Autor Tópico: "Charles Darwin estava errado"  (Lida 4852 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: "Charles Darwin estava errado"
« Resposta #1 Online: 28 de Março de 2011, 08:15:49 »
charles darwin errou em várias coisas, proncipalmente por que o conhecimento científico da época não permitia ele ter acesso a coisas fundamentais para a compreensão da evolução ( o DNA por exemplo)

hoje em dia segue-se o que chamam de "neo-darwinismo", que inclusive tem teorias que explica como fatores naõ competitivos fazem populações de uma espécie vencer populações de outras. e a evolução baseada no gene e não no indíviduo explica melhor isso.

o cara quis falar isso para ganhar ibope e funcionou.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Março de 2011, 10:56:50 »
hoje em dia segue-se o que chamam de "neo-darwinismo", que inclusive tem teorias que explica como fatores naõ competitivos fazem populações de uma espécie vencer populações de outras
Tem algum exemplo ou descrição disso?

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2011, 11:14:53 »
O que esperar de um Economista que critique a teoria da evolução?!?

Esquece-se que somos animais gregários, onde este tipo de comportamento é melhor para o grupo. Ou seja, o mais apto, netes caso, seriam os altruístas.

Abs
Felipe

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2011, 20:13:24 »
hoje em dia segue-se o que chamam de "neo-darwinismo", que inclusive tem teorias que explica como fatores naõ competitivos fazem populações de uma espécie vencer populações de outras
Tem algum exemplo ou descrição disso?

Gilberto por exemplo o grito de alerta. o animal que dá  o grito de alerta normalmente é o que vai morrer (pois atrai o predador para si). isso para o animal não é nenhuma vantagem evolutiva.

mas para o grupo dele é, pois sacrifica-se 1 animal ao invés do que poderiam ser vários e ainda existe do animal que deu o grito conseguir fugir.

logo as populações onde não existe este gene 'altruísta" são presas mais fáceis.

uma população x da espécie 1 que tem essa caracteríscita em seu gene pool teria vantagens evolutivas sobre a população y da mesma espécie 1 e tenderia a se preservar.

existem muitos outros fatores assim nos animais sociais (a ponte de formigas que elas fazem para atingir comida cercada de água mesmo levando a morte várias delas, é outra)
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2011, 21:21:56 »
A Istoé bem que poderia entrevistar um Biólogo que critique algum pacote econômico.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2011, 21:32:48 »
A Istoé bem que poderia entrevistar um Biólogo que critique algum pacote econômico.
Ótima! :)
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Março de 2011, 22:10:54 »
O que esperar de um Economista que critique a teoria da evolução?!?
[...]

E na foto do economista, reparem na figura de fundo.

Eu arrisco a dizer que ele é mais uma "viúva criacionista". :)
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2011, 22:14:22 »
OK 3libras,

talvez a expressão mais clara seria algo do tipo:
"fatores naõ competitivos para 1 indivíduo fazem populações de uma espécie vencer populações de outras"

mas agora está claro a sua idéia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Março de 2011, 22:47:43 »
Essas coisas nem são "erros de Darwin", só erro de interpretação/preguiça de ler e ir logo assumindo uma caricatura a partir de uma descrição superficial de seleção natural.

Darwin falou mais explicitamente disso no "ascent of man":

"It must not be forgotten that although a high standard of morality gives but a slight or no advantage to each individual man and his children over the other men of the same tribe, yet that an increase in the number of well-endowed men and an advancement in the standard of morality will certainly give an immense advantage to one tribe over another. A tribe including many members who, from possessing in a high degree the spirit of patriotism, fidelity, obedience, courage, and sympathy, were always ready to aid one another, and to sacrifice themselves for the common good, would be victorious over most other tribes; and this would be natural selection".

http://en.wikisource.org/wiki/The_Descent_of_Man_(Darwin)/Chapter_V

Em "sobre a origem das espécies":

"selection may be applied to the family, as well as to the individual, and may thus gain the desired end. Thus, a well-flavoured vegetable is cooked, and the individual is destroyed; but the horticulturist sows seeds of the same stock, and confidently expects to get nearly the same variety; breeders of cattle wish the flesh and fat to be well marbled together; the animal has been slaughtered, but the breeder goes with confidence to the same family. I have such faith in the powers of selection, that I do not doubt that a breed of cattle, always yielding oxen with extraordinarily long horns, could be slowly formed by carefully watching which individual bulls and cows, when matched, produced oxen with the longest horns; and yet no one ox could ever have propagated its kind. Thus I believe it has been with social insects: a slight modification of structure, or instinct, correlated with the sterile condition of certain members of the community, has been advantageous to the community: consequently the fertile males and females of the same community flourished, and transmitted to their fertile offspring a tendency to produce sterile members having the same modification. And I believe that this process has been repeated, until that prodigious amount of difference between the fertile and sterile females of the same species has been produced, which we see in many social insects."

" the fact that instincts are not always absolutely perfect and are liable to mistakes;—that no instinct has been produced for the exclusive good of other animals, but that each animal takes advantage of the instincts of others;—that the canon in natural history, of "natura non facit saltum" is applicable to instincts as well as to corporeal structure, and is plainly explicable on the foregoing views, but is otherwise inexplicable,—all tend to corroborate the theory of natural selection."

http://en.wikisource.org/wiki/On_the_Origin_of_Species_(1859)/Chapter_VII

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 28 de Março de 2011, 22:59:56 »
Só uma coisa... o imbecil que fez essa entrevista já ouviu falar em seleção de grupo?
Óscar Joínha pra ele - quando o Troféu ainda é pouco.

(Sim, imbecil. Não há outro termo pra descrever.)
Latebra optima insania est.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2011, 09:10:10 »
Me preocupo mais com atitude da istoé, que até agora não deve estar publicando as cartas que recebeu (as que vi nas revistas posteirores... sim sou assinante dessa joça :chorao:) foram ultra amenas e não apontaram o erro de Darwin não ter nada a ver com o que aquele economista escreveu.

Offline hymenoptera

• Nível 05
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2011, 15:42:31 »
 Sem comentários!

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2011, 16:35:10 »
 Sem comentários!

Sinceramente ele ser economista, não  faz ideia ser certa ou errada. Apenas a ideia que é equivocada,e é bem possível ter biologos que pensem como ele. Parafraseando não há besteira que não possa ser dita por um filosofo.
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 16:38:05 por hsfrosa »
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2011, 15:05:35 »
Ts ts...

Na mesma linha de "O melhor sorvete, segundo a revista Veja".
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2011, 15:12:06 »
Ah... A IstoÉ...  ::)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2011, 15:03:14 »
IstoÉ = IstoÉUmaBaboseira.
Latebra optima insania est.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2011, 15:19:51 »

É bom dizer que a Istoé tem umas tendências meio espiritualistas,não muito tempo a mesma publicou uma reportagem sobre "terapia de vidas passadas",onde pessoas resolveram[?] problemas que as vinham afligindo há muito tempo após descobrirem que esses problemas tinham origem em "outras vidas"...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Paulo MC

• Nível 02
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Agosto de 2011, 21:27:55 »

É bom dizer que a Istoé tem umas tendências meio espiritualistas,não muito tempo a mesma publicou uma reportagem sobre "terapia de vidas passadas",onde pessoas resolveram[?] problemas que as vinham afligindo há muito tempo após descobrirem que esses problemas tinham origem em "outras vidas"...

Também faço a mesma constatação. A última IstoÉ que li - e isso foi há bastante tempo, pois não ouso "investir" meu dinheiro na aquisição dessa revista - trazia uma matéria de capa que abordava o exorcismo sob uma devoção ostensiva.

Offline Paulo MC

• Nível 02
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2011, 21:37:17 »
 Sem comentários!

Sinceramente ele ser economista, não  faz ideia ser certa ou errada. Apenas a ideia que é equivocada,e é bem possível ter biologos que pensem como ele. Parafraseando não há besteira que não possa ser dita por um filosofo.

Concordo com a ideia de que o fato de ele ser economista não invalida as suas teses que criticam o darwinismo. A questão é que ele se mune de ferramentas antropológicas para analisar uma teoria naturalista, e todos nós conhecemos o intransponível dualismo que contrapõe a Biologia e a Antropologia.
Ademais, não existe uma relação direta entre o mais "apto" e o egoísmo. Os símios antopomorfos, nossos parentes mais próximos na escala evolutiva, possuem uma forte inclinação à integraçiao coletiva. Em boa parte dos casos, os seres possuem maior chance de perpetuação quando vivem em grupos. À medida que os agrupamentos humanos assumiram proporções mais arrojadas, tornaram-se essenciais os princípios básicos que o economista explora em sua tese.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, 21:42:48 por Paulo MC »

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Setembro de 2011, 00:17:49 »
Discuti um dia com um amigo meu, e ele invocou o argumento do design inteligente, desafiando a grande série de probabilidades para que se forme um olho, por exemplo. Eu tentei convencê-lo do erro, apesar de nem ele acreditar fielmente no argumento contrário, mas, claro, é difícil contar com a boa vontade de compreender de que não há nada de fantástico - no sentido religioso - de eventos quejandos acontecerem.

Sendo mais científico, como vocês explicariam fatos como esse?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2011, 00:25:28 »
Discuti um dia com um amigo meu, e ele invocou o argumento do design inteligente, desafiando a grande série de probabilidades para que se forme um olho, por exemplo. Eu tentei convencê-lo do erro, apesar de nem ele acreditar fielmente no argumento contrário, mas, claro, é difícil contar com a boa vontade de compreender de que não há nada de fantástico - no sentido religioso - de eventos quejandos acontecerem.

Sendo mais científico, como vocês explicariam fatos como esse?
O fato é que justamente numa série por probabilidades poderia-se criar qualquer coisa. Especificamente tudo que pudéssemos crer possível e ainda mais. Até uma conjuntura em que houvesse um design inteligente!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Setembro de 2011, 14:57:04 »
Pior é esse cara aqui:

http://darwinleaks.blogspot.com/

Veja só em Quem sou eu:

Enézio E. de Almeida Filho
Por que sou ‘pós-darwinista’? Porque já fui evolucionista de carteirinha. Hoje, sou cético da teoria macroevolutiva como verdade científica. Contudo, meu ceticismo ao ‘dogma central’ darwinista não é baseado em relatos da criação de textos sagrados. Foi a séria e conflituosa consideração do debate que ocorre intramuros e nas publicações científicas há muitos anos sobre a insuficiência epistêmica da teoria geral da evolução. Eu fui ateu marxista-leninista. Hoje, não tenho mais fé cega no ateísmo. Não creio mais na interpretação literal dos dogmas de Darwin aceitos ‘a priori’ e defendidos ideologicamente com unhas e dentes pela Nomenklatura científica. A Ciência me deu esta convicção. Aprendi na universidade: quando uma teoria científica não é apoiada pelas evidências, ela deve ser revista ou simplesmente descartada. Sou pós-darwinista me antecipando à iminente e eminente ruptura paradigmática em biologia evolutiva. Chegou a hora de dizer adeus a Darwin. Mestre em História da Ciência – PUC-SP. CV Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/6602620537249723

E vejam só essa postagem:

O que é o DarwinLeaks? Assim como o WikiLeaks vazou documentos oficiais comprometedores das autoridades políticas internacionais, revelando o modus operandi por detrás dos bastidores, o DarwinLeaks se propõe fazer o mesmo com Darwin e seus discípulos abordando temas que a Historiografia mainstream não ousa abordar de 1859 até o século 21.

Torçam por mim, para que eu não seja preso como o Julian Assange, mas se for, Darwin irá para o banco dos réus junto comigo. Quem viver, verá!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2011, 15:16:05 »
De novo? Interessante um dos posts sobre Alfred Russel Wallace, ainda que Darwin tivesse plagiado suas ideias (o que não fez), não invalidaria a própria TE. :)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Setembro de 2011, 15:44:50 »
Uma pergunta para o pessoal aqui:

Os defensores do DI não gostam de afirmar (pelo menos alguns deles) que sua posição é de caráter religioso, mas sim, científico. O problema é que só vejo eles mostrando os "erros" de Darwin, e nenhuma pesquisa demonstrando o contrário. Por acaso existe algum site que mostre algo diferente do que: Aqui Darwin fala isso, mas a verdade é outra?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!