazer faxina, mas tenha dificuldades em lembrar o caminho de casa para os lugares onde tem que fazer faxina, bem como em seguir direções ou instruções, até por não saber ler, ou mesmo diferenciar esquerda e direita, além de outras coisas que todo mundo dá por garantido, como ler horas em um relógio analógico e acertar o despertador.

O que deve ser dessas pessoas? O governo deve ajudá-las de alguma forma? Qual? Apenas bolsa-família basta? E se não tiver família, ou não ainda?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Pessoas de baixa inteligência e o seu sustento
« Resposta #1 Online: 07 de Março de 2011, 01:50:14 »
[...]
O que deve ser dessas pessoas? O governo deve ajudá-las de alguma forma? Qual? Apenas bolsa-família basta? E se não tiver família, ou não ainda?

Eu acho que a sociedade deve auxiliá-las, por meio do Estado ou de ONGs, capacitando-as e lhes arranjando empregos para que mantenham a auto-estima e um mínimo de capacidade econômica.
Foto USGS

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Março de 2011, 13:30:29 »
As igrejas (todas) têm um papel fundamental no sentido contrário. Se pensar bem, são "ONG's" que tem maior acesso ao tipo de perfil citado no tópico porém incentivam essas pessoas a doar o máximo possível, associando dinheiro à porta do céu.
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Março de 2011, 14:45:35 »
Essas pessoas não se encaixariam naquela parcela de pessoas, que ao serem empregadas a empresa ganha incentivos fiscais ?
/------------------/--------------------/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Março de 2011, 20:29:55 »
O que sem dúvida foi uma lei muito interessante.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #5 Online: 09 de Março de 2011, 16:56:41 »
Sou contra a visão como "ajuda para os coitadinhos". Pra mim, essas pessoas devem ser integradas econômica e socialmente. Não esperando que elas produzam tanto quanto uma pessoa normal, nem mesmo que produzam alguma coisa (em alguns casos), mas sim para elas se sentirem úteis e necessárias.

Dentro do sistema econômico e político brasileiro atual, isso pode ser feito de duas formas:
1. Legislação obrigando empresas a contratá-las;
2. Contratação pelo Estado.
(Há mais possibilidades, mas vou me concentrar nessas duas.)

Ambas não são excludentes, mas a 1. encontraria uma má-vontade gigantesca. Seja de resistência e pressão para alguma lei nesse sentido não ser aprovada, até cargos-fantoche de um salário mínimo nas empresas "só pra quota ser cumprida", em que o retardado ou quase-retardado não faz absolutamente nada (perdendo a própria razão para tal lei).

No caso de incentivo fiscal (citado pelo VSR), na prática, funciona como financiamento estatal.
Latebra optima insania est.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2011, 22:13:27 »
Se o cara é contratado por causa de uma lei e não consegue produzir nada ou da prejuizo isso é "ajuda para os coitadinhos". E se for pra ocupar a vaga de alguem produtivo, melhor ficar em casa recebendo pensão, afinal não é como se estivesse sobrando vagas de trabalho no Brasil, principalmente para pessoas pouco qualificadas, que seriam as que teriam que competir com os doentes improdutivos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Março de 2011, 09:33:41 »
Não funciona como subsídio estatal. Provavelmente a empresa privada não contrataria esse perfil e nem espera que produza tanto quanto uma pessoa normal. Então, paga menos impostos, paga o salário e tem uma produção melhor. Nesse caso, iniciativa privada seria sócia no empreendimento.

Na empresa em que trabalho há vários portadores de necessidades especiais contratados, pessoas com problemas de locomoção, audição, visão..  mas um problema mental é mais complexo e realmente não sei onde pode enquadrar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Março de 2011, 13:24:53 »
Eu também estou pensando mais em pessoas que, não sei se teriam outro diagnóstico além de baixo QI. Nada como síndrome de Down ou algo do tipo. Eu nem sabia dessa lei. Ela prevê esse tipo de coisa, ou vale apenas para esses problemas mais categóricos, Down, cegueira, surdez, etc?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Março de 2011, 14:21:14 »
sim a lei existe e pelo que sei tem um caráter obrigatório também, isto é, é sujeito à auditorias, acho que as empresas tem uma quota inclusive.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Skorpios

• Visitante
« Resposta #10 Online: 10 de Março de 2011, 16:24:52 »
As empresas devem preencher 2 a 5% de seus cargos com pessoas reabilitadas pelo INSS ou Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Março de 2011, 16:58:48 »
Buck, acho que você tem que depurar melhor sobre que tipo de pessoa você está falando. Veja bem,

Há pessoas que, por qualquer razão, são meio limítrofes entre o normal e o que se poderia classificar como retardamento mental.
Se é limítrofe então não possui nenhuma deficiência mental, apenas encontra-se dentro do limite inferior da faixa de normalidade e pode desenvolver qualquer tipo de atividade laboral normal, desde que não precise ser um gênio para isso.
Essas pessoas acabam tendo sérias limitações para se sustentar. Exemplo, uma pessoa que seja capaz de fazer faxina, mas tenha dificuldades em lembrar o caminho de casa para os lugares onde tem que fazer faxina, bem como em seguir direções ou instruções,
No caso poderia ser algum tipo de demência ou alzheimer. Isso demanda tratamento e a pessoa poderia receber uma pensão do INSS por aposentadoria por invalidez.
até por não saber ler, ou mesmo diferenciar esquerda e direita, além de outras coisas que todo mundo dá por garantido, como ler horas em um relógio analógico e acertar o despertador.
Analfabetismo não é sinônimo de deficiência mental. Existem analfabetos muito inteligentes e existem deficientes mentais alfabetizados. Analfabetismo também não é limitador para se enquadrar ao mercado de trabalho, ainda que o nicho para esse tipo de trabalhador esteja cada vez mais reduzido.
Agora, se se tratar de pessoas realmente com necessidades especiais, existem organizações como a APAE que possui tratamento e integram essas pessoas ao convívio da sociedade. O Estado também possui uma rede de assistência, seja na forma da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, seja na forma de integração à escola, seja na forma da assistência social e previdenciária, através da Lei Orgânica da Assistência Social. No caso da LOAS, o deficiente mental tem direito a receber uma pensão do INSS se a renda mensal familiar for inferior a 1/4 do SM por pessoa. Como já dito aqui também, existe uma obrigação por lei de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência, com um incentivo na carga tributária da empresa. Vale ressaltar ainda que dependendo da função o deficiente mental pode executar tão bem quanto qualquer outro e também é visto como um investimento em imagem da própria empresa.

fontes de consulta:
http://www.apaebrasil.org.br/
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual2.pdf
http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/deflei7853.htm
http://www.apaebatatais.org.br/downloads/Manual%20dos%20Direitos%20Fundamentais%20da%20Pessoa%20com%20Deficiencia%20Mental.pdf

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Março de 2011, 17:11:13 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Março de 2011, 21:05:59 »
Buck, acho que você tem que depurar melhor sobre que tipo de pessoa você está falando. Veja bem,

Há pessoas que, por qualquer razão, são meio limítrofes entre o normal e o que se poderia classificar como retardamento mental.
Se é limítrofe então não possui nenhuma deficiência mental, apenas encontra-se dentro do limite inferior da faixa de normalidade e pode desenvolver qualquer tipo de atividade laboral normal, desde que não precise ser um gênio para isso.
Essas pessoas acabam tendo sérias limitações para se sustentar. Exemplo, uma pessoa que seja capaz de fazer faxina, mas tenha dificuldades em lembrar o caminho de casa para os lugares onde tem que fazer faxina, bem como em seguir direções ou instruções,
No caso poderia ser algum tipo de demência ou alzheimer. Isso demanda tratamento e a pessoa poderia receber uma pensão do INSS por aposentadoria por invalidez.

E poderia também ser "nada", apenas baixo QI.

É sobre esses casos que eu estou mais curioso. Sobre aqueles que têm um diagnóstico além desse, já imaginava que haveriam tanto leis quanto ONGs e etc. Mas acho que nunca vi nada só para gente "burra".

até por não saber ler, ou mesmo diferenciar esquerda e direita, além de outras coisas que todo mundo dá por garantido, como ler horas em um relógio analógico e acertar o despertador.
Analfabetismo não é sinônimo de deficiência mental. Existem analfabetos muito inteligentes e existem deficientes mentais alfabetizados. Analfabetismo também não é limitador para se enquadrar ao mercado de trabalho, ainda que o nicho para esse tipo de trabalhador esteja cada vez mais reduzido.

Alfabetização e estudo se correlacionam bastante com QI. E sim, mesmo se a pessoa é "só" analfabeta e ainda dentro da faixa mais normal de inteligência (QI próximo de 100), já tem maiores dificuldades de encontrar emprego, e pior ainda é se a pessoa não "compensar" essa falta de capacidade com uma inteligência mais próxima do normal.

Agora, se se tratar de pessoas realmente com necessidades especiais, existem organizações como a APAE que possui tratamento e integram essas pessoas ao convívio da sociedade. O Estado também possui uma rede de assistência, seja na forma da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, seja na forma de integração à escola, seja na forma da assistência social e previdenciária, através da Lei Orgânica da Assistência Social. No caso da LOAS, o deficiente mental tem direito a receber uma pensão do INSS se a renda mensal familiar for inferior a 1/4 do SM por pessoa. Como já dito aqui também, existe uma obrigação por lei de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência, com um incentivo na carga tributária da empresa. Vale ressaltar ainda que dependendo da função o deficiente mental pode executar tão bem quanto qualquer outro e também é visto como um investimento em imagem da própria empresa.

fontes de consulta:
http://www.apaebrasil.org.br/
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual2.pdf
http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/deflei7853.htm
http://www.apaebatatais.org.br/downloads/Manual%20dos%20Direitos%20Fundamentais%20da%20Pessoa%20com%20Deficiencia%20Mental.pdf

Vou dar uma lida eventualmente, acho. Mas como disse, a minha curiosidade maior não é sobre esses casos propriemente clínicos, com algo suficiente para um diagnóstico mais categórico de deficiência mental. As pessoas não se divedem apenas em "normais", "gênios" e "débeis mentais". Há uma gradação, embora a maior parte das pessoas seja normal, por definição.

É assim que se supõe que estejam distribuídas as pessoas com diferentes QIs:

Borderline intellectual functioning is a categorization of intelligence wherein a person has below average cognitive ability (an IQ of 71–85), but the deficit is not as severe as mental retardation (70 or below).
Persons who fall into this categorization have a relatively normal expression of affect for their age, though their ability to think abstractly is rather limited. Reasoning displays a preference for concrete thinking. Others may describe such a person as "simple" or "a little slow". They are usually able to function day to day without assistance, including holding down a simple job and the basic responsibilities of maintaining a dwelling.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Março de 2011, 21:27:22 »
Como se mede o QI de uma pessoa analfabeta?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Março de 2011, 21:45:15 »
Não vem tanto ao caso, mas há uns meios, inclusive há testes de QI para crianças bem pequenas. Acho que matrizes progressivas de Raven são uma "família" de testes de QI que podem ser aplicados nesse tipo de situação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Matrizes_Progressivas_de_Raven

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Março de 2011, 22:18:56 »
Não vem tanto ao caso, mas há uns meios, inclusive há testes de QI para crianças bem pequenas. Acho que matrizes progressivas de Raven são uma "família" de testes de QI que podem ser aplicados nesse tipo de situação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Matrizes_Progressivas_de_Raven

Ok. Era só curiosidade mesmo.  :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Março de 2011, 01:50:48 »
As igrejas (todas) têm um papel fundamental no sentido contrário. Se pensar bem, são "ONG's" que tem maior acesso ao tipo de perfil citado no tópico porém incentivam essas pessoas a doar o máximo possível, associando dinheiro à porta do céu.
Essa é uma visão bem ingênua e precipitada sobre o papel da igreja em uma comunidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Março de 2011, 02:50:46 »
Eu não vejo as coisas muito diferentemente disso. Sempre que acabo ouvindo alguma rádio evangélica, tem um pastor prometendo prosperidade em troca de doações.

Bem ilustrado nesse vídeo:

<a href="http://www.youtube.com/v/FhrOGPFjwS0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/FhrOGPFjwS0</a>

Não que nada fuja disso, mas sei lá, para mim parece mais a regra do que a exceção. Ouvi de conhecidos de um pastor que queria ter/teve durante um curto período uma igreja, mas era contra as táticas comuns de arrecadação, então acabou que ele não tem mais igreja. Teve um blog onde publicava os textos, mas abandonou. E outro pastor ainda copiou os textos sem avisar ou pedir, e se bobear está pedindo doações...

Outro dia ouvi um trecho que dizia de qualquer cara da bíblia (acho) que dava 90% da renda para a igreja, "mas imagine o que eram os 10% de tudo aquilo que Deus lhe deu. Ele era um homem que levou a palavra de Deus a muitos, sem nunca ter feito um sermão [...]".

[/OT]

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #19 Online: 13 de Março de 2011, 17:51:47 »
Acho que o fato deles serem uma minoria, faz com que seja possível a ação, quase que total, das ong's, igrejas(se elas estiverem dispostas a ajudar, qual o mal?), etc...

Sou contra a obrigatoriedade da contratação, já sabemos o que isso pode acarretar.  :sleepy:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Março de 2011, 18:26:34 »
Eu imagino que talvez para alguns serviços, talvez possa até haver vantagens na contratação dessas pessoas. Um pouco em analogia fraca a contratar surdos para trabalharem em um ambiente barulhento.

Eu suponho que para tarefas suficientemente simples, se houver o treinamento necessário, não deve haver perda de eficácia. Ao mesmo tempo, a maior parte das pessoas provavelmente não vai querer ficar parado nesses tipos de emprego, procurando algo melhor, vendo sempre como algo temporário, um degrau a avançar. Já para pessoas com dificuldades de conseguir qualificação para outras atuações, seria interessante permanecer nessa atividade, e não se demitir para tentar algo onde não estarão tão seguros de continuar.

A possível vantagem do empregador seria ter ciclos de contratações menores, menos treinamentos (ainda que talvez mais demorados).

Só que não me parece algo que fosse muito fácil do próprio empregador executar, talvez o trabalho de colocar por conta própria em ação esse tipo de seleção fosse um investimento que não compensasse tanto, só compensando se já lhe entregassem de bandeja esses empregados.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #21 Online: 13 de Março de 2011, 18:33:32 »
Só que não me parece algo que fosse muito fácil do próprio empregador executar, talvez o trabalho de colocar por conta própria em ação esse tipo de seleção fosse um investimento que não compensasse tanto, só compensando se já lhe entregassem de bandeja esses empregados.

Duvido. O salário mínimo, por exemplo, impede que alguém os contrate e que eles consigam um lugar no mercado. Se fosse obrigatório, em muitos casos, eles seriam um estorvo, pois o Estado não tem a ótica dos empreendedores.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Março de 2011, 18:36:41 »
Essa é uma visão bem ingênua e precipitada sobre o papel da igreja em uma comunidade.

Eu nem quis entrar no mérito do papel da igreja em uma comunidade. A questão é o mecanismo de sobrevivencia financeira de uma igreja: Induzir pessoas que são facilmente sugestionaveis (com baixo nível de instrução) à doar parte de sua renda, prometendo desde um pedacinho do céu até a chave da porta.

Como as igrejas usam essa verba, seja para ações de caridade ou para construir o templo de salomão... é outra história.

CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Março de 2011, 19:35:04 »

Duvido. O salário mínimo, por exemplo, impede que alguém os contrate e que eles consigam um lugar no mercado. Se fosse obrigatório, em muitos casos, eles seriam um estorvo, pois o Estado não tem a ótica dos empreendedores.

Eu não entendi bem do que você duvida. Eu concordo com o que disse sobre "o estado", mas penso que ele poderia fazer isso que eu disse, um acompanhamento durante a educação, e então um direcionamento para esses tipos de atividade onde poderiam se ajustare melhor e onde economizariam aos empregados por serem estáveis no emprego.

Não sei bem como o salário mínimo se encaixa nisso, embora eu pense que devesse ser substituído por algo como o Earned Income Tax Credit, mas isso de modo geral, não pensei sobre essa questão especificamente. Aqui talvez até o inverso é que fosse mais válido, já que a EITC tende a estimular busca por empregos ou posições de maiores salários, que seria mais ou menos o que se estaria tentando evitar aqui.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Março de 2011, 22:44:10 »
Acho que vocês estão sendo preconceituosos e subestimando bastante as pessoas com necessidades especiais. Na verdade, justamente por causa desse preconceito é que se torna necessárias as ações afirmativas do estado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!