Ola Pessoal,
Eu jé escrevi algo sobre isso aqui : Modelos Cosmológicos e a falácia da causa primeira(se quiserem ler, para comentar...agradeço), onde faço uma reanálise da falácia, em conjunto com diferentes modelos cosmológicos possíveis(com início, com início e, a partir daí, eterno e eterno-cíclico).
Primeiro acho que, para discutirmos sobre algo, devemos adotar alguma definição/conceito comum. E, pelo que sei, deus é considerado transcendente em todas as religiões que conheço. E, se formos fazer esta discussão, tem que ser com a definição/conceituação "deles" de divindade, pois e ela que deseja-se analisar, concordam ? Ou então, nem discutir, por não aceitar esta definição
Então, voltando ao problema, realmente faz sentido perguntarmos o que causou deus, dado que causa-efeito dependem de espaço-tempo ? Acho que, uma pergunta honesta, seria se podemos ter esta relação de causa-efeito entre algo não-local e o universo. Eu acho que sim, pq qqer causa interna (incerteza, que depende do espaço-tempo para se manifestar, gravidade idem, etc) dependeria, a priori, da existência do universo para poder atuar, não podendo, assim, ter dado origem ao mesmo.
Ou seja, qqer causa para a existência do universo tem que ser "externa" a ele e, neste sentido, transcendente. Juntando com outro comentário que fiz aqui no forum, sobre o problema do colapso da função de onda do nosso universo, esta causa, seja ela qual for, poderia ser exatamente o que fez(e/ou gerou) a função de onda do nosso universo colapsar.
Abs
Felipe
Agora se a causa é o Deus cristão, o Islãmico, o MEV, Unicórnios, Thor, seres de outro universo que criaram um big-bang, etc, na situação que estamos, vai do gosto de cada um.
Abs
Felipe