Autor Tópico: O que causou Deus? - Willian Lane Craig  (Lida 3717 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
O que causou Deus? - Willian Lane Craig
« Online: 24 de Março de 2011, 08:12:30 »
<a href="http://www.youtube.com/v/v0Wki5HKVx0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/v0Wki5HKVx0</a>
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: O que causou Deus? - Willian Lane Craig
« Resposta #1 Online: 24 de Março de 2011, 08:46:00 »
Claro, Deus é especial, por isso nele não se aplica a premissa (falsa) que eles mesmos adoram usar para provar que "Ele" existe. Típico. (além de ser um papo de doido)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 24 de Março de 2011, 09:12:34 »
O velho "Deus das lacunas": Agora Deus é a causa do big bang (já que ninguém sabe que causa é essa). O argumento do Craig é também um "num sequitor" - mesmo que a teoria do big bang apontasse para uma causa inicial*, isso não implica, necessariamente, que essa causa tenha que ser um ente sobrenatural, pior ainda que tenha que ser exatamente o Deus do Craig.

« Última modificação: 24 de Março de 2011, 09:15:21 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Março de 2011, 11:00:51 »
Ola Pessoal,

Eu jé escrevi algo sobre isso aqui : Modelos Cosmológicos e a falácia da causa primeira(se quiserem ler, para comentar...agradeço), onde faço uma reanálise da falácia, em conjunto com diferentes modelos cosmológicos possíveis(com início, com início e, a partir daí, eterno e eterno-cíclico).

Primeiro acho que, para discutirmos sobre algo, devemos adotar alguma definição/conceito comum. E, pelo que sei, deus é considerado transcendente em todas as religiões que conheço. E, se formos fazer esta discussão, tem que ser com a definição/conceituação "deles" de divindade, pois e ela que deseja-se analisar, concordam ? Ou então, nem discutir, por não aceitar esta definição :)

Então, voltando ao problema, realmente faz sentido perguntarmos o que causou deus, dado que causa-efeito dependem de espaço-tempo ? Acho que, uma pergunta honesta, seria se podemos ter esta relação de causa-efeito entre algo não-local e o universo. Eu acho que sim, pq qqer causa interna (incerteza, que depende do espaço-tempo para se manifestar, gravidade idem, etc) dependeria, a priori,  da existência do universo para poder atuar, não podendo, assim, ter dado origem ao mesmo.

Ou seja, qqer causa para a existência do universo tem que ser "externa" a ele e, neste sentido, transcendente. Juntando com outro comentário que fiz aqui no forum, sobre o problema do colapso da função de onda do nosso universo, esta causa, seja ela qual for,  poderia ser exatamente o que fez(e/ou gerou) a função de onda do nosso universo colapsar.

Abs
Felipe
Agora se a causa é o Deus cristão, o Islãmico, o MEV, Unicórnios, Thor, seres de outro universo que criaram um big-bang, etc, na situação que estamos, vai do gosto de cada um.

Abs
Felipe

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Março de 2011, 11:15:54 »
....pelo que sei, deus é considerado transcendente em todas as religiões que conheço.

E por que as religiões devem ter o exclusivo em refletir sobre Deus? :no:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Março de 2011, 11:22:23 »
Ou seja, qqer causa para a existência do universo tem que ser "externa" a ele e, neste sentido, transcendente.

Baste ser "externa" para ser transcendente? Se a "causa" fosse "externa" mas da mesma substância (por exemplo o Universo emanar de algo de natureza semelhante a ele próprio) seria ainda assim de falar de transcendência? Ou o que o colega quer dizer é que o Deus externo tem de ser absolutamente diferente do Universo?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Março de 2011, 12:02:33 »
Ola Sergio,

"E por que as religiões devem ter o exclusivo em refletir sobre Deus? "

Eu não disse isso. Disse que esta reflexão tem que ser feita dentro do conceito estabelecido. Então, a ciência pode questionar a causa de deus, refletir sobre ele, mas dentro da definição que existe do mesmo.

"Baste ser "externa" para ser transcendente? Se a "causa" fosse "externa" mas da mesma substância (por exemplo o Universo emanar de algo de natureza semelhante a ele próprio) seria ainda assim de falar de transcendência? Ou o que o colega quer dizer é que o Deus externo tem de ser absolutamente diferente do Universo? "

Vc tem razão. Não basta ser externa para ser transcendente, e no post que citei, eu faço esta distinção entre causas externas transcendentes e não ternascendentes.

Mas o problema de causas externas não transcendentes, é que elas levam a regressão infinita, que nos levaria a um paradoxo do "momento presente".

Diferentemente do paradoxo de zenão, onde temos espaços intinitesimais e tempos infinitesimais (e por isto tudo converge), este tipo de situação levaria a uma qde de eventos e a um tempo infinito anterior ao momento atual. Ou seja, como chegamos aqui, se existe um tempo infinito antes deste momento presente ?

Usando o seu exemplo : Partindo do universo atual, teríamos infinitos universos anteriores e tempo infinito, para chegarmos aqui. Vc pode argumentar que não, pois teríamos um primeiro universo que gerou todos a um tempo finito atrás. Mas com isso, vc estaria levando a discussão para este primeiro universo;

Ou usando o exemplo que dei de Ets. Ou seja, ETs gerando universos em laboratório, que geram seres que geram novos universos,etc(e, se não me engano, existe a possibilidade teórica de que um dia façamos issso). Este caso, acho mais estranho ainda, pois além da regressão, teríamos a seguinte questão :o que viria primeiro, a consciência que cria o universo, ou o universo qeu cria a consciência?

Abs
Felipe

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Março de 2011, 13:22:49 »
Mas o problema de causas externas não transcendentes, é que elas levam a regressão infinita, que nos levaria a um paradoxo do "momento presente".

E se houvesse uma entidade eterna da qual permanentemente emanasse algo gerador de universos dos quais o nosso não passa de uma das emanações?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2011, 13:40:21 »
Ola Sergio,

Bom, para mim vc deu uma boa definição para um Deus real  :D, mas problemático, tendo em vista o modelo cosmológico vigente (Big-bang). Por isso, procurei fazer uma análise de causas para existência do universo, dentro de diferentes modelos;

Por exemplo : esta entidade seria eterna "aonde" , dado que o nosso universo, ao que tudo indica, tem um tempo finito ?

Se for transcendente, isto já faria "algum sentido", pois não existe passagem de tempo. Assim, para esta entidade, passado, presente e futuro de nosso universo, seriam indistinguíveis.

Neste caso, até mesmo o argumento evlucionista que questiona a exsitência de uma causa (no caso,  Deus), em função da demora para criação da vida e do homem, deixa de ser válido. Pois o tempo de um universo é percebido pelos seres viventes, e torna este universo coerente para os mesmos e passível de explicação (causa-efeito). Agora, para a causa da existência(sendo ela não-local), a criação da vida demorou tanto qto a sua extinção ou qto qqer outro evento neste universo.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2011, 20:29:33 »
[...]
Primeiro acho que, para discutirmos sobre algo, devemos adotar alguma definição/conceito comum. E, pelo que sei, deus é considerado transcendente em todas as religiões que conheço. E, se formos fazer esta discussão, tem que ser com a definição/conceituação "deles" de divindade, pois e ela que deseja-se analisar, concordam ? Ou então, nem discutir, por não aceitar esta definição. :)
[...]

Este é o ponto, pois a "definição" supra é uma petição de princípio.
« Última modificação: 24 de Março de 2011, 20:32:26 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2011, 20:32:04 »
[...]

Diferentemente do paradoxo de zenão, onde temos espaços intinitesimais e tempos infinitesimais (e por isto tudo converge), este tipo de situação levaria a uma qde de eventos e a um tempo infinito anterior ao momento atual. Ou seja, como chegamos aqui, se existe um tempo infinito antes deste momento presente ?
[...]

Será que a lógica formal é suficiente (ou adequada) para o entendimento de toda a complexidade do Universo?
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2011, 21:04:06 »
Ola Geotecton,

É que nós sempre acabamos assumindo isto como verdade. Mas a sua pergunta faz total sentido. Para ser mais correto, deveria começar assim : admitindo-se que a lógica aristotélica (lembre que temos outras lógicas:)) é válida.....- bom, até onde sabemos ela funciona bem.

Ps : li o artigo somente agora, e concordo com argumentos apresentados. Uma coisa que não tinha desenvolvido bem no meu argumento cosmológico, foi a questão de universos "eternamente" oscilantes, mas o argumento termodinâmico dele preenche esta lacuna.

Poderíamos, então, invocar o princípio da parcimônia, mas   ("A Lógica e o Criador - Encontro Improvável")apresentei uma argumentação, que postei aqui, em que tento(na minha humilde opinião, acho que consegui:)) demonstrar que este princípio não é aplicável a esta questão.

O meu xará falou uma coisa que não concordo, pois não que é as premissas não se apliquem a Deus, é que estas premissas não se aplicam a nenhuma causa transcendente, independente qual seja. Ou seja, faça esta análise sobre possíveis origens para o Universo, sem pensar em um Deus, que vc irá chegar a estas conclusões para qqer possíveil causa. Estas acabam sendo aderentes(tem características semelhantes) ao conceito de Deus.

Novamente, é claro que não podemos afirmar que esta causa seja Deus (e é aqui que realmente o argumento se torna falacioso).

Agora, que é papo doido  , isto é, como a são a maioria dos assuntos interessantes :)

Abs
Felipe

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2011, 11:34:52 »
Olá!

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Março de 2011, 15:30:15 »
Ola Mabumbo,

Não considero muleta. Tudo o que foi falado foi embasado em uma análise racional do problema.

Abs
Felipe

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Março de 2011, 06:00:16 »

E se houvesse uma entidade eterna da qual permanentemente emanasse algo gerador de universos dos quais o nosso não passa de uma das emanações?
Ola Sergio,

Bom, para mim vc deu uma boa definição para um Deus real  :D, mas problemático, tendo em vista o modelo cosmológico vigente (Big-bang). Por isso, procurei fazer uma análise de causas para existência do universo, dentro de diferentes modelos;

Por exemplo : esta entidade seria eterna "aonde" , dado que o nosso universo, ao que tudo indica, tem um tempo finito ?

Se for transcendente, isto já faria "algum sentido", pois não existe passagem de tempo. Assim, para esta entidade, passado, presente e futuro de nosso universo, seriam indistinguíveis.

Neste caso, até mesmo o argumento evlucionista que questiona a exsitência de uma causa (no caso,  Deus), em função da demora para criação da vida e do homem, deixa de ser válido. Pois o tempo de um universo é percebido pelos seres viventes, e torna este universo coerente para os mesmos e passível de explicação (causa-efeito). Agora, para a causa da existência(sendo ela não-local), a criação da vida demorou tanto qto a sua extinção ou qto qqer outro evento neste universo.

Abs
Felipe
Felipe,

Basta admitir a possibilidade de existir algo permanente e eterno gerador de tudo aquilo em que vigora o tempo-espaço (um ou incontáveis universos e projetos falhados de universos)  para, automaticamente e necessariamente, estarmos a falar de Deus? Ou esse algo eterno e permanente teria de ser obrigatoriamente inteligente e consciente para, então sim, se poder falar de Deus?

Dizer, como Lao Tsé, que havia algo de indeterminado "antes" do nascimento do Universo é, obrigatoriamente, reconhecer a existência de Deus? Ou, para o ser, tem de se dizer algo mais?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Março de 2011, 09:56:30 »
Olá Feliperj,

Seja lá o que você entendeu, a muleta é minha assinatura.

Abs
Mabumbo

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Março de 2011, 17:11:51 »
Ola Mabumbo,

:histeria: Eu entenid que vc estava colocando que a argumentação sobre a possibilidade de um criador fosse uma muleta psicológica.

Pensei isto, pq somente um Olá me pareceu sem sentido.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Março de 2011, 17:20:17 »
Ola Sérgio,

"Basta admitir a possibilidade de existir algo permanente e eterno gerador de tudo aquilo em que vigora o tempo-espaço (um ou incontáveis universos e projetos falhados de universos)  para, automaticamente e necessariamente, estarmos a falar de Deus? Ou esse algo eterno e permanente teria de ser obrigatoriamente inteligente e consciente para, então sim, se poder falar de Deus?"

Não é isso. Primeiro pq, em nenhum momento do meu argumento, eu afirmo que a causa é Deus, mas sim que pode ser. Eu fiz uma brincadeira com o que vc falou, uma entidade eterna que emane o nosso universo.

"Dizer, como Lao Tsé, que havia algo de indeterminado "antes" do nascimento do Universo é, obrigatoriamente, reconhecer a existência de Deus? Ou, para o ser, tem de se dizer algo mais? "

Como já disse, não é isso que eu falo. Somente que a física atual nos leva para um universo com possíveis causas não-locais,em que um deus (por ser transcendente) pode ser uma delas.

Ok?

Abs
Felipe

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2011, 18:30:03 »
Felipe,

Eu não estava a fazer-lhe qualquer crítica.... apenas pretendia a sua opinião pessoal sobre o que escrevi... sobre as questões que levantei.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Março de 2011, 18:43:00 »
Ola Sergio,

Mas a minha resposta não foi isto, uma opinião minha sobre o q vc falou? Eu só usei o fato de que já tinha expresado isto antes, nos textos que escrevi.

Abs
Felipe

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Março de 2011, 16:04:24 »
Olá!

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Março de 2011, 09:49:04 »
Continuo sem te entender Mabumbo....

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2011, 14:23:48 »
Ola Geotecton,

Um post seu  passou despercebido e acho importante o ponto: é o post em q vc fala que a definição de um Deus transcendente é petição de princípio.

OK, então podemos trabalhar com duas hipóteses : 1 - Deus Transcendente; 2 - Deus não transcendente.

Ainda não parei para pensar, mas acho que fazendo a mesma análise para um Deus não transcendente, chegaríamos a algum paradoxo (por exemplo : para este Deus existir, o universo já deveria estar existindo. Então, este Deus "local" não poderia ter criado o universo).

Dessa forma, eliminamos a hipótese 2, e admitimos que o conceito desenvolvido pelos religiosos para um possível Deus está "correto", e acabou-se a petição de princípio.

Abs
Felipe

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2011, 16:32:05 »
Um Deus não transcendente não é um Deus Criador....por que razão Deus tem de ser Criador?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2011, 16:52:06 »
 :ok:. Mas estamos analisando o Deus criador de tudo e todos. Este ,*TEM* que ser transcendente.

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!