Autor Tópico: Aumento no número de terremotos: acaso ou há uma ligação?  (Lida 7723 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Aumento no número de terremotos: acaso ou há uma ligação?
« Online: 20 de Março de 2011, 18:22:09 »
The megaquake connection: Are huge earthquakes linked?
March 17, 2011

Source: New Scientist Environment — Mar 16, 2011

The recent cluster of huge quakes around the Pacific Ocean has fueled speculation that they are seismically linked.

The December 2004 Sumatra quake, the February 2010 Chile quake, and now, Sendai have struck in just over six years. This presents a horrifying possibility: that there is a link between these megaquakes and that, as a result, more could strike.

What is clear is that for the 6.2 years since 2004, there have been more great earthquakes around the world than in any 6.2-year period throughout the 110-year history of seismic recordings,” says Thorne Lay at the University of California, Santa Cruz. He cites specific doublets — pairs of comparably large quakes that happen on the same or neighboring faults within months of each other.

Read original article

http://www.kurzweilai.net/the-megaquake-connection-are-huge-earthquakes-linked

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Aumento no número de terremotos: acaso ou há uma ligação?
« Resposta #1 Online: 20 de Março de 2011, 20:53:28 »

Citação de:
The megaquake connection: Are huge earthquakes linked?
March 17, 2011

Source: New Scientist Environment — Mar 16, 2011

The recent cluster of huge quakes around the Pacific Ocean has fueled speculation that they are seismically linked.

Sem dúvida que eles são sismicamente conectados, pois eles ocupam a borda de uma margem ativa, representada pela subducção da placa do Pacífico (imagem acima) sob outras placas.

The December 2004 Sumatra quake, the February 2010 Chile quake, and now, Sendai have struck in just over six years.

Não vejo nada de excepcional nisto, embora não existam registros de uma sequência como esta nos últimos 100 anos.

This presents a horrifying possibility: that there is a link between these megaquakes and that, as a result, more could strike.

A "aterrorizante possibilidade" atende pelo nome de Tectônica de Placas e os grandes terremotos continuarão a ser produzidos pelo atrito contínuo nas margens ativas.

What is clear is that for the 6.2 years since 2004, there have been more great earthquakes around the world than in any 6.2-year period throughout the 110-year history of seismic recordings,” says Thorne Lay at the University of California, Santa Cruz. He cites specific doublets — pairs of comparably large quakes that happen on the same or neighboring faults within months of each other.

O que está claro é que este alarde é desnecessário e não-científico.

Há indícios e evidências de que grandes terremotos aconteceram em sequência em muitos intervalos ao longo do tempo geológico, em eventos tão signicativos quanto a subducção de uma placa oceânica, a formação de montanhas e o rifteamento de continentes.

E esta conclusão decorre do fato de que nos últimos 20 anos muitas falhas, principal estrutura geológica geradora de terremotos, vem sendo datadas por meio de uma técnica chamada Método do Traço de Fissão.
« Última modificação: 20 de Março de 2011, 21:21:56 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Março de 2011, 21:33:28 »
O mapa abaixo é bastante interessante:

http://www.iris.edu/seismon/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Março de 2011, 22:38:34 »
Geotecton, eu não aguento mais ouvir falar que esse número de terremoto indica que Ele está voltando, fim do mundo e bla bla bla. Eu gostaria de pedir um favor que você falasse um pouco mais sobre isso, se não for incomodo.  Eu até li isso:
O vulcanologista Steve Mattox, da Universidade de North Dakota, disse que na primeira metade do século XX houve 15 terremotos desse tipo [de intensidade extrema], e na segunda metade haviam ocorrido até então 20 desses terremotos. Já em todo o século XIX registraram-se apenas 7 terremotos extremos. O Dr. Steve conclui: “Baseando-se nessa rápida análise de uma única fonte de informação, parece que a frequência de terremotos está aumentando. A grande questão é o porquê disso”.

Até o Michelson Borges fala sobre isso:

http://www.criacionismo.com.br/2011/03/sinais-do-fim-todos-de-uma-vez.html

Afinal, o que dizer para essas pessoas?

PS: Não esquece que eu sou leigo  :lol:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Março de 2011, 15:54:36 »
O Geo pode falar disso com muito mais propriedade, mas eu penso que fenômenos tectônicos ocorrem desde eras geológicas muito antigas, e nosso universo de análise é restrito pelo nossa limitada janela de observação.
  Somente de algumas décadas para cá entendemos o suficiente para quantizar e registrar esses fenômenos ao longo do globo, mas eles ocorrem já ha muito tempo! Não temos dados para levantar uma precisa estatistica de ocorrencias destas ao longo de milhares ou milhões de anos e entender bem uma eventual tendencia de aumento ou diminuição dos tremores..
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Março de 2011, 16:50:09 »
O que aumentou mesmo foi a eficiência e rapidez do fluxo de informações sobre terremotos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Março de 2011, 17:03:56 »
O que aumentou mesmo foi a eficiência e rapidez do fluxo de informações sobre terremotos.
Basicamente isso! É o que diz meu pai, não é o mundo que está ficando pior, é a cobertura da mídia que está ficando maior!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Março de 2011, 18:04:02 »
O Geo pode falar disso com muito mais propriedade, mas eu penso que fenômenos tectônicos ocorrem desde eras geológicas muito antigas, e nosso universo de análise é restrito pelo nossa limitada janela de observação.
  Somente de algumas décadas para cá entendemos o suficiente para quantizar e registrar esses fenômenos ao longo do globo, mas eles ocorrem já ha muito tempo! Não temos dados para levantar uma precisa estatistica de ocorrencias destas ao longo de milhares ou milhões de anos e entender bem uma eventual tendencia de aumento ou diminuição dos tremores..

Para quem diz que a terra tem somente 6 000 anos e, os terremotos são causados pela ação humana, vai ser difícil convencer esta pessoa de que este número de terremotos é normal e o que acontece é que temos a impressão de que está aumentando.

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Março de 2011, 18:06:27 »
Basicamente isso! É o que diz meu pai, não é o mundo que está ficando pior, é a cobertura da mídia que está ficando maior!

Eu adorei esta frase. Para poder usa-la é preciso pagar direitos autorais ou esta frase é copyleft:hihi:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Março de 2011, 18:21:05 »

Eu adorei esta frase. Para poder usa-la é preciso pagar direitos autorais ou esta frase é copyleft:hihi:
:ok: Fique a vontade!

Ouvi dele, mas não sei se é autoria própria!  :biglol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Março de 2011, 18:55:43 »
Existe uma outra questão também: a série histórica. Se pegar um período curto de tempo pode parecer que os terremotos estejam aumentando, mas em uma longa série histórica pode mostrar justamente o contrário: o número estaria, na verdade, diminuindo. E série histórica em Geologia não seriam períodos curtos de 200 anos, acho que estaria mais para milhares de anos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Março de 2011, 19:01:49 »
Existe uma outra questão também: a série histórica. Se pegar um período curto de tempo pode parecer que os terremotos estejam aumentando, mas em uma longa série histórica pode mostrar justamente o contrário: o número estaria, na verdade, diminuindo. E série histórica em Geologia não seriam períodos curtos de 200 anos, acho que estaria mais para milhares de anos.
Exato o que eu quis dizer. Pela "janela" de tempo que o ser humano pode medir e registrar o fenômeno, não temos como avaliar a tendencia do mesmo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2011, 19:04:37 »

Bem, não deixa de ser engraçado o texto do Michelson. Os sinais então deveria estar no tópico de nonsense! :biglol: E pelo que ele informa os sinais do fim do mundo já estão aí há mais de 100 anos!
Mas o que achei mais interessante é esse trecho:
Ao que tudo indica, terremotos são efeitos secundários do dilúvio, que causou a fragmentação da crosta terrestre em grandes placas mais ou menos instáveis.

o Geo deve estar tendo um colapso se estiver lendo o texto! :biglol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Março de 2011, 19:09:30 »
Exato o que eu quis dizer. Pela "janela" de tempo que o ser humano pode medir e registrar o fenômeno, não temos como avaliar a tendencia do mesmo.
Não tina visto se comentário! :ok:

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Março de 2011, 20:29:14 »

Einstein tinha toda razão. :)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Março de 2011, 20:35:56 »

Einstein tinha toda razão. :)
mas ele tinha dúvidas quanto a primeira...

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Março de 2011, 20:42:18 »
Entretanto a segunda é indiscutível.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2011, 00:22:06 »

Matou a questão... sem virgulas, apenas ponto final.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2011, 01:04:42 »
aproveitando o tópico e para dar mais uma chupinhada na sabedoria do Geo e aquela história que eu eu ouço desde que eu tenho uns 10 anos na tv que um dia do nada um terremoto de proporções colossais vai separar a peninsula da california do resto do continente, que tal terremoto é iminente (numa escala de tempo geologica). quais seriam as implicaçoes de um terremoto que fizesse isso?
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2011, 09:37:54 »
Geo, quando YellowStone vai explodir e varrer os Yankes da Terra???  :hihi:
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2011, 09:42:33 »
periga varrer mais do que só os yankes quando ele explodir
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2011, 09:52:45 »
Vários foristas levantaram peculiaridades e fizeram perguntas, ambas interessantes. Hoje a noite eu tentarei responder a todos.
Foto USGS

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2011, 16:28:04 »
Haarp?  :hihi:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Março de 2011, 03:58:36 »
Geotecton, eu não aguento mais ouvir falar que esse número de terremoto indica que Ele está voltando, fim do mundo e bla bla bla. Eu gostaria de pedir um favor que você falasse um pouco mais sobre isso, se não for incomodo.

Caro Calberto.

Vamos começar por saber o que é um terremoto. Ele é, em essência, uma agitação pontual na crosta terrestre seguida da liberação de energia mecânica sob a forma de ondas e com algum calor subordinado. Eles são produzidos pela mudança no campo de tensão na crosta terrestre, cujos principais motivos decorrem de: impactos de corpos exoplanetários, explosões vulcânicas, deslizamentos, induzidos por atividades humanas e por tectonismo, sendo este último, de longe, o mais importante, tanto pelas magnitudes como pela frequência de ocorrências.

Os terremotos tectônicos ocorrem sempre na superfície de uma descontinuidade estrutural ('plano de falha'), como as fraturas e, principalmente, nas falhas, nas quais há um deslizamento de um maciço rochoso em relação a outro. Os terremotos deste tipo tem uma história quase tão antiga quanto a própria Terra, sendo plausível admitir que eles são produzidos desde o momento que a primeira crosta se formou e fraturou há mais de 4,4 bilhões de anos.

Nos primeiros 100 milhões de anos do planeta não havia crosta ou ela era muito instável, sendo re-absorvida pelo material mantélico, que aflorava na, então, jovem Terra. Infelizmente não se conhece nenhum fragmento preservado da crosta inicial, sendo que há um consenso entre os geólogos, que de tal crosta nada foi preservado.

O fragmento de crosta mais antigo que se tem conhecimento, é constituído de rochas do tipo greenstone belt situadas no nordeste do Canadá, e que teve a idade mensurada em 4,2 bilhões de anos. Nestas rochas não há nenhum indício de que tenham sofrido algum tipo de falhamento causado por terremoto. E não poderia ser diferente, pois estas rochas representam porções da crosta que sofreram intensa deformação dúctil e metamorfismo e que obliteraram qualquer estrutura rúptil, típica de terremotos.

Alguns pesquisadores admitem a atuação da Tectônica de Placas já a partir de 4,2 bilhões de anos. As rochas do tipo greenstone belt estão associadas, em todos os afloramentos conhecidos, às estruturas observáveis na atual Tectônica de Placas. Então é muito razoável a premissa de que tais rochas representam uma evidência da atuação da Tectônica de Placas na porção média do éon Hadeano.

Há um consenso na comunidade geológica, que a atuação da Tectônica de Placas pode ser reconhecida sem qualquer dúvida a partir de 3,4 bilhões de anos, quando ocorreram diversos Ciclos de Wilson resultando no mais antigo supercontinente, o Kenorano, que teve a sua crosta continental consolidada com idade estimada em cerca de 2,6 bilhões de anos AP.

Figura esquemática de um Ciclo de Wilson.

Desde então foram formados pelo menos mais quatro supercontinentes, a saber: Colúmbia (2,4 bilhões de anos AP), Rodínia (1,1 bilhões de anos AP), Pannotia (630 milhões de anos AP) e Pangéa (237 milhões de anos AP). Em todos estes supercontinentes, subprodutos de diversos ciclos tectônicos, ocorreram terremotos de magnitude elevadíssima. O mesmo ocorreu, é claro, nas margens ativas de todos os continentes que existiram em cada intervalo do tempo geológico.

Pois bem Calberto.

Até este ponto eu relatei alguns aspectos de evidências indiretas de que grandes terremotos ocorrem desde o início do processo que levou à formação do primeiro supercontinente há cerca de 3,4 bilhões de anos. Eu considero esta retrospectiva importante para uma discussão com os criacionistas, embora eu avalie que 99,9% deles não entendam “lhufas” do que foi escrito até aqui.

Agora vindo do final do Mioceno (5,3 milhões de anos AP) até o presente, há bons indícios de que não houve um aumento de atividade sísmica tectônica, embora tenham ocorrido períodos de maior ajuste e alívio de tensões tanto nas margens ativas (zonas de subducção) como nas regiões intra-placas.

Por exemplo, não se conhece nenhuma nova estrutura tectônica de porte significativo que tenha se formado do Mioceno até hoje, o que demonstra que os maiores acúmulos de tensão estão sendo absorvidos nas atuais estruturas. Este é um dado científico e não um “achismo” de criacionistas apedeutas em Geologia.

Outros dois aspectos importantes já descritos pelo Contini, Derfel e Gigaview são: a nossa percepção do fenômeno e a melhora substancial na capacidade de coleta e rapidez de análise dos dados sismológicos.

O primeiro aspecto está intimamente ligado tanto à instalação de comunidades humanas em locais de alta incidência de terremotos, quanto à atual imensa capacidade de transmissão de notícias sobre eventos naturais humanamente catastróficos. Isto sugere para a população, que hoje estaria ocorrendo mais terremotos do que antes, suposição esta sem base científica.

Eis um trecho de um interessante texto do USGS que aborda exatamente estes problemas:

Citação de: USGS
Why are we having so many earthquakes? Has earthquake activity been increasing? Does this mean a big one is going to hit? OR We haven't had any earthquakes in a long time; does this mean that the pressure is building up?

Although it may seem that we are having more earthquakes, earthquakes of magnitude 7.0 or greater have remained fairly constant throughout this century and, according to our records, have actually seemed to decrease in recent years.

There are several reasons for the perception that the number of earthquakes, in general, and particularly destructive earthquakes is increasing.
[…]
a) The population at risk is increasing. While the number of large earthquakes is fairly constant, population density in earthquake-prone areas is constantly increasing. In some countries, the new construction that comes with population growth has better earthquake resistance; but in many it does not. So we are now seeing increasing casualties from the same sized earthquakes.

b) Better global communication. Just a few decades ago, if several hundred people were killed by an earthquake in Indonesia or eastern China, for example, the media in the rest of the world would not know about it until several days, to weeks, later, long after such an event would be deemed �newsworthy�. So by the time this information was available, it would probably be relegated to the back pages of the newspaper, if at all. And the public Internet didn't even exist. We are now getting this information almost immediately.

c) Earthquake clustering and human psychology. While the average number of large earthquakes per year is fairly constant, earthquakes occur in clusters. This is predicted by various statistical models, and does not imply that earthquakes that are distant in location, but close in time, are causally related. But when such clusters occur, especially when they are widely reported in the media, they are noticed. However, during the equally anomalous periods during which no destructive earthquakes occur, no one deems this as remarkable.
[…]
Fonte: USGS.

O segundo aspecto está relacionado ao expressivo aumento na nossa capacidade de estudar os terremotos, tectônicos ou não. Nos anos de 1930 existiam menos de 400 estações sismológicas ao passo que em 2008 já existiam mais de 4.100. Até 1978 não existiam nem estações de GPS e nem sensores à laser para medir os deslocamentos e deformações crustais associados aos terremotos, equipamentos que hoje são abundantes em diversas instituições de pesquisa.

Eis outro trecho do texto do USGS que aborda o aspecto supra:

Why are we having so many earthquakes? Has earthquake activity been increasing? Does this mean a big one is going to hit? OR We haven't had any earthquakes in a long time; does this mean that the pressure is building up?
[…]
A partial explanation may lie in the fact that in the last twenty years, we have definitely had an increase in the number of earthquakes we have been able to locate each year. This is because of the tremendous increase in the number of seismograph stations in the world and the many improvements in global communications.

In 1931, there were about 350 stations operating in the world; today, there are more that 4,000 stations and the data now comes in rapidly from these stations by telex, computer and satellite. This increase in the number of stations and the more timely receipt of data has allowed us and other seismological centers to locate many small earthquakes which were undetected in earlier years, and we are able to locate earthquakes more rapidly.
[…]

Por fim, Calberto, eis mais duas informações importantes do USGS.

Primeira. Repare no quadro abaixo, que o número anual médio de grandes terremotos registrados é menor que 20, desde o ano de 1900. Observe também na atual imensa capacidade de detecção, demonstrada pelo número de terremotos registrados, condição esta inexistente há menos de 100 anos.

Magnitude              Average Annually

8 and higher            1
7 - 7.9                       17
6 - 6.9                     134
5 - 5.9                     1319
4 - 4.9                  13,000 (estimated)
3 - 3.9                  130,000 (estimated)
2 - 2.9                  1,300,000 (estimated)

Segunda. Entre 1969 e 2010 apenas em quatro anos (1992, 1995, 1997 e 2004) o número de grandes terremotos excedeu a média histórica iniciada em 1900.

Estes são sólidos argumentos para desmontar as afirmações místicas e religiosas criacionistas de que “estaria havendo um maior número e uma maior intensidade dos terremotos e por isto o final dos tempos está próximo”.

É clara, suficiente e satisfatória esta explicação, caro Calberto?

« Última modificação: 23 de Março de 2011, 22:22:34 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Março de 2011, 04:00:52 »
aproveitando o tópico e para dar mais uma chupinhada na sabedoria do Geo e aquela história que eu eu ouço desde que eu tenho uns 10 anos na tv que um dia do nada um terremoto de proporções colossais vai separar a peninsula da california do resto do continente, que tal terremoto é iminente (numa escala de tempo geologica). quais seriam as implicaçoes de um terremoto que fizesse isso?

Geo, quando YellowStone vai explodir e varrer os Yankes da Terra???  :hihi:

Hoje à noite eu tentarei responder as questões supramencionadas.

Agora vou dormir. :)
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!