Autor Tópico: Antes da guerra...  (Lida 2376 vezes)

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
Antes da guerra...
« Online: 22 de Março de 2011, 17:45:25 »
Olá a todos

Recentemente meus amigos cristãos (lê-se evangélicos) começaram a participar de uma espécie de reunião sobre o cristianismo, ou qualquer coisa parecida, e insistem que eu (Ateu convicto) participe dessas reuniões.

O organizador disso é um professor de história bem eloquênte e que se converteu à pouco tempo (antes era cético) .
Ele já tentou me convencer que o deus cristão existe através de argumentos bem pessoais e manjados tentando refultar o evolucionismo.

Ex.:
o dilúvio já foi provado
a Arca De Noé foi encontrada ano passado
pro 1° organismo existir um raio teria que cair milrares de vezes em cima dele pra juntar as proteínas
Entre outras besteiras

Pois bem, no próximo Sábado pretendo acompanhar meus amigos até essa reunião, apenas para entender essa ilusão e concluir mais refutações (além de me divertir um pouco  :P )

Estou criando esse tópico pq acho que alguém desse fórum já passou por algo parecido e/ou tem idéias sobre a situação

Obrigado
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Antes da guerra...
« Resposta #1 Online: 22 de Março de 2011, 17:52:17 »
Leve um exemplar de "Deus um delirio"

:hihi:

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Março de 2011, 18:17:42 »
Leve um exemplar de "Deus um delirio"

:hihi:

A coleção completa de "Cosmos" também
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Março de 2011, 18:50:43 »
Meu caro,

../forum/topic=759.0.html#msg14867

40 páginas sobre o tem.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Março de 2011, 00:48:31 »
Eu já fui em um grupo jovem católico para assistir a palestra sobre "livre arbítrio na visão católica" e para surpresa minha, achei além de interessante, bem razoável os argumentos.
/------------------/--------------------/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2011, 01:27:43 »
[...]
Ex.:
o dilúvio já foi provado

Fato. E era de sabor limão. Estragado.

(Não, porque ele nunca ocorreu. É fisica e geologicamente impossível.)

a Arca De Noé foi encontrada ano passado

Fato. Juntamente com o trenó do Papai-Noel e o cachimbo do Saci-Pererê.

(Não, não foi encontrada porque não passa de uma lenda criada a partir de um mito sumério).

pro 1° organismo existir um raio teria que cair milrares de vezes em cima dele pra juntar as proteínas

Conclusão: O primeiro organismo era um pára-raio.

(Eles se referiram erroneamente às experiências de Urey-Miller).

Entre outras besteiras
[...]

O estoque parece ser inesgotável.

Boa sorte na sua empreitada.
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2011, 01:45:31 »

:histeria: :histeria: :histeria:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2011, 15:32:34 »
:p

Alguns diriam que eu estou com medo de encarar essa parada, mas eu não entendo. Medo de quê?
Eu não me tornaria melhor ou pior só por ser cristão, é tudo uma questão de cultura e educação.

Outros amigos meus (sem um mínimo de argumentação coerente) foram convertidos por esse professor. Penso eu que seja mais uma necessidade emocional do que racional.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2011, 17:27:46 »

:histeria: :histeria: :histeria:

Mais improvável ainda é achar as tais proteínas (quem veio primeiro: o 1° organismo ou a 1ª proteína?). ?!Mais que raios são estes raios?!
 :hihi: [tô ficando "redundante" com esta estória de proteínas]
« Última modificação: 23 de Março de 2011, 23:04:44 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Março de 2011, 23:23:09 »
Eu geralmente evito esses tipos de situações.
Recuso de maneira educada, mas firme o suficiente para entenderem que não é para insistir.

Neste mês me deparei com meus alunos debatendo o que era um ateu.

Seria engraçado se não fosse trágico, para eles ateu é uma pessoa que controla o bem e o mal.

Eu demorei para entender, mas depois saquei o que estavam dizendo.

Nessa hora, como a aula era de eletricidade, falei logo: "Vamos deixar deus pra lá e louvar os elétrons"
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Março de 2011, 14:23:07 »
É, pessoal, o negócio é amanhã. No Domingo ou na segunda eu falo pra vocês como foi a experiência.
Vlw pelas dicas.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2011, 17:34:26 »
Fred é meio complicado para você pois presumo que você nunca tenha tido um contato ou uma reunião, com pessoas que debatem bíblia, etc em uma em um encontro.
É meio embaraçosso pelo fato de presumir que você não saiba muitas coisas sobre a bíblia, vejo muito céticos colocando a biblia em evidência, mas nunca tiveram a curiosidade de le-la, tal qual leem alegoria da caverna ou mesmo algumas obras de richard dawkins, em vez de criticar a bíblia, critique a atitude daqueles que se dizem " Evangélicos"  questione acerca de estórias bíblicas, tente o máximo possivel descobrir o caráter de quem diz ser cristão, se depois destas perguntas você perceber que eles estão tentando responder e entender seus questionamentos, você poderá debater com mais calma, ou as vezes ter mais reuniões, mas se diante dos seus questionamentos eles não derem a mínima e tentarem como se diz ( empurrar ) dentro de sua cabeça a ídeia de um Deus absoluto, um Deus que se revela através da bíblia, você não deu sorte estes não são as pessoas certas para conversar acerca de Cristianismo, ja tive essa experiência confesso que foi muito boa pois aprendi muito e confesso que ainda o continuo aprendendo..

Certa vez 50 pessoas estavam em uma igreja, quando uma pessoa entrou armado e disse : -Aquele que se declarar cristão agora, eu irei matar, mas aquele que se levantar e for embora nada acontecerá, ficaram 7 pessoas e o pastor, quando o homem armado disse: - Pastor pode continuar o culto, pois essas 7 pessoas realmente são cristãs,     moral da história  existem pessoas enganando a sí mesmo indo para uma igreja e passando a imagem de serem cristãos o fato é se você conversar com uma destas, não terá nada acrescido em sua mente a não ser a ídeia de eles serem instáveis e emocionais..

Boa sorte Fred, aliás não é uma guerra é só uma reunião..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2011, 18:27:06 »
Escocêces, ali! Pega, pega!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Março de 2011, 21:07:37 »
Escocêces, ali! Pega, pega!

:histeria:

Quem não entendeu, favor consultar a lista de falácias.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Março de 2011, 21:09:20 »
É, pessoal, o negócio é amanhã. No Domingo ou na segunda eu falo pra vocês como foi a experiência.
Vlw pelas dicas.

Dá uma lida aqui, pode ajudar: ../forum/topic=9364.0.html#msg155550
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Março de 2011, 22:07:15 »
Cada dia aprendo mais..

é o silêncio dos bons."

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Março de 2011, 17:27:11 »

Certa vez 50 pessoas estavam em uma igreja, quando uma pessoa entrou armado e disse : -Aquele que se declarar cristão agora, eu irei matar, mas aquele que se levantar e for embora nada acontecerá, ficaram 7 pessoas e o pastor, quando o homem armado disse: - Pastor pode continuar o culto, pois essas 7 pessoas realmente são cristãs,     moral da história  existem pessoas enganando a sí mesmo indo para uma igreja e passando a imagem de serem cristãos o fato é se você conversar com uma destas, não terá nada acrescido em sua mente a não ser a ídeia de eles serem instáveis e emocionais..

Isto me fez lembrar do seguinte, atribuído a Einstein:

“Há muitas espécies de homens que se dedicam à Ciência, nem todos por amor à própria Ciência.

Alguns penetram no seu templo porque isso lhes dá ocasião de exibir os seus talentos especiais. Para essa classe de homens, a Ciência é uma espécie de esporte, em cuja prática se regozijam, como o atleta exulta no exercício da força muscular.
Há outra casta, que vem ao templo fazer ofertório dos seus cérebros, movida apenas pela esperança de compensações vantajosas. Estes são homens de ciência pelo acaso de alguma circunstância que se apresentou por ocasião da escolha de uma carreira. Se a circunstância fosse outra, eles se teriam feito políticos ou financistas.
No dia em que um anjo do Senhor descesse para expulsar do templo da Ciência todos aqueles que pertencem às categorias mencionadas, o templo, receio eu, ficaria quase vazio. Mas restariam alguns fiéis — uns de eras passadas e outros do nosso tempos. A estes últimos pertence o nosso Planck. E é por isso que lhe queremos bem.”

Em resumo: montes por vaidade; montes por oportunismo e circunstância; e uns poucos porque não podem evitar ser o que são, não têm escolha. Estes últimos são os cientistas.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Março de 2011, 17:50:25 »
Muito bom     :ok:

é o silêncio dos bons."

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Março de 2011, 14:01:12 »
Eis aqui, pessoal
Como prometido, vou postar os argumentos que mais me chamaram a atenção.

"A sequência de Fibonacci/Número PHI/Divina proporção é uma prova de que Deus existe, pois todo arquiteto deixa sua marca"

"A bíblia é confiável porque todos os escritores eram de épocas diferentes, não tinham nenhuma conaxão entre si e, mesmo assim, descrevem o mesmo Deus"

''Os pergaminhos do Mar Morto são uma prova de que a Bíblia é confiável, pois correspondem ao que está registrado no Livro Sagrado"

"Não podemos dar nada pra Deus por ele ser perfeito, podemos apenas adorá-lo, pra isso fomos criados"

"Deus não pode simplismente 'apagar' as almas como no The Sims, porque as almas são imortais"

"As contradições bíblicas existem por causa dos erros de tradução e interpretação"

"Pra saber se Deus existe, você deve fazer um acordo com Ele, sendo o mais específico e sincero possível, e sem contar pra ninguém pra não haver dúvidas. Eu fiz isso e funcionou"

Recebi um artigo do filósofo cristão William Lane Craig chamado "O Absurdo Da Vida Sem Deus" no qual ele diz que se Deus não existe, não existe moral, certo ou errado. Nossas vidas sãosem significado e objetivos.
   Ele cita Dostoioevsky, Ayn Rand, Nietzche, Freud, Etc.

Foi uma experiência interessante, por ser um ambiente mais descontraído (diferente da igreja, que é um pé no saco), por conhecer pessoas novas, e por entender melhor o ponto de vista alheio. Só não gostei da hipocrisia. Muitos acham que, por ser cristão, o indivíduo se torna alguém melhor quando, na verdade, religião é apenas uma desculpa pra pessoa melhorar ou começar uma guerra.
      Outra coisa que eu não gostei foi quando uma jovem estudante de teologia ficou 30 minutos falando sobre "as pessoas serem um barro fétido e Deus um oleiro querendo moldar esse vaso" citando infinitos versículos bíblicos (Gn12:1, Jr 18:1-6, Jô 18:190-11, Mt26:69-75, etc). Quando ela disse 'não devemos questionar Deus. Afinal, ELe nos criou!' amigos pecadores, juro por Lúcifer que quase levantei e fui embora :P
Ex.: Deus amassa o barro e tira as impurezas num processo doloroso, porém gratificante
Existem vários tipos de barro (vários tipos de pessoas)
A água é o Espírito Santo
o Pântano é o mundo

Porra, meia hora é sacanagem.

Mas, apesar dos pesares, recomendo à todos. Fui ouvido atenciosamente por alguém preparado pra ouvir (um prof de História, no caso)e pelo menos tentaram responder minhas dúvidas de forma racional, algo que a maioria dos crentes não faz. 

Abçs à todos.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Março de 2011, 14:06:41 »
Viu?

não foi uma guerra como tu tinhas dito, existem pessoas que sabem debater esse tema.

Álias debater temas é sempre bom..

é o silêncio dos bons."

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #20 Online: 27 de Março de 2011, 15:29:10 »
Olha os argumentos...

Parabéns pela paciência.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Março de 2011, 15:37:15 »
Bom, eles tentaram, mas são todos argumentos bem manjados. Nenhuma novidade.

Eu não teria tanta paciência assim.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #22 Online: 28 de Março de 2011, 08:01:46 »
Eu não teria considerado isso um debate frutífero, sinceramente. Essa da Bíblia ser confiável por conta de autores diferentes, putz... Fora as outras. Até porque na própria internet é possível achar argumentos muito melhores e mais difíceis de serem rebatidos.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Abril de 2011, 16:55:31 »
Ok, pessoal. Esses não são os argumentos mais complexos do cristianismo, mas eu aposto com existem várias refultações diferentes pra cada um (diferente das minhas).
Então... Que comece a brincadeira.
Eis aqui, pessoal
Como prometido, vou postar os argumentos que mais me chamaram a atenção.

"A sequência de Fibonacci/Número PHI/Divina proporção é uma prova de que Deus existe, pois todo arquiteto deixa sua marca"

"A bíblia é confiável porque todos os escritores eram de épocas diferentes, não tinham nenhuma conaxão entre si e, mesmo assim, descrevem o mesmo Deus"

''Os pergaminhos do Mar Morto são uma prova de que a Bíblia é confiável, pois correspondem ao que está registrado no Livro Sagrado"

"Não podemos dar nada pra Deus por ele ser perfeito, podemos apenas adorá-lo, pra isso fomos criados"

"Deus não pode simplismente 'apagar' as almas como no The Sims, porque as almas são imortais"

"As contradições bíblicas existem por causa dos erros de tradução e interpretação"

"Pra saber se Deus existe, você deve fazer um acordo com Ele, sendo o mais específico e sincero possível, e sem contar pra ninguém pra não haver dúvidas. Eu fiz isso e funcionou"

Recebi um artigo do filósofo cristão William Lane Craig chamado "O Absurdo Da Vida Sem Deus" no qual ele diz que se Deus não existe, não existe moral, certo ou errado. Nossas vidas sãosem significado e objetivos.
   Ele cita Dostoioevsky, Ayn Rand, Nietzche, Freud, Etc.

Foi uma experiência interessante, por ser um ambiente mais descontraído (diferente da igreja, que é um pé no saco), por conhecer pessoas novas, e por entender melhor o ponto de vista alheio. Só não gostei da hipocrisia. Muitos acham que, por ser cristão, o indivíduo se torna alguém melhor quando, na verdade, religião é apenas uma desculpa pra pessoa melhorar ou começar uma guerra.
      Outra coisa que eu não gostei foi quando uma jovem estudante de teologia ficou 30 minutos falando sobre "as pessoas serem um barro fétido e Deus um oleiro querendo moldar esse vaso" citando infinitos versículos bíblicos (Gn12:1, Jr 18:1-6, Jô 18:190-11, Mt26:69-75, etc). Quando ela disse 'não devemos questionar Deus. Afinal, ELe nos criou!' amigos pecadores, juro por Lúcifer que quase levantei e fui embora :P
Ex.: Deus amassa o barro e tira as impurezas num processo doloroso, porém gratificante
Existem vários tipos de barro (vários tipos de pessoas)
A água é o Espírito Santo
o Pântano é o mundo

Porra, meia hora é sacanagem.

Mas, apesar dos pesares, recomendo à todos. Fui ouvido atenciosamente por alguém preparado pra ouvir (um prof de História, no caso)e pelo menos tentaram responder minhas dúvidas de forma racional, algo que a maioria dos crentes não faz. 

Abçs à todos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2011, 22:34:34 »
[...]
[...]

Então ele não é onipotente.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!