Like most mammals, dogs are dichromats and have color vision equivalent to red-green color blindness in humans (deuteranopia).[97][98][99][100] Dogs are less sensitive to differences in grey shades than humans and also can detect brightness at about half the accuracy of humans.[101]
Eles enxergam tons de cinza pior que os homens:http://en.wikipedia.org/wiki/Dog#VisionCitarLike most mammals, dogs are dichromats and have color vision equivalent to red-green color blindness in humans (deuteranopia).[97][98][99][100] Dogs are less sensitive to differences in grey shades than humans and also can detect brightness at about half the accuracy of humans.[101]
[...]
O aspecto de visão de cores nos mamíferos domésticos tem sido objeto de muitos estudos conflitantes e recentemente alguns estudos dirigidos demonstraram que tais animais possuem e usam a visão de cores. As células responsáveis pela visão de cores são denominadas de cones e enquanto na espécie humana encontramos três tipos principais (vermelho, verde e azul) os cães apresentam apenas dois (azul e vermelho). A ausência ou não utilização dos cones verdes pelos cães parece confundi-los na diferenciação entre o vermelho e verde (cores de um sinal de trânsito, por exemplo). Adicionalmente, os cães assim como outros animais domésticos possuem a capacidade de diferenciar tonalidades de cinza (relacionadas com uma sombra) que são imperceptíveis ao olho humano. Esta habilidade é muito mais importante na exploração do meio ambiente do que a visão de cores pois aumenta a discriminação visual dos objetos (ex. durante uma caçada). Enfim, comparativamente ao ser humano o sistema visual canino pode ser considerado inferior quanto ao aspecto de visão de cores, acomodação e acuidade ocular, mas, considerando-se a visão na penumbra, capacidade de fusionar imagens, de diferenciar tonalidades de cinza e ainda a habilidade de detecção de movimento, podemos dizer que o aparelho visual dos cães supera o do humano.
Estou velho.
Algumas figuras do Dí Gaúcho não abrem para mim não sei por que.