Pior que não sei agora de referências boas. Tem a wikipedia, em assuntos sobre evolução cultural, antropologia, história, etc.
Mas se vc começar a pensar, dá para ver que a evolução dos instintos (os sensos que vc mencionou) em populações de interação cultural humanas pode ser explicada por modelos evolucionarios, onde os nossos instintos e cultura resultam em populações melhor adaptadas a competição. Várias comunidades de primatas apresentam características culturais semelhantes.
Há sim, tem alguns autores como o Dawkins que dizem que são bons, mas eu nunca li. Steven Pinker é ótimo tb, esse eu já li um pouco.
PS. as explicações da evolução cognitiva e cultural não são tão bem embasadas como as explicações da evolução biológica padrão. Por exemplo, os fósseis apontam claramente que os mamíferos apareceram depois dos répteis, logo há uma evidência incontestável para afirmarmos que os mamíferos evoluíram de répteis e não o contrário. Sem falar na anatomia, morfologia, tecidos e metabolismo comparados.
Evidências como essas não estão disponíveis (que eu saiba) para afirmar qual rota de evolução cerebral, cognitiva e cultural é a mais plausível. Somente após a história que temos dados. Além do mais há uma contaminação de ideologias políticas, econômicas, morais, etnicas, etc, que tornam mais questináveis muitos trabalhos nessa área.
Até mesmo questões não polêmicas como se a linguagem começou gestual ou verbal ou conjunta são difíceis pela falta de dados fósseis.