Autor Tópico: A Panspermia e a idade das trevas  (Lida 3839 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: A Panspermia e a idade das trevas
« Resposta #25 Online: 27 de Março de 2011, 14:08:45 »
Quanto a esses gorilas e chimpanzés que supostamente sabiam falar linguagem de sinais, a coisa não é tão certa quanto geralmente se escuta. Uma mistura de fenômenos como o do cavalo Hans, que sabia matemática e geografia, e "comunicação facilitada" com crianças autistas. Ilusões produzidas por uma combinação de associação pavloviana e um esforço exagerado na interpretação das "frases" deles. Se você vir algumas transcrições das "conversas", percebe que são bem decepcionantes e como a pessoa atribui significadoe coerência às coisas mais aleatórias.

Me parece que o melhor caso a favor disso seria um chimpanzé ou bonobo que se comunicava não com sinais, mas com um "computador", com símbolos em uma tela ou algo assim, esse parece que mostrava menos possibilidade dessas explicações mais prováveis.

http://www.straightdope.com/columns/read/2443/are-gorillas-using-sign-language-really-communicating-with-humans

http://www.skepdic.com/essays/apinglanguage.html

Isso não quer dizer de qualquer forma que não haja um contínuo de certos "valores" e "conceitos" humanos em outros animais (também modulados por variação cultural primitiva), isso não pode ser verificado apenas através de linguagem, mas "também" da observação do comportamento. (Combinado ao "pressuposto" de que são nossos parentes próximos e de que nossas características não devem todas ter se originado tão "do nada" ou tão "recentemente", sem ter quaisquer raízes em algo comum a outros animais)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Março de 2011, 22:39:50 »
"Memes" são cultura, apenas com uma ênfase em que ela não é necessariamente tão "projetada" ou benéfica às pessoas quanto talvez normalmente se costume imaginar, sem a analogia com genes ou vírus.
Buckaroo,
se o meu grifo no seu texto estiver correto, vc está dizendo que o conceito de meme não é análogo ao de gene?
Mas não é essa a proposta? Pq o meme se "reproduz", ou seja é passado de pai para filho, não geneticamente, mas ensinado culturalmente.
E as características de variação (mutação) dos memes em um ambiente de seleção natural caracteriza a evolução cultural, que me parece que só ocorre em mamíferos sociáveis.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Março de 2011, 22:56:02 »
Não, exatamente o contrário. Meme é análogo a gene.

"Sem a analogia com genes ou vírus" é "sem memes"; e aí parece ser mais comum pensarmos em cultura como algo quase que inerentemente positivo, que evolui de forma bastante "progressiva", benéfica, e não como um "ente" independente cuja perpetuação depende em última instância apenas de sua capacidade de/tendência a ser propagado por humanos, o que pode ou não se dar por ser algo benéfico.

A mim essa é a principal contribuição da analogia, não acho que seja qualquer visão revolucionária de "cultura", apenas uma ênfase nela como não uma coisa quase sempre benéfica/"mutualista", como talvez tendêssemos a pensar, supondo que a seleção/criação dela se desse sempre de forma bem deliberada e criteriosa a nosso favor, uma marcha contínua para o progresso.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Março de 2011, 23:05:55 »
O erro está na posição hierárquica. Memes não são cultura; cultura são memes. Memes são mais abrangentes. O conceito é muito mais amplo. Os memes têm uma característica especial que os diferencia dos genes: são transmitidos mas também são desenvolvidos nos substratos. Isto significa que um modelo que inclua tanto o darwinismo quanto o lamarckismo aplica-se a eles.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Março de 2011, 23:09:53 »
Memes são mais abrangentes.
...
Isto significa que um modelo que inclua tanto o darwinismo quanto o lamarckismo aplica-se a eles.
Essa foi boa ... tenho que pensar sobre isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!