Buckaroo, você está esquecendo um nuance muito importante. Quando criticam o consumo de gorduras saturadas cria-se uma cultura perversa de favorecer produtos lights e low-fat. Produtos low-fat tem uma composição com mais carboidratos e proteína. Ou seja, substitui-se as calorias de gorduras saturadas por calorias de carboidratos. Isso é danoso ou no mínimo um mal compensa pela ausência do outro!
Quando os estudos dizem: diminua gorduras saturadas e aumente gorduras PUFA, isso implica em não aumentar a proporção de carboidratos na dieta e aumentar o consumo de nozes, óleo de oliva, etc. Coisas que contenham PUFA.
Editado: Bem Buckaroo, não vou mais me alongar muito aqui, tirar todas as variáveis dos estudos é bem difícil (mais ou menos proteína, mais ou menos gorduras, mais ou menos gorduras saturadas, mais ou menos omega-3, mais ou menos exercícios). O pior de tudo é que dieta afeta pessoas de forma diferente, europeus são afetados de uma forma, asiáticos de outra, americanos de outra.
O que acho é que não existe nem uma composição de dieta que seja provada 100% que é melhor. A aposta mais segura é mudar a proporção dos alimentos que se come em si para uma dieta mais "mediterrânea", ao invés de se ficar focando no consumo de uma ou outra molécula.